Questões de Concursos SEDUC SP

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581Q1046235 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
As autoras, Schirmer e Bersch, esclarecem que Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA) são os recursos, as estratégias e as técnicas que apoiam modos de comunicação existentes (fala reduzida e pouco inteligível) ou substituem a fala.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de recursos.
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582Q1046250 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010), Vygotsky constrói um conceito revolucionário, compreendendo um espaço de relação em que ocorrem as manifestações do aprendido, do que se pode aprender/do que se ensina e do que se pode ensinar, tratando-se
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583Q1070065 | Filosofia, O que É a Filosofia, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, em sua obra Boas-vindas à Filosofia, caracteriza o conhecimento filosófico como um trabalho intelectual: “(...) é um trabalho porque, como todo trabalho, produz alguma coisa; e é intelectual, porque é realizado pelo intelecto ou pela razão, e produz ideias. Esse trabalho intelectual (...) não se contenta em obter respostas para as questões feitas, mas, além de exigir que as próprias questões sejam válidas, exige também que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente”.
Com a caracterização apresentada no excerto, Marilena Chauí tem por objetivo destacar que as reflexões filosóficas ocorrem de modo
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584Q1070075 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins assim discutem o objeto de estudo da lógica:
Para compreender as relações que estabelecem entre as proposições, foram definidos os primeiros princípios da lógica, assim chamados por (...) servirem de base a todos os argumentos. Por serem princípios, são de conhecimento imediato e, portanto, indemonstráveis. Geralmente distinguem-se três princípios: o de identidade, o de não contradição e o do terceiro excluído.
(Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, Filosofando: introdução à Filosofia)

A partir do excerto, é correto afirmar que, de acordo com o princípio de não contradição,
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585Q1046015 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Bampi et al. (2010) afirmam que, no Brasil, as pesquisas se concentram nas áreas técnicas da biomedicina, da psicologia do desenvolvimento ou da educação especial. Para o modelo social, a deficiência é fruto das desvantagens ou restrições provocadas pela organização social contemporânea que pouco ou nada considera aqueles que possuem lesões físicas e os exclui das principais atividades da sociedade.

De acordo com as autoras, o modelo social
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586Q1042983 | Programação, Linguagens de Programação, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Considere o trecho de código-fonte a seguir, escrito na linguagem de programação Python. mat = [

[1, 2, 3, 4],

[5, 6, 7, 8],

[9, 10, 11, 12]

]

A estrutura criada pelo código-fonte

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587Q1033773 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Do ponto de vista da lógica, uma sentença equivalente à “Se ele é médico, então ele estudou anatomia” é:
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588Q1046573 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ormelezi (2006), ao abordar a cegueira e os comprometimentos na constituição subjetiva e no desenvolvimento global, destaca que a ausência da visão define para a criança uma forma peculiar de apreensão do mundo que influenciará seu desenvolvimento, mas não sua constituição subjetiva, pois isso dependerá
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589Q905521 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma escola de idiomas que adotou o ensino híbrido, os estudantes têm aulas presenciais e utilizam uma plataforma online para prática de conversação e exercícios de gramática. Qual das seguintes estratégias exemplifica melhor o uso eficaz do ensino híbrido nesse contexto?
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590Q905522 | Pedagogia, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

O Currículo Paulista, em seu capítulo sobre as Juventudes, estabelece alguns princípios. De acordo com eles, por exemplo, as relações entre adultos e jovens na escola devem ser pautadas pela ____________. Isso acontece quando gestores e professores estabelecem acordos em conjunto com o estudante para orientar a ____________ e a tomada de decisões no ambiente escolar. Acordos que levam em conta as opiniões dos jovens e fortalecem os canais de ____________ entre eles e os profissionais da educação, com vistas a uma formação____________, que reconhece a ____________do jovem na escola e na sociedade.


Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:

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591Q1070390 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Argumentação: a ferramenta do filosofar, Juvenal Savian Filho explica que: “nossas maneiras de pensar com argumentos racionais são cinco: 1) indução, 2) dedução, 3) abdução, 4) analogia, 5) argumento de autoridade” (Adaptado).
Com base na classificação apresentada por Juvenal Savian Filho, o raciocínio dedutivo consiste em
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592Q1070393 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em “As diferentes concepções de natureza na sociedade ocidental: da physis ao desenvolvimento sustentável”, Diogenes Rafael de Camargo e Kátia Vanessa Tarantini Silvestri afirmam: “Ao tentar escapar da falsa ideia em torno de homem e natureza derivada da physis medieval e moderna, [...] há na Ecosofia de Guattari uma militância em torno do micro para superar o dualismo entre homos e humus gerado pelo macro. Num cenário em que consumir não se reduz a um produto, mas o ato de consumir a fim de comprar a própria redenção por ser consumidor, os objetivos do Desenvolvimento Sustentável não repercutem efeitos como os almejados”.

