Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1042984 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

A integração das cadeias produtivas vegetais e animais no agronegócio brasileiro é essencial para aumentar a eficiência e a competitividade do setor. Considerando os desafios e as oportunidades no contexto das principais culturas do país, como milho, feijão, soja, cana-de-açúcar, arroz, trigo, café, cacau e algodão, analise as afirmativas abaixo:

I. O mercado internacional tem pouca influência sobre a competitividade das cadeias produtivas de culturas como soja, milho e café, sendo que a demanda interna é o principal motor de crescimento e inovação no agronegócio brasileiro.

II. A diversificação das culturas em propriedades agrícolas de pequeno e médio porte, incluindo a integração com cadeias produtivas animais, tem mostrado ser uma estratégia eficaz para mitigar riscos, melhorar a rentabilidade e promover a sustentabilidade socioeconômica.

III. O desenvolvimento da infraestrutura de transporte e armazenamento de produtos no Brasil é suficiente para suportar o crescimento das cadeias produtivas de culturas como arroz, trigo e citrus, garantindo eficiência na comercialização.

IV. A adoção de tecnologias de agricultura de precisão é crucial para aumentar a eficiência e a produtividade em diversas cadeias produtivas, beneficiando tanto grandes quanto pequenas propriedades.

Sobre as cadeias produtivas e como elas podem beneficiar o produtor, são corretas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q905537 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil é um país com enorme diversidade cultural, logo, grande gerador de renda em atividades turísticas. Algumas manifestações culturais são mundialmente conhecidas, outras possuem tímida participação como atividade turística, mas oferecem o mesmo valor cultural ao visitante atento aos detalhes de nosso país. Analise as afirmativas sobre algumas festas com manifestações culturais brasileiras.


I. As Cavalhadas, apesar de serem baseadas na tradição europeia de batalhas medievais com cavaleiros e espadas, são uma festa que acontece na região de Goiás, fazendo referência ao registro de tombamento da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis.


II. Na Festa de San Fermin, que celebra o fim da Revolução Farroupilha - ou Guerra dos Farrapos – no Rio Grande do Sul, vários touros são soltos na cidade de Caxias do Sul e os participantes correm dos animais utilizando farrapos vermelhos amarrados nos braços.


III. Na Festa de Parintins, no Amazonas, que celebra a riqueza do folclore local do norte do Brasil, elementos da fauna e da flora integram-se às lendas por meio da dança, artesanato e culinária.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1070263 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Milton Meira do Nascimento, em seu texto Rousseau: da servidão à liberdade, explica a unidade temática presente nas obras Contrato social e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau, como se segue: “A chave para se entender a articulação entre essas duas obras está no primeiro parágrafo no capítulo I, do livro I, do Contrato: ‘O homem nasce livre, e por toda parte encontra-se aprisionado. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Como se deve esta transformação? Eu o ignoro: o que poderá legitimá-la? Creio poder resolver esta questão’”.

De acordo com Rousseau, a forma legítima de superar a transformação mencionada consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q905505 | Enfermagem, Anatomia na Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até ____________ terminais.


Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q905343 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A Lei nº 8.069, de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina em seu capítulo V, Art. 63, os princípios para a formação técnico-profissional, relacionados a seguir:


I. garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular;


II. atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente;


III. horário complementar obrigatório para o exercício de atividades remuneradas


Estão corretamente expressos os princípios contidos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q905347 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com o Currículo Paulista, as mudanças curriculares pensadas para o Ensino Médio devem ser pautadas por abordagens pedagógicas mais práticas, interativas, inclusivas e diversificadas, e precisam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1046018 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) ponderam que dentre as atividades do ensino regular, a tarefa de casa é uma atribuição acadêmica antiga e incorporada nas ações escolares e a sua presença caracteriza uma atividade cotidiana, rotineira e constante em diversas escolas.

De acordo com as autoras, a tarefa de casa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1070086 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sobre o Iluminismo, diz Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein: “A própria noção de Iluminismo (...) indica, através da metáfora da luz e da claridade, uma oposição às trevas, ao obscurantismo, à ignorância. O grande instrumento do Iluminismo é a consciência individual, autônoma em sua capacidade de conhecer o real; suas armas são, portanto, (...) a ciência, a educação”.
Segundo Danilo Marcondes, o Iluminismo se opõe ao obscurantismo por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1046199 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando as estratégias traçadas no Plano Estadual de Educação de São Paulo atualmente vigente (Lei no 16.279/2016), é correto afirmar que há previsão expressa de flexibilização
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1070087 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer, em seu livro Ética prática, discute a obrigatoriedade ética de ajudar o próximo: “Daí que seja absurdo propor que daqui para a frente nos consideremos igualmente responsáveis pelo bem-estar de toda a gente em todo o mundo; mas não é isso que propõe o argumento em prol da obrigação de ajudar”.
De acordo com Peter Singer, o argumento mencionado consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1042988 | Agropecuária, Pecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

O processo de integração vertical proporciona à empresa um aumento no número de produtos intermediários que serão produzidos para seu próprio uso. Isto faz com que surja uma forma especial de diversificação, uma vez que a empresa passa a produzir a própria matéria-prima que será utilizada nas etapas seguintes de seu processo produtivo, o que pode ter um papel preponderante no crescimento da empresa

Teixeira, M.A. et al. Integração Vertical na Cadeia Produtiva do Gado de Corte:

estudo de caso do Grupo Bertin. XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção -

Florianópolis, SC, Brasil, 2004. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0111_1640.pdf . Acesso em

15 ago. 2024.

