Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q1046464 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Bampi; Guilhem; Alves (2010) afirmam: A experiência da deficiência faz parte da vida de pessoas que têm doença, lesão ou limitação corporal. Contudo, esse tema é ainda pouco estudado e recebe poucos incentivos para pesquisa no mundo e no Brasil. Esses autores acreditam há alguns motivos para que isso ocorra.
Os motivos, segundo esses autores, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q1046472 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na escola encontram-se alunos com lesões neurológicas não evolutivas e alunos com quadros progressivos.
Em relação a esses dois tipos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q1046477 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para o desenvolvimento das atividades ligadas às disciplinas escolares, o aluno com deficiência necessita de uma avaliação que tem por objetivo identificar a necessidade de se introduzir um recurso diferenciado que lhe possibilite participar das atividades com seus colegas (Sartoretto, 2010).
Em relação a esse tema, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q1070289 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os pressupostos racistas partilhados pela maioria dos Europeus na virada do século XIX ao XX são hoje totalmente inaceitáveis, pelo menos na vida pública. Um poeta não poderia hoje escrever sobre: “raças inferiores à margem da lei” e manter – e até aumentar – a sua reputação, como fez Rudyard Kipling em poema de 1897 que celebrava os 60 anos no trono britânico da Rainha Vitória. Não quer isto dizer que os racistas tenham desaparecido, mas apenas que têm de disfarçar o seu racismo se quiserem que a sua política e as suas ideias tenham alguma possibilidade de aceitação. O princípio de que todos os seres humanos são iguais faz parte da ortodoxia política e ética dominante.

(Singer, 2018. Adaptado)

Segundo Peter Singer, o princípio da igualdade supõe que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q1046231 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
No capítulo III, Bersch aborda o tema Tecnologia Assistiva (TA) e informa que nas salas de recursos multifuncionais, destinadas ao atendimento especializado na escola, é que o aluno experimentará várias opções de equipamentos, até encontrar o que melhor se ajusta à sua condição e necessidade.
A autora completa que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q1045978 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A Meta 2 do Plano Estadual de Educação de São Paulo (Lei no 16.279/2016) objetiva a universalização do Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos, visando garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano de vigência do Plano. Entre as estratégias da referida meta, está a previsão de desenvolver formas alternativas de oferta do Ensino Fundamental, garantida a qualidade, para atender aos filhos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q1045996 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), aponta que, a partir da década de 1960, ocorreu um processo significativo, impulsionado por diferentes setores da sociedade, que provocou profundas transformações na educação especial. Diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entre os quais se destaca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q1045997 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), “os alunos com graves problemas de aprendizagem incorporam-se à escola para ter acesso, junto com seus colegas, a experiências similares de aprendizagem.” Para os autores, a ênfase nos aspectos comuns da aprendizagem destaca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q1046510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A presença de interprete em sala de aula e o uso da língua de sinais não garantem que todas as necessidades educacionais dos surdos sejam atendidas. (Kotaki e Lacerda, In: Lacerda e Santos, 2014).
Para as autoras, além do interprete e acesso à Libras, é importante haver
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q1046002 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Rodrigues (2020), ao sugerir adaptações de atividades para estudantes com deficiência, recomenda uma série de passos que visam facilitar o trabalho do professor. Dentre esses passos, destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q1046006 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação ao paradigma de suportes, uma concepção que ganha força no século XXI, Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) destacam que ele é centrado na ideia de inclusão, prevendo intervenções tanto no processo de desenvolvimento do indivíduo quanto no reajuste da realidade social, por meio de suportes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q1046008 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Algumas vezes os alunos estarão impedidos de acompanhar as aulas com a regularidade necessária, por motivo de internação hospitalar ou de cuidados de saúde que deverão ser priorizados. Nesse momento,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q1046520 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
Considere que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado (AEE), disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
De acordo com a política de 2008,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q1046009 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A tecnologia assistiva (TA) é composta de recursos e serviços. Assinale a alternativa que corretamente define os recursos de TA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q1046012 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

MLC é uma menina de nove anos que apresenta movimentos coreoatetóideos. Apesar de suas limitações físicas, sente-se muito feliz ao expressar suas emoções por meio de pintura.

Das alternativas a seguir, assinale a indicada para auxiliar na inibição de movimentos involuntários durante essa atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q1046036 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), os sinais do Sistema Braille recebem designações diferentes, de acordo com o espaço que ocupam. Aqueles sinais em cuja constituição figuram os pontos 1 e/ou 4, mas não entram os pontos 3 nem 6, são chamados de sinais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q1042977 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Um paciente está internado na clínica médica e em sua prescrição consta a infusão de 500 ml de solução em 24 horas. Calcule o gotejamento em gotas por minuto para infundir essa solução de 500 ml em 24 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q905520 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Em um curso técnico de administração, o professor optou por implementar a metodologia de "estudo de caso" para explorar estratégias de gestão financeira. Ele apresentou um caso real de uma empresa enfrentando desafios financeiros e solicitou aos estudantes que analisassem a situação, identificassem os problemas e propusessem soluções viáveis. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1033777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A sequência numérica a seguir foi criada com um padrão lógico:
10, 15, 13, 12, 18, 16, 14, 21, 19, 16, 24, 22, 18, ...
Nessa sequência, a diferença entre o 39o e o 29o elementos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q905531 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Na hotelaria, alguns termos técnicos são mundialmente utilizados facilitando a operação, sobretudo em redes internacionais. Assinale a alternativa que apresenta o termo técnico relacionado ao conceito correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.