Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q691567 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Os cargos e as funções-atividades abrangidos pela Lei Complementar n°1.080, de 17.12.2008, serão exercidos em Jornada Completa de Trabalho, caracterizada pela exigência da prestação de quarenta horas semanais de trabalho. 
É correto afirmar que se excetuam do disposto no enunciado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q905548 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Conceitos Básicos de Estrutura de Dados, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

A estrutura de pilha é essencial para organização e gerenciamento de informações; por meio de sua utilização, é possível realizar operações de gerenciamento de memória, organizar o histórico de navegação em Web browsers, implementar funcionalidades de desfazer e refazer, realizar análises sintática e semântica de códigos em compiladores e interpretadores entre outras possibilidades. Refletindo sobre isso, assinale a alternativa correta que descreve uma estrutura de pilha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q905547 | Programação, Tipos de dados, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Linguagens de programação de alto nível possuem tipos primitivos de dados, os quais são os elementos mais básicos para representar informações. Eles servem de alicerce para a construção de estruturas de dados para a manipulação de informações de forma mais direta com o hardware. Sabendo disso, tais tipos de dados são ideais para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q905549 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Vetores, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Vetores, também conhecidos como arrays, arranjos ou coleções, oferecem uma maneira eficiente e organizada de armazenar e manipular coleções de dados. São comumente utilizados para representar dados visuais em gráficos, tabelas e interfaces de usuário, ordenar, filtrar, analisar e manipular diferentes conjuntos de informações como no caso de jogos com seus cenários, personagens, objetos e os próprios dados dos jogos. Dado tal contexto, fica claro que um vetor é uma lista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1046033 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Domingues (2010) afirma que a alfabetização é um processo complexo e dinâmico que envolve capacidades, conhecimentos e atitudes em uma rede de interações afetivas, sociais, cognitivas, linguísticas e motoras. E, para alfabetizar uma criança com cegueira, o educador precisa compreender como se dá o processo de construção de conhecimento por meio da experiência não visual.

Na concepção dessa autora, a melhor forma de alfabetizar crianças, inclusive as com cegueira, é por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q905533 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil apresenta enorme riqueza de tipos de turismo, e conhecer o fenômeno turístico do país é fundamental para todos os profissionais que atuam na área. Ainda que alguns órgãos ligados ao setor turístico tenham esboçado definições para os tipos de turismo, é possível afirmar que, em linhas gerais, a definição de cada um deles acontece de forma natural, embasada na intenção de cada viajante. Correlacione alguns dos tipos de turismo à sua definição:


I. Turismo de aventura


II. Turismo de consumo


III. Turismo cultural


IV. Turismo de eventos V. Ecoturismo


( ) Baseado na contemplação não invasiva da natureza, como visitas a cânions, cachoeiras, praias, matas ciliares entre outros.


( ) Indicado para os viajantes que buscam adrenalina. Envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais.


( ) Entre um dos mais abrangentes no Brasil, esse tipo de turismo busca basicamente conhecer novos povos, métodos sociais e culturais.


( ) Viagens feitas com o intuito principal ou exclusivo de fazer compras que podem ser para uso particular, revenda ou reposição de estoques.


( ) Trata-se de um movimento diversificado que reúne um grande número de pessoas em um determinado local para vivenciar um acontecimento, alguma festividade, a apresentação de um show entre outros.


A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q905542 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance que, em português, significa Ambiental, Social e Governança. Na hotelaria, grandes redes já apresentam algumas ações. É correto afirmar que uma das propostas do ESG é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1073771 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Renato Janine Ribeiro, em seu texto “Hobbes: o medo e a esperança”, escreve: “Na tradição contratualista, às vezes se distingue o contrato de associação (pelo qual se forma a sociedade) do contrato de submissão (que institui um poder político, um governo, e é firmado entre ‘a sociedade’ e ‘o príncipe’). A novidade de Hobbes está em fundir os dois num só. Não existe primeiro a sociedade, e depois o poder (‘o Estado’)”.
A novidade hobbesiana, mencionada no excerto, sustenta sua legitimidade no pressuposto segundo o qual o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q905517 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

