Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q905538 | Turismo, Atualidades no Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Nota-se que o turismo pós-pandemia se recupera bem, pois, com a retomada das viagens, o mercado evolui e retoma seu crescimento. Mesmo com a incessante busca por inovação e qualidade aos viajantes, o setor observa algumas mudanças comportamentais que podem ser reflexo da economia ainda reprimida. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Percebeu-se que os viajantes optaram por destinos mais próximos, para os quais podem deslocar-se com veículo próprio.


PORQUE


II. O aumento no custo do querosene encareceu consideravelmente o preço das passagens aéreas, como identificado pela ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, em 2022.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q905559 | Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

A Inteligência Artificial (IA) basicamente é classificada em duas vertentes, as IAs fracas e as IAs fortes. Assistentes virtuais como Alexa, Siri e Bixby são exemplos de IAs fracas.


Analise as possíveis justificativas para a classificação de assistentes virtuais como IAs fracas.


I. Porque dependem de dados treinados e não podem aprender ou evoluir de maneira autônoma após o treinamento inicial.


II. Porque utilizam o ChatGPT como base de conhecimentos.


III. Porque utilizam apenas infraestrutura e serviços proprietários das empresas que os desenvolvem.


IV. Porque apenas simulam a inteligência.


V. Porque tem dificuldade em generalizar seu conhecimento para novas situações ou contextos.


As justificativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q1024605 | Inglês, Voz Ativa e Passiva Passive And Active Voice, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


Language learning styles and strategies are among the main factors that help determine how – and how well – our students learn a second or foreign language. The term L2 is used in this text to refer to either a second or a foreign language, following the tradition in our field.


Learning styles are the general approaches – global or analytic, auditory or visual – that students use in acquiring a new language or in learning any other subject. These styles are “the overall patterns that give general direction to learning behavior” (Cornett 1983, p. 9). Of great relevance is this statement: “Learning style is the biologically and developmentally imposed set of characteristics that make the same teaching method wonderful for some and terrible for others” (Dunn and Griggs 1988, p. 3).


Learning strategies are defined as “specific actions, behaviors, steps, or techniques – such as seeking out conversation partners, or giving oneself encouragement to tackle a difficult language task – used by students to enhance their own learning” (Scarcella and Oxford 1992, p. 63). When the learner consciously chooses strategies that fit his or her learning style and the L2 task at hand, these strategies become a useful tool-kit for active, conscious, and purposeful self-regulation of learning. Learning strategies can be classified into six types: cognitive, metacognitive, memoryrelated, compensatory, affective, and social.


(M. Celce-Murcia, 2001. Adaptado)
Concerning the passive voice: there are sentences which cannot be transformed into a passive at all, sentences which accept only one form of the passive voice, and sentences which can be made passive in two different ways. Point out the sentence which accepts the latter.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q1083265 | Noções de Informática, Editor de Textos, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No Microsoft Word 365, em sua configuração-padrão, há algumas opções de formatação disponíveis no cabeçalho da guia “Página Inicial”, como as formatações negrito e itálico.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma opção de formatação também disponível nesse mesmo contexto, a partir de um botão específico para esse fim.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q905348 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma turma do ensino médio, o professor de Biologia optou por implementar a metodologia de "aprendizagem baseada em projetos" para explorar a biodiversidade local. Os estudantes foram organizados em grupos e orientados a desenvolver um projeto de pesquisa sobre as espécies de plantas encontradas no entorno da escola. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1024935 | Inglês, Falso Cognatos False Cognates, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


As one of the oldest and most influential foreign language pedagogical journals, The Modern Language Journal (MLJ) offers valuable insights into how technological advances have affected language teaching and learning at various points in history. The present article will review the proposed pedagogical use of technological resources by means of a critical analysis of articles published in the MLJ since its first edition in 1916. The assessment of how previous technical capabilities have been implemented for pedagogical purposes represents a necessary background for the assessment of the pedagogical potential of present-day technologies. In this article I argue that, whereas most “new technologies” (radio, television, VCR, computers) may have been revolutionary in the overall context of human interaction, it is not clear that they have achieved equal degrees of pedagogical benefit in the realm of second language teaching. I further claim that the pedagogical effectiveness of different technologies is related to four major questions: (a) Is increased technological sophistication correlated to increased pedagogical effectiveness? (b) Which technical attributes specific to newtechnologies can be profitably exploited for pedagogical purposes? (c) How can new technologies be successfully integrated into the curriculum? and (d) Do new technologies provide for an efficient use of human and material resources?


(Salaberry, M. Researchgate.net. Adaptado)
Casos de cognatos e falsos cognatos são comumente vistos entre português e inglês. Das palavras em negrito a seguir, aponte aquela que representa um falso cognato no contexto do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q1046453 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A escrita e leitura no Sistema Braille seguem regras e convenções específicas que asseguram clareza e padronização na comunicação.

Com base nas orientações da Grafia Braille para a Língua Portuguesa (2018), analise as alternativas a seguir e escolha a que melhor representa a aplicação dos sinais de pontuação no Braille.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q1072103 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nossa vida cotidiana é um tecido de opiniões e de crenças que recebemos de nossa família, da escola, no trabalho, no lazer, dos meios de comunicação. Raramente procuramos comprovar a veracidade ou correção dessas crenças e opiniões: nós as aceitamos como naturais, válidas em toda parte e para toda gente. Vivemos no senso comum de nossa sociedade. Ainda que tenhamos opiniões diferentes, não duvidamos de que o mundo existe tal como o percebemos e de que é o mesmo para todos.

