Questões de Concursos SEDUC SP

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421Q1047997 | Matemática, Matemática Financeira, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Zuleima quer abrir uma pequena empresa de capas e acessórios para celulares e, para tanto, solicitou um empréstimo a um amigo, que decide lhe ajudar cobrando apenas juros simples, a uma taxa de 5% (cinco por cento) ao mês para o aporte inicial de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Após quatro meses, Zuleima conseguiu um retorno tão bom que lhe permite quitar o empréstimo adquirido de seu amigo. O valor de juros que ela irá pagar ao amigo é de
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422Q1046209 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020), a Educação de Jovens e Adultos – EJA
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423Q1048001 | Programação, Conceitos Básicos de Programação, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

O pensamento computacional fornece um conjunto de habilidades e ____________ de resolução de ____________ que estimulam fortemente o raciocínio lógico e a criatividade. Por meio de sua abordagem, é possível atacar e superar situações simples e complexas, decompondo-as e assim criando inúmeras possibilidades de ____________, sem que haja a necessidade de um computador físico à disposição. A abordagem estimula ainda fortemente o desenvolvimento de ____________ de forma sistemática, o que contribui para a identificação de ____________ e para a abstração de informações.

Em sequência, as palavras que completam corretamente as lacunas em questão são:

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424Q1046470 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Educação e Inclusão Escolar, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No caso de alunos com graves comprometimentos motores ou com doenças degenerativas, qual é o profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado?
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425Q1070280 | Filosofia, A Política, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em coletânea organizada por Francisco Weffort, intitulada Os clássicos da política, J. A. Guilhon Albuquerque esclarece que, para Montesquieu: “Tal como é possível estabelecer as leis que regem os corpos físicos a partir das relações entre massa e movimento, também as leis que regem os costumes e as instituições são relações que derivam da natureza das coisas. Mas aqui se trata de massa e movimento de outra ordem, a massa e o movimento próprios da política, que poderiam corresponder, se precisássemos levar adiante a metáfora, a quem exerce o poder e como ele é exercido.

(In: Weffort. 2006. Adaptado)

Ao estabelecer esse paralelo entre leis naturais e leis políticas, Montesquieu está dialogando com
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426Q1083341 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto “O que é Bullying?” (2009), Camargo afirma que a agressão indireta pode se caracterizar como
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427Q1046483 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o que estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no parágrafo 1° de seu artigo 218, receberá tratamento prioritário do Estado
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428Q1045979 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No âmbito do Currículo Paulista (2019), é uma atribuição de todas as áreas do conhecimento no Ensino Fundamental o compromisso com
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429Q1045982 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua abordagem acerca de conflitos na escola, Ceccon et al. (2009) afirmam que conflitos
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430Q1046504 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos pontos focais da elaboração do Currículo Paulista: etapa Ensino Médio consiste na
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431Q1045993 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Santos (2012) explica que, embora o termo “deficiência mental” tenha sido substituído por “deficiência intelectual”, as ideias de incapacidade e anormalidade, originadas no modelo médico, ainda são percebidas como algo fixo. “Contudo, a determinação de incapacidade do sujeito dependerá da impossibilidade a que essa incapacidade se refere, sendo ela uma condição e, portanto, passível de alteração.”

Com base nessa reflexão, a autora afirma que o enfoque educacional e de aprendizagem supera o modelo médico ao colocar ênfase na:
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432Q1045994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Santos (2012), o currículo e o planejamento destinados ao aluno com deficiência intelectual devem, entre outros objetivos, proporcionar experiências em um ambiente que
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433Q1046509 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme descrevem Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), no contexto do trabalho colaborativo, os professores podem, ora se mostrar receptivos, ora demonstrar resistência, alternando entre avanços e recuos. Esse comportamento ocorre porque a realização do trabalho colaborativo entre professores da sala comum e do atendimento educacional especializado exige:
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434Q1046511 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação ao trabalho do tradutor e intérprete de Libras, Damazio (2007) destaca a importância de que esse profissional seja
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435Q1046517 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
Essa Política define: Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Cita, também, os transtornos funcionais específicos. São eles:
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436Q1046011 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Bersch (in Schirmer et al., 2007) estabelece que, confirmada a eficácia do recurso de tecnologia assistiva (TA) proposto, este deve ser fornecido ao aluno ou deve-se orientá-lo para a aquisição. Segundo a autora, a implementação da TA se dá, de fato, quando o recurso
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437Q1074210 | Filosofia, A Política, Sociologia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Um toque dos clássicos: Marx, Durkheim e Weber, Tânia Quintaneiro, Maria Lígia de O. Barbosa e Márcia Gardênia M. de Oliveira afirmam que: “Partindo da concepção de um estado de natureza onde não existiriam desigualdades, e tampouco moralidade, o genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712–1778), ao mesmo tempo que prolonga a tradição contratualista do Seiscentos, modifica o conteúdo e o sentido do chamado ‘pacto social’, o qual, ao fazer surgir o poder da lei, legitimou a desigualdade, a injusta distribuição da propriedade e da riqueza, e também a submissão, a violência, os roubos, a usurpação e todo tipo de abusos”.
Enfatizam as autoras que, para Rousseau, o estado civil é
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438Q1046570 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Luana é uma jovem com deficiência visual que não faz uso de bengala ou outro item que a identifique de imediato como uma pessoa com deficiência; assim, a deficiência visual dela fica oculta para a maioria das pessoas. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), é instituído o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. O uso desse símbolo é
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439Q1046578 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Pezzuto e Camargo, in Fonseca, Brito e Janes (2012), com base na legislação vigente, destacam que o professor especialista que oferece atendimento educacional especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que
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440Q905524 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Os meios de hospedagem apresentam como atividade fim uma produção que perece ao final do dia caso a Unidade Habitacional (UH) não tenha sido alocada. A cada dia que uma UH não é vendida, reduz-se a geração de receita daquele produto. É certo que há o chamado break even point – ou ponto de equilíbrio –, que sinaliza o menor índice de venda de UH para não gerar prejuízo no período, contudo, alguns conhecimentos são essenciais para evitar os quartos vazios ao final do dia. Sobre alguns dos cenários da rotina hoteleira, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma UH fechada, – sem venda ao final do dia – não gera custos ao meio de hospedagem, por isso, não impacta no resultado do período.


II. Os gestores precisam compreender bem qual é o perfil do público que frequenta o meio de hospedagem para direcionar sua forma de divulgação e atendimento.


III. A sazonalidade só ocorre em alguns poucos destinos turísticos e, mesmo assim, não impacta nos meios de hospedagem do local.


É correto o que se afirma em:

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