Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q1022773 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Foreign language pronunciation instruction
in a communicative language teaching context:
amounts, practices and beliefs


The aim of this research was to examine three important components of foreign language pronunciation instruction and the connections between them: amount, actual practices, and teachers’ beliefs. The data consisted of 45 video-recorded lessons in French-as-a-foreign-language in six secondary schools in Norway and semistructured interviews conducted with the same teachers whose instruction was previously video-recorded. The video-recorded lessons were analysed for amount and actual practices of pronunciation instruction and the interviews were analysed for teachers’ background in and beliefs about phonetics and pronunciation pedagogy. Results indicated that: (1) on average, pronunciation instruction accounted for a very small part of the teaching time (less than 2%); (2) despite the emphasis on segmentals and suprasegmentals in pronunciation teaching literature, explicit teaching of segmental and suprasegmental features of speech was rare in the recorded material; (3) there is a need for more training in and knowledge of phonetics and pronunciation pedagogy. These findings might be used to address concerns regarding the role of pronunciation instruction in foreign language teaching and to define factors that may account for the difficulty of making pronunciation instruction an integral part of language teaching.


(Altijana Brkan, Eva Thue Vold. https://www.uv.uio.no. Adaptado)
From the words in bold in the following text, choose the one which functions as a verb in the context.
The aim of the research was to examine important components of foreign language pronunciation instruction. The data consisted of 45video-recorded (1)lessons in French-as-a-foreign-language inselected (2)secondary schools in Norway andsemistructured (3)interviews conducted with the same teachers whose instruction was previouslyvideo-recorded (4). Results indicate too littlededicated (5)time for pronunciation practice; and a need for more training in and knowledge of phonetics and pronunciation pedagogy.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1073753 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É no bojo do movimento revolucionário do final do século XIX e início do XX que surge a matriz desse tipo de teatro, com objetivo de propagar as ideias do comunismo. Trata-se de um teatro que não propõe apenas a experiência estética, mas que funciona também como ação cultural. Outra definição o concebe como uma modalidade de teatro de partido, um teatro de partido comunista, elaborado por artistas envolvidos naquele movimento revolucionário. (Koudela, 2015. Adaptado)
O excerto trata da definição de teatro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q1046430 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os sentidos remanescentes desempenham um papel fundamental para que as pessoas com cegueira possam acessar as informações do ambiente.

De acordo com Amorim e Alves (2008), a audição oferece informações sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q1028097 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Matemática, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em uma família existem 3 irmãos, e Alice fez a seguinte pergunta para cada um desses irmãos: “qual a soma das idades dos seus irmãos?” e obteve como resposta, respectivamente, 37 anos, 34 anos e 41 anos.
Nessa família, a diferença entre as idades do irmão mais velho e do irmão mais novo é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q1046554 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) destaca a importância da inclusão educacional em diversos níveis e modalidades de ensino, em consonância com legislações e políticas educacionais. Nesse sentido, tal documento aponta a necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q905506 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Considere os dados epidemiológicos da dengue em determinado município, em 2023, em que foram registrados 80 casos graves de dengue, 28 óbitos e 6.915 casos prováveis. Considerando que a população do município ajustada para o meio do ano é de 140.000 habitantes, qual é o coeficiente de mortalidade por dengue nesse período para cada 1000 habitantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q905508 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. O tratamento consiste em dieta, atividade física e medicamentos que reduzem os níveis de glicose, como por exemplo a insulina. Considerando as formulações de insulinas disponíveis no Brasil, associe as duas colunas, relacionando os tipos de insulinas com sua classificação.


1. Insulinas Basais.


2. Insulinas Pré-Misturadas.


3. Insulinas Prandiais.


( ) NPA/Asparte.


( ) Insulina de ação intermediária.


( ) Insulina de ação rápida.


( ) NPH/Regular.


