Questões de Concursos SEDUC SP Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUC SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 381Q1046464 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Bampi; Guilhem; Alves (2010) afirmam: A experiência da deficiência faz parte da vida de pessoas que têm doença, lesão ou limitação corporal. Contudo, esse tema é ainda pouco estudado e recebe poucos incentivos para pesquisa no mundo e no Brasil. Esses autores acreditam há alguns motivos para que isso ocorra. Os motivos, segundo esses autores, são: ✂️ a) a pessoa com deficiência é considerada como pertencente a um grupo à parte da sociedade, não é prioridade, e os assuntos sobre a população “normal” são mais relevantes. ✂️ b) a deficiência é considerada, sob o enfoque psicossocial, como uma benção divina e, sob o enfoque político, a inclusão escolar já resolveu as questões sobre as pessoas com deficiência. ✂️ c) a educação apresenta diferentes definições para deficiência que dificultam o entendimento para receber os benefícios do governo, e os estudiosos não estão preocupados com a deficiência. ✂️ d) a crise econômica mundial e brasileira que não permite dispor de uma significativa quantia e a falta de profissional qualificado para realizar os estudos. ✂️ e) a deficiência continua a ser largamente compreendida como um fato do azar ou de má sorte pessoal e, do ponto de vista social e político, os deficientes são vistos como minoria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 382Q1046472 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na escola encontram-se alunos com lesões neurológicas não evolutivas e alunos com quadros progressivos. Em relação a esses dois tipos, é correto afirmar: ✂️ a) a paralisia cerebral e os traumas medulares são exemplos de lesões neurológicas não evolutivas, as limitações tendem a diminuir com a introdução de recursos. ✂️ b) os traumas medulares geram um aumento progressivo de incapacidades funcionais e os problemas de saúde associados serão mais frequentes. ✂️ c) a paralisia cerebral faz parte de um quadro no qual existe o aumento progressivo de incapacidades funcionais e intelectuais. ✂️ d) as distrofias musculares não são evolutivas e as limitações desaparecem com a introdução de estimulações específicas e variadas. ✂️ e) para o professor do AEE não importa se os quadros são progressivos ou estáveis, essas informações não auxiliarão na condução do seu trabalho e nem na orientação ao professor da classe comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 383Q1046477 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para o desenvolvimento das atividades ligadas às disciplinas escolares, o aluno com deficiência necessita de uma avaliação que tem por objetivo identificar a necessidade de se introduzir um recurso diferenciado que lhe possibilite participar das atividades com seus colegas (Sartoretto, 2010). Em relação a esse tema, é correto afirmar: ✂️ a) o projeto e os materiais utilizados na criação de recursos pedagógicos devem levar em consideração as habilidades motoras, visuais, auditivas e cognitivas do aluno. ✂️ b) ao introduzir um recurso, o professor não precisa ter clareza do objetivo educacional que está sendo pretendido por meio daquela atividade. ✂️ c) um aluno com dificuldade motora está impedido de escrever textos e, consequentemente, não pode demonstrar o que aprendeu. ✂️ d) somente os professores e colegas na escola devem ser orientados sobre a maneira mais eficiente de utilizar os recursos acessíveis. ✂️ e) é o resultado da execução da tarefa que deve ser avaliado pelo professor especializado, e não, se o recurso permitiu ao aluno participar da atividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 384Q1070289 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Os pressupostos racistas partilhados pela maioria dos Europeus na virada do século XIX ao XX são hoje totalmente inaceitáveis, pelo menos na vida pública. Um poeta não poderia hoje escrever sobre: “raças inferiores à margem da lei” e manter – e até aumentar – a sua reputação, como fez Rudyard Kipling em poema de 1897 que celebrava os 60 anos no trono britânico da Rainha Vitória. Não quer isto dizer que os racistas tenham desaparecido, mas apenas que têm de disfarçar o seu racismo se quiserem que a sua política e as suas ideias tenham alguma possibilidade de aceitação. O princípio de que todos os seres humanos são iguais faz parte da ortodoxia política e ética dominante. (Singer, 2018. Adaptado) Segundo Peter Singer, o princípio da igualdade supõe que ✂️ a) todos os cidadãos