Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

361Q905527 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Ministério do Turismo, por meio da Portaria nº 100 de 21/06/2011, instituiu o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem - SBClass. Em seu Art. 2º, constituiu referência de caráter oficial sobre tipos e categorias dos empreendimentos de hospedagem. Relacione as sete tipologias dos meios de hospedagem com as respectivas características distintivas conforme SBClass.


I. HOTEL


II. RESORT


III. HOTEL FAZENDA


IV. CAMA E CAFÉ


V. HOTEL HISTÓRICO


VI. POUSADA


VII. FLAT/APART-HOTEL


( ) Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida.


( ) Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.


( ) Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.


( ) Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.


( ) Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.


( ) Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.


( ) Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.


A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q1024603 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


Language learning styles and strategies are among the main factors that help determine how – and how well – our students learn a second or foreign language. The term L2 is used in this text to refer to either a second or a foreign language, following the tradition in our field.


Learning styles are the general approaches – global or analytic, auditory or visual – that students use in acquiring a new language or in learning any other subject. These styles are “the overall patterns that give general direction to learning behavior” (Cornett 1983, p. 9). Of great relevance is this statement: “Learning style is the biologically and developmentally imposed set of characteristics that make the same teaching method wonderful for some and terrible for others” (Dunn and Griggs 1988, p. 3).


Learning strategies are defined as “specific actions, behaviors, steps, or techniques – such as seeking out conversation partners, or giving oneself encouragement to tackle a difficult language task – used by students to enhance their own learning” (Scarcella and Oxford 1992, p. 63). When the learner consciously chooses strategies that fit his or her learning style and the L2 task at hand, these strategies become a useful tool-kit for active, conscious, and purposeful self-regulation of learning. Learning strategies can be classified into six types: cognitive, metacognitive, memoryrelated, compensatory, affective, and social.


(M. Celce-Murcia, 2001. Adaptado)
A autora menciona o uso do termo “L2” para designar o inglês tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua. A BNCC adota o conceito de língua franca para o inglês a ser ensinado nas escolas. A opção por esse conceito, como mencionado na BNCC, implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q1070202 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Concedo de bom grado que o governo civil é o remédio acertado para os inconvenientes do estado de natureza, os quais certamente devem ser grandes onde os homens podem ser juízes em causa própria, já que é fácil imaginar que quem foi tão injusto a ponto de causar dano a um irmão, raramente será tão justo a ponto de condenar a si mesmo por isso” (Locke, J. Two Treatises of Government. London: Every Man’s Library, 1966. Tradução de Cid Knipell Moreira, apud Wefort, F. C. (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1.)
John Locke propõe uma teoria na qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q1046396 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o texto de Omote (em Rodrigues; Capellini e Santos, 2014), a formação de professores no contexto da inclusão é considerada fundamental, porque o professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q1083268 | Noções de Informática, Ferramentas de Reuniões e Comunicações On Line, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a opção do Microsoft Teams, em sua configuração-padrão, que permite criar uma reunião instantânea e que está disponível a partir da aba “Calendário”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q1046404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o texto de Rodrigues (2020), qual das seguintes estratégias contribui para o sucesso da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q1046405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base nas orientações apresentadas por Rodrigues (2020) para a adaptação de atividades escolares para alunos com deficiência intelectual, avalie as alternativas a seguir, e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q1060498 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Ao analisar os valores da glicemia de jejum de uma paciente diabética, o enfermeiro constatou que, nos últimos dias, as medidas foram: 130, 135, 150, 130 e 115 mg/dL. A média, a moda e a mediana desses valores são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1046418 | Medicina, Oftalmologia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Felipe é um menino com baixa visão que apresenta acuidade visual reduzida, comprometimento na percepção das cores, alterações na sensibilidade ao contraste e dificuldades para leitura e reconhecimento de pessoas.
Considerando Domingues et al. (2010), essas limitações se devem ao fato de a perda ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q1046683 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
Schirmer et al. explicam que há vários sistemas de símbolos gráficos que são conhecidos internacionalmente e utilizados para a confecção de pranchas e cartões de comunicação, dentre eles: o Blissymbolics, o Pictogram Ideogram Communication Symbols (PIC) e o Picture Communication Symbols (PCS).

O sistema PCS (Símbolos de Comunicação Pictórica) foi idealizado em 1980 e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q1046705 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Almeida (2017) cita uma passagem de Hamilton e Ture que descreve cenas relacionadas ao racismo. Considere duas delas: na primeira cena, terroristas brancos bombardeiam uma igreja negra e matam cinco crianças; na segunda, a mesma cidade apresenta índices de morte de 500 bebês negros por falta de comida adequada, abrigos e instalações médicas. Para os autores, as cenas representam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q1046708 | Português, Interpretação de Textos, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Jerá Guarani (2020) observa que, quando chegaram pessoas civilizadas, elas “começaram a levar alimentos para a aldeia. Naturalmente, as pessoas têm curiosidade, começam a experimentar as comidas do Juruá e se encantam com a praticidade. Mesmo sendo Guarani, o fascínio ocorria com a população indígena em vários aspectos”.