A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1042985 | Agropecuária, Pecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

O agronegócio brasileiro se destaca nas commodities agrícolas, as quais são negociadas de diferentes formas. Uma das formas de negociação envolve contratos para entrega de produtos em uma data posterior, a preços pré-determinados, respeitando as oscilações do mercado, mas sem a entrega física do produto. Assim, por meio do mercado financeiro, é possível comprar e vender contratos de sacas de soja, milho ou café, mas sem a necessidade de retirar a mercadoria. Esse tipo de negociação é conhecida como mercado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1073752 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Entendendo uma nova concepção de cenografia, ao final do século XIX e início do XX, Edward Gordon Craig propõe que a expressividade da cenografia deve estar ligada ao todo da encenação, que envolve não só o ator, mas tudo que se relaciona com ele no palco. Tal concepção propunha o que seriam as bases da cenografia do futuro, empregando recursos tecnológicos de ponta. Para Koudela (2015), as concepções de Craig acompanham a de outro encenador. Ambos empregaram a luz elétrica, utilizando a luz como instrumento de revelação de estados emocionais e dando início à fusão e integração das artes e ciências.
O descritivo aponta, além de Craig, para as elaborações de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1024601 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


Language learning styles and strategies are among the main factors that help determine how – and how well – our students learn a second or foreign language. The term L2 is used in this text to refer to either a second or a foreign language, following the tradition in our field.


Learning styles are the general approaches – global or analytic, auditory or visual – that students use in acquiring a new language or in learning any other subject. These styles are “the overall patterns that give general direction to learning behavior” (Cornett 1983, p. 9). Of great relevance is this statement: “Learning style is the biologically and developmentally imposed set of characteristics that make the same teaching method wonderful for some and terrible for others” (Dunn and Griggs 1988, p. 3).


Learning strategies are defined as “specific actions, behaviors, steps, or techniques – such as seeking out conversation partners, or giving oneself encouragement to tackle a difficult language task – used by students to enhance their own learning” (Scarcella and Oxford 1992, p. 63). When the learner consciously chooses strategies that fit his or her learning style and the L2 task at hand, these strategies become a useful tool-kit for active, conscious, and purposeful self-regulation of learning. Learning strategies can be classified into six types: cognitive, metacognitive, memoryrelated, compensatory, affective, and social.


(M. Celce-Murcia, 2001. Adaptado)
Among the many uses of the word learning in the text, the one functioning as a noun is found in
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1070084 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, ao discutirem acerca da relação entre ciência e valores, afirmam: “(...) A ciência tem por objetivo conhecer a estrutura do mundo. De fato, embora sejam inegáveis as aplicações tecnológicas, não é essa a intenção primeira da investigação científica, que antes de tudo visa ao conhecimento. Sob esse aspecto, a ciência só visaria a valores cognitivos, isto é, ao cientista só interessaria conhecer por conhecer”.
Segundo Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, caracteriza-se como um tipo de valor cognitivo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q1046032 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para promover uma educação integral com equidade, o Currículo Paulista: etapa Ensino Médio (São Paulo, SEDUC, 2020), considera que as temáticas, os atendimentos e as modalidades de ensino permeiam os diversos componentes curriculares
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q905504 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Associe as duas colunas a seguir, relacionando as vias de administração de medicamentos à sua característica.


1. Intradérmica.


2. Intramuscular.


3. Subcutânea.


4. Intravenosa.


( ) Requer considerações sobre o volume de medicação, técnica adequada de administração e escolha do local apropriado. O medicamento é depositado em tecido profundo, que tem rico suprimento de sangue.


( ) O medicamento é administrado diretamente na corrente sanguínea através de uma veia. Essa forma de administração pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua.


( ) Absorção lenta, geralmente utilizada para medicamentos de uso contínuo. Os locais preferenciais são a face superior externa do braço, a face anterior da coxa, e a região supra e infra umbilical.


( ) Envolve a administração de pequenas quantidades entre a pele e o tecido subcutâneo, com absorção muito lenta, usada principalmente para a vacina BCG.


