Questões de Concursos SEDUC SP

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241Q1046571 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades e não pode sofrer nenhum tipo de discriminação. Portanto, segundo a Lei, considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de
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242Q905543 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Sistemas Operacionais (SOs) como o MS-Windows, Linux, macOS, Android e iOS controlam recursos de diferentes componentes de computadores, microcomputadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, pode se afirmar que, entre as suas funções, estão:

I. O gerenciamento de processos e de memória.

II. O gerenciamento de dispositivos de entrada e saída.

III. O gerenciamento do significado do conteúdo dos dados.

IV. O gerenciamento do sistema de arquivos e da interface com os usuários.

Está correto apenas o que se afirma em:

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243Q1032780 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Cunha, no seu livro intitulado “Lógica e Conjuntos”, aborda, no último tópico da Aula 5, os tipos de demonstrações em Matemática, associando a elas implicação ou equivalências lógicas.

Considere a seguinte implicação e as seguintes equivalências lógicas:

(I) P ⇒ Q;
(II) P → Q ⇔ ~Q → ~P
(III) P → Q ⇔ (P ∧ ~Q) → ~P

O contido em (I), (II) e (III) podem corretamente ser associados às demonstrações
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244Q905561 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Analise as afirmações a seguir que buscam definir o que é o Modelo Entidade-Relacionamento (MER).


I. Uma linguagem de programação usada para bancos de dados.


II. Uma representação visual que permite descrever a estrutura de dados de um sistema.


III. Um tipo de banco de dados relacional.


IV. Um software de gerenciamento de banco de dados.


V. Uma abordagem para a criação de modelos conceituais que representam SGBDRs.


Está correto apenas o que se afirma em:

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245Q1070181 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A religião cristã, embora originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo, e é precisamente da síntese entre o judaísmo, o cristianismo e a cultura grega que se origina a tradição cultural ocidental. A questão que podemos levantar a esse propósito é: como se justifica a relação entre o cristianismo, que por sua origem revelada é uma religião, e a filosofia grega que, em seu próprio surgimento, já pretendia romper com o pensamento mítico-religioso? Além disso, teólogos como Taciano (séc. II), Tertuliano (155-222) e Lactâncio (240-320) advertem que a filosofia grega é pagã e, portanto, alheia à mensagem cristã e que seus métodos e discussões podem ser perniciosos, embora teólogos posteriores tenham procurado compatibilizar verdades reveladas com verdades justificadas racionalmente (Marcondes, 2010. Adaptado).
Segundo o texto, a relação entre filosofia e religião cristã é sobretudo
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246Q1046397 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à influência das entidades privadas na Educação Especial no Brasil, Pletsch (2014) aponta que
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247Q1023145 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


On January 13, 2025, a bill was signed into law to regulate students’ use of personal portable electronic devices, including cell phones, in public and private schools in Brazil. (Law No. 15,100.) It came into force upon its publication in the January 14 edition of Brazil’s official gazette.


The law, which applies in elementary, middle, and high schools, prohibits the use of portable electronic devices by students during classes, recess, and breaks. It provides that teachers may allow use of such devices for pedagogical purposes. The law allows their use in cases of danger or emergency. It also permits their use for purposes of ensuring accessibility and inclusion, addressing health conditions, and ensuring fundamental rights. (Arts. 2, 3.)


The stated purpose of the law is to safeguard the mental, physical, and psychological health of children and adolescents. (Art. 1.) It requires schools to develop strategies to address students’ mental health, including preventing excessive use of devices and inappropriate content. They must also offer training for personnel to detect signs of psychological distress and create spaces to support those suffering mental distress from the excessive use of electronic devices. (Art. 4.)


(Eduardo Soares. Brazil: New Law Prohibits Cell Phone Use in Schools, 2025. Disponível em: https://www.loc.gov/item/globallegal-monitor/2025-02-13/brazil-new-law-prohibits-cell-phone-usein-schools/. Adaptado)
Com relação a Competências Específicas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental, a Lei no 15.100 reforça o seguinte trecho
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248Q1046704 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

