Questões de Concursos SEDUC SP

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281Q1070083 | Filosofia, A Política, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao analisar o tópico do trabalho, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, afirmam: “Marx nega que a nova ordem econômica do capitalismo fosse capaz de possibilitar a igualdade entre as partes, porque o trabalhador perde mais do que ganha, já que produz para outro: a posse do produto lhe escapa. (...) Não escolhe o salário (...), não escolhe o horário nem o ritmo de trabalho e é comandado de fora”.
No excerto apresentado por Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, está explícito o conceito de
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282Q1046025 | Psicologia, Psicologia Social, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ormelezi (2006, p. 83 e 84) afirma o seguinte:

(...) a dimensão psicossocial da cegueira implica atitudes e crenças referentes a um imaginário coletivo, ao longo da história da humanidade, que são reeditadas nos mitos familiares (...). Ao pensar na cegueira, as pessoas costumam associá-la mais comumente às noções de escuridão, impossibilidade, solidão, tristeza, comiseração...

Para a autora, esse pensar na cegueira como impossibilidade está associado ao fato de que as pessoas videntes
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283Q1046028 | Medicina, Oftalmologia, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Lima (2018), o glaucoma caracteriza-se pelo aumento da pressão interna do olho devido a uma anomalia na eliminação do humor aquoso. Além do aumento do globo ocular, podem ocorrer outras complicações, entre elas:
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284Q1046034 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Leitor de tela que captura toda a informação textual e utiliza o sintetizador de voz para a fala, permite a utilização do Windows, de aplicativos do Office, de programas de comunicação e a navegação na internet de forma que o aluno com deficiência visual poderá ouvir o que está sendo apresentado no momento da sua navegação.

Essa descrição, com base em Lima (2018), refere-se ao
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285Q1042971 | Direito do Consumidor, Práticas Comerciais, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, é a chamada lei de proteção do consumidor. De acordo com essa lei, toda e qualquer informação ou publicidade que for veiculada por qualquer meio de comunicação ou outra forma obriga quem a veicula a cumprir o que está dizendo. Há uma série de exigências, como as de comunicar, de forma transparente, tudo o que o produto ou serviço oferece, bem como seus riscos, e, de igual modo, há proibições para que o cliente não seja enganado ou abusado, não sendo permitido que a publicidade deixe de informar sobre um dado essencial do produto ou serviço que está sendo oferecido. Quando uma empresa esconde do consumidor que, por exemplo, o produto pode causar alergia, essa ação publicitária é identificada como publicidade
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286Q1042973 | Enfermagem, Imunização, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

A vacinação infantil tem um papel importante para a saúde pública, pois uma boa cobertura vacinal da população infantil está associada a prevenção de doenças infecciosas, redução da mortalidade e morbidade infantil, diminuição de complicações, controle e erradicação de doenças, além da redução de custos com a saúde. A adesão ao calendário de vacinação é essencial para maximizar esses benefícios e garantir que a saúde pública seja protegida de forma eficaz. Diante desse cenário, uma criança de 2 meses, residente no estado de São Paulo, que tomou as vacinas de BCG e hepatite B ao nascimento, deve receber as seguintes vacinas:
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287Q1042974 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Yolanda, uma imigrante viúva de 20 anos, chegou, há 4 meses, a uma cidade do interior de São Paulo junto com sua filha de 4 anos de idade. Alertada sobre a importância de vacinar sua filha, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao ser atendida, o profissional de saúde solicitou seus documentos e, ao constatar que ela e a filha eram imigrantes ilegais, dispensou-as sem realizar a vacinação da criança. Considerando os princípios, as diretrizes e a estrutura organizacional do SUS, ao proceder dessa forma, o profissional de saúde desrespeita o princípio de
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288Q1042975 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

A COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, teve um impacto profundo e abrangente em todo o mundo desde seu surgimento no final de 2019. Originada em Wuhan, China, a doença se espalhou rapidamente, resultando em uma crise global de saúde pública sem precedentes. O número de mortes globais também alcançou milhões. A taxa de mortalidade varia conforme a região, a disponibilidade de cuidados médicos e a capacidade dos sistemas de saúde. Embora o mundo tenha avançado significativamente na luta contra a COVID-19, com vacinas e tratamentos em evolução, o cenário epidemiológico continua a ser um lembrete da interconexão global e da necessidade de vigilância e solidariedade contínuas para enfrentar crises de saúde pública. Considerando as informações apresentadas, qual situação epidemiológica está sendo retratada?
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289Q1042981 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil apresenta enorme riqueza de tipos de turismo, e conhecer o fenômeno turístico do país é fundamental para todos os profissionais que atuam na área. Ainda que alguns órgãos ligados ao setor turístico tenham esboçado definições para os tipos de turismo, é possível afirmar que, em linhas gerais, a definição de cada um deles acontece de forma natural, embasada na intenção de cada viajante. Correlacione alguns dos tipos de turismo à sua definição:

I. Turismo de aventura

II. Turismo de consumo

III. Turismo cultural

IV. Turismo de eventos V. Ecoturismo

( ) Baseado na contemplação não invasiva da natureza, como visitas a cânions, cachoeiras, praias, matas ciliares entre outros.

( ) Indicado para os viajantes que buscam adrenalina. Envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais.

( ) Entre um dos mais abrangentes no Brasil, esse tipo de turismo busca basicamente conhecer novos povos, métodos sociais e culturais.

( ) Viagens feitas com o intuito principal ou exclusivo de fazer compras que podem ser para uso particular, revenda ou reposição de estoques.

( ) Trata-se de um movimento diversificado que reúne um grande número de pessoas em um determinado local para vivenciar um acontecimento, alguma festividade, a apresentação de um show entre outros.

A sequência correta é:

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290Q905523 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Em um empreendimento gastronômico, tanto na cozinha quanto no salão, há uma etapa importantíssima a ser realizada diariamente. Nessa etapa, separam-se todos os ingredientes necessários para o preparo dos pratos, assim como, no salão, verifica-se a disposição de todos os itens das mesas acerca do cardápio do dia. O termo técnico – proveniente do francês – que define isso em Alimentos & Bebidas é
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291Q1022774 | Inglês, Verbos Verbs, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Foreign language pronunciation instruction
in a communicative language teaching context:
amounts, practices and beliefs


The aim of this research was to examine three important components of foreign language pronunciation instruction and the connections between them: amount, actual practices, and teachers’ beliefs. The data consisted of 45 video-recorded lessons in French-as-a-foreign-language in six secondary schools in Norway and semistructured interviews conducted with the same teachers whose instruction was previously video-recorded. The video-recorded lessons were analysed for amount and actual practices of pronunciation instruction and the interviews were analysed for teachers’ background in and beliefs about phonetics and pronunciation pedagogy. Results indicated that: (1) on average, pronunciation instruction accounted for a very small part of the teaching time (less than 2%); (2) despite the emphasis on segmentals and suprasegmentals in pronunciation teaching literature, explicit teaching of segmental and suprasegmental features of speech was rare in the recorded material; (3) there is a need for more training in and knowledge of phonetics and pronunciation pedagogy. These findings might be used to address concerns regarding the role of pronunciation instruction in foreign language teaching and to define factors that may account for the difficulty of making pronunciation instruction an integral part of language teaching.


(Altijana Brkan, Eva Thue Vold. https://www.uv.uio.no. Adaptado)
In the fragment from the last sentence “These findings might be used to address concerns regarding the role of pronunciation instruction in foreign language teaching”, the modal verb in bold introduces
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292Q1046606 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et al (2010), durante o desenvolvimento da criança com cegueira congênita, é necessária a mediação adequada do adulto para estimular e criar outras formas de comportamentos exploratórios por meio do contato físico e da fala pautados em referencial perceptivo não visual para preencher as lacunas ocasionadas pela falta da visão. Podem aparecer comportamentos como o verbalismo, caracterizado
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293Q1046608 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A máquina braille é um recurso importantíssimo de trabalho para o aluno com cegueira durante seu período de escolarização e oferece vantagens em relação ao uso da reglete, pois a máquina braille evita a duplicidade de códigos (um de leitura e outro de escrita). Neste contexto, assinale a alternativa que representa outra vantagem da máquina braille em relação à reglete, segundo Sampaio et al (2010).
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294Q1046613 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil 2018), palavra “aluno” tem a seguinte sequência de pontos em braille:
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295Q1046645 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a classificação de Santarosa (1997), citada por Galvão (2005), sobre as diferentes formas de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como Tecnologia Assistiva (TA), assinale a alternativa que representa uma das áreas de aplicação das TIC.
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296Q1046656 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base nos apontamentos de Freitas, apresentados na obra organizada por Baptista e Jesus (2011), sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), assinale a alternativa que melhor expressa a proposta dessa política.
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297Q1046428 | Braille, Sistema Braille, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento “Grafia Braille para a língua portuguesa” (2018), os caracteres da 1a série, precedidos do sinal (3456), representam os algarismos:
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298Q1023136 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


