Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

541Q1070188 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“A matemática e a física são os dois conhecimentos teóricos da razão que devem determinar a priori o seu objeto, a primeira de uma maneira totalmente pura e a segunda, pelo menos, parcialmente pura, mas também por imperativo de outras formas de conhecimento que não as da razão” (Kant, 1999).
Segundo o excerto, o conhecimento da física
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q1073774 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins abordam a filosofia de Michel Foucault, afirmando que “A extensão progressiva de dispositivos disciplinares ao longo daqueles séculos e sua multiplicação no corpo social configuram o que se chama ‘sociedade disciplinar’”. Para as autoras, “(…) de acordo com uma ‘microfísica do poder’, Foucault identifica que o poder não se exerce de um ponto central como qualquer instância do Estado, mas se encontra disseminado em uma rede de instituições disciplinares”.
Os dois conceitos apresentados em Foucault investigam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q1070198 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nas considerações finais de seu artigo, Silva, Bonin e Garrote (2023) perguntam: “Quais são os elementos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia no Ensino Médio?” Acrescentando que, segundo várias pesquisas analisadas, [...] “os recursos digitais são potencializados para engajar os estudantes do ensino médio e promover reflexão crítica na disciplina de Filosofia”.
Além dos recursos digitais, o artigo aponta a relevância de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q1046390 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Junto con reconocer su importancia y recomendando su aplicación en el aula, Moreno (2003/2004) advierte que la dificultad de la fraseología estriba en
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q1069945 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No livro A utopia, uma das obras mais célebres e influentes do renascimento, Thomas Morus usa de ironia para formular a imagem de um Estado ideal, em que não há propriedade privada, defende a tolerância religiosa, critica o autoritarismo dos reis e da Igreja e favorece a razão e a virtude.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes (2010), Thomas Morus defende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q1046649 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Macedo (2008) discute sobre várias modalidades das deficiências físicas congênitas, bem como a relação entre “Deficiência e Cultura”.

Considerando essa discussão, assinale a alternativa que melhor expressa a concepção do autor sobre os fatores que influenciam a construção da identidade da pessoa com deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q1070206 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No caso do segundo Wittgenstein, pode-se dizer que na obra Investigações filosóficas a linguagem, entendida como tendo uma estrutura básica, uma forma lógica, desaparece, dissolve-se, fragmenta-se, dando lugar aos jogos de linguagem, múltiplos, multifacetados. Se adotamos a noção de jogo de linguagem, o significado não é mais estabelecido pela forma da proposição, nem pelo sentido de seus componentes, nem por sua relação com fatos, como ele defendia anteriormente (Marcondes, 2010).
Para o segundo Wittgenstein, o significado se estabeleceria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q1069953 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Todo argumento ou raciocínio é um movimento do nosso pensamento para produzir uma conclusão. O ponto de partida é sempre dados já adquiridos em nossas vivências, e o caminho é o da articulação entre esses dados. Assim, temos sempre pontos de partida nascidos de nossa observação do mundo, de ideias já adquiridas.

(Savian Filho, 2010)

Segundo Juvenal Savian Filho, a relação entre premissas e conclusão em um argumento deve garantir a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q1069954 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Consideremos a seguinte sentença: “Deve ter chovido recentemente, porque os peixes não estão mordendo a isca”. Se imaginarmos a cena descrita por essa sentença, podemos montar o seguinte argumento: “Sempre que chove, os peixes não mordem a isca. Os peixes não estão mordendo a isca. Então, deve ter chovido recentemente”.

(Savian Filho, 2010)

Segundo Juvenal Savian Filho, esse argumento deve ser considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q1070210 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Durante séculos, as pessoas deficientes foram vítimas de preconceitos. As pessoas com deficiências intelectuais eram encarceradas, longe do olhar do público, em condições pavorosas. Algumas pessoas tornaram-se autênticas escravas, exploradas como mão-de-obra barata, como criadas ou operárias. Sob o chamado “programa de eutanásia”, os nazistas assassinaram dezenas de milhares de pessoas com deficiências intelectuais que eram perfeitamente capazes de gozar a vida e que queriam viver. Mesmo nos nossos dias, empresas não contratam uma pessoa de cadeira de rodas, que podia desempenhar uma determinada função tão bem como qualquer outra. Outras empresas, que pretendem recrutar um vendedor, não contratam alguém cujo aspecto não seja padrão, com medo de que as vendas se ressintam disso (Singer, 2018. Adaptado).
Conforme o excerto, para Peter Singer,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q1069957 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A chave para entender o pensamento de Thomas Hobbes é o que ele diz do estado de natureza. Sabemos que Hobbes é um contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, entre o século XVI e o XVIII, afirmaram que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização – que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de convívio social e de subordinação política.