João é professor de matemática na escola X. Quando a aula começa, ele coloca no quadro um resumo sobre o conteúdo de conjuntos numéricos; em seguida, pede para os alunos copiarem. Enquanto isso, faz a chamada da turma. Depois, explica o que foi colocado no quadro e pede para os alunos abrirem o livro e resolverem os exercícios da página 46. Trinta minutos depois, o professor corrige as atividades no quadro. Durante a correção, há alunos conversando, um dormindo, outro mexendo no celular e alguns acompanhando a explicação. Cinco minutos depois, toca novamente o sinal e a aula termina.
Marcos é professor de ciências na escola Y. Ele projeta uma apresentação de slides sobre o Reino Plantae para que os alunos acompanhem as explicações. Os slides são encaminhados posteriormente por e-mail. Marcos pede aos alunos que liguem seus computadores, acessem o livro digital e resolvam as questões da página 132 na próxima meia hora. Nesse período, observa-se que alguns acessam redes sociais em vez do livro digital, outros perguntam as respostas para o colega, alguns fazem a atividade conforme orientação e uns poucos entram no e-mail a fim de baixar o arquivo da aula para realizar os exercícios. Marcos projeta a correção das atividades; toca o sinal e a aula termina.

A partir do que discutem Lima e Moura (in: Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, 2015), considere os casos e assinale a alternativa correta.
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249Q1047993 | Análise de Balanços, Análise por Índices, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Indicadores de desempenho são fundamentais para a gestão, visto que possibilitam não somente acompanhar se estamos alcançando os objetivos propostos, mas também se estamos tendo um desempenho adequado, possibilitando-nos decidir de forma mais objetiva se devemos fazer algum ajuste ou mudança nos caminhos traçados inicialmente. Para analisarmos o desempenho das organizações, podemos medir valores com índices. Diversos índices auxiliam a gestão na tomada de decisão. Um deles é o resultado da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Qual é o nome desse índice?
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250Q1048002 | Agropecuária, Agroindustrialização de Alimentos, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Os selos de qualidade são importantes ferramentas para garantir a confiança do consumidor e a competitividade dos produtos no mercado. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a função de um selo de qualidade no agronegócio?
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251Q1048005 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Sobre política agrícola e agricultura familiar brasileira, avalie se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O desenvolvimento da agricultura brasileira nas últimas décadas foi marcado por um aumento significativo na produtividade agrícola, principalmente devido ao avanço das tecnologias e das práticas de manejo sustentável.

( ) O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar por meio do financiamento subsidiado de serviços agropecuários.

( ) Os principais instrumentos de política agrícola no Brasil incluem o crédito rural, a garantia de preços mínimos, o seguro rural, o zoneamento agrícola e os programas de apoio à comercialização e abastecimento.

( ) A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma importante ferramenta para aumentar oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração máxima, atuando como balizadora da oferta de alimentos.

As afirmativas são, respectivamente,

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252Q1048007 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

A taxa de câmbio é um dos preços mais importantes da economia. Seu valor determina o custo, em Reais, dos insumos importados e o preço, em Dólar, dos produtos brasileiros vendidos no exterior. É, portanto, fator importantíssimo na competitividade e rentabilidade dos negócios ao afetar seus custos e faturamento. No setor agropecuário não é diferente.

CAMURI, P.A. Rentabilidade do Setor Agropecuário Exportador: perspectivas para o primeiro ano de Governo Temer. CNA Brasil, 2016. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/artigostecnicos/33- artigo_0.12111300%201514912074.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o impacto de uma valorização na taxa de câmbio para o agronegócio brasileiro?

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253Q1046222 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Altiere Carvalho, ainda no mesmo capítulo, discorre sobre algumas deficiências, dentre elas, a ____________________, conhecida popularmente como “espinha bífida”, que se refere a uma malformação da coluna vertebral.
A alternativa que completa corretamente a lacuna é :
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254Q1046229 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
Bersch e Machado, autoras do capítulo I da publicação, salientam que na escola encontram-se alunos com diferentes diagnósticos.
É importante distinguir lesões neurológicas não evolutivas, como a paralisia cerebral ou _____________________, de outros quadros progressivos como ______________ ou tumores que agridem o Sistema Nervoso. No primeiros caso, as limitações do aluno tendem a ___________________ a partir da introdução de recursos e estimulações específicas. Já no segundo caso, existe o __________________ progressivo de incapacidades funcionais e os problemas de saúde associados poderão ser mais frequentes.