No universo do ensino atual, tem sido objeto de destaque a pedagogia dos multiletramentos. De acordo com as características elencadas na literatura que aborda esse conceito, podemos afirmar que os multiletramentos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q905345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O universo do ensino apresenta, periodicamente, novos conceitos que buscam aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Um conteúdo que, atualmente, tem obtido destaque é o da pedagogia do multiletramento. Em relação às suas características principais, podemos afirmar que o multiletramento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1046261 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 14.146/2015) e em Sampaio et al., em Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão (2010), os auxílios ópticos e não ópticos para baixa visão são considerados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1046017 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.

De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q905513 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

A resistência antimicrobiana compromete a eficácia da prevenção e do tratamento de um número crescente de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. É considerado um problema crescente de saúde pública mundial, e a disseminação de bactérias multirresistentes em ambientes hospitalares tem gerado uma preocupação crescente. Entre as alternativas a seguir, qual descreve corretamente um mecanismo de resistência das bactérias produtoras de carbapenemase?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1083255 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Humilhação social: um problema político em Psicologia

A visão dos bairros pobres parece, às vezes, ainda mais impiedosa do que a visão de ambientes arruinados: não são bairros que o tempo veio corroer ou as guerras vieram abalar, são bairros que mal puderam nascer para o tempo e para a história. Um bairro proletário não é feito de ruínas. Ocorre que ali o trabalho humano sobre a natureza e sobre a cidade parece interceptado. As formas de um bairro pobre não figuram como destroços ou como edifícios decaídos, realidades fúnebres, mas em que podem restar impressionantes qualidades arqueológicas: em suas linhas corroídas e em suas formas parcialmente quebradas pode persistir a memória de uma gente.
No bairro pobre, menos de ruína, o espetáculo mais parece feito de interrupção: as linhas e as formas estão incompletas, não puderam se perfazer. Faltam os instrumentos, faltam os materiais que suportariam o trabalho humano para a configuração de um mundo, para a fisionomia de uma cultura.
Para a carpintaria, pode faltar madeira ou formão, um martelo, um alicate. A alvenaria é sempre adiada, interminável: a compra de tijolos, areia, massa e uma janela às vezes consumiria o salário de mais de cinco meses. Como pensar no tamanho de uma pequena horta se, quando não falta o quintal, faltam as sementes e o adubo? As rodas do samba ou os forrós contentam-se às vezes com um só pandeiro. As procissões vão sem velas e nas festas do padroeiro pode faltar a imagem do santo.
Eis o que ouvimos de Ecléa Bosi: a mobilidade extrema e insegura das famílias pobres, migrantes ou nômade-urbanas, impede a sedimentação do passado. Os retratos, o retrato de casamento, os panos e peças do enxoval, os objetos herdados, toda esta coleção de bens biográficos não logra acompanhar a odisseia dos miseráveis. São transferidos, são abandonados ou são vendidos a preços irrisórios. A espoliação econômica manifesta-se ao mesmo tempo como espoliação do passado. E ainda: “... não há memória para aqueles a quem nada pertence. Tudo o que se trabalhou, criou, lutou, a crônica da família ou do indivíduo vão cair no anonimato ao fim de seu percurso errante. A violência que separou suas articulações, desconjuntou seus esforços, esbofeteou sua esperança, espoliou também a lembrança de seus feitos”.

(José Moura Gonçalves Filho, “Humilhação social: um problema político em Psicologia”, Psicologia USP. Adaptado)
Considere os trechos a seguir:

•  “As formas de um bairro pobre não figuram como destroços...” (1º parágrafo)
•  “... a mobilidade extrema e insegura das famílias pobres, migrantes ou nômade-urbanas, impede a sedimentação do passado.” (4º parágrafo)

No contexto em que foram empregadas, as palavras destacadas têm como sinônimos, correta e respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1083257 | Português, Pontuação, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Humilhação social: um problema político em Psicologia

