Questões de Concursos SEDUC SP

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601Q1073763 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No prefácio da segunda edição da obra Crítica da Razão Pura, Kant apresenta uma de suas contribuições fundamentais para o desenvolvimento da estética transcendental, como se segue: “Deste modo, a razão especulativa concede-nos, ainda assim, campo livre para essa extensão, embora o tivesse que deixar vazio, competindo-nos a nós preenchê-lo, se pudermos, com os dados práticos, ao que por ela mesmo somos convidados”.
O excerto corresponde
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602Q1046371 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Omote (em Rodrigues, Capellini e Santos, 2014) afirma que o gerenciamento da diversidade em benefício da coletividade é um conceito complexo, não havendo uma trajetória linear predeterminada para ser seguida.

Para o autor, o mérito de cada ação que se pretende inclusiva deve ser estimado
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603Q1046374 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Durante a adaptação de uma atividade para um aluno com deficiência intelectual, o professor percebe que este apresenta dificuldades em compreender instruções verbais.

Nesse caso, qual abordagem seria mais eficaz segundo Rodrigues (2020)?
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604Q1046377 | Pedagogia, Avaliação Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Coll, Marchesi e Palacios (2004) afirmam que a adoção do enfoque psicométrico no contexto educacional é
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605Q1070186 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A frase, de inspiração aristotélica, que sintetiza a perspectiva dos filósofos empiristas clássicos, como John Locke, é formulada da seguinte forma: “Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos” (Marcondes, 2010. Adaptado).
A frase citada indica que
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606Q1070187 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O nexo causal entre tudo o que acontece é um pressuposto filosófico que remonta, pelo menos, aos filósofos pré-socráticos. Entretanto, David Hume questiona o princípio causal. De fato, no exemplo famoso, se observarmos o movimento das bolas de bilhar em uma mesa, tudo o que vemos é o impacto do taco sobre a primeira bola e, por sua vez, o impacto da primeira sobre a segunda (Marcondes, 2010. Adaptado).
Segundo o excerto, para Hume,
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607Q1073775 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, Alberto Cupani analisa a proposta de Andrew Feenberg. Conforme explica o autor, “Trata-se de um enfoque que prolonga as análises da Escola de Frankfurt (em particular, Marcuse), aspirando a ‘reconstruir a ideia de socialismo com base numa radical filosofia da tecnologia’”.
No texto, Cupani destaca que o elemento criticado por Feenberg em sua crítica à tecnologia é a
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608Q1046391 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Una expresión o fórmula lingüística que le permite al hablante demostrar una absoluta falta de interés por un tema es:
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609Q1070201 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Como indica Renato Janine Ribeiro no capítulo dedicado ao pensamento político de Thomas Hobbes, para este filósofo, os homens seriam tão iguais, inclusive quanto a suas forças e desejos, que nenhum homem consegue triunfar definitivamente sobre o outro, o que levaria, segundo Hobbes, a permanentes conflitos entre eles (Weffort, 2006).
Para Renato Janine Ribeiro, essa tese hobbesiana teria chocado a comunidade filosófica europeia porque
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610Q1073785 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Koudela (2015), no que diz respeito à pedagogia relacionada ao Teatro, a Escola Nova é representada pelas correntes metodológicas anglo-saxônicas que operaram como oposição à hegemonia dos métodos diretivos de ensino de teatro praticados no ambiente escolar.
Um exemplo dessa corrente é
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611Q1046398 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o texto de Pletsch (2014), em relação às disputas em torno da escolarização de alunos com deficiência intelectual, assinale a alternativa correta,
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612Q1070207 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Algumas pessoas pensam que a moral está ultrapassada nos dias que correm. Encaram a moral como um sistema de proibições puritanas descabidas que se destinam, sobretudo, a evitar que as pessoas se divirtam. Apropriaram-se desta área a tal ponto que, quando um jornal anuncia “Liderança religiosa ataca a decadência dos padrões morais contemporâneos”, pensamos logo que se trata de mais um texto sobre promiscuidade, homossexualidade, pornografia etc., e não sobre as verbas insignificantes que países ricos concedem para a ajuda internacional às nações mais pobres nem sobre a nossa indiferença irresponsável para com o meio ambiente do nosso planeta (Singer, 2018. Adaptado).
No excerto, Peter Singer problematiza concepções que
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613Q1070209 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Este século assistiu a transformações profundas nas atitudes morais. Uma grande parte dessas mudanças ainda é controversa. O aborto, proibido praticamente em todo o mundo há 30 anos, é hoje legal em muitos países (embora ainda conte com a oposição de sectores substanciais e respeitados da sociedade). O mesmo acontece no que respeita à mudança de atitude para com o sexo extramatrimonial, a homossexualidade, a pornografia, a eutanásia ou o suicídio. No caso da igualdade parece que as coisas são diferentes. A alteração de atitude em relação à desigualdade – em especial a desigualdade racial – foi não menos súbita e profunda que as mudanças de atitude em relação à sexualidade, mas foi mais completa (Singer, 2018. Adaptado).
Para Peter Singer, algumas das transformações profundas nas atitudes morais na contemporaneidade
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614Q1070214 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A definição de Alves et al. (2024) traz que “(...) é também aquilo que nos provoca, que nos desacomoda (...) é aquele movimento que força o pensamento a pensar e que, portanto, nos convoca a pensar em nossos próprios termos, sem referência a qualquer outro”.
O trecho se refere ao
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615Q1046407 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Garcia (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010), os atendimentos especializados expressam uma concepção de inclusão escolar que considera a necessidade de
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616Q1073800 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), a utilização do teatro como meio educativo, no Brasil, coube aos jesuítas. No entanto, a primeira iniciativa formal de incentivo da linguagem se deu na fundação
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617Q1070220 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A análise que Andrew Feenberg desenvolve sobre a tecnologia é uma das abordagens discutidas no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, de Alberto Cupani. Apesar da crítica à reificação social que a tecnologia tem promovido, Cupani destaca uma postura de esperança de Feenberg: “Essa esperança do autor fundamenta-se no fato de que a hegemonia do ‘código técnico’ do capitalismo não pode impedir que haja iniciativas contrárias”.
A esperança de Feenberg está pautada no que ele denomina “margens de manobra”, que consiste na
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618Q1070222 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordarem a filosofia desenvolvida nos séculos XIX e XX, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, no livro Filosofando: introdução à filosofia, explicam um dos acontecimentos importantes desse período: “Chama-se ‘virada linguística’ (…) a revolução que representou o novo paradigma filosófico da epistemologia. A filosofia analítica privilegia a análise conceitual, utilizando os novos recursos da linguística à sua disposição e os da lógica simbólica, que permitem o estudo lógico das sentenças. (…) Abandona as noções do ‘sujeito que conhece’ para se limitar à investigação da linguagem”.
O primeiro Wittgenstein contribui com essa virada ao defender que
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619Q1046415 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), o tato, para pessoas cegas, impõe que a percepção da realidade seja feita
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620Q1069969 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A revolução darwiniana é resultado da obra de Charles Darwin intitulada A origem das espécies pela seleção natural (1859). Nessa obra, ele formula sua famosa teoria da evolução, ou, mais apropriadamente, da transformação das espécies pela seleção natural. Essa teoria considera que o ser humano é apenas mais uma espécie natural entre outras e que a espécie humana resulta de um processo de evolução natural.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes, a teoria darwiniana
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