Questões de Concursos SEDUC SP

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661Q1069940 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A escola estoica foi fundada em Atenas em 300 a.C. por Zenão de Cítio (344-262 a.C.). A doutrina estoica antiga foi desenvolvida e elaborada pelos discípulos e sucessores de Zenão, Cleantes (330-232 a.C.) e Crisipo (280-206 a.C.). O estoicismo concebe a filosofia de forma sistemática e composta de três partes fundamentais: a física, a lógica e a ética, cuja relação é explicada através da metáfora da árvore. A física corresponderia à raiz, a lógica ao tronco e a ética aos frutos.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes (2010), a metáfora da árvore na filosofia estoica ilustra a
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662Q1046395 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à trajetória histórica da inclusão social, Omote (em Rodrigues; Capellini e Santos, 2014) afirma que
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663Q1070204 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Nas obras de juventude de Marx, é tão evidente a crítica do idealismo hegeliano quanto a sombra das frustrações com a Revolução Francesa. As mesmas frustrações, aliás, que impulsionaram o pensamento socialista em vários países, a começar pela própria França. A crítica do idealismo filosófico traz de modo implícito – às vezes é bem mais do que isso – a crítica das revoluções burguesas e a necessidade de uma nova revolução” (Weffort, 2006).
Diante do lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” da Revolução Francesa, um exemplo que ilustra as frustrações de Marx mencionadas no texto é
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664Q1083261 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na secretaria de uma escola, há 560 prontuários de alunos, alguns deles incompletos, e os demais completos. Sabe-se que a razão do número de prontuários incompletos para o número de prontuários completos é 2/3.
O número de prontuários incompletos é igual a
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665Q1070208 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Tradicionalmente, a ligação mais importante entre algumas religiões e ética baseava-se na ideia de que a religião proporcionava uma razão para praticar o bem. A razão apresentada era a de que os virtuosos seriam recompensados com a bem-aventurança eterna enquanto os outros arderiam nas chamas do Inferno. Nem todos os pensadores religiosos aceitaram este argumento: Immanuel Kant, por exemplo, que era um cristão devoto, rejeitava tudo o que parecesse uma obediência às leis morais motivada pelo interesse pessoal (Singer, 2018. Adaptado).
Peter Singer (2018) ressalta que, para Kant,
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666Q1069959 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A teoria da propriedade de Locke, que é muito inovadora para sua época, difere bastante da de Hobbes. Para Hobbes, a propriedade inexiste no estado de natureza e foi instituída pelo Estado-Leviatã após a formação da sociedade civil. Assim como a criou, o Estado pode também suprimir a propriedade dos súditos.

(Leonel Itaussu Almeida Mello. In: Weffort, 2006)

Como ressalta Leonel I. Almeida Mello, para John Locke, por outro lado, a propriedade
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667Q1069960 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Até Montesquieu, a noção de lei compreendia três dimensões essencialmente ligadas à ideia de lei de Deus. As leis exprimiam uma certa ordem natural, resultante da vontade de Deus. Elas exprimiam também um dever-ser, na medida em que a ordem das coisas estava direcionada para uma finalidade divina. Finalmente, as leis tinham uma conotação de expressão da autoridade. As leis eram simultaneamente legítimas (porque expressão da autoridade), imutáveis (porque dentro da ordem das coisas) e ideais (porque visavam uma finalidade perfeita).

(Albuquerque, J. A. G. In: Weffort, 2006)

Como aponta José-Augusto Guilhon-Albuquerque, Montesquieu abandona a concepção de lei associada a uma ideia de Deus para definir as leis como
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668Q1046664 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Borges (2020), em sua pesquisa sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacou os marcos legais para a educação inclusiva. Segundo a autora, a década de 1990 foi marcada por movimentos que visavam à inclusão de alunos público-alvo da educação especial. Assim, nessa década, os seguintes documentos foram de suma importância para balizar esse movimento:
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669Q1069961 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O ingresso de Jean-Jacques Rousseau na república das letras deu-se com a obtenção do prêmio concedido pela Academia de Dijon, que havia proposto o seguinte tema para dissertação: “O restabelecimento das ciências e das artes teria contribuído para aprimorar os costumes?’’ Ao responder negativamente a essa questão, Rousseau iria marcar uma posição bem diferente do espírito iluminista da época. “Se nossas ciências são inúteis no objeto que se propõem, são ainda mais perigosas pelos efeitos que produzem”. Antes pois de defender o processo de difusão das luzes, impõe-se perguntar sobre que tipo de saber tem norteado a vida dos seres humanos.

