Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q1070392 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes argumenta que: “A filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da linguagem. Não se trata evidentemente do português, mas da linguagem como estrutura lógica subjacente a todas as formas de representação, linguísticas e mentais. A questão fundamental é como um juízo, algo que afirmo ou nego sobre a realidade, pode ter significado e como podemos estabelecer critérios de verdade e falsidade desses juízos”.
De acordo com Danilo Marcondes, a filosofia analítica atribui papel central à linguagem ordinária porque ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q1070398 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, na obra Boas-vindas à filosofia, argumenta que: “A Filosofia nasceu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade [...], começaram a fazer perguntas e buscar respostas, demonstrando que [...] os acontecimentos naturais e as coisas da Natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana”.

Segundo Marilena Chauí, o espanto é motivador do surgimento da filosofia porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q905552 | Banco de Dados, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Em um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (SGBDR), existem diferentes opções de comandos Structured Query Language ou simplesmente SQL que podem ser utilizados para realizar as operações de cadastro, consulta e exclusão de registros, as quais permitem a interação entre campos e tabelas. Tendo em vista que existem diversos comandos relacionados às operações em questão, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O comando UPDATE é utilizado exclusivamente para inserir novos registros em uma tabela.


( ) O comando SELECT é fundamental para consultar e extrair dados específicos de uma tabela, permitindo a realização de diversas análises e relatórios.


( ) O comando DELETE é utilizado para remover registros completos de uma tabela, sendo uma operação irreversível e que deve ser realizada com cautela.


As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q905554 | Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Associe as duas colunas, relacionando as categorias dos domínios de primeiro nível (DPNs) .br mantidos pelo Registro.br.


1. Genéricos.


2. Pessoas Físicas.


3. Pessoas Jurídicas.


4. Cidades.


( ) ABC.BR, BSB.BR, JDF.BR, POA.BR e SJC.BR.


( ) BLOG.BR, FLOG.BR, NOM.BR, VLOG.BR e WIKI.BR.


( ) IND.BR, GOV.BR, LEG.BR, MP.BR e PSI.BR.


( ) DEV.BR, ECO.BR, EMP.BR, LOG.BR e NET.BR.


A sequência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q1046617 | Medicina, Oftalmologia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Carlos tem 9 anos e diagnóstico de baixa visão por alteração de acuidade, devido a alto grau de miopia. Além disso, refere que precisa de adequações de iluminação, porque tem dificuldades para perceber e detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes. Esta dificuldade visual de Carlos, de acordo com Lima (2018) refere-se à função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q1046370 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Johnson-Harris e Mundschenk (2014, citadas por Zerbato e Mendes, 2018), apresentar o conteúdo por meio de uma variedade de maneiras auxilia o professor a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q1046376 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Coll, Marchesi e Palacios (2004), em relação aos problemas de aprendizagem, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q1070205 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Os filósofos da Escola de Frankfurt criticaram a concepção de ciência originária do positivismo lógico, postulando a necessidade de uma diferença radical entre a metodologia das ciências naturais e formais como a física e a matemática e a metodologia das ciências humanas e sociais, e questionando a adoção da lógica das ciências naturais como paradigma de cientificidade (Marcondes, 2010. Adaptado).
Para os filósofos da Escola de Frankfurt, a concepção de ciência do positivismo lógico teria como consequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q1046657 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o Currículo Paulista: etapa ensino médio, a implementação do Currículo nas redes de ensino do Estado de São Paulo pressupõe um claro compromisso de garantir Educação Básica a segmentos da população paulista que, devido às distintas características socioculturais e/ou às diversas situações de vulnerabilidades, requerem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q1046403 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Rodrigues (2020) apresenta sugestões relevantes para a adaptação de atividades escolares direcionadas a alunos com deficiência intelectual, entre as quais se destaca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q1046659 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos pontos focais do Currículo Paulista: etapa ensino médio consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q1069958 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

John Locke tornou-se célebre principalmente como autor do Segundo tratado, que, no plano teórico, constitui um importante marco da história do pensamento político e, a nível histórico concreto, exerceu enorme influência sobre as revoluções liberais da época moderna. O Segundo tratado é um ensaio sobre a origem, extensão e objetivo do governo civil. Nele, Locke sustenta a tese de que nem a tradição nem a força seriam fontes legítimas do poder político.

