Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

641Q1046496 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zerbato e Mendes (2018) apontam que a aprendizagem dos alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q1045985 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma técnica recomendada por Lemov (2023) para melhorar a gestão da sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q1046242 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O professor Ricardo nota que, ao trabalhar um poema em sala de aula, seus alunos respondem de formas muito diferentes. Enquanto alguns demonstram entusiasmo, outros parecem distantes e desinteressados. Considerando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresentados por Zerbato e Mendes (2018), especialmente o princípio do engajamento, pode-se dizer que as formas como os estudantes respondem e escutam o poema refletem os resultados de suas redes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q1070069 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes analisa uma das principais doutrinas da filosofia de Descartes na seguinte passagem: “Após estabelecer a evidência do cogito, Descartes dá um passo adiante afirmando que posso ter certeza de que existe uma coisa que pensa (...). Não posso, entretanto, saber mais nada além disso, uma vez que tudo o mais permanece ainda sob dúvida. Não podemos sequer afirmar a existência do corpo, porque, sendo este material, é de fato um objeto no mundo externo, sobre o qual não podemos ter certeza”.
A distinção apresentada por Descartes, segundo Marcondes, dá origem à doutrina do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q1046518 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
Essa política critica o entendimento de que a educação especial organizada de forma paralela à educação comum seria mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentavam deficiência, problemas de saúde, ou qualquer inadequação com relação à estrutura organizada pelos sistemas de ensino. Isso porque acredita que essa concepção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q1070072 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, explicam a origem da Estética como se segue: “Embora a arte faça parte do mundo humano desde a Pré-História e tenha ocupado lugar de grande importância em todas as civilizações, a palavra ‘estética’ só foi introduzida no vocabulário filosófico em 1750 pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten. Referia-se à cognição por meio dos sentidos, ou seja, o conhecimento sensível”.
Com base na explicação de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é correto afirmar que a introdução do termo “estética” por Baumgarten representa um marco importante na Filosofia ao indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q905519 | Pedagogia, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com o Currículo Paulista, as mudanças curriculares idealizadas para o Ensino Médio devem ser pensadas tendo como ponto de partida a observação das necessidades dos jovens, e pressupõem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q1070387 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, na obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein afirma: “o uso do termo ‘moderno’ antecede bastante o período que começa no séc. XVII. Duas noções fundamentais estão diretamente relacionadas ao moderno: a ideia de progresso e a valorização da subjetividade, como lugar da certeza”.
Segundo Danilo Marcondes, a mudança no ponto de partida da reflexão filosófica na modernidade é caracterizada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q905530 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Os destinos turísticos inteligentes (DTI) apresentam-se como uma inovação para os destinos turísticos brasileiros que buscam ser mais competitivos. O conceito de DTI (smart destinations) surgiu na Espanha, no ano de 2012, a partir de uma releitura das diretrizes que norteiam a formatação de cidades inteligentes (smart cities). Analise as afirmativas que definem o DTI conforme a Sociedade Mercantil Estadual de Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas da Espanha (SEGITTUR).


I. Um destino turístico inteligente é definido como um lugar consolidado numa infraestrutura tecnológica de última geração, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico.


II. Um destino turístico inteligente é definido como acessível a todos, facilitando a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e aumentando a qualidade da sua experiência no destino e a melhoria da qualidade de vida do residente.


III. Um destino turístico inteligente é definido como um local que apresenta gastronomia mundial, meios de hospedagem de todas as classificações SBClass da Embratur e guias turísticos preparados para atender em vários idiomas.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q905536 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Um evento social de casamento caracteriza-se por ser um acontecimento com objetivo previamente planejado. Dito isso, percebe-se a necessidade de definir e diferenciar cautelosamente o que se espera de tal acontecimento para que ele não se descaracterize no meio da execução. Assinale a alternativa que define os primeiros aspectos a serem considerados na organização de um evento como esse.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q905553 | Redes de Computadores, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma rede de computadores, a implementação de VLANs (Virtual Local Area Networks) contribui para o agrupamento de dispositivos em diferentes sub-redes, de modo que eles possam se comunicar como se estivessem numa mesma rede física local. Tal estratégia aprimora questões de segurança, desempenho, flexibilidade e a qualidade de serviços QoS (Quality of Service).


Com relação à implementação, à manutenção, ao desempenho e à segurança de VLANs, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Segmentar uma rede física em múltiplas redes lógicas através de uma VLAN pode melhorar o desempenho e a segurança das redes, entretanto tal estratégia causará aumento no trabalho de manutenção.

( ) VLANs exigem a instalação de hardware adicional em cada dispositivo conectado à rede, como switches, routers e hubs especiais.

( ) VLANs não podem ser configuradas em redes sem fio (Wi-Fi) padrão 802.11.


