Questões de Concursos SEDUC SP

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461Q1046202 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua discussão sobre avaliação educacional, Menezes (In: Carvalho et al., 2007) sustenta algumas correlações que entende serem procedentes na análise de dados sobre desempenho escolar, mas refuta outras. Uma correlação afirmada pelo autor como sendo coerente é:
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462Q1046204 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em coerência com a definição de protagonismo juvenil que defendem, Costa e Vieira (2000) apresentam uma escada de participação do jovem, indicando progressivamente os diferentes níveis possíveis dessa participação.
De acordo com os autores, o último nível dessa escada, ou seja, o nível mais avançado de protagonismo juvenil, é a participação
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463Q1048000 | Engenharia de Software, Inteligencia Artificial, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

O Aprendizado de Máquina ou Machine Learning (ML) é uma área da ciência da computação diretamente relacionada à Ciência de Dados (Data Science). Como sua própria terminologia diz, o Aprendizado de Máquina se concentra no desenvolvimento de algoritmos que podem aprender com dados. Seus três principais tipos de algoritmos são Aprendizado Supervisionado, Aprendizado Não Supervisionado e Aprendizado por Reforço.

Com relação aos três tipos de algoritmos mencionados, avalie as afirmativas a seguir:

I. No aprendizado supervisionado, os algoritmos são treinados com dados rotulados, ou seja, dados que contêm exemplos de entrada e saída correspondentes, e, portanto, associam tais entradas às saídas correspondentes.

II. No aprendizado não supervisionado os algoritmos são treinados em conjuntos de dados que não contêm exemplos de entrada e saída correspondentes e, portanto, aprendem a identificar padrões nos dados sem saber o que os seus padrões representam inicialmente.

III. O aprendizado por reforço envolve um agente (softbot) que aprende a tomar decisões em ambientes específicos, interagindo com esses ambientes e recebendo recompensas ou punições por suas ações de exploração ou atuação.

A respeito das afirmações, assinale a alternativa correta.

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464Q1046465 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O modelo social da deficiência estruturou-se em oposição ao modelo médico da deficiência.
Considere o modelo social da deficiência, e assinale a alternativa correta.
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465Q1046466 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O coensino é uma proposta de trabalho que visa ajudar na escolarização de alunos da Educação Especial por meio da parceria entre professores.

Uma das características do coensino é:

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466Q1070275 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alguns autores definem a Geografia como o estudo da superfície terrestre. Essa concepção é a mais usual, e ao mesmo tempo a de maior vaguidade, pois a superfície da Terra é um teatro privilegiado (por muito tempo o único) de toda reflexão científica, o que desautoriza a colocação de seu estudo como especificidade de uma só disciplina. Essa definição do objeto apoia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia – descrição da Terra. Assim, caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta, sendo uma espécie de síntese de todas as ciências.
(Antonio Carlos Moraes, Geografia: pequena história crítica, 1985. Adaptado)

Essa concepção origina-se das formulações de Kant. Para esse autor, haveria duas classes de ciências, as primeiras, apoiadas na razão, e as segundas, apoiadas na observação e nas sensações. Respectivamente, as primeiras e segundas ciências consistem em
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467Q1046473 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Schirmer et al (2007) ressaltam a importância da acessibilidade para a inclusão escolar.
De acordo com essa autora, está correto afirmar que
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468Q1046475 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao escrever, a criança estabelece novas relações com o meio, internaliza conceitos, expõe suas ideias, ressignifica seus conhecimentos a respeito da língua escrita, registra-os e comunica-os.
A respeito desse tema, é correto afirmar que
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469Q1046478 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à atuação do professor da sala comum e a do professor do AEE, assinale a alternativa correta.
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470Q1046479 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão.
As autoras afirmam que, dentre as atividades do ensino regular, tem-se a tarefa de casa como uma atribuição acadêmica antiga
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471Q1046480 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão.
O estudo sobre tarefa de casa foi realizado com 15 professoras e as autoras destacam que
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472Q1046225 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Renata Varela, no texto Tecnologia assistiva na escola, afirma que tecnologia assistiva pode oferecer suporte ao aluno com deficiência em diferentes experiências vividas na escola e é dividida em algumas categorias.
Na categoria adaptação de materiais pedagógicos, estão incluídos:
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473Q1046226 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Renata Varela, no texto Tecnologia assistiva na escola, apresenta algumas questões importantes sobre Tecnologia Assistiva (TA). Dentre elas, está o seguinte:
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474Q1046485 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), em relação à educação, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência defende um sistema
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475Q1046236 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Qual das afirmações a seguir está mais alinhada com as perspectivas de Mantoan (2003; citado por Trentin, 2008) sobre a avaliação dos alunos com deficiência intelectual?
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476Q1045986 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mantoan (2015) aborda o processo que “ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar – da classe regular ao ensino especial – em todos os seus tipos de atendimento escolar especiais: classes especiais em escolas comuns, ensino itinerante, salas de recursos, classes hospitalares, ensino domiciliar e outros”. Para a autora, essa descrição corresponde a uma concepção de
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477Q1045995 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação aos alunos atendidos pela Educação Especial, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) apresenta que por muito tempo houve o entendimento de que a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência. Essa concepção exerceu impacto na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão
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478Q1046508 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“O surdo enfrenta dificuldades em aprender significados quando ouvintes se comunicam com ele por meio do uso dos sinais e da fala de forma simultânea.”
(Kezio, 2016)
Esse modo de comunicação é denominado
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479Q1045998 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas
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480Q1045999 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Trentin (2018) explica que, segundo Vygotsky, a deficiência não deve ser entendida apenas como primária, mas, sobretudo, como secundária. Os conceitos de deficiência primária e secundária referem-se, respectivamente, aos aspectos
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