Questões de Concursos SEDUC SP

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201Q1046016 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No intuito de responder à necessidade de conhecer mais sobre as consequências das doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1976, publicou a International Classification of Impairment, Disabilities and Handicaps (ICIDH). Em maio de 2001, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a Internacional Classification of Functioning Disability and Health. A versão em português foi traduzida pelo Centro Colaborador da OMS no Brasil, sob o título Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza a CIF.
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202Q1046538 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), é correto afirmar:
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203Q1042978 | Enfermagem, Anatomia Na Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O Sistema de Purkinje é responsável pela ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras. Transmite impulsos com velocidade semelhante à do músculo cardíaco normal.

( ) As valvas atrioventriculares (pulmonar e aórtica) evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as valvas semilunares (tricúspide e mitral) impedem o refluxo da aorta e das artérias pulmonares para os ventrículos durante a diástole.

( ) O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado sístole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado diástole.

( ) O nodo sinusal, conhecido por sinoatrial, é a estrutura responsável pela geração do ritmo cardíaco, e por isso é chamado de marcapasso cardíaco.

As afirmativas são, respectivamente,

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204Q1042980 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Todos os meios de hospedagem necessitam de um departamento que cuide especificamente das unidades habitacionais (UH). Em empreendimentos menores, basicamente encontram-se as funções de governanta e camareiras. Em empreendimentos maiores, há a necessidade de dimensionar, além de maior número de pessoas, uma maior variedade de funções que atuam como média chefia no departamento de hospedagem. O departamento de hospedagem abriga setores como recepção, reservas, conciergerie e governança. Sobre o setor de governança, analise as afirmativas a seguir:

I. É responsabilidade do setor de governança acompanhar e controlar o enxoval das UH, principalmente em função de alguns itens serem danificados e/ou extraviados pelos hóspedes.

II. É responsabilidade do setor de governança manter as ilhas de cocção, gardermanger, cambuza e demais balcões da cozinha devidamente limpos e esterilizados entre o atendimento das refeições.

III. É responsabilidade do setor de governança encaminhar as roupas dos hóspedes para a lavanderia e passadoria, realizar a abertura de camas à noite e zelar pela limpeza dos corredores das UH.

É correto o que se afirma em:

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205Q905509 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

João é um homem de 50 anos, geralmente saudável, que decidiu começar um programa de corrida para melhorar sua forma física. Durante uma corrida leve em um parque, ele começou a sentir mal-estar e apresentou sintomas de falta de ar, palpitações e dor no peito. Ele parou imediatamente e sentou-se para descansar. João foi avaliado no pronto atendimento e apresentou: pressão arterial: 160/95 mmHg. frequência cardíaca: 160 bpm, frequência respiratória: 24 rpm, temperatura: 36,8°C e saturação de oxigênio: 94% em ar ambiente. Os termos técnicos usados para relatar as situações apresentadas em destaque são, respectivamente:
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206Q1042982 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um fator de grande impacto na tomada de decisão acerca de um destino turístico são as avaliações online que fornecem informações preciosas para a deliberação final do viajante. Tais conteúdos proveem tanto orientações sobre o destino quanto os produtos hoteleiros e gastronômicos do local.

Assinale a alternativa correta.

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207Q905342 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A Resolução CNE/CP Nº 1 de 2021, que estabelece as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, determina as formas como os cursos técnicos de nível médio devem ser desenvolvidos. A forma de desenvolvimento voltada exclusivamente aos indivíduos que já concluíram o Ensino Médio é denominada
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208Q905346 | Pedagogia, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O Currículo Paulista – etapa Ensino Médio apresenta alguns pressupostos em seu texto, cuja função é orientar as propostas pedagógicas das escolas. A respeito dos princípios que orientam o Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Todos podem aprender, mas é necessário que se adequem às estratégias metodológicas pré definidas nos documentos oficiais.


( ) É importante buscar caminhos para consolidar os saberes específicos de cada um dos componentes curriculares, sem ceder à pressão social que busca integrá-los a qualquer custo.


( ) Práticas pedagógicas que consideram o estudante em sua integralidade são opostas às práticas que normatizam comportamentos, impõem rótulos ou tentam moldar os estudantes a um modelo ideal de pessoa.


( ) No Ensino Médio, é necessário adotar estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia dos estudantes.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,





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209Q1046422 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), _______________ são consideradas(os) modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
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210Q1046444 | Braille, Sistema Braille, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme Santos e Oliveira (2018) o sinal do cifrão em Braille, usado para expressar a unidade monetária de numerosos países, incluindo a do Brasil, é
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211Q1046482 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As deficiências físicas mais comuns podem decorrer de problemas neurológicos, doenças neuromusculares, problemas ortopédicos, malformações etc.

