Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

501Q1073788 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Koudela (2015) indica que a Coreologia foi, após a morte de R. Laban, fragmentada em áreas distintas.
Entre essas áreas, qual se caracteriza por sua ligação mais direta com o contexto educacional e conecta as propostas de estudo de movimento de Laban ao estudo do intérprete da dança, do espaço cênico e das sonoridades que compõem a arte da dança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q1046400 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020), a implementação do Currículo Paulista no contexto da Educação Inclusiva no Estado de São Paulo pressupõe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q1046401 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) aponta como um dos pontos focais de sua elaboração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q1046406 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Santos (2012), as estratégias pedagógicas voltadas a alunos com deficiência intelectual devem considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q1046409 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Victor (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010), as concepções de Vygotsky revelam a sua preocupação em livrar-se de um olhar biologizante sobre a deficiência para pôr em seu lugar um olhar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q1046413 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As autoras Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) afirmam que a ideia principal do coensino é que o professor especializado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q1046416 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:
Algumas das enfermidades que causam baixa visão são a retinopatia da prematuridade, a retinocoroidite macular por toxoplasmose, o albinismo, a catarata congênita, a retinose pigmentar, a atrofia óptica e o glaucoma.
(Domingues et. al., 2010).

Segundo os autores, considera-se baixa visão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q1046672 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua pesquisa sobre a Libras e suas características, Harrison (in Lacerda e Santos, 2014) explica que os estudos linguísticos demonstram que as línguas de sinais possuem as mesmas características e qualidades de qualquer outra língua, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q1046419 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Domingues et al. (2010) destacam que as crenças e mitos que permeiam o imaginário social sobre a deficiência visual se manifestam em falas, gestos e atitudes, refletindo o desconhecimento acerca das especificidades da cegueira e de suas reais implicações.
Os autores ressaltam que uma crença bastante comum entre leigos e educadores é a de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q1070228 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No livro Ética prática, Peter Singer aborda os desafios éticos contemporâneos que surgem da relação do ser humano com o meio ambiente. Ele destaca que: “(…) uma ética antropocêntrica pode constituir a base de argumentos fortes em favor daquilo a que podemos chamar ‘valores ambientais’. Uma tal ética não implica que o crescimento econômico seja mais importante que a preservação do meio natural; pelo contrário, é perfeitamente compatível com uma ética antropocêntrica encarar o crescimento econômico baseado na exploração de recursos insubstituíveis como algo que traz ganhos à geração presente e possivelmente a mais uma ou duas gerações seguintes, mas a um preço que será pago por todas as gerações do futuro”.
No trecho, o autor destaca a insuficiência a longo prazo do modelo ético mencionado. Esse modelo tem suas raízes herdadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q1070240 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes aborda o período crítico de Kant: “na relação de conhecimento, não é o sujeito que se orienta pelo objeto (o real), como quis a tradição, mas o objeto que é determinado pelo sujeito. A Crítica da razão pura visa, assim, investigar as condições de possibilidade do conhecimento”.

Segundo a perspectiva apresentada no excerto, as condições de possibilidade do conhecimento estão associadas à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q1023150 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the paragraph and answer question:


William Shakespeare (23 April 1564 – 23 April 1616), who was an English playwright, poet and actor, is regarded as the greatest writer in the English language and one of the most famous in the history of humanity. He was very fond of creating words, of which Arch-villain is an example. He also created words by attaching prefixes or suffixes to existing phrases. In Romeo and Juliet, Shakespeare popped ‘un’ in front of ‘comfortable’ to create a word that’s now used every day by people around the world.


(https://www.shakespeare.org.uk/explore. Adaptado)
From the following words, the one that takes the prefix un- to form a new word with opposite meaning is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q1070257 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote, em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, ressaltam que: “todos os recursos digitais adotados nas práticas pedagógicas contribuem para o ensino de Filosofia. A depender do recurso utilizado […], eles permitem: (i) ilustrar conceitos e teoria filosóficas de modo mais concretos; (ii) estimular a reflexão filosófica e crítica; (iii) desenvolver habilidades críticas; (iv) estimular o debate e diálogo; (v) compartilhar ideias e opiniões sobre temas filosóficos”.

Segundo os autores, os recursos mencionados no ensino de Filosofia refletem suas potencialidades ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q1089201 | Direito Constitucional, Administração Pública Disposições Gerais e Servidores Públicos, Agente de Organização Escolar Secretário de Escola Área de Gestão Estratégica de Pessoas e de Recursos Humanos QAE 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mariana é secretária de escola numa escola estadual, com carga horária semanal de 40 horas, formou-se em matemática e foi aprovada num concurso público para ministrar aulas nessa disciplina. Em uma situação como essa, de acordo com o inciso XVI, art. 37 da Constituição Federal, ela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q1046712 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos Pndh, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dimensão a que se articula a Educação em Direitos Humanos segundo o inciso III do artigo 4º da Resolução CNE/CP nº 1/2012 (Brasil).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q1047998 | Administração Geral, Empreendedorismo, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

Quando uma pessoa decide empreender, ela deve fazer uma análise quanto à sua ____________ para verificar se ela é, de fato, uma ____________. Para tanto, é importante identificar ____________, bem como se há ____________ potencial que justifique seguir adiante com a proposta, assim como é importante buscar informações que lhe permitam identificar possibilidades de aportes financeiros, de modo a correr riscos calculados e ter mais probabilidade de êxito no empreendimento.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q1048004 | Agropecuária, Agricultura Aplicada Na Agropecuária, Recursos Naturais, SEDUC SP, FGV, 2024

O termo agribusiness [agronegócio] engloba toda a atividade econômica envolvida com a produção, estocagem, transformação, distribuição e comercialização de alimentos, fibras industriais, biomassa, fertilizantes e defensivos.

PIZZOLATTI, I.J. Visão e conceito de Agribusiness. Universidade do Oeste Catarinense – UNOESC, 2004. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/C84F ADCED2D0109E03256F0E00788FA6/$File/NT00030012.pdf. Acesso em 15 ago. 2024. Adaptado.


Considerando esse contexto, as atividades envolvidas no agronegócio podem ser classificadas como "antes da porteira", "dentro da porteira" e "depois da porteira". Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente atividades classificadas como “antes da porteira”?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q1046476 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O ato de ler exige compartilhamento entre o professor, o aluno e seus colegas.

Considere o tema acesso à leitura e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q1045973 | Legislação Federal, Lei de Situação Jurídica do Estrangeiro, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu art. 1o , parágrafo 1o , a Lei no 13.445/2017 (Lei de Migração) apresenta uma lista de definições. Assinale a alternativa que contém uma definição correta, conforme os termos do documento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q1045981 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao discutir questões ligadas à avaliação educacional, Soares (in Carvalho et al., 2007) afirma que a comparação de resultados entre escolas semelhantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.