Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q1046414 | Direito Internacional Público, Sujeitos de Direito Internacional Público Estados, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei nº 13.445/2017, art. 14, para o imigrante que pretenda vir ao Brasil para frequentar curso regular ou realizar estágio ou intercâmbio de estudo ou de pesquisa poderá ser concedido o visto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q1046450 | Braille, Sistema Braille, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Domingues et al. (2010), o Sistema Braille é uma ferramenta essencial para a inclusão educacional de alunos cegos, possibilitando o acesso ao aprendizado em diferentes disciplinas e à produção textual.

Com base nas características desse sistema, é correto afirmar que o que melhor descreve um aspecto central do Braille como recurso de leitura e escrita é que o sistema Braille
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1072104 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As indagações fundamentais da atitude filosófica e da reflexão filosófica não se realizam ao acaso, segundo preferências e opiniões de cada um de nós. As indagações filosóficas realizam-se de modo sistemático. Sistema é uma palavra que vem do grego e significa um todo cujas partes estão ligadas por relações de concordância interna. No caso do pensamento, significa um conjunto de ideias internamente articuladas e relacionadas, graças a princípios comuns ou a certas regras e normas de argumentação e demonstração que as ordenam e as relacionam num todo coerente.

(Chauí, 2010. Adaptado)

Para Marilena Chauí (2010), dizer que as indagações filosóficas são sistemáticas significa afirmar que a Filosofia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1072105 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É possível definir filosofia? O filósofo alemão Edmund Husserl diz que ele sabe o que é filosofia, ao mesmo tempo em que não sabe. Isto é, a explicitação do que é a filosofia já é uma questão filosófica. E adverte que apenas os pensadores pouco exigentes se contentam com definições cabais. Além disso, a filosofia não está à margem do mundo, nem constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas.

(Aranha e Martins, 2009. Adaptado)

Segundo as autoras, a despeito das diferentes definições propostas, haveria uma prática filosófica reconhecida como início do filosofar, qual seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q1046027 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Doença que provoca degeneração da retina, inicialmente na periferia, comprometendo a visão central, e acarreta dificuldade para visão noturna, tem início, geralmente, na adolescência, apresentando baixa visão e podendo levar à cegueira na quinta ou sexta década de vida.

Essa descrição de Lima (2018) refere-se à seguinte doença ocular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1042987 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

No contexto da gestão da produção agropecuária, é fundamental que haja um planejamento e controle das ações ao longo do processo para uma gestão da demanda eficaz. A partir desse entendimento, verifique as afirmativas abaixo, que analisam os benefícios das ferramentas de gestão para a produção agropecuária:

I. As ferramentas auxiliam na definição de metas de produção, levando em consideração as condições climáticas e as demandas do mercado.

II. Uma das funções do planejamento e controle da produção é assegurar que a produção agrícola atenda às especificações de qualidade e aos requisitos regulamentares.

III. A análise de custos variáveis e fixos ajuda a identificar oportunidades de redução de despesas, aumento de eficiência e da rentabilidade das atividades.

IV. A eficiência operacional promovida pelas ferramentas de gestão, devido ao seu alto custo de implantação, auxilia na redução dos custos de produção, o que benéfico à agropecuária ainda que torne a atividade menos rentável.

As afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1042990 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

As queimadas, desmatamentos, uso inadequado do solo, entre outras atividades antrópicas estão causando alterações em algumas dinâmicas de elementos químicos que são essenciais ao funcionamento do ambiente. A dinâmica de retirada dos elementos químicos do ambiente, sua utilização pelos organismos e sua devolução ao ambiente, estabelecendo uma constante troca de matéria entre os seres vivos e o ambiente é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q1042992 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Uma das táticas ou meios mais discutidos no momento para se buscar a sustentabilidade é a agenda ESG - Environmental, Social and Governance (ASG em português, sigla para Ambiental, Social e Governança) que, em resumo, significa a aplicação de uma série de medidas, respeitando requisitos ambientais, sociais e de governança. As ações relacionadas a ESG estão no topo das discussões em todos os setores da economia, incluindo o Agronegócio. A respeito das práticas de ESG no agronegócio, analise as afirmações a seguir:

I. Práticas de ESG no agronegócio têm foco no desenvolvimento de tecnologias de ponta, principalmente para proteção do ambiente, com pouco impacto direto sobre a força de trabalho local.

II. A certificação de sustentabilidade, como a Rainforest Alliance, assegura que as práticas agrícolas são ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

III. A adoção de tecnologias de irrigação eficiente e de práticas de conservação do solo contribuem para a gestão sustentável dos recursos hídricos e terrestres.

IV. O trabalho a partir de práticas ESG costumam incluir, entre outras técnicas, a adoção de práticas agrícolas convencionais mais intensivas, que aumentam os lucros do agricultor a curto prazo.

As afirmativas que apresentam corretamente práticas ESG e suas consequências ao agronegócio correspondentes, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q1042993 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Na gestão ambiental no agronegócio, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para avaliar e mitigar os impactos ambientais das atividades agroindustriais e em qual parte do processo produtivo ela ocorre com maior impacto.

