Início

Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q1073799 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A noção de subtexto, segundo Reverbel, é definida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q1046664 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020), em sua pesquisa sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacou os marcos legais para a educação inclusiva. Segundo a autora, a década de 1990 foi marcada por movimentos que visavam à inclusão de alunos público-alvo da educação especial. Assim, nessa década, os seguintes documentos foram de suma importância para balizar esse movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q1069964 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na maioria das sociedades ocidentais, grandes diferenças de salário e de estatuto social são comumente aceitas como normais, desde que nasçam de situações de igualdade de oportunidades. A ideia é a de que não existe qualquer injustiça no fato de Maria ganhar dez vezes mais do que José desde que José tenha tido a sua oportunidade de estar no lugar que Maria ocupa hoje. Suponhamos que a diferença de salário se deva ao fato de Maria ser médica enquanto José é trabalhador rural. Isto seria aceitável se José tivesse tido a mesma oportunidade que Maria de se tomar médico: se os resultados escolares de José tivessem sido tão bons como os de Maria, ele teria também podido estudar Medicina, tornar-se médico e ganhar dez vezes mais. A vida, nesta perspectiva, é uma espécie de corrida na qual é justo que os vencedores recebam os prémios, desde que todos tenham tido condições iguais na partida.

(Singer, 2018. Adaptado)

Para Peter Singer, essa concepção de igualdade de oportunidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q1070220 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A análise que Andrew Feenberg desenvolve sobre a tecnologia é uma das abordagens discutidas no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, de Alberto Cupani. Apesar da crítica à reificação social que a tecnologia tem promovido, Cupani destaca uma postura de esperança de Feenberg: “Essa esperança do autor fundamenta-se no fato de que a hegemonia do ‘código técnico’ do capitalismo não pode impedir que haja iniciativas contrárias”.
A esperança de Feenberg está pautada no que ele denomina “margens de manobra”, que consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q1073804 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na atualidade, sua obra parece inaugurar um novo rumo para a dança-teatro no Brasil, aliando em sua formação princípios importantes a partir da conexão Laban-Bartenieff e o butô japonês com uma pesquisa consistente acerca da bibliografia surrealista francesa, assim como os seus desdobramentos nas artes plásticas.

(Koudela, 2015. Adaptado)


O descritivo aponta para a obra de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q1069966 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No currículo da educação básica, é necessário trabalhar elementos da Cultura Digital, isto é, práticas, hábitos e valores resultantes da interação entre o ser humano e as tecnologias digitais, para que os estudantes possam exercer a cidadania digital. Com isso, questiona-se: quais são os elementos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia do ensino médio?

(Silva, Bonin & Garrote, 2023. Adaptado)

Para os autores, a cultura digital pode beneficiar os estudantes ao promover
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q1070222 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordarem a filosofia desenvolvida nos séculos XIX e XX, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, no livro Filosofando: introdução à filosofia, explicam um dos acontecimentos importantes desse período: “Chama-se ‘virada linguística’ (…) a revolução que representou o novo paradigma filosófico da epistemologia. A filosofia analítica privilegia a análise conceitual, utilizando os novos recursos da linguística à sua disposição e os da lógica simbólica, que permitem o estudo lógico das sentenças. (…) Abandona as noções do ‘sujeito que conhece’ para se limitar à investigação da linguagem”.
O primeiro Wittgenstein contribui com essa virada ao defender que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q1060499 | Enfermagem, Hiv Aids, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana pode causar imunodepressão e levar a quadros de infecções oportunistas.

PORQUE


II. O vírus do HIV ataca o sistema imunológico, sendo as células neutrófilos as mais atingidas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q1070234 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Kant discute a relação entre a razão especulativa e as ilusões transcendentes na seguinte passagem da Crítica da razão pura: “Um procedimento desta espécie, que consiste em submeter ao exame os fatos da razão, e, segundo o caso, à sua repreensão, pode-se designar por censura da razão. E incontestável que esta censura conduz inevitavelmente à dúvida com respeito a todo o uso transcendental dos princípios. (…) O primeiro passo nas coisas da razão pura (…) é dogmático. O segundo passo (…) é cético e testemunha a prudência do juízo avisado pela experiência. Mas é ainda necessário um terceiro passo, (…) o qual tem por fundamento máximas sólidas e de provada universalidade; consiste em submeter a exame não os fatos da razão, mas a própria razão no que respeita a todo o poder e capacidade de conhecimento puro a priori; já não se trata aqui da censura, mas da crítica da razão”.
A passagem da “censura” para a “crítica”, mencionada no excerto, implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q1070238 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, Maria Tereza Sadek destaca a mudança de paradigma promovida por Maquiavel: “Em seu texto Maquiavel rejeita a tradição idealista de Platão, Aristóteles e Santo Tomás de Aquino e segue a trilha inaugurada pelos historiadores antigos […]. Seu ponto de partida e de chegada é a […] verità effettuale – a verdade efetiva das coisas”.

