Início

Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1047985 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

À medida que a convivência do ser humano em sociedade foi evoluindo, as formas organizacionais que envolvem o trabalho foram ficando mais complexas e o ser humano passou a se debruçar sobre essas formas organizacionais para estudá-las, criando as teorias das organizações e as escolas que abrangem linhas de pensamento com um mesmo enfoque para analisar as organizações. Essas teorias e escolas, por sua vez, são distinguidas umas das outras por suas características centrais, que nos permitem compreender como a própria administração foi se tornando mais abrangente e interdisciplinar. Considerando, então, essas características que distinguem as teorias e escolas, analise cada afirmação a seguir, que relaciona alguma teoria geral da administração ou escola a características definidoras.

I. A perspectiva humanística entende que é preciso conhecer as necessidades das pessoas para compreender suas atitudes e aplicar a motivação como meio potente de alcançar objetivos organizacionais, melhorando a qualidade de vida de quem atua na organização.

II. A abordagem comportamental considera que o ser humano é um ser social e, como tal, deve ter essa dimensão social levada em conta nos processos de trabalho, os quais envolvem uma dimensão formal, lógica, e uma dimensão informal, que influencia as próprias normas e valores da organização.

III. A administração científica busca racionalizar o trabalho e padronizar métodos, de modo a produzir com mais eficiência, encontrando o melhor método e o tempo considerado padrão para que uma tarefa seja executada.

Considerando-se essa relação entre a teoria ou escola e as características definidoras, está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q1048006 | Agropecuária, Pecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa. Ou seja, uma tonelada de dióxido de carbono é igual a um crédito de carbono. O crédito de carbono é a moeda utilizada no mercado de carbono. Nesse mercado, empresas que possuem um nível de emissão muito alto e poucas opções para a redução podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões. Assim, quanto mais um país se empenhar para reduzir a emissão de poluentes, mais crédito conseguirá gerar, podendo, então, utilizá-los como moeda de negociação com outros países que não tenham alcançado as metas de redução.

SEBRAE. O que é crédito de carbono? Sebrae, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/o-que-e-credito-decarbono,0371bc6d15757810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=O%20cr%C3%A 9dito%20de%20carbono%20%C3%A9,carbono%20para%20compensar%20suas%20e miss%C3%B5es. Acesso em 15 ago. 2024

Instituições públicas e privadas podem desenvolver projetos para redução de emissão de carbono, com consequente geração de crédito de carbono. Analise os possíveis projetos socioambientais a seguir, que podem ser implementados no agronegócio, e avalie quais deles podem contribuir para a geração de crédito de carbono.

I. Uso do caroço do açaí como fonte energética renovável.

II. Recuperação de pastagens degradadas e aumento da lotação do pasto de uma unidade animal (UA) por hectare para 3,3 UA/ha.

III. Adoção do plantio direto em área de cultivo convencional de feijão.

IV. Uso de dejetos bovinos como biofertilizantes em biodigestor e para a geração de energia.

Os projetos que realmente contribuem para a produção de crédito de carbono são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q1083341 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto “O que é Bullying?” (2009), Camargo afirma que a agressão indireta pode se caracterizar como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q905535 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Apesar de ilegal no Brasil, essa prática ainda é comum no setor hoteleiro e aeroviário. Trata-se de realizar um volume de vendas superior à quantidade disponível para venda. Estamos falando da prática de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q1032779 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Das alternativas propostas a seguir, assinale a que corretamente apresenta uma negação lógica para a afirmaçãom < n ∨ p > q.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1046417 | Medicina, Oftalmologia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et.al (2010), a baixa visão pode acarretar perda de campo visual e comprometer a visão central ou a periférica.
O campo visual corresponde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q1060500 | Enfermagem, Hiv Aids, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de risco à infecção ao HIV consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essa infecção. Analise as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F), conforme o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição de risco à infecção pelo HIV, infecção sexualmente transmissível e hepatites virais, do Ministério da Saúde.

( ) A Profilaxia Pós-Exposição deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 96 horas subsequentes à exposição.