(Nascimento, Milton Meira do. In: Weffort, 2006. Adaptado)

A crítica às ciências e às artes, contudo, não significa uma recusa do que seria a verdadeira ciência, a qual, para Rousseau, consiste
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670Q1070219 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos filósofos estudados no livro Filosofando: introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é Francis Bacon. Dizem elas: “É conhecido como severo crítico da filosofia medieval, por considerá-la desinteressada e contemplativa, uma vez que, de acordo com o espírito da nova ciência moderna, Bacon aspirava a um saber instrumental que possibilitasse o controle da natureza. (…) Bacon inicia seu trabalho pela denúncia dos preconceitos e das noções falsas que dificultam a apreensão da realidade, aos quais chama de ídolos”.
A crítica do filósofo aos ídolos corresponde à crítica
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671Q1069964 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na maioria das sociedades ocidentais, grandes diferenças de salário e de estatuto social são comumente aceitas como normais, desde que nasçam de situações de igualdade de oportunidades. A ideia é a de que não existe qualquer injustiça no fato de Maria ganhar dez vezes mais do que José desde que José tenha tido a sua oportunidade de estar no lugar que Maria ocupa hoje. Suponhamos que a diferença de salário se deva ao fato de Maria ser médica enquanto José é trabalhador rural. Isto seria aceitável se José tivesse tido a mesma oportunidade que Maria de se tomar médico: se os resultados escolares de José tivessem sido tão bons como os de Maria, ele teria também podido estudar Medicina, tornar-se médico e ganhar dez vezes mais. A vida, nesta perspectiva, é uma espécie de corrida na qual é justo que os vencedores recebam os prémios, desde que todos tenham tido condições iguais na partida.

(Singer, 2018. Adaptado)

Para Peter Singer, essa concepção de igualdade de oportunidades
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672Q1073804 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na atualidade, sua obra parece inaugurar um novo rumo para a dança-teatro no Brasil, aliando em sua formação princípios importantes a partir da conexão Laban-Bartenieff e o butô japonês com uma pesquisa consistente acerca da bibliografia surrealista francesa, assim como os seus desdobramentos nas artes plásticas.

(Koudela, 2015. Adaptado)


O descritivo aponta para a obra de

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673Q1070223 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“A felicidade é, portanto, algo absoluto e autossuficiente, sendo também a finalidade da ação”, diz Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco. Com tal afirmação, o filósofo grego apresenta em sua ética uma característica presente em todo o seu pensamento filosófico.
A característica do pensamento filosófico aristotélico ilustrada no texto é
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674Q1046420 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Masini (2013) aponta que, para compreender a pessoa com deficiência visual, sua maneira de se relacionar com o mundo ao seu redor e como ela expressa, ao mesmo tempo, sua generalidade e especificidade, é sempre necessário considerar sua estrutura
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675Q1070232 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto “John Locke e o individualismo liberal”, Leonel Itaussu Almeida Mello apresenta um conceito fundamental para a compreensão do contratualismo lockeano. Diz ele: “Em Locke, o contrato social é um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida, à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário”.
À luz da teoria contratualista mencionada, a noção de “pacto de consentimento” é
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676Q1046425 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) destacam que é fácil perceber que, nas escolas, há professores – tanto os especialistas quanto os professores da sala comum – que estão indisponíveis para estabelecer uma parceria.

Embora isso possa ser um obstáculo na implementação do modelo de coensino, uma vez que não pode ser imposto, o desejo de adotá-lo deve ser negociado e construído sob a perspectiva de
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677Q1070234 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Kant discute a relação entre a razão especulativa e as ilusões transcendentes na seguinte passagem da Crítica da razão pura: “Um procedimento desta espécie, que consiste em submeter ao exame os fatos da razão, e, segundo o caso, à sua repreensão, pode-se designar por censura da razão. E incontestável que esta censura conduz inevitavelmente à dúvida com respeito a todo o uso transcendental dos princípios. (…) O primeiro passo nas coisas da razão pura (…) é dogmático. O segundo passo (…) é cético e testemunha a prudência do juízo avisado pela experiência. Mas é ainda necessário um terceiro passo, (…) o qual tem por fundamento máximas sólidas e de provada universalidade; consiste em submeter a exame não os fatos da razão, mas a própria razão no que respeita a todo o poder e capacidade de conhecimento puro a priori; já não se trata aqui da censura, mas da crítica da razão”.
A passagem da “censura” para a “crítica”, mencionada no excerto, implica
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678Q1046426 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na pesquisa sobre o coensino, Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) concluíram que esse modelo de trabalho parece ser mais desafiador no Ensino Fundamental.

Entre os fatores identificados, destacam-se
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679Q1046682 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
Schirmer et al. asseguram que há uma série de bibliotecas de símbolos gráficos que foram desenvolvidos para facilitar a comunicação e que com eles são construídos as pranchas e os cartões de comunicação. Os símbolos gráficos podem ser: pictográficos, arbitrários, ideográficos e compostos.

Os símbolos ideográficos são
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680Q1070235 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, explicita a relação entre filosofia e tecnologia: “A filosofia da tecnologia é uma disciplina relativamente recente […]. A reflexão filosófica que recai sobre a tecnologia corresponde a diferentes estilos de pensamento. Apesar dessa heterogeneidade, a disciplina encontra a sua unidade na preocupação por um aspecto ou dimensão da vida humana impossível de ignorar e particularmente marcado na sociedade contemporânea: a atividade eficiente, racionalmente regrada, no que diz respeito às suas motivações, desenvolvimento, alcance e consequências”.

Conforme o autor, a unidade que caracteriza a disciplina considera a técnica como
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