(Chauí, 2010. Adaptado)

No excerto, Marilena Chauí argumenta que o senso comum
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q1046007 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al., 2007), as terminologias da Organização Mundial da Saúde (OMS – 2001) colaboram no sentido de não concebermos a deficiência como algo fixado no indivíduo.

Elas afirmam que a OMS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q1046023 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Galvão Filho (2005), adaptações físicas ou ___________ são todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas no corpo do aluno e que facilitam a interação dele com o computador; adaptações de___________são todos os aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo, quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são especiais e adaptados, enquanto que __________ especiais de acessibilidade são os componentes lógicos das TICs quando construídos como TA.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q1046035 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Domingues (2010), a disposição universal dos sinais simples do Sistema Braille estabelece sete séries que organizam todos os sinais e determina que a 3ª série seja
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1046037 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), para o desenvolvimento de uma criança cega, é importante atender a suas necessidades educacionais específicas, como trabalhar os requisitos prévios para aprendizagem em braille. Para essas autoras, são necessários alguns pré- -requisitos, como noções de espaço e tempo; percepção das relações espaciais e noções básicas de tamanho e formas.

Assinale a alternativa relacionada às noções básicas de formas e tamanhos com base nas autoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q905526 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um empreendimento hoteleiro tinha 145 unidades habitacionais (UH), contudo, apenas 90% estavam disponíveis para a venda, pois as demais passavam por reforma. A taxa de ocupação do mês de abril foi de 75% com diárias de R$ 480,00.


Qual foi a receita bruta gerada no período?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q905544 | Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Os drivers são programas de software que atuam como ____________ entre os Sistemas Operacionais (SOs) e os ____________ dos microcomputadores. Portanto eles são essenciais para que os SOs possam reconhecer, ____________e interagir com ____________ como teclados, mouses, placas de vídeo, impressoras etc. conectados aos ____________.


Em sequência, os termos que completam corretamente as lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q1046417 | Medicina, Oftalmologia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et.al (2010), a baixa visão pode acarretar perda de campo visual e comprometer a visão central ou a periférica.
O campo visual corresponde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q1048003 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Os norteadores estratégicos são elementos fundamentais para a definição e implementação da estratégia de uma empresa. Eles representam a visão, missão, valores, objetivos e metas da organização, e servem como guia para a tomada de decisões e para o alinhamento das ações da empresa com os seus objetivos de longo prazo.

PORTO, P. Defina os norteadores estratégicos de seu negócio! Linkedin, 2023.Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/defina-os-norteadoresestrat%C3%A9gicos-de-seu-neg%C3%B3cio-pedroporto#:~:text=Os%20norteadores%20estrat%C3%A9gicos%20s%C3%A3o%20elemen tos,seus%20objetivos%20de%20longo%20prazo. Acesso em: 15 ago. 2024.

Nesse contexto, pode-se dizer que, dentre alguns dos norteadores estratégicos, ____________ é o norteador estratégico que define o propósito da empresa, o que ela faz e para quem. O norteador estratégico ____________ representa os princípios ou padrões sociais adotados pela empresa. Já ____________, por sua vez, é o norteador estratégico que define onde a empresa quer chegar.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q1048006 | Agropecuária, Pecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa. Ou seja, uma tonelada de dióxido de carbono é igual a um crédito de carbono. O crédito de carbono é a moeda utilizada no mercado de carbono. Nesse mercado, empresas que possuem um nível de emissão muito alto e poucas opções para a redução podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões. Assim, quanto mais um país se empenhar para reduzir a emissão de poluentes, mais crédito conseguirá gerar, podendo, então, utilizá-los como moeda de negociação com outros países que não tenham alcançado as metas de redução.

SEBRAE. O que é crédito de carbono? Sebrae, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/o-que-e-credito-decarbono,0371bc6d15757810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=O%20cr%C3%A 9dito%20de%20carbono%20%C3%A9,carbono%20para%20compensar%20suas%20e miss%C3%B5es. Acesso em 15 ago. 2024

Instituições públicas e privadas podem desenvolver projetos para redução de emissão de carbono, com consequente geração de crédito de carbono. Analise os possíveis projetos socioambientais a seguir, que podem ser implementados no agronegócio, e avalie quais deles podem contribuir para a geração de crédito de carbono.

I. Uso do caroço do açaí como fonte energética renovável.

II. Recuperação de pastagens degradadas e aumento da lotação do pasto de uma unidade animal (UA) por hectare para 3,3 UA/ha.

III. Adoção do plantio direto em área de cultivo convencional de feijão.

IV. Uso de dejetos bovinos como biofertilizantes em biodigestor e para a geração de energia.

Os projetos que realmente contribuem para a produção de crédito de carbono são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q1045970 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O art. 54 da Lei no 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, entre outros aspectos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1046254 | Psicologia, Psicologia Social, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Smith (2008) aponta para o fato de que, ao construir um conceito de deficiência, deve-se considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1046523 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o texto Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência de Bampi; Guilhem; Alves (2010), para responder à questão.
Nesse texto, os autores abordam a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que, após várias versões, foi aprovada em maio de 2001.
Em relação à CIF, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.