A noção de “verdade efetiva”, mencionada no excerto, marca a mudança ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q1083296 | Direito da Criança e do Adolescente, Adoção, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Dora é uma adolescente vulnerável economicamente e está grávida. Preocupada com o futuro do seu filho, Dora procura um serviço de assistência social do município, manifestando interesse em entregar seu filho para adoção. Nessa situação hipotética, conforme o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que Dora
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q1023138 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question:


A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom. While an ecosystem is a simple concept, there are a few things to keep in mind. Here are quick tips to get you started.


Tip #1. Go on language missions (gather and utilize resources).


The concept of exploring is at the center of attention here for good reason. Your mission (should you choose to accept it) is to find and gather resources that are potential candidates for your language ecosystem. It is not unlike going shopping for furniture, in that you want to find items that will match your personal preference and lifestyle in a natural way. As you search for items to “add” to your ecosystem, you will want to consider how well they function in your life or home.


You might be wondering how one begins a search to find resources. I primarily use search engines, social media, streaming video, and music to look for resources that might work. I am not the only one, however, who has learned to keep an eye out for resources. Since inviting many of my own friends to learn a language with me, many people now send me links to things I might like.


Tip #2: Join a language-learning network


Speaking of people, one of the most essential strategies in forming a language ecosystem is finding the right people to join you on your journey. I call this “forming a language learning network.” While fluent speakers are an excellent resource, I also find that fellow language learners, people who are learning the language just like me, are more patient conversation partners. Finally, I often find that people who share my same interests (say, French cooking, for example), can be excellent companions for listening and speaking practice.


(Shane Dixon. The Language Learner Guidebook: Powerful Tools to Help You Conquer Any Language. Edição do Kindle. Adaptado)
In the first paragraph about tip #1, the extract “should you choose to accept it”, will keep the same meaning rewritten as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q1070249 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordar a filosofia cartesiana, Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré- -socráticos a Wittgenstein, apresenta um trecho da obra Sétimas objeções, na qual Descartes escreve ao Pe. Bourdin: “Se vós tivésseis um cesto de maçãs dentre as quais várias estivessem podres, contaminando assim as restantes, o que fazer senão esvaziá-lo todo e, tomando cada maçã uma a uma, recolocar as boas no cesto e jogar fora as más?”

O procedimento adotado por Descartes, conforme ilustrado no excerto, reflete diretamente o princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q1089202 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Dentre os deveres do Estado com educação, estabelecidos no art. 208 da Constituição Federal, encontra-se o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q1089203 | Direito Constitucional, Ordem Social, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O Estatuto da Igualdade Racial, em seu art. 22, reconhece, como prática desportiva de criação nacional da identidade cultural brasileira,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q1024948 | Inglês, Sinônimos Synonyms, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:

CLIL is an approach or method which integrates the teaching of content from the curriculum with the teaching of a non-native language. It is increasingly important in our global, technological society, where knowledge of another language helps learners to develop skills in their first or home language and also helps them develop skills to communicate ideas about science, arts and technology to people around the world. It gives learners a different learning experience compared with most foreign language teaching because in a CLIL classroom, the curricular subject and new language are taught together. Thinking and learning skills are integrated too. CLIL can involve many methodologies from both subject and language teaching, so CLIL presents new challenges for teachers and learners.


(BENTLEY, Kay. The TKT course CLIL module. Cambridge: Cambridge University, 2010)
In the excerpt “CLIL can involve many methodologies from both subject and language teaching”, the word closest in meaning to the one in bold is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q1046456 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio – SEDUC (2020), a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, em especial a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser _______________ de modo_______________a _______________, etapas e modalidades de ensino.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, os itens do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q1070265 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto Introdução à Bioética, Volnei Garrafa apresenta a seguinte contribuição da Bioética: “Uma das bases de sustentação da bioética, como já foi dito, é a ‘ética prática’ ou ‘ética aplicada’. Atualmente, este campo específico da filosofia (ainda contestado por muitos filósofos…) tem sua utilização mais aperfeiçoada, mais acabada, exatamente através da bioética”.

Conforme o texto, a Bioética se apresenta como uma utilização mais aperfeiçoada da “ética aplicada” ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q1046714 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

A Assembleia Geral da Nações Unidas proclama, em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações.

Segundo a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021), essa declaração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q1046463 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) ratifica que a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, deve ser ofertada de modo transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com os Planos de Educação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.