Assinale a alternativa que apresenta apenas doenças neuromusculares.
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212Q1028096 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Matemática, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A negação lógica da proposição “Se Aldo é pescador e é mentiroso, então todo pescador sabe nadar”, pode ser enunciada como
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213Q1046541 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) apontam que, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o que caracteriza uma pessoa com deficiência
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214Q1046031 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O Currículo Paulista: etapa Ensino Médio (São Paulo, SEDUC, 2020), diante da perspectiva atual da inclusão escolar de estudantes nas classes comuns da Educação Básica em igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem, postula que é preciso levar em consideração as demandas específicas de cada um deles no contexto escolar.

Dessa forma, os conteúdos curriculares devem ser adaptados, considerando as especificidades de cada estudante, respeitando, assim, as
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215Q1042976 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

No exame físico de um paciente, a ausculta pulmonar é uma ferramenta fundamental no processo de avaliação das doenças respiratórias. Associe as duas colunas, relacionando os ruídos adventícios provenientes da ausculta pulmonar e sua característica.

1. Estertores bolhosos.

2. Ronco.

3. Sibilos.

4. Cornagem ou estridor.

5. Crepitantes.

( ) Sons intermitentes e agudos, parecidos com o ruído de atritar uma mecha de cabelo perto do ouvido, geralmente associado à presença de líquido em vias aéreas de pequeno calibre ou nos alvéolos.

( ) Sons que lembram o rompimento de pequenas bolhas, audíveis durante a inspiração ou expiração. Resultam da presença de substâncias líquidas na traqueia, brônquios, bronquíolos ou tecido pulmonar.

( ) Sons agudos semelhantes a um chiado ou assobio, causados pelo fluxo de ar através de vias aéreas estreitas. Podem ser ouvidos na inspiração e expiração, e, em casos intensos, podem ser percebidos sem o uso do estetoscópio.

( ) Som contínuo e profundo, que pode ser ouvido tanto na inspiração quanto na expiração. É um som grave e prolongado. O mecanismo pode estar relacionado a variações na obstrução à medida que as vias respiratórias se distendem com a inspiração e se estreitam na expiração.

( ) Respiração ruidosa, geralmente mais perceptível durante a inspiração, causada por obstrução na laringe ou traqueia. Pode ser resultado de edema da glote, corpos estranhos ou estenose da traqueia.

A sequência correta dessa associação é:

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216Q1042994 | Agropecuária, Pecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Na tomada de decisão na produção agropecuária, o planejamento da produção é ferramenta imprescindível, pois, permite definir precisamente os rumos da empresa e dos investimentos necessários e os resultados esperados a curto, médio e longo prazo.

Considerando o contexto do planejamento da produção, suponha que um produtor decidiu produzir frutas de clima temperado com alta qualidade, competitividade e sustentabilidade. Para isso, ele fez um estudo de oferta e demanda e pesquisou sobre para onde ele poderia escoar essa produção. Após essa verificação, ele estudou o mercado consumidor e o preço que ele estaria disposto a pagar, além da periodicidade de compra. A partir dessas informações, o produtor pôde planejar seu sistema produtivo e finalmente implantá-lo.

LAZZAROTTO, J.J. Importância do planejamento para a tomada de decisão

na produção agropecuária. Embrapa Uva, 2014. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/110593/1/Joelsio-Agapomi-

10-14.pdf. Acesso em: 16 ago. 2024. Adaptado.


O exemplo acima seguiu uma sequência de etapas para um planejamento de sucesso, as quais estão listadas abaixo:

1. Identificação e definição das atividades ou sistemas.

2. Avaliação econômico-financeira.

3. Estudo de mercado.

4. Definição dos objetivos do produtor.

A sequência correta em que o processo de planejamento do produtor foi realizado é:

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217Q1042995 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

A dinâmica de um mercado competitivo requer das empresas o desenvolvimento de estratégias que busquem processos mais eficientes. (...) O conceito de melhoria contínua está relacionado ao processo de resolução progressivo de problemas, sendo necessário aplicar um método estruturado que auxilie tal abordagem (...) que geralmente ocorre de forma integrada com outras ferramentas da qualidade, que auxiliam o processo de melhoria contínua.

NUNES, D.A.S.; FONTANA, M.E.; TAVARES JUNIOR, R.A. Ferramentas de melhoria

contínua para análise do processo produtivo: estudo de caso na agroindústria. XXIII

Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2022.

Disponível em: https://anpad.com.br/uploads/articles/118/approved/ 3ce3bd7d63a2c9c81983cc8e9bd02ae5.pdf. Acesso em 16 ago. 2024. (Adaptado)

Assinale a alternativa que corresponde ao método estruturado que auxilia na melhoria contínua de processos agroindustriais.

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218Q1073754 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a definição da Mímica, segundo Reverbel (1996).
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219Q1046381 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o artigo de Pletsch (2014), o movimento da integração, na década de 1970,
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220Q1046387 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

La teoría sobre la lengua y la naturaleza del conocimiento lingüístico que considera la lengua como un vehículo para el desarrollo de relaciones personales y la realización de transacciones de tipo social entre individuos es la
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