(Leonel I. Almeida Mello. In: Weffort, 2006)

Para Leonel I. Almeida Mello, a única fonte legítima de poder político segundo John Locke é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q1046411 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos fatores fundamentais para o sucesso do coensino apontado por Lehr (citado por Mendes; Vilaronga; Zerbato, 2014) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q1069968 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O fazer (ou melhor, o saber fazer) difere de outras capacidades humanas como a de contemplar a realidade (literal ou mentalmente), agir (no sentido de adotar decisões responsáveis), experimentar sentimentos (que chegam a ser muito sofisticados, como o fascínio por uma obra de arte) e expressar-se (sobretudo, manifestar a própria identidade, as próprias ideias, os próprios anseios) mediante uma linguagem articulada, particularmente a enunciativa.

(Cupani, 2004. Adaptado)

Segundo Alberto Cupani, a compreensão da dimensão técnica da vida humana
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q1046432 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Douglas é uma criança cega que está iniciando os primeiros contatos com a escrita em braille. Para a sua aprendizagem, será necessário trabalhar requisitos específicos, que segundo Amorim e Alves (2008), referem-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q1023141 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question:


A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom. While an ecosystem is a simple concept, there are a few things to keep in mind. Here are quick tips to get you started.


Tip #1. Go on language missions (gather and utilize resources).


The concept of exploring is at the center of attention here for good reason. Your mission (should you choose to accept it) is to find and gather resources that are potential candidates for your language ecosystem. It is not unlike going shopping for furniture, in that you want to find items that will match your personal preference and lifestyle in a natural way. As you search for items to “add” to your ecosystem, you will want to consider how well they function in your life or home.


You might be wondering how one begins a search to find resources. I primarily use search engines, social media, streaming video, and music to look for resources that might work. I am not the only one, however, who has learned to keep an eye out for resources. Since inviting many of my own friends to learn a language with me, many people now send me links to things I might like.


Tip #2: Join a language-learning network


Speaking of people, one of the most essential strategies in forming a language ecosystem is finding the right people to join you on your journey. I call this “forming a language learning network.” While fluent speakers are an excellent resource, I also find that fellow language learners, people who are learning the language just like me, are more patient conversation partners. Finally, I often find that people who share my same interests (say, French cooking, for example), can be excellent companions for listening and speaking practice.


(Shane Dixon. The Language Learner Guidebook: Powerful Tools to Help You Conquer Any Language. Edição do Kindle. Adaptado)
Tip #2 encourages language network seekers to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q1070248 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré- -socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes discute diferentes teorias metafísicas da Antiguidade. Dentre elas, o contraste entre Aristóteles e Platão. Nas palavras do autor: “Aristóteles, ao contrário de Platão, valoriza os sentidos e sua contribuição para o desenvolvimento do conhecimento. Enquanto Platão considerava os sentidos pouco confiáveis, proporcionando apenas uma ‘visão de sombras’, Aristóteles os vê como pontos de partida do processo de conhecimento e indispensáveis para esse processo”.

No excerto, a diferença entre teoria metafísica apresentada e a platônica diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q1024938 | Inglês, Discurso Direto e Indireto Reported Speech, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question.


As one of the oldest and most influential foreign language pedagogical journals, The Modern Language Journal (MLJ) offers valuable insights into how technological advances have affected language teaching and learning at various points in history. The present article will review the proposed pedagogical use of technological resources by means of a critical analysis of articles published in the MLJ since its first edition in 1916. The assessment of how previous technical capabilities have been implemented for pedagogical purposes represents a necessary background for the assessment of the pedagogical potential of present-day technologies. In this article I argue that, whereas most “new technologies” (radio, television, VCR, computers) may have been revolutionary in the overall context of human interaction, it is not clear that they have achieved equal degrees of pedagogical benefit in the realm of second language teaching. I further claim that the pedagogical effectiveness of different technologies is related to four major questions: (a) Is increased technological sophistication correlated to increased pedagogical effectiveness? (b) Which technical attributes specific to newtechnologies can be profitably exploited for pedagogical purposes? (c) How can new technologies be successfully integrated into the curriculum? and (d) Do new technologies provide for an efficient use of human and material resources?


(Salaberry, M. Researchgate.net. Adaptado)
Sometimes, when communicating, users of the language may have to report what they have heard or read from someone else. In the case of the question taken from the text “Which technical attributes specific to new technologies can be profitably exploited for pedagogical purposes?”, the appropriate reported form beginning with “The author asked” is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q1046445 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), o desenvolvimento da criança cega, quando bem estimulada nos primeiros anos de vida, pode ser próximo ao de uma criança vidente.

Sobre os critérios a serem observados quanto ao desenvolvimento da criança cega esperado para fase mencionada, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q1046197 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Hugo é secretário de uma escola da rede estadual de São Paulo. Recentemente, atendeu um estudante transexual que solicitou uma alteração em seu cadastro, a fim de registrar seu novo prenome. Em dúvida sobre quais procedimentos adotar, Hugo consultou o Decreto no 55.588/2010 (que dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas) e concluiu, acertadamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.