devem ter os mesmos direitos em estados democráticos. ✂️ b) os direitos de todas as pessoas devem ser proporcionais a seus esforços. ✂️ c) os interesses de todas as pessoas devem receber consideração moral. ✂️ d) todas as pessoas são iguais perante a lei e devem ser igualmente tratadas. ✂️ e) o merecimento de todas as pessoas deve ser a medida da consideração moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 385Q1046231 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão: No capítulo III, Bersch aborda o tema Tecnologia Assistiva (TA) e informa que nas salas de recursos multifuncionais, destinadas ao atendimento especializado na escola, é que o aluno experimentará várias opções de equipamentos, até encontrar o que melhor se ajusta à sua condição e necessidade. A autora completa que ✂️ a) após o aluno ter sucesso com o uso do recurso de TA, o professor especializado providenciará que esse recurso seja transferido para a sala de aula, mas não como material pessoal. ✂️ b) no âmbito da educação escolar, o serviço de TA vai simplesmente auxiliar o aluno a fazer tarefas pretendidas na sala de aula comum. ✂️ c) a escolha dos serviços de TA na escola comum deve ser realizada apenas entre o professor especializado, o aluno e um terapeuta. ✂️ d) junto com o professor especializado, o aluno aprenderá a utilizar o recurso, tendo por objetivo usufruir ao máximo dessa tecnologia. ✂️ e) no processo educacional, somente poderão ser utilizados os recursos de baixa tecnologia, que podem ser obtidos ou confeccionados artesanalmente pelo professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 386Q1045978 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025A Meta 2 do Plano Estadual de Educação de São Paulo (Lei no 16.279/2016) objetiva a universalização do Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos, visando garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano de vigência do Plano. Entre as estratégias da referida meta, está a previsão de desenvolver formas alternativas de oferta do Ensino Fundamental, garantida a qualidade, para atender aos filhos de ✂️ a) pessoas com deficiências e/ou transtornos permanentes. ✂️ b) cidadãos em situação de analfabetismo absoluto ou funcional. ✂️ c) profissionais que se dedicam a atividades de caráter itinerante. ✂️ d) famílias adeptas da educação escolar ou homeschooling. ✂️ e) cidadãos pertencentes a grupos alvo de preconceito e outras formas de discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 387Q1045996 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), aponta que, a partir da década de 1960, ocorreu um processo significativo, impulsionado por diferentes setores da sociedade, que provocou profundas transformações na educação especial. Diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entre os quais se destaca: ✂️ a) os movimentos sociais a favor da igualdade. ✂️ b) os serviços de educação especial. ✂️ c) as escolas de tempo integral. ✂️ d) as políticas públicas para ampliação de vagas nas escolas. ✂️ e) o crescente número de matrículas em salas de recurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 388Q1045997 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), “os alunos com graves problemas de aprendizagem incorporam-se à escola para ter acesso, junto com seus colegas, a experiências similares de aprendizagem.” Para os autores, a ênfase nos aspectos comuns da aprendizagem destaca ✂️ a) o aspecto mais rico e positivo das escolas inclusivas. ✂️ b) os entraves no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. ✂️ c) a impossibilidade de oferta de apoio a todos os estudantes. ✂️ d) uma característica importante da escola especial. ✂️ e) a dificuldade da escola em incluir todos os estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 389Q1046510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A presença de interprete em sala de aula e o uso da língua de sinais não garantem que todas as necessidades educacionais dos surdos sejam atendidas. (Kotaki e Lacerda, In: Lacerda e Santos, 2014). Para as autoras, além do interprete e acesso à Libras, é importante haver ✂️ a) a participação de adultos no processo de desenvolvimento das crianças surdas. ✂️ b) professores polivalentes, que dominem a língua de sinais para o ensino dos conteúdos. ✂️ c) recursos humanos, materiais e metodológicos para que o aprendizado se desenvolva. ✂️ d) sala de recursos para o atendimento e ensino da língua para os alunos ouvintes. ✂️ e) oferta de educação bilíngue ao longo de todo o percurso em escolas comum inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 390Q1046002 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Rodrigues (2020), ao sugerir adaptações de atividades para estudantes com deficiência, recomenda uma série de passos que visam facilitar o trabalho do professor. Dentre esses passos, destacam-se: ✂️ a) integração e inclusão. ✂️ b) adaptação e alinhamento. ✂️ c) acessibilidade e padronização. ✂️ d) empatia e organização. ✂️ e) acolhimento e diferenciação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 391Q1046006 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação ao paradigma de suportes, uma concepção que ganha força no século XXI, Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) destacam que ele é centrado na ideia de inclusão, prevendo intervenções tanto no processo de desenvolvimento do indivíduo quanto no reajuste da realidade social, por meio de suportes ✂️ a) adaptados às especificidades de cada estudante com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades para permanência nos espaços escolares. ✂️ b) exclusivos às necessidades individuais e coletivas, garantindo que todos os estudantes tenham acesso ao currículo escolar com adaptações razoáveis. ✂️ c) físicos, psicológicos, sociais e instrumentais, para que a pessoa com deficiência possa ter condições de acesso ao espaço comum da vida na sociedade. ✂️ d) pedagógicos, para a garantia da personalização dos processos educacionais, que garantem o sucesso da educação para os estudantes com deficiência intelectual. ✂️ e) e serviços de apoio, incluindo os profissionais para alimentação, higiene e locomoção dos estudantes que necessitam de níveis mais especializados de mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 392Q1046008 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025Algumas vezes os alunos estarão impedidos de acompanhar as aulas com a regularidade necessária, por motivo de internação hospitalar ou de cuidados de saúde que deverão ser priorizados. Nesse momento, ✂️ a) o professor da sala comum poderá propor o atendimento educacional hospitalar e o acompanhamento domiciliar, após a alta, até que conclua o respectivo ano letivo. ✂️ b) o professor especializado poderá propor o atendimento educacional hospitalar até que os problemas de saúde se estabilizarem, quando seu déficit de acesso ao conteúdo escolar será dirimido na sala de recurso multifuncional. ✂️ c) a escola deve aguardar o retorno do aluno tão logo os problemas de saúde se estabilizarem e o matricular na sala de recursos multifuncionais para que receba instruções sobre o conteúdo escolar perdido no período. ✂️ d) o professor comum poderá propor acompanhamento domiciliar tão logo os problemas de saúde se estabilizarem e a escola avaliará o melhor momento para o seu retorno à sala comum a partir do próximo ano letivo. ✂️ e) o professor especializado poderá propor o atendimento educacional hospitalar ou acompanhamento domiciliar, até que esse aluno retorne ao grupo, tão logo os problemas de saúde se estabilizarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 393Q1046520 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão. Considere que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado (AEE), disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. De acordo com a política de 2008, ✂️ a) em todas as etapas e modalidades da educação básica, o AEE pode ser organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, sem constituir oferta obrigatória dos sistemas de ensino. ✂️ b) as atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado não se diferenciam daquelas realizadas na sala de aula comum e podem ser substitutivas à escolarização. ✂️ c) ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento não precisa, necessariamente, estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum. ✂️ d) na educação superior, a transversalidade da educação especial efetiva-se por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. ✂️ e) na educação indígena, do campo e quilombola, não se pode assegurar os recursos, serviços e atendimento educacional especializado por conta das diferenças socioculturais desses grupos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 394Q1046009 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025A tecnologia assistiva (TA) é composta de recursos e serviços. Assinale a alternativa que corretamente define os recursos de TA. ✂️ a) Engloba as ações que buscam resolver os problemas funcionais do aluno no espaço da escola para que participe das várias atividades neste contexto. ✂️ b) Remete à necessidade do desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos que eliminem o estigma e o preconceito. ✂️ c) Compreende o equipamento utilizado pelo aluno, que lhe permite ou favorece o desempenho de uma tarefa. ✂️ d) Consideram-se as ferramentas utilizadas pelo professor para que se eliminem as barreiras atitudinais. ✂️ e) Compreende a utilização de implementação de recursos humanos que visem a diminuição de entraves funcionais do aluno na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 395Q1046012 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025MLC é uma menina de nove anos que apresenta movimentos coreoatetóideos. Apesar de suas limitações físicas, sente-se muito feliz ao expressar suas emoções por meio de pintura. Das alternativas a seguir, assinale a indicada para auxiliar na inibição de movimentos involuntários durante essa atividade. ✂️ a) Tesoura com suporte fixo. ✂️ b) Ponteira de cabeça. ✂️ c) Aranha mola. ✂️ d) Separador de páginas de feltro. ✂️ e) Pulseira imantada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 396Q1046036 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), os sinais do Sistema Braille recebem designações diferentes, de acordo com o espaço que ocupam. Aqueles sinais em cuja constituição figuram os pontos 1 e/ou 4, mas não entram os pontos 3 nem 6, são chamados de sinais ✂️ a) inferiores. ✂️ b) superiores. ✂️ c) da coluna direita. ✂️ d) compostos. ✂️ e) da coluna esquerda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 397Q1042977 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024Um paciente está internado na clínica médica e em sua prescrição consta a infusão de 500 ml de solução em 24 horas. Calcule o gotejamento em gotas por minuto para infundir essa solução de 500 ml em 24 horas. ✂️ a) 5 gt/min. ✂️ b) 21 gt/min. ✂️ c) 3 gt/min. ✂️ d) 1 gt/min. ✂️ e) 7 gt/min. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 398Q905520 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024Em um curso técnico de administração, o professor optou por implementar a metodologia de "estudo de caso" para explorar estratégias de gestão financeira. Ele apresentou um caso real de uma empresa enfrentando desafios financeiros e solicitou aos estudantes que analisassem a situação, identificassem os problemas e propusessem soluções viáveis. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto? ✂️ a) Os grupos apresentam suas análises do estudo de caso para a turma, defendendo suas conclusões e estratégias recomendadas. ✂️ b) O professor conduz uma sessão de debate estruturado no qual os estudantes aplicam teorias contemporâneas de administração financeira ao estudo de caso apresentado. ✂️ c) Cada estudante desenvolve um projeto individual detalhando o uso de sistemas de informação financeira para análise de dados contábeis. ✂️ d) Os estudantes participam de uma série de seminários interativos com executivos de finanças sobre práticas emergentes de gestão financeira corporativa. ✂️ e) A turma realiza uma visita a uma bolsa de valores regional para observar como as decisões financeiras são implementadas no mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 399Q1033777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025A sequência numérica a seguir foi criada com um padrão lógico: 10, 15, 13, 12, 18, 16, 14, 21, 19, 16, 24, 22, 18, ... Nessa sequência, a diferença entre o 39o e o 29o elementos é igual a ✂️ a) 7. ✂️ b) 11. ✂️ c) 16. ✂️ d) 8. ✂️ e) 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 400Q905531 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024Na hotelaria, alguns termos técnicos são mundialmente utilizados facilitando a operação, sobretudo em redes internacionais. Assinale a alternativa que apresenta o termo técnico relacionado ao conceito correto. ✂️ a) Front Desk é o departamento que subsidia os serviços de eventos como almoxarifado e demais depósitos de cadeiras e divisórias das salas. ✂️ b) Baby Sitter é o profissional responsável pela higienização profunda das unidades habitacionais que foram ocupadas por crianças menores de 14 anos. ✂️ c) Housekeeper é o departamento que monitora todos os itens de segurança do empreendimento hoteleiro, sobretudo as câmeras instaladas nos corredores das unidades habitacionais. ✂️ d) Conciergerie é o setor que presta informações sobre assuntos diversos que não se referem diretamente à hospedagem, como opções de passeios, gastronomia, transporte, shows entre outros. ✂️ e) Room Service é o departamento responsável pela limpeza das unidades habitacionais exclusivamente no turno da madrugada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