A visão dos bairros pobres parece, às vezes, ainda mais impiedosa do que a visão de ambientes arruinados: não são bairros que o tempo veio corroer ou as guerras vieram abalar, são bairros que mal puderam nascer para o tempo e para a história. Um bairro proletário não é feito de ruínas. Ocorre que ali o trabalho humano sobre a natureza e sobre a cidade parece interceptado. As formas de um bairro pobre não figuram como destroços ou como edifícios decaídos, realidades fúnebres, mas em que podem restar impressionantes qualidades arqueológicas: em suas linhas corroídas e em suas formas parcialmente quebradas pode persistir a memória de uma gente.
No bairro pobre, menos de ruína, o espetáculo mais parece feito de interrupção: as linhas e as formas estão incompletas, não puderam se perfazer. Faltam os instrumentos, faltam os materiais que suportariam o trabalho humano para a configuração de um mundo, para a fisionomia de uma cultura.
Para a carpintaria, pode faltar madeira ou formão, um martelo, um alicate. A alvenaria é sempre adiada, interminável: a compra de tijolos, areia, massa e uma janela às vezes consumiria o salário de mais de cinco meses. Como pensar no tamanho de uma pequena horta se, quando não falta o quintal, faltam as sementes e o adubo? As rodas do samba ou os forrós contentam-se às vezes com um só pandeiro. As procissões vão sem velas e nas festas do padroeiro pode faltar a imagem do santo.
Eis o que ouvimos de Ecléa Bosi: a mobilidade extrema e insegura das famílias pobres, migrantes ou nômade-urbanas, impede a sedimentação do passado. Os retratos, o retrato de casamento, os panos e peças do enxoval, os objetos herdados, toda esta coleção de bens biográficos não logra acompanhar a odisseia dos miseráveis. São transferidos, são abandonados ou são vendidos a preços irrisórios. A espoliação econômica manifesta-se ao mesmo tempo como espoliação do passado. E ainda: “... não há memória para aqueles a quem nada pertence. Tudo o que se trabalhou, criou, lutou, a crônica da família ou do indivíduo vão cair no anonimato ao fim de seu percurso errante. A violência que separou suas articulações, desconjuntou seus esforços, esbofeteou sua esperança, espoliou também a lembrança de seus feitos”.

(José Moura Gonçalves Filho, “Humilhação social: um problema político em Psicologia”, Psicologia USP. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a introdução de vírgulas em trecho do texto preserva o sentido original e atende à norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1070081 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, a respeito da concepção sobre o esclarecimento e a maioridade proposta por Kant:
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. Ouse saber! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do Esclarecimento.
(Kant, “Resposta à pergunta: O que é a ilustração?”, em Danilo Marcondes, Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Adaptado)
Segundo Kant, conforme apresentado por Danilo Marcondes, a passagem da menoridade para a maioridade representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1046535 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A implementação do Currículo nas redes de ensino do Estado de São Paulo (estadual, municipal e privada) pressupõe um claro compromisso em garantir a Educação Básica.
Considere esse tema e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q905507 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

No dia 3 de maio de 2006, foi instituída a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. Entre as práticas integrativas, encontra-se a homeopatia, especialidade que está baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças. Nessa especialidade, que tem caráter holístico, são utilizadas substâncias do reino vegetal, animal e mineral, sendo os medicamentos preparados por farmacotécnica homeopática apropriada. Assinale a alternativa correta sobre a homeopatia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q905511 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

As principais certificações da qualidade das organizações de saúde em âmbito hospitalar são:


I. _________, que tem como missão aprimorar a gestão, a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação. Além de ser uma referência nacional, apresenta padrões que são reconhecidos internacionalmente, devido à validação de seu manual pela International Society for Quality in Health Care.


II. _______, originária dos Estados Unidos, busca melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados na comunidade internacional através de educação, publicações, consultoria e serviços de avaliação e acreditação.


III. __________, metodologia desenvolvida no Canadá que adota os padrões de avaliação da Health Standards Organization. Esta abordagem se baseia em princípios de parceria com pacientes para a coprodução do cuidado, apoiando prestadores de serviços de saúde na implementação e demonstração de práticas eficazes voltadas para o cuidado centrado na pessoa e no engajamento.


Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.