Com base no excerto, a Ecosofia tem por objetivo
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593Q1070395 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra O existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre afirma: “O homem, tal como o existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo”.
No existencialismo sartreano, a afirmação de que “não existe natureza humana” decorre do reconhecimento de que
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594Q905532 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

A implantação de um empreendimento gastronômico requer uma série de variáveis a serem consideradas. O conceito inicial parte da ideia do cardápio a ser trabalhado e segue evoluindo em outras etapas. Analise as afirmativas sobre as demais variáveis a serem consideradas na abertura de um empreendimento gastronômico.


I. Concomitantemente à elaboração do cardápio, é essencial refletir sobre qual tipo de serviço será oferecido e qual ambiente se deseja desenvolver, haja vista que este trio se complementa.


II. Após o produto, o serviço e o ambiente serem definidos, partese para a identificação do perfil do cliente que se deseja captar e para a localização do negócio.


III. Finalmente, com o conceito plenamente definido, parte-se para os desdobramentos como precificação, fornecedores, recursos humanos e divulgação.


IV. Em empreendimentos gastronômicos não se realizam estudos de concorrência, haja vista que cada empreendimento possui personalidade única e não faz sentido compará-lo aos demais.


É correto o que se afirma em:

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595Q905534 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma cidade litorânea do estado de São Paulo, José é proprietário de um meio de hospedagem que oferece café da manhã. O perfil do público é exigente e sensível a preço. A concorrência forte e a sazonalidade prejudicam bastante o potencial de receita e José precisa pensar em opções para melhorar essas fragilidades. Para aumentar o potencial de receita em seu meio de hospedagem, o mais prudente seria José
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596Q1046602 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Existe um recurso tecnológico, segundo Lima (2018), que possibilita ao aluno com deficiência visual usar o computador com a função de edição de textos, leitura de documentos e recursos para impressão de textos em braille, assim como jogos didáticos, calculadora vocal, relógio, ampliador de telas e leitor simplificado na tela.
Este recurso é o
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597Q1046612 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), nas representações de datas sob a forma inteiramente numérica, os elementos constitutivos devem ser colocados pela ordem dia-mês-ano, utilizando-se dois algarismos para o dia, dois para o mês e dois ou quatro para o ano. Dentre as regras estabelecidas, está definido que
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598Q1046369 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Qual alternativa apresenta uma estratégia sugerida por Zerbato e Mendes (2018) que considera o princípio de representação do Desenho Universal para a Aprendizagem?
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599Q1070178 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Cada indivíduo julga corretamente o que conhece, sendo disso um bom juiz. Para que possa, portanto, julgar um assunto particular, é preciso que o indivíduo tenha sido educado nesse sentido; para ser um bom juiz, em geral, é necessário que tenha recebido uma educação completa. Sendo assim, o jovem não está apto para o aprendizado da política, porque carece de experiência de vida, que é o que supre o objeto de estudo e as teorias; além do que ele é conduzido por suas paixões. E não importa se é jovem na idade ou é uma questão de imaturidade. A lacuna não tem cunho cronológico; o problema é que sua vida e as várias metas desta são norteadas pela paixão, pois para tais indivíduos o conhecimento, como para aqueles destituídos de autocontrole, é inútil. Entretanto, para aqueles que guiam seus desejos e ações pela razão, o conhecimento dessas matérias poderá ser sumamente valioso”. (Aristóteles, 2001, 1095a1. Adaptado)
Para Aristóteles, cabe afirmar que
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600Q1073762 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, discute em que consiste a área de investigação denominada Filosofia da Tecnologia e suas possíveis interpretações teóricas, variando de autor para autor. Porém, mesmo as diferentes abordagens apresentam um ponto em comum: “a disciplina encontra a sua unidade na preocupação por um aspecto ou dimensão da vida humana impossível de ignorar e particularmente marcado na sociedade contemporânea: a atividade eficiente, racionalmente regrada, no que diz respeito às suas motivações, desenvolvimento, alcance e consequências”.
No âmbito do ponto em comum mencionado, Cupani entende o homo faber como aquele que
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