381Q1046464 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Bampi; Guilhem; Alves (2010) afirmam: A experiência da deficiência faz parte da vida de pessoas que têm doença, lesão ou limitação corporal. Contudo, esse tema é ainda pouco estudado e recebe poucos incentivos para pesquisa no mundo e no Brasil. Esses autores acreditam há alguns motivos para que isso ocorra. Os motivos, segundo esses autores, são: ✂️ a) a pessoa com deficiência é considerada como pertencente a um grupo à parte da sociedade, não é prioridade, e os assuntos sobre a população “normal” são mais relevantes. ✂️ b) a deficiência é considerada, sob o enfoque psicossocial, como uma benção divina e, sob o enfoque político, a inclusão escolar já resolveu as questões sobre as pessoas com deficiência. ✂️ c) a educação apresenta diferentes definições para deficiência que dificultam o entendimento para receber os benefícios do governo, e os estudiosos não estão preocupados com a deficiência. ✂️ d) a crise econômica mundial e brasileira que não permite dispor de uma significativa quantia e a falta de profissional qualificado para realizar os estudos. ✂️ e) a deficiência continua a ser largamente compreendida como um fato do azar ou de má sorte pessoal e, do ponto de vista social e político, os deficientes são vistos como minoria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
382Q1046472 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na escola encontram-se alunos com lesões neurológicas não evolutivas e alunos com quadros progressivos. Em relação a esses dois tipos, é correto afirmar: ✂️ a) a paralisia cerebral e os traumas medulares são exemplos de lesões neurológicas não evolutivas, as limitações tendem a diminuir com a introdução de recursos. ✂️ b) os traumas medulares geram um aumento progressivo de incapacidades funcionais e os problemas de saúde associados serão mais frequentes. ✂️ c) a paralisia cerebral faz parte de um quadro no qual existe o aumento progressivo de incapacidades funcionais e intelectuais. ✂️ d) as distrofias musculares não são evolutivas e as limitações desaparecem com a introdução de estimulações específicas e variadas. ✂️ e) para o professor do AEE não importa se os quadros são progressivos ou estáveis, essas informações não auxiliarão na condução do seu trabalho e nem na orientação ao professor da classe comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
383Q1046477 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para o desenvolvimento das atividades ligadas às disciplinas escolares, o aluno com deficiência necessita de uma avaliação que tem por objetivo identificar a necessidade de se introduzir um recurso diferenciado que lhe possibilite participar das atividades com seus colegas (Sartoretto, 2010). Em relação a esse tema, é correto afirmar: ✂️ a) o projeto e os materiais utilizados na criação de recursos pedagógicos devem levar em consideração as habilidades motoras, visuais, auditivas e cognitivas do aluno. ✂️ b) ao introduzir um recurso, o professor não precisa ter clareza do objetivo educacional que está sendo pretendido por meio daquela atividade. ✂️ c) um aluno com dificuldade motora está impedido de escrever textos e, consequentemente, não pode demonstrar o que aprendeu. ✂️ d) somente os professores e colegas na escola devem ser orientados sobre a maneira mais eficiente de utilizar os recursos acessíveis. ✂️ e) é o resultado da execução da tarefa que deve ser avaliado pelo professor especializado, e não, se o recurso permitiu ao aluno participar da atividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
384Q1070289 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Os pressupostos racistas partilhados pela maioria dos Europeus na virada do século XIX ao XX são hoje totalmente inaceitáveis, pelo menos na vida pública. Um poeta não poderia hoje escrever sobre: “raças inferiores à margem da lei” e manter – e até aumentar – a sua reputação, como fez Rudyard Kipling em poema de 1897 que celebrava os 60 anos no trono britânico da Rainha Vitória. Não quer isto dizer que os racistas tenham desaparecido, mas apenas que têm de disfarçar o seu racismo se quiserem que a sua política e as suas ideias tenham alguma possibilidade de aceitação. O princípio de que todos os seres humanos são iguais faz parte da ortodoxia política e ética dominante. (Singer, 2018. Adaptado) Segundo Peter Singer, o princípio da igualdade supõe que ✂️ a) todos os cidadãos devem ter os mesmos direitos em estados democráticos. ✂️ b) os direitos de todas as pessoas devem ser proporcionais a seus esforços. ✂️ c) os interesses de todas as pessoas devem receber consideração moral. ✂️ d) todas as pessoas são iguais perante a lei e devem ser igualmente tratadas. ✂️ e) o merecimento de todas as pessoas deve ser a medida da consideração moral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