It is suggested that the field of language teaching has moved away from a reliance on prescriptive methods towards a more nuanced understanding of the complexities of language learning. For example, Richards and Rodgers (1986) note that there have been calls to abandon the search for a single “supermethod” and to instead focus on equipping teachers with “a repertoire of methods and skills that can be used selectively in different contexts”. This reflects a move away from the idea that there is one “right” way to teach language, and towards an approach that values flexibility, adaptability, and a recognition of the diverse contexts in which language learning takes place (Richards, 2001).


Realistically speaking, each method has its own advantages and disadvantages; up till now, no method has been empirically proven the best for all language educators to blindly adopt without discussion. For example, the current great enthusiasm for (and wide adoption of) the Communicative Language Teaching (CLT) method in Egypt can be attributed to the failure of the previously adopted method (i.e. the Grammar-Translation Method) to meet the national language learning goals. It failed to develop a language learner who can communicate properly in English. This does not mean that the CLT will stay forever, especially in this Information and Communication Technology-dominated age (ICT) that has been changing the nature of language and how it should be taught (Abdallah, 2011).


(M. Abdallah, 2024. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED660475.pdf. Adaptado)
The bolded terms in the fragment from the third paragraph “the diverse contexts in which language learning takes place” are an example of a collocation, that is, a combination of two or more words that tend to come together in language use. A correct collocation is found in alternative:
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299Q1046439 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Santos e Oliveira na obra Grafia Braille para a Língua Portuguesa (2018), são especificados os códigos necessários para a correta transcrição de palavras em letras maiúsculas.

Considerando as normas do sistema Braille, analise as alternativas a seguir e identifique a que corresponde ao sinal utilizado antes de palavras como ‘MINHA ESCOLA’, escritas integralmente em caixa alta.
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300Q1047985 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

À medida que a convivência do ser humano em sociedade foi evoluindo, as formas organizacionais que envolvem o trabalho foram ficando mais complexas e o ser humano passou a se debruçar sobre essas formas organizacionais para estudá-las, criando as teorias das organizações e as escolas que abrangem linhas de pensamento com um mesmo enfoque para analisar as organizações. Essas teorias e escolas, por sua vez, são distinguidas umas das outras por suas características centrais, que nos permitem compreender como a própria administração foi se tornando mais abrangente e interdisciplinar. Considerando, então, essas características que distinguem as teorias e escolas, analise cada afirmação a seguir, que relaciona alguma teoria geral da administração ou escola a características definidoras.

I. A perspectiva humanística entende que é preciso conhecer as necessidades das pessoas para compreender suas atitudes e aplicar a motivação como meio potente de alcançar objetivos organizacionais, melhorando a qualidade de vida de quem atua na organização.

II. A abordagem comportamental considera que o ser humano é um ser social e, como tal, deve ter essa dimensão social levada em conta nos processos de trabalho, os quais envolvem uma dimensão formal, lógica, e uma dimensão informal, que influencia as próprias normas e valores da organização.

III. A administração científica busca racionalizar o trabalho e padronizar métodos, de modo a produzir com mais eficiência, encontrando o melhor método e o tempo considerado padrão para que uma tarefa seja executada.

Considerando-se essa relação entre a teoria ou escola e as características definidoras, está correto o que se afirma em

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