Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q1024947 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:

CLIL is an approach or method which integrates the teaching of content from the curriculum with the teaching of a non-native language. It is increasingly important in our global, technological society, where knowledge of another language helps learners to develop skills in their first or home language and also helps them develop skills to communicate ideas about science, arts and technology to people around the world. It gives learners a different learning experience compared with most foreign language teaching because in a CLIL classroom, the curricular subject and new language are taught together. Thinking and learning skills are integrated too. CLIL can involve many methodologies from both subject and language teaching, so CLIL presents new challenges for teachers and learners.


(BENTLEY, Kay. The TKT course CLIL module. Cambridge: Cambridge University, 2010)
No trecho retirado do texto “It is increasingly important in our global, technological society, where knowledge of another language helps learners to develop skills in their first or home language…”, a palavra, em negrito, pode ser subtituída, sem alteração de significado ou estrutura, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q1046454 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n° 6.949/2009), em seu artigo 2, apresenta uma lista de definições. Uma delas equivale à concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, mas sem excluir as ajudas técnicas para grupos específicos de pessoas com deficiência, quando necessárias. Trata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1045984 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Lemov (2023) apresenta cinco princípios que considera úteis para que se possa entender como a aprendizagem funciona e, assim, aumentar a habilidade de perceber as coisas com exatidão na sala de aula. Um desses princípios é baseado na ideia de que ensinar bem é construir relações. A esse respeito, assinale a alternativa correta, conforme a perspectiva do autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q1045990 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Smith (2008) destaca quatro importantes tipos de apoio para pessoas com deficiência intelectual (em seu estudo, ainda há o termo “retardo mental”) – apoios naturais, gratuitos, gerais e especializados. Os recursos provenientes do próprio indivíduo, da família, dos amigos e dos vizinhos são classificados como apoios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q1072106 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A leitura histórica da tradição nos mostra que os grandes filósofos deixaram a sua marca e influenciaram o desenvolvimento da filosofia na medida em que tiveram ideias originais e abriram novas possibilidades para o pensamento, mas também na medida em que tiveram bons leitores, isto é, seguidores e discípulos que souberam, inclusive criticamente, interpretar seu pensamento, tomá-los como pontos de partida para novos desenvolvimentos e encontrar novas dimensões e novas aplicações de suas obras.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Diante da colocação de Danilo Marcondes (2010), cabe afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1046021 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que corretamente se relaciona ao termo “aprendizagem cooperativa”, citado por Pierre Lévy in Galvão Filho (2005).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1046022 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o disposto em Galvão Filho (2005), associe o tipo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) (1, 2, 3, 4) à sua respectiva definição (a, b, c, d).

1. TICs como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação;
2. TICs como Tecnologia Assistiva (TA);
3. TICs como ferramentas ou ambientes de aprendizagem;
4. TICs como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.

a) Em muitos casos o uso dessas tecnologias tem se constituído na única maneira pela qual diversas pessoas podem comunicar-se com o mundo exterior.
b) Minimizam as dificuldades de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
c) São utilizadas para controle do ambiente e possibilitam que a pessoa com comprometimento motor possa comandar remotamente aparelhos eletrodomésticos, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas.
d) Tem sido a garantia de sustento de pessoas com grave comprometimento motor por meio de uso das TICs.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q1046029 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Lima (2018), a deficiência visual abrange dois grupos: cegueira e baixa visão (ou visão subnormal), sendo classificada de acordo com os critérios legal, educacional e leigo. Segundo a autora, em um dos critérios, pode haver um comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção com óculos comuns, porém as pessoas com baixa visão têm resíduos visuais em tal quantidade que lhes permite ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais.

A descrição apresentada refere-se ao critério
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1046039 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Quanto à importância do Soroban para as pessoas com deficiência visual, com base em Sampaio et al (2010), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q905540 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um fator de grande impacto na tomada de decisão acerca de um destino turístico são as avaliações online que fornecem informações preciosas para a deliberação final do viajante. Tais conteúdos proveem tanto orientações sobre o destino quanto os produtos hoteleiros e gastronômicos do local.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q905545 | Programação, Python, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Considere o trecho de código-fonte a seguir, escrito na linguagem de programação Python. mat = [


[1, 2, 3, 4],

[5, 6, 7, 8],

[9, 10, 11, 12]

