Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo".
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos".
Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir.
I. A falta de equipamentos e materiais específicos.
II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.
III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q42680 | Matemática, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

A média entre três números é 6, e a moda entre esses números é 5. A mediana entre esses três números vale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q225115 | Biologia, Fisiologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

Um medicamento chegará mais rápido à região abdominal se for

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q688741 | Informática, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Ao preparar uma apresentação utilizando o MS-PowerPoint 2013, deseja-se inserir um gráfico, sendo que dentre
as opções padrão disponibilizadas por esse software, está o gráfico do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q42662 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

O protocolo IP (Internet Protocol) é utilizado para definir, de forma hierárquica, o endereço dos dispositivos e/ou computadores conectados na internet, sendo dessa forma classificados em Classes. Um exemplo de IP Classe B é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q42663 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

O software Squid, disponível para os sistemas operacionais Linux e Windows, é um aplicativo de rede de computadores utilizado para implementar um servidor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q221516 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

É muito comum entre a população leiga a crença no determinismo genético, isto é, que basicamente os genes determinam o fenótipo. Hoje a expressão "Está no ADN" aparece muito na mídia.
Com relação à ação gênica, analise as afirmativas a seguir. I. Um único segmento de ADN pode dar origem a diversas proteínas diferentes, pelo processo de editoração. Portanto, um gene pode originar muitos fenótipos diferentes.
II. Os genes, em sua maioria, têm penetrância completa e expressividade constante.
III. A expressão fenotípica dos genes pode variar em função do ambiente.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q223930 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Com relação ao ensino da Arte no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso da Arte como saber instituído, baseado no valor do objeto artístico em si mesmo, foi uma característica marcante do ensino de Arte no Brasil, ao longo do século XIX.
II. O modernismo em Arte/Educação difundiu uma concepção de arte como desenvolvimento da criatividade, apoiando se, entre outros, na ideia de evolução gráfica das crianças.
III. As experiências das Escolinhas de Arte incentivaram a oficialização do ensino de Educação Artística em escolas públicas, a partir dos anos 1970, ao propor as habilidades de leitura, interpretação e contextualização da obra de arte.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q42677 | Matemática, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

Raquel e Sabrina são irmãs de uma família de 5 irmãs. A média das alturas das irmãs de Raquel é 143 cm e a média das alturas das irmãs de Sabrina é 146 cm. A diferença, em cm, entre as alturas de Raquel e Sabrina vale.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q228367 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre o diabetes tipo 2, analise as afirmativas a seguir. I. A atividade física se apresenta como um eficiente e seguro coadjuvante no tratamento e controle do diabetes tipo 2.
II. Está associado à obesidade e ao sedentarismo e caracteriza–se pela resistência à ação da insulina.
III. A atividade física mimetiza a ação da insulina no transporte da glicose para o interior das células.
Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q222033 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

"Ao observarmos as músicas de maior sucesso lançadas na segunda metade da década de 1950 até os primeiros anos de 1960, identificamos um gênero inovador que trazia o samba tocado de um jeito ?modificado?, muito influenciado pelo jazz norte.americano. "
Assinale a alternativa que identifica o gênero musical ao qual se trata o fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q42648 | Informática, Programação, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

De acordo com o modelo de caixa do CSS, a área transparente que circunda o lado externo das bordas de um elemento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q42674 | Matemática, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

Uma loja de sucos prepara suas bebidas com um único sabor ou como uma mistura de dois sabores, e, nesse caso, o valor cobrado é proporcional ao volume de cada sabor escolhido. O suco de uva custa R$ 20,00 o litro, e o suco de maçã custa R$ 16,00 o litro. Felipe pediu 0,40 litro de um suco com uma mistura de maçã e uva e pagou R$ 7,60. O volume de suco de uva a mais que o volume de suco de maçã, em litro, nesse suco, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q225928 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi revolucionária ao propagar os conceitos do movimento modernista, questionando os valores artísticos e estéticos nacionais não apenas nos campos da Literatura e das Artes Plásticas, mas também no da Música. Do grupo de expoentes intelectuais e artistas que produziram aquele evento, houve apenas um único representante da área musical. Assinale a alternativa que indica o nome desse representante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q42681 | Matemática, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

Ana observa um trem se aproximando da cidade. Ela cronometra e verifica que o trem demora 28 segundos para ultrapassar completamente um poste bem fino, ou seja, de espessura desprezível. Em seguida, ela cronometra e verifica que o trem demora 2 minutos e 20 segundos para entrar e sair completamente de um túnel de 300 m de comprimento. Se o trem manteve uma mesma velocidade em todo o percurso observado, seu comprimento, em metros, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q223738 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, três aspectos são fundamentais para a prática pedagógica do Professor de Educação Física.
Um desses aspectos afirma que o professor deve "reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência." (BRASIL, 1998; p. 19)
O trecho em destaque refere–se ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q224512 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q224055 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.

A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.

I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q225910 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente, competem entre si como forma de mensurar seu desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física, em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar oferece rica oportunidade para discussão de questões relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a ética.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.