As afirmativas são, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q1046610 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), para a escrita em braille da palavra INCLUSÃO, toda grafada em maiúscula, é necessário representar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q1024602 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


Language learning styles and strategies are among the main factors that help determine how – and how well – our students learn a second or foreign language. The term L2 is used in this text to refer to either a second or a foreign language, following the tradition in our field.


Learning styles are the general approaches – global or analytic, auditory or visual – that students use in acquiring a new language or in learning any other subject. These styles are “the overall patterns that give general direction to learning behavior” (Cornett 1983, p. 9). Of great relevance is this statement: “Learning style is the biologically and developmentally imposed set of characteristics that make the same teaching method wonderful for some and terrible for others” (Dunn and Griggs 1988, p. 3).


Learning strategies are defined as “specific actions, behaviors, steps, or techniques – such as seeking out conversation partners, or giving oneself encouragement to tackle a difficult language task – used by students to enhance their own learning” (Scarcella and Oxford 1992, p. 63). When the learner consciously chooses strategies that fit his or her learning style and the L2 task at hand, these strategies become a useful tool-kit for active, conscious, and purposeful self-regulation of learning. Learning strategies can be classified into six types: cognitive, metacognitive, memoryrelated, compensatory, affective, and social.


(M. Celce-Murcia, 2001. Adaptado)
In the excerpt from the first paragraph “The term L2 is used in this text to refer to either a second or a foreign language”, the terms in bold show the use of the paired conjunctions “either … or”. Sentences with paired conjunctions require parallel structures. Identify the alternative containing both a correct pair of conjunctions and correct parallel sentence structure.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q1073755 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O objetivo central do Teatro do Oprimido, segundo Koudela (2015), é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q1073759 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Koudela (2015), o movimento Escola Nova estudou as manifestações próprias do desenvolvimento da criança como fonte para a ação e intervenção do professor. Nesse sentido, segundo a autora, no âmbito da pedagogia do teatro, o movimento destacado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q1046383 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Vygotsky (citado por Anache em Baptista, Caiado e Jesus, 2010), “A educação social da criança com deficiência mental grave/profunda é o único caminho cientificamente válido para a sua educação”.

Nesse sentido, Anache aponta que o termo “educação social”, quando empregado por Vygotsky, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q1070192 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A doutrina positivista, cujo principal representante foi o francês Augusto Comte (1798-1857), nasceu no ambiente cientificista, que se caracteriza pela valorização do conhecimento científico, que o próprio filósofo ajudou a exacerbar. Em sua obra Curso de filosofia positiva, propôs-se a examinar como ocorreu o desenvolvimento da inteligência humana desde os primórdios, a fim de dar as diretrizes de como seria melhor pensar a partir do progresso da ciência. Nessa obra, encontra-se a célebre Lei dos três estados (Aranha e Martins, 2009. Adaptado).
A Lei dos três estados estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q1073776 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

José Augusto Guilhon Albuquerque, no texto “Montesquieu: sociedade e poder”, escreve: “Com o conceito de lei, Montesquieu traz a política para fora do campo da teologia e da crônica, e a insere num campo propriamente teórico. (…) As instituições políticas são regidas por leis que derivam das relações políticas. As leis que regem as instituições políticas, para Montesquieu, são relações entre as diversas classes em que se divide a população, as formas de organização econômica, as formas de distribuição do poder etc. Mas o objeto de Montesquieu não são as leis que regem as relações entre os homens em geral, mas as leis positivas”.
O segundo tipo de lei mencionada, segundo Montesquieu, tem como característica ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q1070193 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Hegel introduz em sua filosofia uma noção nova, a de que a razão é histórica, ou seja, a verdade é construída no tempo. Partindo da noção kantiana de que a consciência (ou o sujeito) interfere ativamente na construção da realidade, propõe o que se chama filosofia do devir, do ser como processo, como movimento, como vir-a-ser. Desse ponto de vista, o ser está em constante transformação, donde surge a necessidade de fundar uma nova lógica (Aranha e Martins, 2009).
Considerando teses centrais do pensamento de Hegel, cabe afirmar que, para ele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q1070195 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da linguagem. Não se trata evidentemente da língua empírica, o português, o inglês, o francês etc., mas da linguagem como estrutura lógica subjacente a todas as formas de representação, linguísticas e mentais. A questão fundamental é, portanto, como um juízo, algo que afirmo ou nego sobre a realidade, pode ter significado e como podemos estabelecer critérios de verdade e falsidade desses juízos. A possibilidade de paralelismo entre a linguagem e a realidade supõe assim um isomorfismo, i.e., uma forma ou estrutura comum entre a lógica e a ontologia, entre a proposição e o fato que a proposição descreve e representa (Marcondes, 2020. Adaptado).
A corrente filosófica mencionada defende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.