A decisão de adotar o modelo de verticalização na pecuária depende de uma série de fatores que o pecuarista precisa analisar, pois é uma atividade competitiva que eleva o nível de gestão e agrega valor ao produto final. Um desafio significativo associado à integração vertical na pecuária é a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1024609 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


CLIL (Content and Language Integrated Learning) is an approach which is neither language learning nor subject learning, but an amalgam of both and is linked to the processes of convergence – the fusion of elements which may have been previously fragmented, such as subjects in the curriculum. This is where CLIL is groundbreaking.


To give a parallel example common in recent times, we can take studies on the environment. A seminal publication on the subject in the 1960s later led to a need to educate young people in schools so as to both inform and, perhaps more crucially, influence behavior. Topics relating to the environment could already be found in chemistry, economics, geography, physics, and even psychology. Yet, as climate change became increasingly worrying, education responded with the introduction of a new subject: “Environmental studies”.


In order to structure this new subject, teachers of different disciplines would have needed to climb out of their respective mindsets grounded in physics, chemistry, geography, psychology and so on, to explore ways of building an integrated curriculum, and to develop alternative methodologies by which to implement it. Climate change is a global and local phenomenon, so the increasing availability in some countries of information and communication technologies during the 1990s provided tools by which to make some of these methodologies operational.


If we return to languages and CLIL, we have a similar situation. The late 1990s meant that educational insight was firmly set on achieving a high degree of language awareness. Appropriate methodologies were to be used to attain the best possible results in a way which accommodated diverse learning styles.


(D. Coyle, P. Hood, D. Marsh. CLIL: content language integrated learning. Cambridge: Cambridge University, 2010.)
The suffix -ed that forms the past and past participle of regular verbs has 3 possible pronunciations: /t/, /d/, /id/. The following verbs, taken from the text, are in the infinitive form. The alternative in which the two verbs share the same ending pronunciation in the past or past participle is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1070080 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, faz a seguinte consideração acerca da filosofia da Mario Bunge: “Quer se trate de técnica quer de tecnologia, o que está em jogo é uma atividade consistente na produção de algo artificial, de um ‘arte-fato’. (...) Algo artificial é, segundo Bunge, ‘toda coisa, estado ou processo controlado ou feito deliberadamente com ajuda de algum conhecimento aprendido, e utilizável por outros’”.
Conforme Alberto Cupani, Mario Bunge faz uma distinção entre técnica e tecnologia, de modo que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1070082 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins comentam a obra Eclipse da razão, de Horkheimer. Segundo elas, “na obra Eclipse da razão, Horkheimer distingue dois tipos de razão: a cognitiva e a instrumental. A primeira, como o nome diz, é a que busca conhecer a verdade, enquanto a razão instrumental é a operacional, aquela que visa a agir sobre a natureza e transformá-la”.
Segundo a análise de Horkheimer apresentada por Aranha e Martins, a predominância da razão instrumental sobre a razão cognitiva acarreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1046020 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005), ao citar Vygostky, expõe uma nova face da deficiência, que é a possibilidade dela gerar forças de reação e compensação. Ele compara com o que ocorre no organismo humano numa vacinação. Ao ser inoculado, numa vacinação, com os organismos tóxicos de uma doença, o organismo humano não só não sucumbe a essa doença, como adquire uma maior resistência a ela.

Esse processo de transformar algo inicialmente negativo em algo positivo é chamado por ele de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1042969 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Uma empresa apresenta os seguintes resultados: receita: 100 mil reais; custos e despesas variáveis: 20 mil reais; custos e despesas fixas: 40 mil reais. O ponto de equilíbrio é de 50 mil reais.

Considerando essas informações dadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Para que não tenha prejuízo, a organização em questão deve

ter uma receita bruta anual igual ou maior que 50 mil reais

PORQUE


II. O ponto de equilíbrio possibilita identificar o nível de risco atual da empresa, sendo que quanto menor ele for, menor também será o risco do negócio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1032782 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considere verdadeira a afirmação (I) e falsa a afirmação(II):

(I) (x = y) → (x ⊗ y = z)
(II) (x = y) ∧ (x ⊗ y = z)

Nessas condições, é necessariamente verdade que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q905344 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a organização dessa etapa da Educação Básica por áreas de conhecimento tem por finalidade ____________ dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender e ____________ uma realidade complexa. Tal organização deve contribuir para a integração dos conhecimentos, entendida como condição para a ____________ de sentidos aos conceitos e conteúdos estudados nas escolas.


Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q905349 | Pedagogia, Metodologia de Projetos, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Em um curso de engenharia que adota um modelo de ensino híbrido, onde os estudantes têm acesso a laboratórios virtuais para simular experimentos e testar teorias antes de aplicá-las fisicamente, qual das seguintes atividades melhor ilustra o uso avançado dessa metodologia de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1046536 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua Meta 6, a Lei nº 16.279/2016 (Plano Estadual de Educação de São Paulo) estabelece o compromisso de assegurar educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender a, pelo menos, 25% dos alunos na educação básica. Para tanto, nas estratégias da referida meta, considera-se que a permanência dos alunos em tempo integral na escola (ou sob sua responsabilidade) passe a ser igual ou superior a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.