Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q1047996 | Noções de Informática, Internet, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O Brasil ocupa o terceiro lugar em termos de uso de redes sociais no mundo, perdendo apenas para a Índia e para a Indonésia, segundo reportagem sobre tecnologia publicada no jornal O GLOBO (Veloso, 2023). Essa dimensão de alcance faz com que as empresas se voltem para o Brasil com atenção; na mesma reportagem, informa-se que toda rede social que deseja ser lançada considera o Brasil em segundo lugar para realizar essa validação de mercado. De igual modo, dada essa magnitude de acesso a redes sociais e ao uso da internet de forma geral, as empresas prestam muita atenção à ação de acompanhamento do comportamento que as pessoas têm ao acessarem seu site.

VELOSO, Ana Clara. Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais.

O GLOBO, sessão Economia/Tecnologia, 26 mar.2023. Disponível em: oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-

que-mais-consome-redes-sociais.ghtml. Acesso em 07 jul.2024.


A ferramenta que é utilizada para compreender esse comportamento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1046461 | Linguística, Divisões da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A________________é a ciência que estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas. A________________estuda os sons do ponto de vista funcional como elementos que integram um sistema linguístico determinado. A________________é o estudo da estrutura interna das palavras, ou seja, da combinação entre os elementos que formam as palavras.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1046467 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Schirmer et al (2007) ressaltam a situação de os alunos estarem impedidos de acompanhar as aulas com a regularidade necessária, por motivo de internação hospitalar ou de cuidados de saúde que deverão ser priorizados. Nesses casos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1046516 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época ___________ com a criação de duas instituições: uma para pessoas com deficiência visual e outra para pessoas com deficiência auditiva, ambas na cidade _______________. Em 1926 foi fundado o Instituto Pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência_______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1046268 | Braille, Sistema Braille, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Sampaio et al. em Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão (2010), com relação ao uso da máquina braille para a leitura e a escrita de alunos com cegueira, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1046013 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Macedo (2008), apresenta as seguintes definições:

A ____________, construída pelos outros, é a imagem que as pessoas têm sobre o indivíduo deficiente. O próprio indivíduo também tem uma autoimagem, nomeada por Goffman (1982) de ___________, que em geral é construída com os elementos que o senso comum usa para montar o quadro da identidade pessoal. A(O) ___________ é como cada pessoa elabora a imagem de seu próprio corpo, acentuando ou modificando as diferentes partes em função dos mecanismos de sua personalidade e de todas as suas vivências. Já o processo do indivíduo organizar suas experiências, reais ou imaginárias, e desempenhar a função de autorregulação deve ser denominado de ___________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1046024 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Omote (2024) menciona que a Educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais. De um lado, por meio da educação inclusiva, as minorias podem encontrar alternativas de efetiva inserção social, com participação plena nos processos produtivos, tanto de bens materiais quanto de bens culturais.

Por outro lado, também por meio da educação inclusiva, podem-se construir novos modos de convívio e relações interpessoais e sociais entre os diferentes, segundo ele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1046030 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva de Omote (2014), a educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais: a educação inclusiva e a formação das novas gerações. Para o autor, no caminho da educação inclusiva,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1046546 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o exposto por Trentin (2018), é correto afirmar que a deficiência intelectual por conta de síndrome do X frágil e a por conta de microcefalia decorrente do zika vírus são exemplos do que Vygotsky denomina como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1046550 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista; Caiado; Jesus, 2010), na abordagem histórico-cultural, as funções da aprendizagem contêm uma organização intelectual que permite a transferência de um princípio geral descoberto durante a solução de uma situação para outras tarefas e situações, o que implica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1046551 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Anache (em Baptista; Caiado; Jesus, 2010), o desenvolvimento incompleto das funções psicológicas superiores não são consequências imediatas e diretas da deficiência intelectual da criança, porém pode ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q905539 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Sobre marketing hoteleiro e estratégias de vendas, o foco sempre está na experiência do hóspede. Para tal, é essencial compreender o público-alvo, sobretudo, suas vontades e possibilidades de consumo. Leia as possíveis ações de marketing apresentadas a seguir:


I. Personalizar mensagens nos canais de comunicação adequados, buscando entregar um conteúdo que se conecta ao desejo e motiva o hóspede a agir efetuando a compra.


II. Utilizar o histórico de preferências individuais ou comportamentos passados para gerar produtos personalizados.


III. Compreender todas as fases que direcionam o hóspede ao destino, buscando pretende aumentar a satisfação do hóspede impulsionando o crescimento do negócio.


São ações adequadas ao marketing hoteleiro o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q1032779 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Das alternativas propostas a seguir, assinale a que corretamente apresenta uma negação lógica para a afirmaçãom < n ∨ p > q.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1024599 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Read the oral exchange:

Speaker: Repeat after me. I...
Crowd: I...
Speaker: State your name...
Crowd: State your name...
(https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RepeatAfterMe)

The words “Repeat after me” are characteristic of English learning courses and classes that follow the approach named
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1046367 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Qual alternativa melhor apresenta abordagem de avaliação do aluno com deficiência intelectual alinhada às práticas recomendadas por Santos (2012)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q1083264 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Uma das paredes de uma sala de Artes será revestida com folhas de papel-cartão. O tamanho da parede e das folhas permite que toda a parede seja recoberta com folhas inteiras de papel-cartão, sem sobreposição. Sabendo que as 6 primeiras folhas de papel-cartão colocadas recobriram 2/9 da área da parede, é correto afirmar que o número total de folhas de papel-cartão necessárias para revestir a parede toda é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q1046402 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a abordagem AEIOU da Educação Especial proposta por Rodrigues (2020), a etapa de “Empatia” é fundamental porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1046661 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) define que o Atendimento Educacional Especializado disponibiliza, dentre outras coisas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1070226 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”, Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin e Ramón Garrote concluem sobre o “novo” ambiente escolar: “Observou- -se, com base nas pesquisas, que os recursos digitais são potencializados para engajar os estudantes do Ensino Médio e promover reflexão crítica na disciplina de Filosofia”.
Segundo os autores, a função do docente no “novo” ambiente escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1046424 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Omote, no prefácio de Rodrigues, Capellini e Santos (2014), a educação possui um papel essencial no enfrentamento das desigualdades sociais e das diferentes formas de exclusão.

Nessa perspectiva, investir na formação das novas gerações configura-se como uma estratégia relevante para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.