( ) Os Materiais biológicos com risco de transmissão do HIV são: sangue, sêmen, fluidos vaginais, líquidos de serosas, vômitos, líquido amniótico e líquor.

( ) A decisão sobre a indicação de profilaxia pós-exposição dependerá do status sorológico para HIV da pessoa exposta, o qual deve ser sempre avaliado por meio de testes rápidos em casos de exposições consideradas de risco.

( ) O atendimento da pessoa exposta está condicionado ao status sorológico da pessoa-fonte.

As afirmativas são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q1083296 | Direito da Criança e do Adolescente, Adoção, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Dora é uma adolescente vulnerável economicamente e está grávida. Preocupada com o futuro do seu filho, Dora procura um serviço de assistência social do município, manifestando interesse em entregar seu filho para adoção. Nessa situação hipotética, conforme o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que Dora
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q1046516 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época ___________ com a criação de duas instituições: uma para pessoas com deficiência visual e outra para pessoas com deficiência auditiva, ambas na cidade _______________. Em 1926 foi fundado o Instituto Pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência_______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q905526 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um empreendimento hoteleiro tinha 145 unidades habitacionais (UH), contudo, apenas 90% estavam disponíveis para a venda, pois as demais passavam por reforma. A taxa de ocupação do mês de abril foi de 75% com diárias de R$ 480,00.


Qual foi a receita bruta gerada no período?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q905543 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Sistemas Operacionais (SOs) como o MS-Windows, Linux, macOS, Android e iOS controlam recursos de diferentes componentes de computadores, microcomputadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, pode se afirmar que, entre as suas funções, estão:

I. O gerenciamento de processos e de memória.

II. O gerenciamento de dispositivos de entrada e saída.

III. O gerenciamento do significado do conteúdo dos dados.

IV. O gerenciamento do sistema de arquivos e da interface com os usuários.

Está correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q905555 | Programação, Linguagens de programação, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

As principais plataformas de programação visual ou programação por blocos como o MakeCode e Scratch, possibilitam estimular a criatividade e facilitar o desenvolvimento de projetos maker, os quais podem ser integrados em diferentes áreas do conhecimento.


Avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) As plataformas de programação visual são limitadas em suas funcionalidades, não permitindo a criação de projetos complexos e interativos.


( ) O uso dessas plataformas facilita a compreensão dos conceitos básicos de programação, tornando o aprendizado mais divertido e engajador.


( ) Por serem visuais e baseadas em blocos, são mais indicadas para crianças pequenas, não sendo adequadas para estudantes mais velhos, para os quais, idealmente, a programação desplugada é a mais indicada.


As afirmativas são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q905348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma turma do ensino médio, o professor de Biologia optou por implementar a metodologia de "aprendizagem baseada em projetos" para explorar a biodiversidade local. Os estudantes foram organizados em grupos e orientados a desenvolver um projeto de pesquisa sobre as espécies de plantas encontradas no entorno da escola. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q1046704 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

João é professor de matemática na escola X. Quando a aula começa, ele coloca no quadro um resumo sobre o conteúdo de conjuntos numéricos; em seguida, pede para os alunos copiarem. Enquanto isso, faz a chamada da turma. Depois, explica o que foi colocado no quadro e pede para os alunos abrirem o livro e resolverem os exercícios da página 46. Trinta minutos depois, o professor corrige as atividades no quadro. Durante a correção, há alunos conversando, um dormindo, outro mexendo no celular e alguns acompanhando a explicação. Cinco minutos depois, toca novamente o sinal e a aula termina.
Marcos é professor de ciências na escola Y. Ele projeta uma apresentação de slides sobre o Reino Plantae para que os alunos acompanhem as explicações. Os slides são encaminhados posteriormente por e-mail. Marcos pede aos alunos que liguem seus computadores, acessem o livro digital e resolvam as questões da página 132 na próxima meia hora. Nesse período, observa-se que alguns acessam redes sociais em vez do livro digital, outros perguntam as respostas para o colega, alguns fazem a atividade conforme orientação e uns poucos entram no e-mail a fim de baixar o arquivo da aula para realizar os exercícios. Marcos projeta a correção das atividades; toca o sinal e a aula termina.

