Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q1046693 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005) cita (...), como destacou Vygotsky (1994), é sumamente relevante, para o desenvolvimento humano, o processo de apropriação ativa, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura.

No caso de pessoas com deficiência motora severa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q1047984 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A liderança é um aspecto considerado fundamental em qualquer tipo de organização. Em essência, a liderança envolve a condução e a orientação das pessoas, bem como a influência interpessoal, para que alcancem um objetivo comum. Trata-se de um processo complexo, que abarca dois lados: o do líder e o dos liderados. Considerando esses aspectos que caracterizam a liderança, seus componentes principais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q1046706 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

É o que tem sido chamado de __________ dos textos contemporâneos, que exigem ____________. Ou seja, textos compostos de muitas linguagens e que exigem capacidades e práticas de compreensão e produção de cada uma delas para fazer significar.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o excerto adaptado de Rojo (2012).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q1047986 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Na empresa Conte Conosco, os processos foram estruturados de modo a reduzir desperdícios e alcançar um alto grau de qualidade na produção de seus produtos, com erro zero como meta principal. Um dos métodos que a empresa adotou consiste em diminuir ao mínimo o tempo que se usa para produzir um produto e o volume de estoques para a produção desse produto. Para tanto, a empresa fez uma seleção de fornecedores e estabeleceu parcerias com fornecedores-chave, comprometidos a entregar o que a empresa solicitar de matéria-prima no momento em que houver o pedido. Como é chamado esse método?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q1046711 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

O corpo pedagógico de uma escola integral da rede estadual de São Paulo tem se reunido para realizar o planejamento escolar. Consultando as Diretrizes do Programa Ensino Integral (São Paulo, s.d.), a equipe percebeu a centralidade das premissas do documento para tomar as decisões e estabelecer as estratégias e ações necessárias para a escola.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta feita pela equipe sobre essas premissas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q1046458 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), é correto afirmar que o conceito de educação especial inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q1070268 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A saída do estado de “guerra de todos contra todos” em Hobbes é abordada por Renato Janine Ribeiro, em seu texto Hobbes: o medo e a esperança, na seguinte passagem: “Como pôr termo a esse conflito? Há uma base jurídica para isso […] a lei de natureza […] Mas não basta o fundamento jurídico. É preciso que exista um Estado dotado da espada, armado, para forçar os homens ao respeito. […] No Estado deve haver um poder soberano, isto é, um foco de autoridade que possa resolver todas as pendências e arbitrar qualquer decisão. Hobbes desenvolve essa ideia”.

Para Hobbes, a criação do Estado com poder soberano foi o que tornou possível a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q1046210 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) afirma que a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q1083339 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Carolina Camargo, no texto “O que é Bullying?” (2009), para ser chamada de “bullying”, uma situação tem que envolver
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q1046220 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Altiere Carvalho, no texto denominado Deficiência Física, ao discorrer sobre o sistema nervoso e o sistema muscular, traz algumas informações que merecem destaque.
Segundo esse autor, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q1046481 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considere a conceituação a seguir.

_________________é uma patologia congênita, normalmente o bebê pode apresentar graves fraturas durante o parto e pouca resistência a quedas, ainda que da própria altura. É comum que apresente deformidade progressiva dos ossos longos.A doença é crônica e irreversível. A alternativa que completa corretamente a lacuna do excerto é :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q1045974 | Pedagogia, Legislação da Educação, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Resolução CNE/CP no 01/2004 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Em seu art. 5o , o documento refere-se ao direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos de ensino de qualidade que contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q1045975 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em conformidade com o documento Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania (Brasil, 2004), assinale a alternativa correta a respeito do Conselho Escolar (CE).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q1045987 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020) indica que a Política Nacional de Educação Especial de 2008, além de delimitar o público-alvo da educação especial e definir diretrizes para a educação especial na perspectiva inclusiva, reafirmou o objetivo do atendimento educacional especializado (AEE), que não deve substituir o ensino comum, mas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q1046505 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020), ao apresentar sua obra, destaca que, nas políticas nacionais em prol da educação inclusiva, o atendimento educacional especializado (AEE) ganha protagonismo e é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q1046519 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
O Decreto nº 5.296/04 regulamentou as Leis nº 10.048/00 e nº 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Nesse Decreto são apresentadas algumas terminologias.
Considere a definição, a seguir, e assinale a alternativa que completa a lacuna para dar sentido ao texto.
_____________é a concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q1046014 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Macedo (2008), um aspecto relevante na abordagem do tema Deficiências Físicas Congênitas é o fato de que, culturalmente, ensina-se a esperar e a planejar o futuro de um filho-sonho. Porém, alguns recém- -nascidos são bem diferentes daqueles acalentados nos sonhos. Incentivados por toda a vida para receberem filhos perfeitos, é natural que os pais sintam dificuldade em lidar com este filho real que apresenta diferenças e que frustram seus desejos mais íntimos de “normalidade”, além de terem que lidar com o “olhar social”.

Ao se considerar o excerto, a autora destaca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q1042970 | Administração Geral, Organizações, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

A estrutura de uma organização nos permite identificar como ela está ordenada e interligada. Assim, uma estrutura comunica muito para quem se dispõe a compreender a forma como uma organização decidiu realizar as trocas entre os membros que a compõem nas atividades do dia a dia em busca de um objetivo comum. Pensando em estrutura organizacional, associe as duas colunas, relacionando a definição de estrutura à sua característica principal.

1. Linear.

2. Matricial.

3. Em rede.

4. Funcional.

( ) As diretorias são montadas segundo suas finalidades: diretoria de finanças, de marketing, de logística etc., favorecendo a especialização de cada diretoria e cada profissional que atua em cada uma delas.

( ) Apresenta uma linha de comando direta e a relação entre as pessoas segue uma forma piramidal, clássica, em que a direção ocupa o topo da pirâmide e a base é formada pelos funcionários de menor autoridade.

( ) Bastante comum em projetos, essa estrutura combina uma divisão por produto ou projeto com uma divisão funcional, tendo especialistas alocados para a finalidade do projeto e subordinados a um gestor desse projeto.

( ) As atividades são divididas entre organizações, existindo uma unidade centralizadora para gerenciar a sincronização e a harmonia das atividades que são exercidas entre cada organização e favorecendo a retroalimentação do sistema por meio das trocas entre todos.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q1042989 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

A Resolução 001/86, do Conama, define impacto ambiental como: ... qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I. a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

II. as atividades sociais e econômicas;

III. a biota; IV. as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

V. a qualidade dos recursos ambientais.

BRASIL. Resolução Conama nº 1, de 23 de janeiro de 1986. Disponível em: https://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=

745 . Acesso em: 18 jul. 2024.

Nesse contexto, é importante ressaltar que o impacto ambiental pode ser tanto negativo como positivo e que toda atividade humana apresenta, necessariamente, algum impacto no meio ambiente.

Assim, cada atividade agrícola listada abaixo tem um possível impacto relacionado a ela. Estabeleça a relação entre as atividades agrícolas, numeradas de 1 a 4, com o impacto ambiental mais provável que ela pode causar.

1. Feijão em sistema de plantio direto.

2. Hortaliças em canteiros cobertos com mulching de plástico.

3. Pecuária extensiva.

4. Cana-de-açúcar com controle biológico de pragas e doenças.

( ) Aumento de resíduos sólidos.

( ) Menor uso de agrotóxicos.

( ) Poluição do ar.

( ) Eliminação ou diminuição da erosão.

A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q1033776 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considere a afirmação:

Se 10 é um número par, então os múltiplos de 10 são números pares.

Uma afirmação logicamente equivalente a essa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.