Assinale a alternativa cuja afirmação representa a compreensão da autora sobre essa situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q1046709 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

De acordo com o documento Matrizes de Referência para avaliação: documento básico – Saresp (São Paulo, 2009), a principal finalidade de uma matriz de referência de avaliação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q1047989 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Tendo em vista que a administração da produção é uma das principais funções de uma empresa, pois é aquela que efetivamente produz tanto os bens quanto os serviços que são, no dizer de Slack, Brandon-Jones e Johnston (2018), a razão de ser de qualquer organização, essa função deve ser desenvolvida estrategicamente, tendo por parte da gestão um olhar atento para os três processos que compõem a produção: recursos de entrada (inputs), processo de transformação e saída (output) de produtos e serviços, identificando-os corretamente e sabendo geri-los com eficiência e eficácia.
SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert.Administração da Produção. 8 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2018
Tendo em vista que toda produção se constitui desses três processos, avalie se as afirmativas a seguir apresentadas são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Na operação de linha aérea, os pilotos e a equipe de bordo são recursos de entrada.
( ) Um processo de transformação de uma microempresa que vende sorvetes ao consumidor é a preparação da massa.
( ) No caso da polícia, a ação de prender criminosos é o seu output.
As afirmativas são, respectivamente:




.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q1046710 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

De acordo com o documento Diretriz Curricular de Tecnologia e Inovação (São Paulo, 2019), estudos recentes demonstram a dificuldade de transferir os conceitos do pensamento computacional para outras áreas do conhecimento.
Nesse contexto, assinale a alternativa que aponta corretamente o que o documento traz como uma forma recomendada de alavancar essa aprendizagem em diferentes modalidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q1047992 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Os empreendedores e as organizações já estabelecidas devem considerar o valor do dinheiro no tempo quando vão tomar uma decisão de investimentos. Como todo investimento está associado à aplicação de recursos, se não houver uma análise cuidadosa e estratégica de opções, o investimento poderá gerar menos valor do que se poderia conseguir ou, ainda, nem sequer gerar valor. Dentre as opções de análise de investimentos, são muito utilizados indicadores de viabilidade econômica e financeira de um projeto, destacando-se três a seguir.

1. VPL

2. TIR

3. Payback descontado

A. Se o resultado de um cálculo de determinado projeto for menor que zero, isso significa que a decisão por tal projeto irá reduzir o valor organizacional e, portanto, o empreendedor ou a organização não devem aceitar o projeto.

B. Conceitualmente, significa a taxa de desconto que torna o VPL igual a zero; se o resultado for menor que a taxa de retorno mínima exigida, o empreendedor ou a organização devem rejeitar o projeto.

C. Possibilita identificar qual será o tempo de retorno que um empreendedor ou uma organização terão para um investimento que estão analisando para tomarem a decisão sobre se devem ou não o realizar.

A alternativa que indica a relação correta entre cada indicador de viabilidade econômica e financeira e sua característica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q1046457 | Português, Interpretação de Textos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Omote (2014), os educadores precisam estar motivados e compromissados para tornarem-se agentes capazes de promover a formação das novas gerações de cidadãos.
Segundo ele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q1047994 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Estoques, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Duas empresas, Agility e Best, estão querendo aprimorar seus indicadores de desempenho e estão com foco no estoque, para analisar se estão sendo eficazes nessa administração de um ponto muito sensível: estoques de produtos. Ambas solicitaram aos seus respectivos departamentos responsáveis que calculassem o giro de estoque e os resultados foram os seguintes: para a empresa Agility, o resultado do cálculo foi: 1,20 e para a empresa Best, o resultado foi de 0,90.

Considerando o contexto apresentado e os dois resultados encontrados, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A empresa Best apresenta um resultado melhor que o da empresa Agility no tocante ao giro de estoque

PORQUE


II. O giro de estoque possibilita que a organização identifique quantas vezes o capital que ela investiu na produção foi recuperado pelas vendas de seu produto.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q1047995 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Anabel acaba de se formar em Administração e resolve abrir um pequeno negócio de produtos para pets, com opção de entrega em domicílio. Pensando em oferecer algo bem direcionado, Anabel decide realizar uma pesquisa para compreender quem pode ser seu potencial cliente e focar na comunicação mais direcionada, além de preparar produtos que tenham mais aceitação para esse público potencial. Elabora, então, um questionário que levanta, entre outros itens, os seguintes dados: (1) código postal, (2) nível de renda, (3) fator principal que leva a uma decisão pela compra, (4) que pets moram em sua casa (cães, gatos, passarinhos etc.) e o que eles representam para a pessoa. Com relação aos itens que Anabel levantou, eles se classificam, respectivamente, em segmentação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q1024959 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Read the text and answer question.

Education in a language which is not the first language of the learner is as old as education itself. As individuals from different language groups have lived together, some have been educated in an additional language. This is as true of Ancient Rome as it is of the increasingly multilingual societies being created through mobility and globalization in the 21th century.


Two thousand years ago, provision of an educational curriculum in an additional language happened as the Roman Empire expanded and absorbed Greek territory, language and culture. Families in Rome educated their children in Greek to ensure that they would have access to not only the language, but also the social and professional opportunities it would provide for them in their future lives, including living in Greek-speaking educational communities. This historical experience has been replicated across the world through the centuries, and is now particularly true of the global uptake of English language learning.


Researchers and educators have sought new practices in education that will suit the demands of the present day. Globalization and the forces of economic and social convergence have had a significant impact on who learns which language, at what stage in their development, and in which way. The driving forces for language learning differ according to country and region, but they share the objective of wanting to achieve the best possible results in the shortest time. This need has often dovetailed with the need to adapt content-teaching methodologies so as to raise overall levels of proficiency.


(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado)

According to Harmer (1998), “students, like the rest of us, need to be able to do a number of things with a reading text”. In an activity in which the learner is asked to read a text to select names of people and the dates of the facts, a teacher will be stimulating the learners to use the strategy named
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.