]


A estrutura criada pelo código-fonte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q905557 | Arquitetura de Computadores, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Considerando o número decimal 170, os valores equivalentes a ele em binário, octal e hexadecimal são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q905560 | Programação, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

O pensamento computacional fornece um conjunto de habilidades e ____________ de resolução de ____________ que estimulam fortemente o raciocínio lógico e a criatividade. Por meio de sua abordagem, é possível atacar e superar situações simples e complexas, decompondo-as e assim criando inúmeras possibilidades de ____________, sem que haja a necessidade de um computador físico à disposição. A abordagem estimula ainda fortemente o desenvolvimento de ____________ de forma sistemática, o que contribui para a identificação de ____________ e para a abstração de informações.


Em sequência, as palavras que completam corretamente as lacunas em questão são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1024611 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


CLIL (Content and Language Integrated Learning) is an approach which is neither language learning nor subject learning, but an amalgam of both and is linked to the processes of convergence – the fusion of elements which may have been previously fragmented, such as subjects in the curriculum. This is where CLIL is groundbreaking.


To give a parallel example common in recent times, we can take studies on the environment. A seminal publication on the subject in the 1960s later led to a need to educate young people in schools so as to both inform and, perhaps more crucially, influence behavior. Topics relating to the environment could already be found in chemistry, economics, geography, physics, and even psychology. Yet, as climate change became increasingly worrying, education responded with the introduction of a new subject: “Environmental studies”.


In order to structure this new subject, teachers of different disciplines would have needed to climb out of their respective mindsets grounded in physics, chemistry, geography, psychology and so on, to explore ways of building an integrated curriculum, and to develop alternative methodologies by which to implement it. Climate change is a global and local phenomenon, so the increasing availability in some countries of information and communication technologies during the 1990s provided tools by which to make some of these methodologies operational.


If we return to languages and CLIL, we have a similar situation. The late 1990s meant that educational insight was firmly set on achieving a high degree of language awareness. Appropriate methodologies were to be used to attain the best possible results in a way which accommodated diverse learning styles.


(D. Coyle, P. Hood, D. Marsh. CLIL: content language integrated learning. Cambridge: Cambridge University, 2010.)
The word “yet” is polysemic (has more than one meaning) in English. Choose the alternative in which it is being used with the same meaning as in the excerpt from the second paragraph “Yet, as climate change became increasingly worrying…”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1070184 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assim como em Descartes, a filosofia de Francis Bacon caracteriza-se por uma ruptura bastante explícita em relação à tradição anterior, sobretudo a escolástica medieval de inspiração aristotélica. Tal como ocorreu em Descartes, a preocupação fundamental de Bacon foi com a formulação de um método que evitasse o erro e coloque o ser humano no caminho do conhecimento correto (Marcondes, 2010. Adaptado).
Um aspecto relevante do método proposto por Bacon diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q1046388 | Espanhol, Ensino de Língua Estrangeira Espanhola, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Un principio importante del método Audiolingüístico es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1046392 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Según Noam Chomsky (Scutti, apud Bruno, 2005), el concepto de competencia puede definirse como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q1083266 | Noções de Informática, Editor de Apresentações, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um servidor público está construindo uma apresentação de slides no Microsoft PowerPoint 365, em sua configuração-padrão, e deseja adicionar efeitos visuais entre os slides para tornar a apresentação mais dinâmica e interessante.

Um recurso que o servidor público poderá usar é o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q1070215 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins trazem o seguinte trecho de uma peça de Bertolt Brecht para apresentar as características da noção de ideologia: “Nós vos pedimos com insistência: (…) Sob o familiar, descubram o insólito. Sob o cotidiano, desvelem o inexplicável. Que tudo que seja dito ser habitual, cause inquietação. Na regra é preciso descobrir o abuso”.
Segundo as autoras, a noção de ideologia apresentada no excerto corresponde à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1047991 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

As organizações buscam compreender quem é seu público-alvo porque o conhecimento desse público é fundamental para que elas possam oferecer serviços e produtos adequados à demanda e consigam fidelizar esse público. Para tanto, as ações do departamento de marketing se voltam para identificar quem são os consumidores e onde eles buscam informações para tomarem sua decisão de compra. Essas fontes de informação se classificam em quatro grandes grupos, e são assim denominadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.