A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q905512 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. A infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana pode causar imunodepressão e levar a quadros de infecções oportunistas.


PORQUE


II. O vírus do HIV ataca o sistema imunológico, sendo as células neutrófilos as mais atingidas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q905546 | Programação, Python, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

O trecho de código a seguir, escrito em linguagem Python, ordena a lista nomeada minha_lista. Analise-o e indique qual será a ordem de exibição dos nomes da lista ao final da execução de sua ordenação.
minha_lista = ['Jair', 'Samuel', 'Jailton', 'Marcos', 'Pedro'] minha_lista.sort(key=len) # a função len "número de caracteres"
# será aplicada a cada elemento da lista
print(minha_lista)
A ordem de saída será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1074253 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), o ato de improvisar perpassa diferentes períodos da história do teatro no Ocidente, das representações dionisíacas e manifestações do teatro romano – como os mimos ou as atelanas – às formas populares medievais protagonizadas por saltimbancos e bufões. No entanto, uma prática a enaltecia, na qual uma preparação cuidadosa em termos de voz, música, acrobacia fazia do ator um verdadeiro autor teatral, que atuava de improviso, sobrepujando assim a primazia do texto.
Essa prática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1070180 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Aristóteles adota uma concepção de realidade segundo a qual o que existe é a substância individual, que podemos considerar aqui como o indivíduo material concreto. Este seria o constituinte último da realidade, o que evitaria o paradoxo da relação, ou da regressão infinita, enfrentado pela ontologia platônica (Marcondes, 2010. Adaptado).
O paradoxo da relação surge porque Platão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q905350 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O Currículo Paulista, em seu capítulo sobre as Juventudes, estabelece alguns princípios. De acordo com eles, por exemplo, é preciso eximi-los dos ____________, especialmente os das impossibilidades, e criar oportunidades para que cada um possa expressar seus ____________, dar sua contribuição e ser reconhecido por isso. O desânimo dos adolescentes e jovens também tem explicação: além de não verem ____________ em muitas das coisas que oferecemos nas escolas, eles estão passando por uma fase de mudança de humor, dispersão da atenção e busca de novos ____________.
Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1023149 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the paragraph and answer question:


William Shakespeare (23 April 1564 – 23 April 1616), who was an English playwright, poet and actor, is regarded as the greatest writer in the English language and one of the most famous in the history of humanity. He was very fond of creating words, of which Arch-villain is an example. He also created words by attaching prefixes or suffixes to existing phrases. In Romeo and Juliet, Shakespeare popped ‘un’ in front of ‘comfortable’ to create a word that’s now used every day by people around the world.


(https://www.shakespeare.org.uk/explore. Adaptado)
Most English words that indicate an occupation or profession end in suffixes like -er, -ist, -ian, among others. There are exceptions, however. For example, the person who writes plays is a playwright – there is no such word as playwrighter. Another exception is the word to indicate the person who
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1047990 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Dois distribuidores de uma determinada empresa entraram em conflito por considerarem que a empresa fabricante estava buscando renovar seu rol de distribuidores e um pensava que o outro estava tentando pressionar a empresa para ficar com exclusividade. Kotler e Keller (2018) propõem a adoção de quatro mecanismos para solucionar conflitos que ocorrem no composto de Marketing, os P’s. Os mecanismos são: (a) liderança, de modo a criar espaços para negociar acordos visando à redução e até eliminação do conflito; (b) estabelecimento de metas que levem os participantes a cooperarem nas ações que envolvem a distribuição; (c) trabalho conjunto, o que implica desenvolver atividades que levem os participantes a encontros frequentes e à formação de comitês de trabalho; (d) mediação e arbitragem, que são mecanismos adotados para resolver conflitos e disputas que aparecem entre os participantes no importante processo de distribuição.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo:

Pearson Education do Brasil, 2018.


Considerando a situação relatada, esses mecanismos para solucionar conflitos se referem ao P de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.