(Janine Ribeiro. In: Weffort, 2006)

Para Renato Janine Ribeiro, a justificativa para o contrato social em Hobbes baseia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q1046410 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Nunes e Sobrinho (em Baptista; Caiado; Jesus, 2010), na concepção de desenho universal está embutida a ideia de não somente eliminar barreiras, mas, essencialmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q1070225 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani discute a concepção de Filosofia da Tecnologia de Mario Bunge no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”. Cupani destaca a influência iluminista no entendimento de Bunge de modo que, para este autor: “(…) a tecnologia pode ser vista como a concretização da ação plenamente racional. E quanto mais racionais forem o pensamento e a ação humanos, melhor poderá ser, em princípio, a sua vida – sustenta Bunge (…). Essa convicção explica que ele possa classificar como tecnologias atividades tais como a medicina, a administração ou a pedagogia, (…) o otimismo bungeano chega a supor possível uma ‘engenharia social’”.
A expressão “engenharia social”, resultante da visão otimista de Bunge, apresentada por Cupani, diz respeito ao entendimento segundo o qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q1060499 | Enfermagem, Hiv Aids, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana pode causar imunodepressão e levar a quadros de infecções oportunistas.

PORQUE


II. O vírus do HIV ataca o sistema imunológico, sendo as células neutrófilos as mais atingidas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q1046421 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos aspectos abordados por Masini (2013) é a dificuldade em estabelecer uma comunicação mútua e uma interação satisfatória, como no caso da relação entre mãe e bebê com cegueira nos primeiros meses de vida, dificuldade esta que é difícil de ser remediada e que poderá afetar negativamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q1070242 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao explicar sobre a origem da Bioética, Volnei Garrafa, em seu texto Introdução à Bioética, destaca que “A bioética surgiu concretamente no início dos anos 1970, a partir dos Estados Unidos, tendo imediatamente se irradiado para a Europa e, em seguida, para o restante do mundo. Sua conotação original se relacionava com uma questão de ética global”.

De acordo com o autor, a Bioética, em seu surgimento, tinha como objetivo principal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q1023138 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question:


A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom. While an ecosystem is a simple concept, there are a few things to keep in mind. Here are quick tips to get you started.


Tip #1. Go on language missions (gather and utilize resources).


The concept of exploring is at the center of attention here for good reason. Your mission (should you choose to accept it) is to find and gather resources that are potential candidates for your language ecosystem. It is not unlike going shopping for furniture, in that you want to find items that will match your personal preference and lifestyle in a natural way. As you search for items to “add” to your ecosystem, you will want to consider how well they function in your life or home.


You might be wondering how one begins a search to find resources. I primarily use search engines, social media, streaming video, and music to look for resources that might work. I am not the only one, however, who has learned to keep an eye out for resources. Since inviting many of my own friends to learn a language with me, many people now send me links to things I might like.


Tip #2: Join a language-learning network


Speaking of people, one of the most essential strategies in forming a language ecosystem is finding the right people to join you on your journey. I call this “forming a language learning network.” While fluent speakers are an excellent resource, I also find that fellow language learners, people who are learning the language just like me, are more patient conversation partners. Finally, I often find that people who share my same interests (say, French cooking, for example), can be excellent companions for listening and speaking practice.


(Shane Dixon. The Language Learner Guidebook: Powerful Tools to Help You Conquer Any Language. Edição do Kindle. Adaptado)
In the first paragraph about tip #1, the extract “should you choose to accept it”, will keep the same meaning rewritten as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q1023140 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question:


A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom. While an ecosystem is a simple concept, there are a few things to keep in mind. Here are quick tips to get you started.


Tip #1. Go on language missions (gather and utilize resources).


The concept of exploring is at the center of attention here for good reason. Your mission (should you choose to accept it) is to find and gather resources that are potential candidates for your language ecosystem. It is not unlike going shopping for furniture, in that you want to find items that will match your personal preference and lifestyle in a natural way. As you search for items to “add” to your ecosystem, you will want to consider how well they function in your life or home.


You might be wondering how one begins a search to find resources. I primarily use search engines, social media, streaming video, and music to look for resources that might work. I am not the only one, however, who has learned to keep an eye out for resources. Since inviting many of my own friends to learn a language with me, many people now send me links to things I might like.


Tip #2: Join a language-learning network


Speaking of people, one of the most essential strategies in forming a language ecosystem is finding the right people to join you on your journey. I call this “forming a language learning network.” While fluent speakers are an excellent resource, I also find that fellow language learners, people who are learning the language just like me, are more patient conversation partners. Finally, I often find that people who share my same interests (say, French cooking, for example), can be excellent companions for listening and speaking practice.


(Shane Dixon. The Language Learner Guidebook: Powerful Tools to Help You Conquer Any Language. Edição do Kindle. Adaptado)
Tip #1 shows that
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q1070249 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordar a filosofia cartesiana, Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré- -socráticos a Wittgenstein, apresenta um trecho da obra Sétimas objeções, na qual Descartes escreve ao Pe. Bourdin: “Se vós tivésseis um cesto de maçãs dentre as quais várias estivessem podres, contaminando assim as restantes, o que fazer senão esvaziá-lo todo e, tomando cada maçã uma a uma, recolocar as boas no cesto e jogar fora as más?”

O procedimento adotado por Descartes, conforme ilustrado no excerto, reflete diretamente o princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q1046707 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Para Tardif (2012), que conceito se define como “o estudo do conjunto dos saberes utilizados realmente pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.