Início

Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q905505 | Enfermagem, Anatomia na Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até ____________ terminais.


Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1046017 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.

De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1070082 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins comentam a obra Eclipse da razão, de Horkheimer. Segundo elas, “na obra Eclipse da razão, Horkheimer distingue dois tipos de razão: a cognitiva e a instrumental. A primeira, como o nome diz, é a que busca conhecer a verdade, enquanto a razão instrumental é a operacional, aquela que visa a agir sobre a natureza e transformá-la”.
Segundo a análise de Horkheimer apresentada por Aranha e Martins, a predominância da razão instrumental sobre a razão cognitiva acarreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1083255 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Humilhação social: um problema político em Psicologia

A visão dos bairros pobres parece, às vezes, ainda mais impiedosa do que a visão de ambientes arruinados: não são bairros que o tempo veio corroer ou as guerras vieram abalar, são bairros que mal puderam nascer para o tempo e para a história. Um bairro proletário não é feito de ruínas. Ocorre que ali o trabalho humano sobre a natureza e sobre a cidade parece interceptado. As formas de um bairro pobre não figuram como destroços ou como edifícios decaídos, realidades fúnebres, mas em que podem restar impressionantes qualidades arqueológicas: em suas linhas corroídas e em suas formas parcialmente quebradas pode persistir a memória de uma gente.
No bairro pobre, menos de ruína, o espetáculo mais parece feito de interrupção: as linhas e as formas estão incompletas, não puderam se perfazer. Faltam os instrumentos, faltam os materiais que suportariam o trabalho humano para a configuração de um mundo, para a fisionomia de uma cultura.
Para a carpintaria, pode faltar madeira ou formão, um martelo, um alicate. A alvenaria é sempre adiada, interminável: a compra de tijolos, areia, massa e uma janela às vezes consumiria o salário de mais de cinco meses. Como pensar no tamanho de uma pequena horta se, quando não falta o quintal, faltam as sementes e o adubo? As rodas do samba ou os forrós contentam-se às vezes com um só pandeiro. As procissões vão sem velas e nas festas do padroeiro pode faltar a imagem do santo.
Eis o que ouvimos de Ecléa Bosi: a mobilidade extrema e insegura das famílias pobres, migrantes ou nômade-urbanas, impede a sedimentação do passado. Os retratos, o retrato de casamento, os panos e peças do enxoval, os objetos herdados, toda esta coleção de bens biográficos não logra acompanhar a odisseia dos miseráveis. São transferidos, são abandonados ou são vendidos a preços irrisórios. A espoliação econômica manifesta-se ao mesmo tempo como espoliação do passado. E ainda: “... não há memória para aqueles a quem nada pertence. Tudo o que se trabalhou, criou, lutou, a crônica da família ou do indivíduo vão cair no anonimato ao fim de seu percurso errante. A violência que separou suas articulações, desconjuntou seus esforços, esbofeteou sua esperança, espoliou também a lembrança de seus feitos”.

(José Moura Gonçalves Filho, “Humilhação social: um problema político em Psicologia”, Psicologia USP. Adaptado)
Considere os trechos a seguir:

•  “As formas de um bairro pobre não figuram como destroços...” (1º parágrafo)
•  “... a mobilidade extrema e insegura das famílias pobres, migrantes ou nômade-urbanas, impede a sedimentação do passado.” (4º parágrafo)

No contexto em que foram empregadas, as palavras destacadas têm como sinônimos, correta e respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1046018 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) ponderam que dentre as atividades do ensino regular, a tarefa de casa é uma atribuição acadêmica antiga e incorporada nas ações escolares e a sua presença caracteriza uma atividade cotidiana, rotineira e constante em diversas escolas.

De acordo com as autoras, a tarefa de casa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1070084 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, ao discutirem acerca da relação entre ciência e valores, afirmam: “(...) A ciência tem por objetivo conhecer a estrutura do mundo. De fato, embora sejam inegáveis as aplicações tecnológicas, não é essa a intenção primeira da investigação científica, que antes de tudo visa ao conhecimento. Sob esse aspecto, a ciência só visaria a valores cognitivos, isto é, ao cientista só interessaria conhecer por conhecer”.
Segundo Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, caracteriza-se como um tipo de valor cognitivo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q905513 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

A resistência antimicrobiana compromete a eficácia da prevenção e do tratamento de um número crescente de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. É considerado um problema crescente de saúde pública mundial, e a disseminação de bactérias multirresistentes em ambientes hospitalares tem gerado uma preocupação crescente. Entre as alternativas a seguir, qual descreve corretamente um mecanismo de resistência das bactérias produtoras de carbapenemase?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1070263 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Milton Meira do Nascimento, em seu texto Rousseau: da servidão à liberdade, explica a unidade temática presente nas obras Contrato social e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau, como se segue: “A chave para se entender a articulação entre essas duas obras está no primeiro parágrafo no capítulo I, do livro I, do Contrato: ‘O homem nasce livre, e por toda parte encontra-se aprisionado. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Como se deve esta transformação? Eu o ignoro: o que poderá legitimá-la? Creio poder resolver esta questão’”.

De acordo com Rousseau, a forma legítima de superar a transformação mencionada consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1046020 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005), ao citar Vygostky, expõe uma nova face da deficiência, que é a possibilidade dela gerar forças de reação e compensação. Ele compara com o que ocorre no organismo humano numa vacinação. Ao ser inoculado, numa vacinação, com os organismos tóxicos de uma doença, o organismo humano não só não sucumbe a essa doença, como adquire uma maior resistência a ela.