385Q1046231 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão: No capítulo III, Bersch aborda o tema Tecnologia Assistiva (TA) e informa que nas salas de recursos multifuncionais, destinadas ao atendimento especializado na escola, é que o aluno experimentará várias opções de equipamentos, até encontrar o que melhor se ajusta à sua condição e necessidade. A autora completa que ✂️ a) após o aluno ter sucesso com o uso do recurso de TA, o professor especializado providenciará que esse recurso seja transferido para a sala de aula, mas não como material pessoal. ✂️ b) no âmbito da educação escolar, o serviço de TA vai simplesmente auxiliar o aluno a fazer tarefas pretendidas na sala de aula comum. ✂️ c) a escolha dos serviços de TA na escola comum deve ser realizada apenas entre o professor especializado, o aluno e um terapeuta. ✂️ d) junto com o professor especializado, o aluno aprenderá a utilizar o recurso, tendo por objetivo usufruir ao máximo dessa tecnologia. ✂️ e) no processo educacional, somente poderão ser utilizados os recursos de baixa tecnologia, que podem ser obtidos ou confeccionados artesanalmente pelo professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
386Q1045978 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025A Meta 2 do Plano Estadual de Educação de São Paulo (Lei no 16.279/2016) objetiva a universalização do Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos, visando garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano de vigência do Plano. Entre as estratégias da referida meta, está a previsão de desenvolver formas alternativas de oferta do Ensino Fundamental, garantida a qualidade, para atender aos filhos de ✂️ a) pessoas com deficiências e/ou transtornos permanentes. ✂️ b) cidadãos em situação de analfabetismo absoluto ou funcional. ✂️ c) profissionais que se dedicam a atividades de caráter itinerante. ✂️ d) famílias adeptas da educação escolar ou homeschooling. ✂️ e) cidadãos pertencentes a grupos alvo de preconceito e outras formas de discriminação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
387Q1045996 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), aponta que, a partir da década de 1960, ocorreu um processo significativo, impulsionado por diferentes setores da sociedade, que provocou profundas transformações na educação especial. Diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entre os quais se destaca: ✂️ a) os movimentos sociais a favor da igualdade. ✂️ b) os serviços de educação especial. ✂️ c) as escolas de tempo integral. ✂️ d) as políticas públicas para ampliação de vagas nas escolas. ✂️ e) o crescente número de matrículas em salas de recurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
388Q1045997 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), “os alunos com graves problemas de aprendizagem incorporam-se à escola para ter acesso, junto com seus colegas, a experiências similares de aprendizagem.” Para os autores, a ênfase nos aspectos comuns da aprendizagem destaca ✂️ a) o aspecto mais rico e positivo das escolas inclusivas. ✂️ b) os entraves no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. ✂️ c) a impossibilidade de oferta de apoio a todos os estudantes. ✂️ d) uma característica importante da escola especial. ✂️ e) a dificuldade da escola em incluir todos os estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
389Q1046510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A presença de interprete em sala de aula e o uso da língua de sinais não garantem que todas as necessidades educacionais dos surdos sejam atendidas. (Kotaki e Lacerda, In: Lacerda e Santos, 2014). Para as autoras, além do interprete e acesso à Libras, é importante haver ✂️ a) a participação de adultos no processo de desenvolvimento das crianças surdas. ✂️ b) professores polivalentes, que dominem a língua de sinais para o ensino dos conteúdos. ✂️ c) recursos humanos, materiais e metodológicos para que o aprendizado se desenvolva. ✂️ d) sala de recursos para o atendimento e ensino da língua para os alunos ouvintes. ✂️ e) oferta de educação bilíngue ao longo de todo o percurso em escolas comum inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