A partir do que discutem Lima e Moura (in: Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, 2015), considere os casos e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q1046709 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

De acordo com o documento Matrizes de Referência para avaliação: documento básico – Saresp (São Paulo, 2009), a principal finalidade de uma matriz de referência de avaliação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q1048003 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Os norteadores estratégicos são elementos fundamentais para a definição e implementação da estratégia de uma empresa. Eles representam a visão, missão, valores, objetivos e metas da organização, e servem como guia para a tomada de decisões e para o alinhamento das ações da empresa com os seus objetivos de longo prazo.

PORTO, P. Defina os norteadores estratégicos de seu negócio! Linkedin, 2023.Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/defina-os-norteadoresestrat%C3%A9gicos-de-seu-neg%C3%B3cio-pedroporto#:~:text=Os%20norteadores%20estrat%C3%A9gicos%20s%C3%A3o%20elemen tos,seus%20objetivos%20de%20longo%20prazo. Acesso em: 15 ago. 2024.

Nesse contexto, pode-se dizer que, dentre alguns dos norteadores estratégicos, ____________ é o norteador estratégico que define o propósito da empresa, o que ela faz e para quem. O norteador estratégico ____________ representa os princípios ou padrões sociais adotados pela empresa. Já ____________, por sua vez, é o norteador estratégico que define onde a empresa quer chegar.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q905540 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um fator de grande impacto na tomada de decisão acerca de um destino turístico são as avaliações online que fornecem informações preciosas para a deliberação final do viajante. Tais conteúdos proveem tanto orientações sobre o destino quanto os produtos hoteleiros e gastronômicos do local.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q1046606 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et al (2010), durante o desenvolvimento da criança com cegueira congênita, é necessária a mediação adequada do adulto para estimular e criar outras formas de comportamentos exploratórios por meio do contato físico e da fala pautados em referencial perceptivo não visual para preencher as lacunas ocasionadas pela falta da visão. Podem aparecer comportamentos como o verbalismo, caracterizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q905561 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Analise as afirmações a seguir que buscam definir o que é o Modelo Entidade-Relacionamento (MER).


I. Uma linguagem de programação usada para bancos de dados.


II. Uma representação visual que permite descrever a estrutura de dados de um sistema.


III. Um tipo de banco de dados relacional.


IV. Um software de gerenciamento de banco de dados.


V. Uma abordagem para a criação de modelos conceituais que representam SGBDRs.


Está correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1024603 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


Language learning styles and strategies are among the main factors that help determine how – and how well – our students learn a second or foreign language. The term L2 is used in this text to refer to either a second or a foreign language, following the tradition in our field.


Learning styles are the general approaches – global or analytic, auditory or visual – that students use in acquiring a new language or in learning any other subject. These styles are “the overall patterns that give general direction to learning behavior” (Cornett 1983, p. 9). Of great relevance is this statement: “Learning style is the biologically and developmentally imposed set of characteristics that make the same teaching method wonderful for some and terrible for others” (Dunn and Griggs 1988, p. 3).


Learning strategies are defined as “specific actions, behaviors, steps, or techniques – such as seeking out conversation partners, or giving oneself encouragement to tackle a difficult language task – used by students to enhance their own learning” (Scarcella and Oxford 1992, p. 63). When the learner consciously chooses strategies that fit his or her learning style and the L2 task at hand, these strategies become a useful tool-kit for active, conscious, and purposeful self-regulation of learning. Learning strategies can be classified into six types: cognitive, metacognitive, memoryrelated, compensatory, affective, and social.


(M. Celce-Murcia, 2001. Adaptado)
A autora menciona o uso do termo “L2” para designar o inglês tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua. A BNCC adota o conceito de língua franca para o inglês a ser ensinado nas escolas. A opção por esse conceito, como mencionado na BNCC, implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.