Suponha que um produtor de espécies frutíferas, como banana e manga, quer saber onde, dentro de sua cadeia de produção, estão acontecendo os maiores impactos ambientais e onde ocorrem os maiores desperdícios. A ferramenta mais indicada para ele fazer essa avaliação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q905535 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Apesar de ilegal no Brasil, essa prática ainda é comum no setor hoteleiro e aeroviário. Trata-se de realizar um volume de vendas superior à quantidade disponível para venda. Estamos falando da prática de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q905555 | Programação, Linguagens de programação, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

As principais plataformas de programação visual ou programação por blocos como o MakeCode e Scratch, possibilitam estimular a criatividade e facilitar o desenvolvimento de projetos maker, os quais podem ser integrados em diferentes áreas do conhecimento.


Avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) As plataformas de programação visual são limitadas em suas funcionalidades, não permitindo a criação de projetos complexos e interativos.


( ) O uso dessas plataformas facilita a compreensão dos conceitos básicos de programação, tornando o aprendizado mais divertido e engajador.


( ) Por serem visuais e baseadas em blocos, são mais indicadas para crianças pequenas, não sendo adequadas para estudantes mais velhos, para os quais, idealmente, a programação desplugada é a mais indicada.


As afirmativas são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1046393 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Lei n 16.279/2016 aprova o Plano Estadual de Educação (PEE) de São Paulo e dá outras providências. Conforme o art. 2 dessa Lei, é uma diretriz do PEE, entre outras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1046394 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme o Decreto nº 55.588/2010, assinale a alternativa com o procedimento correto quando uma pessoa transexual ou travesti se apresenta para atendimento nos órgãos públicos do Estado de São Paulo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q1046460 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O conjunto dos princípios que caracterizaria a classe das gramáticas possíveis, e que preconizaria os modos pelos quais as gramáticas são organizadas, as regras de seus componentes e as relações que poderiam estabelecer entre si, foi denominado por Chomsky como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q1047999 | Redes de Computadores, Dns Domain Name System, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Associe as duas colunas, relacionando as categorias dos domínios de primeiro nível (DPNs) .br mantidos pelo Registro.br.

1. Genéricos.

2. Pessoas Físicas.

3. Pessoas Jurídicas.

4. Cidades.

( ) ABC.BR, BSB.BR, JDF.BR, POA.BR e SJC.BR.

( ) BLOG.BR, FLOG.BR, NOM.BR, VLOG.BR e WIKI.BR.

( ) IND.BR, GOV.BR, LEG.BR, MP.BR e PSI.BR.

( ) DEV.BR, ECO.BR, EMP.BR, LOG.BR e NET.BR.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q1046019 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zafani et al. (2017) realizaram um estudo que objetivou identificar e analisar a concepção de quinze professores acerca da tarefa de casa. Com base no relato, assinale a alternativa que apresenta uma função correta da tarefa de casa identificada no estudo por esses professores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q1070085 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Volnei Garrafa, em seu texto Introdução à bioética, distingue a bioética de outras abordagens éticas conforme se segue: “A bioética, assim, diferentemente da ética profissional e deontológica, de cunho legalista, não tem por base a proibição, a limitação ou a negação. (...) Para ela, a essência é a liberdade, porém, com compromisso e responsabilidade”.
Com a expressão “a essência é a liberdade”, Volnei Garrafa argumenta que a bioética se fundamenta na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q1046038 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Lima (2018), o “comportamento visual de uma pessoa expressa a habilidade visual global e resulta da interação de diferentes funções visuais que garantem o pleno desempenho visual”.

Nessa concepção, as habilidades de distinguir diferentes sombreamentos/nuances e de detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes dizem respeito, respectivamente, às funções visuais de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q1042979 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Os resíduos de serviços de saúde referem-se a todos os materiais gerados nos serviços de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, que precisam de manejo e descarte específicos devido aos riscos que podem representar. Esses resíduos podem ser classificados em diferentes grupos. O grupo _________ refere-se aos resíduos de saneantes ou contendo metais pesados; o grupo ________ refere-se aos resíduos capazes de cortar ou furar, incluindo agulhas, escalpes e ampolas de vidro; o grupo _________ refere-se aos resíduos rejeitos mais perigosos, devido à presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção.

Em sequência, os grupos que completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q905510 | Enfermagem, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Pacientes idosos frequentemente utilizam múltiplos medicamentos, o que aumenta o risco de uso de Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI) para essa faixa etária e a ocorrência de eventos adversos relacionados. Medicamentos são considerados MPIs quando os riscos associados ao seu uso em idosos superam os benefícios, quando não há evidências claras de eficácia ou quando existem alternativas terapêuticas disponíveis. O uso desses medicamentos está associado a problemas como quedas, delirium, diminuição da funcionalidade, institucionalizações, hospitalizações e morte. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. Os medicamentos Atropina, Escopolamina, Hioscina são considerados medicamentos potencialmente inapropriados para idosos.

PORQUE


II. Possuem ação altamente anticolinérgica com atividade incerta e seu uso apresenta um risco de exacerbação do comprometimento cognitivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.