390Q1046002 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Rodrigues (2020), ao sugerir adaptações de atividades para estudantes com deficiência, recomenda uma série de passos que visam facilitar o trabalho do professor. Dentre esses passos, destacam-se: ✂️ a) integração e inclusão. ✂️ b) adaptação e alinhamento. ✂️ c) acessibilidade e padronização. ✂️ d) empatia e organização. ✂️ e) acolhimento e diferenciação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
391Q1046006 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação ao paradigma de suportes, uma concepção que ganha força no século XXI, Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) destacam que ele é centrado na ideia de inclusão, prevendo intervenções tanto no processo de desenvolvimento do indivíduo quanto no reajuste da realidade social, por meio de suportes ✂️ a) adaptados às especificidades de cada estudante com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades para permanência nos espaços escolares. ✂️ b) exclusivos às necessidades individuais e coletivas, garantindo que todos os estudantes tenham acesso ao currículo escolar com adaptações razoáveis. ✂️ c) físicos, psicológicos, sociais e instrumentais, para que a pessoa com deficiência possa ter condições de acesso ao espaço comum da vida na sociedade. ✂️ d) pedagógicos, para a garantia da personalização dos processos educacionais, que garantem o sucesso da educação para os estudantes com deficiência intelectual. ✂️ e) e serviços de apoio, incluindo os profissionais para alimentação, higiene e locomoção dos estudantes que necessitam de níveis mais especializados de mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
392Q1046008 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025Algumas vezes os alunos estarão impedidos de acompanhar as aulas com a regularidade necessária, por motivo de internação hospitalar ou de cuidados de saúde que deverão ser priorizados. Nesse momento, ✂️ a) o professor da sala comum poderá propor o atendimento educacional hospitalar e o acompanhamento domiciliar, após a alta, até que conclua o respectivo ano letivo. ✂️ b) o professor especializado poderá propor o atendimento educacional hospitalar até que os problemas de saúde se estabilizarem, quando seu déficit de acesso ao conteúdo escolar será dirimido na sala de recurso multifuncional. ✂️ c) a escola deve aguardar o retorno do aluno tão logo os problemas de saúde se estabilizarem e o matricular na sala de recursos multifuncionais para que receba instruções sobre o conteúdo escolar perdido no período. ✂️ d) o professor comum poderá propor acompanhamento domiciliar tão logo os problemas de saúde se estabilizarem e a escola avaliará o melhor momento para o seu retorno à sala comum a partir do próximo ano letivo. ✂️ e) o professor especializado poderá propor o atendimento educacional hospitalar ou acompanhamento domiciliar, até que esse aluno retorne ao grupo, tão logo os problemas de saúde se estabilizarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
393Q1046520 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão. Considere que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado (AEE), disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. De acordo com a política de 2008, ✂️ a) em todas as etapas e modalidades da educação básica, o AEE pode ser organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, sem constituir oferta obrigatória dos sistemas de ensino. ✂️ b) as atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado não se diferenciam daquelas realizadas na sala de aula comum e podem ser substitutivas à escolarização. ✂️ c) ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento não precisa, necessariamente, estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum. ✂️ d) na educação superior, a transversalidade da educação especial efetiva-se por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. ✂️ e) na educação indígena, do campo e quilombola, não se pode assegurar os recursos, serviços e atendimento educacional especializado por conta das diferenças socioculturais desses grupos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
394Q1046009 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025A tecnologia assistiva (TA) é composta de recursos e serviços. Assinale a alternativa que corretamente define os recursos de TA. ✂️ a) Engloba as ações que buscam resolver os problemas funcionais do aluno no espaço da escola para que participe das várias atividades neste contexto. ✂️ b) Remete à necessidade do desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos que eliminem o estigma e o preconceito. ✂️ c) Compreende o equipamento utilizado pelo aluno, que lhe permite ou favorece o desempenho de uma tarefa. ✂️ d) Consideram-se as ferramentas utilizadas pelo professor para que se eliminem as barreiras atitudinais. ✂️ e) Compreende a utilização de implementação de recursos humanos que visem a diminuição de entraves funcionais do aluno na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