A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto é:
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255Q1046512 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Quadros e Karnopp (2004), para comparar as línguas de sinais com as línguas orais, três aspectos podem ser investigados. São eles:
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256Q1046010 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Bersch (in Schirmer et al., 2007) afirma que para a implementação da prática de tecnologia assistiva (TA), no contexto educacional, é necessário criatividade e disposição para se encontrar, junto com o aluno, alternativas possíveis que visam vencer as barreiras que o impedem de estar incluído em todos os espaços e momentos da rotina escolar. Ela cita o art. 61 do Decreto n° 5.296/04, que denomina os produtos, instrumentos e equipamentos ou tecnologias adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

O excerto refere-se
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257Q1042972 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Um dos conceitos sobre comunicação nos aponta que comunicar é tornar comum algo. Singelo, mas profundo, esse conceito diz muito sobre a importância de pensarmos em nosso interlocutor quando vamos nos comunicar. O relacionamento interpessoal é essencial para que a comunicação flua e possa ser, de fato, um processo em que consigamos tornar comum algo e interagir com as pessoas. Na comunicação empresarial, esse conceito também se aplica e de forma incisiva.

Analise esta situação: um gestor identificou que a equipe estava tendo baixo desempenho e notou que a comunicação apresentava muitos ruídos. O que se falava, inicialmente, ia se modificando – a solução que ele adotou foi a de criar um registro do que havia sido falado e tal registro ele enviava, de quando em quando, para a equipe.

Sobre essa tomada de decisão do gestor e a compreensão sobre comunicação, analise se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Pela decisão tomada, evidencia-se que o gestor tem uma concepção de comunicação como um meio de transmitir informação, desconsiderando o caráter interpessoal e de troca que a comunicação tem.

( ) O problema da equipe será sanado com essas mensagens unidirecionais, visto que a função primordial do ato de comunicar é informar e isto ocorrerá com o registro da comunicação realizada e seu posterior envio periódico à equipe.

( ) A atitude do gestor indica que ele compreende o que é tornar comum qualquer comunicação entre pessoas, priorizando a relevância de deixar o registro do que foi comunicado escrito para consulta quando se desejar.

As afirmativas são, respectivamente,

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258Q1042986 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

A gestão ambiental é uma preocupação cada vez mais presente nas organizações do agronegócio. Para isso, essas empresas precisam adotar ferramentas de gestão ambiental eficazes, que permitam identificar, monitorar, avaliar e comunicar os seus desempenhos e riscos ambientais.

Associe as ferramentas de gestão ambiental no agronegócio (Coluna A) com suas respectivas descrições (Coluna B).

Coluna A:


1. Certificação ISO 14001

2. Análise do Ciclo de Vida (ACV)

3. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

4. Licenciamento Ambiental



Coluna B:


( ) Processo que avalia os impactos ambientais de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até o descarte final.

( ) Normas internacionais que especificam os requisitos para um sistema de gestão ambiental eficaz, ajudando as organizações a melhorar seu desempenho ambiental.

( ) Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente concede autorização para a instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais.

( ) Estrutura organizacional e procedimentos implementados para gerenciar os aspectos ambientais de uma empresa, incluindo a definição de objetivos e metas ambientais, implementação de planos de ação e monitoramento de resultados.


A sequência correta da associação é:

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259Q1042991 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

A desertificação é um processo humano e histórico de transformação do uso e cobertura da terra, baseado sobretudo na degradação dos ecossistemas. Compreender os principais vetores da desertificação, com base em informações confiáveis sobre sua atual dimensão, é fundamental para conter o processo. (...) Uma pesquisa recentemente publicada identificou que áreas áridas já existentes no Nordeste brasileiro têm reduzido as nuvens de chuva. As secas e a degradação severa das terras já causam aridez atmosférica.

LETRAS AMBIENTAIS. Entendendo o processo de desertificação e suas principais

causas no Brasil. ISSN 2674-760X, 2022. Disponível em: https://www.letrasambientais.org.br/posts/entendendo-o-processo-de-

desertificacao-e-suas-principais-causas-no-brasil. Acessado em: 15 ago. 2024


Muitas das áreas naturais de que trata o texto são degradadas pela ação humana, incluindo a exploração, a agricultura e a pecuária. Qual das seguintes práticas pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas para reversão de desertificação?

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260Q1033780 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considere a sequência a seguir, criada com um único padrão lógico matemático, sendo que o elemento que ocupa a primeira posição é igual a 9:

9, 8, 7, 6, 11, 10, 9, 8, 7, 12, 11, 10, 9, 8, 13, 12, 11, 10, 9, 14, . ..

A soma dos elementos que ocupam a 450ª e a 587ª posições dessa sequência é igual a

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