Esse processo de transformar algo inicialmente negativo em algo positivo é chamado por ele de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q905504 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Associe as duas colunas a seguir, relacionando as vias de administração de medicamentos à sua característica.


1. Intradérmica.


2. Intramuscular.


3. Subcutânea.


4. Intravenosa.


( ) Requer considerações sobre o volume de medicação, técnica adequada de administração e escolha do local apropriado. O medicamento é depositado em tecido profundo, que tem rico suprimento de sangue.


( ) O medicamento é administrado diretamente na corrente sanguínea através de uma veia. Essa forma de administração pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua.


( ) Absorção lenta, geralmente utilizada para medicamentos de uso contínuo. Os locais preferenciais são a face superior externa do braço, a face anterior da coxa, e a região supra e infra umbilical.


( ) Envolve a administração de pequenas quantidades entre a pele e o tecido subcutâneo, com absorção muito lenta, usada principalmente para a vacina BCG.


A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1042988 | Agropecuária, Pecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

O processo de integração vertical proporciona à empresa um aumento no número de produtos intermediários que serão produzidos para seu próprio uso. Isto faz com que surja uma forma especial de diversificação, uma vez que a empresa passa a produzir a própria matéria-prima que será utilizada nas etapas seguintes de seu processo produtivo, o que pode ter um papel preponderante no crescimento da empresa

Teixeira, M.A. et al. Integração Vertical na Cadeia Produtiva do Gado de Corte:

estudo de caso do Grupo Bertin. XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção -

Florianópolis, SC, Brasil, 2004. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0111_1640.pdf . Acesso em

15 ago. 2024.

A decisão de adotar o modelo de verticalização na pecuária depende de uma série de fatores que o pecuarista precisa analisar, pois é uma atividade competitiva que eleva o nível de gestão e agrega valor ao produto final. Um desafio significativo associado à integração vertical na pecuária é a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1070180 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Aristóteles adota uma concepção de realidade segundo a qual o que existe é a substância individual, que podemos considerar aqui como o indivíduo material concreto. Este seria o constituinte último da realidade, o que evitaria o paradoxo da relação, ou da regressão infinita, enfrentado pela ontologia platônica (Marcondes, 2010. Adaptado).
O paradoxo da relação surge porque Platão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1070080 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, faz a seguinte consideração acerca da filosofia da Mario Bunge: “Quer se trate de técnica quer de tecnologia, o que está em jogo é uma atividade consistente na produção de algo artificial, de um ‘arte-fato’. (...) Algo artificial é, segundo Bunge, ‘toda coisa, estado ou processo controlado ou feito deliberadamente com ajuda de algum conhecimento aprendido, e utilizável por outros’”.
Conforme Alberto Cupani, Mario Bunge faz uma distinção entre técnica e tecnologia, de modo que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q905507 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

No dia 3 de maio de 2006, foi instituída a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. Entre as práticas integrativas, encontra-se a homeopatia, especialidade que está baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças. Nessa especialidade, que tem caráter holístico, são utilizadas substâncias do reino vegetal, animal e mineral, sendo os medicamentos preparados por farmacotécnica homeopática apropriada. Assinale a alternativa correta sobre a homeopatia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q905347 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com o Currículo Paulista, as mudanças curriculares pensadas para o Ensino Médio devem ser pautadas por abordagens pedagógicas mais práticas, interativas, inclusivas e diversificadas, e precisam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1046536 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua Meta 6, a Lei nº 16.279/2016 (Plano Estadual de Educação de São Paulo) estabelece o compromisso de assegurar educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender a, pelo menos, 25% dos alunos na educação básica. Para tanto, nas estratégias da referida meta, considera-se que a permanência dos alunos em tempo integral na escola (ou sob sua responsabilidade) passe a ser igual ou superior a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1046541 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) apontam que, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o que caracteriza uma pessoa com deficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1042969 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Uma empresa apresenta os seguintes resultados: receita: 100 mil reais; custos e despesas variáveis: 20 mil reais; custos e despesas fixas: 40 mil reais. O ponto de equilíbrio é de 50 mil reais.

Considerando essas informações dadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Para que não tenha prejuízo, a organização em questão deve

ter uma receita bruta anual igual ou maior que 50 mil reais

PORQUE


II. O ponto de equilíbrio possibilita identificar o nível de risco atual da empresa, sendo que quanto menor ele for, menor também será o risco do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q905511 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

As principais certificações da qualidade das organizações de saúde em âmbito hospitalar são:


I. _________, que tem como missão aprimorar a gestão, a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação. Além de ser uma referência nacional, apresenta padrões que são reconhecidos internacionalmente, devido à validação de seu manual pela International Society for Quality in Health Care.


II. _______, originária dos Estados Unidos, busca melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados na comunidade internacional através de educação, publicações, consultoria e serviços de avaliação e acreditação.


III. __________, metodologia desenvolvida no Canadá que adota os padrões de avaliação da Health Standards Organization. Esta abordagem se baseia em princípios de parceria com pacientes para a coprodução do cuidado, apoiando prestadores de serviços de saúde na implementação e demonstração de práticas eficazes voltadas para o cuidado centrado na pessoa e no engajamento.


Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q905349 | Pedagogia, Metodologia de Projetos, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Em um curso de engenharia que adota um modelo de ensino híbrido, onde os estudantes têm acesso a laboratórios virtuais para simular experimentos e testar teorias antes de aplicá-las fisicamente, qual das seguintes atividades melhor ilustra o uso avançado dessa metodologia de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.