395Q1046012 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025MLC é uma menina de nove anos que apresenta movimentos coreoatetóideos. Apesar de suas limitações físicas, sente-se muito feliz ao expressar suas emoções por meio de pintura. Das alternativas a seguir, assinale a indicada para auxiliar na inibição de movimentos involuntários durante essa atividade. ✂️ a) Tesoura com suporte fixo. ✂️ b) Ponteira de cabeça. ✂️ c) Aranha mola. ✂️ d) Separador de páginas de feltro. ✂️ e) Pulseira imantada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
396Q1046036 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), os sinais do Sistema Braille recebem designações diferentes, de acordo com o espaço que ocupam. Aqueles sinais em cuja constituição figuram os pontos 1 e/ou 4, mas não entram os pontos 3 nem 6, são chamados de sinais ✂️ a) inferiores. ✂️ b) superiores. ✂️ c) da coluna direita. ✂️ d) compostos. ✂️ e) da coluna esquerda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
397Q1042977 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024Um paciente está internado na clínica médica e em sua prescrição consta a infusão de 500 ml de solução em 24 horas. Calcule o gotejamento em gotas por minuto para infundir essa solução de 500 ml em 24 horas. ✂️ a) 5 gt/min. ✂️ b) 21 gt/min. ✂️ c) 3 gt/min. ✂️ d) 1 gt/min. ✂️ e) 7 gt/min. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
398Q905520 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024Em um curso técnico de administração, o professor optou por implementar a metodologia de "estudo de caso" para explorar estratégias de gestão financeira. Ele apresentou um caso real de uma empresa enfrentando desafios financeiros e solicitou aos estudantes que analisassem a situação, identificassem os problemas e propusessem soluções viáveis. Qual das seguintes atividades exemplifica de maneira mais eficaz o uso de metodologias ativas nesse contexto? ✂️ a) Os grupos apresentam suas análises do estudo de caso para a turma, defendendo suas conclusões e estratégias recomendadas. ✂️ b) O professor conduz uma sessão de debate estruturado no qual os estudantes aplicam teorias contemporâneas de administração financeira ao estudo de caso apresentado. ✂️ c) Cada estudante desenvolve um projeto individual detalhando o uso de sistemas de informação financeira para análise de dados contábeis. ✂️ d) Os estudantes participam de uma série de seminários interativos com executivos de finanças sobre práticas emergentes de gestão financeira corporativa. ✂️ e) A turma realiza uma visita a uma bolsa de valores regional para observar como as decisões financeiras são implementadas no mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
399Q1033777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025A sequência numérica a seguir foi criada com um padrão lógico: 10, 15, 13, 12, 18, 16, 14, 21, 19, 16, 24, 22, 18, ... Nessa sequência, a diferença entre o 39o e o 29o elementos é igual a ✂️ a) 7. ✂️ b) 11. ✂️ c) 16. ✂️ d) 8. ✂️ e) 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
400Q905531 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024Na hotelaria, alguns termos técnicos são mundialmente utilizados facilitando a operação, sobretudo em redes internacionais. Assinale a alternativa que apresenta o termo técnico relacionado ao conceito correto. ✂️ a) Front Desk é o departamento que subsidia os serviços de eventos como almoxarifado e demais depósitos de cadeiras e divisórias das salas. ✂️ b) Baby Sitter é o profissional responsável pela higienização profunda das unidades habitacionais que foram ocupadas por crianças menores de 14 anos. ✂️ c) Housekeeper é o departamento que monitora todos os itens de segurança do empreendimento hoteleiro, sobretudo as câmeras instaladas nos corredores das unidades habitacionais. ✂️ d) Conciergerie é o setor que presta informações sobre assuntos diversos que não se referem diretamente à hospedagem, como opções de passeios, gastronomia, transporte, shows entre outros. ✂️ e) Room Service é o departamento responsável pela limpeza das unidades habitacionais exclusivamente no turno da madrugada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro