Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

701Q1070287 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Ética prática, Peter Singer indica que: “Algumas pessoas pensam que a ética é inaplicável ao mundo real por a encararem como um sistema de regras curtas e simples do tipo “Não mintas”, “Não roubes” ou “Não mates”. Não admira que quem adopta esta visão da ética pense que esta não se adapta às complexidades da vida. Em situações invulgares, as regras simples entram em conflito; e, mesmo quando isso não acontece, seguir uma regra pode levar ao desastre” (2018. Adaptado).

Segundo Peter Singer, as limitações próprias da aplicação de regras éticas simples
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q1070290 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Embora recebam críticas, os investigadores estadunidenses vêm trabalhando a bioética a partir exclusivamente dos quatro princípios tradicionais: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. A teoria principialista tomou como fundamento esses quatro princípios básicos, os quais seriam uma espécie de “mantra”, um instrumento acessível e prático para análise dos conflitos surgidos no campo bioético. Como esse contexto foi produzido a partir da visão anglo-saxônica do mundo, o tema da autonomia foi maximizado hierarquicamente com relação aos outros três, tornando-se uma espécie de superprincípio.

(Garrafa, 2005. Adaptado)

Segundo o autor, a prioridade atribuída ao princípio bioético da autonomia é contestável porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q1045972 | Pedagogia, Legislação da Educação, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior, conforme o art. 7o da Resolução CNE/CP no 01/2012,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q1070293 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Ética prática, Peter Singer rejeita a concepção clássica da racionalidade intrínseca da ação ética benevolente, problematizando teses levantadas, por exemplo, por Thomas Nagel, quem busca justificar a necessidade racional da ação altruísta. Mas Peter Singer preserva um papel para a razão na ética, entendendo: “a racionalidade, num sentido amplo, o qual inclui a consciência de si mesmo e a reflexão sobre a natureza e a finalidade da nossa própria existência”. (2018. Adaptado).

Segundo Peter Singer, a racionalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

705Q1070295 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Chauí (citada por Barroco e Tada, 2021) aborda a relação entre ética e violência, explicitando que a violência pode ser compreendida, fundamentalmente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q1046487 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Rodrigues (2020), nos casos em que o assunto se mostra muito complicado para o aluno com deficiência intelectual, o professor deve adotar a estratégia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q1045980 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua análise sobre a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, Azambuja e Silva (2024) referem-se a Kai-Fu Lee, um importante pesquisador a esse respeito. Considerando a perspectiva desse pesquisador, que é coerente com a análise de Azambuja e Silva, é correto afirmar que o aprendizado personalizado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q1046503 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o proposto pelo Currículo Paulista: etapa Ensino Médio, para a inclusão escolar em igualdade de condições, é preciso levar em consideração as demandas específicas de cada sujeito no contexto escolar.

Segundo o documento mencionado, para que esse objetivo seja alcançado, é necessário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q1046265 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Analise o excerto a seguir:
O desenvolvimento da consciência da escrita nas crianças com cegueira trata-se de um processo contínuo por meio do qual um conjunto de fatores articulados contribui para desencadear as mudanças que levam à tomada de consciência que se amplia por meio da exploração intencional para compreensão de conceitos, bem como da função de símbolos e da linguagem.
(Celma Domingues et al., A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira, 2010)
Na perspectiva das autoras, o desenvolvimento da escrita na criança com cegueira tem início
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q1028093 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Matemática, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No livro Lógica e Conjuntos, o autor Francisco Cunha defende o uso de parênteses na simbolização das proposições para evitar ambiguidades, mas concorda que a notação pode ser simplificada (supressão de parênteses) desde que não venham a ocorrer ambiguidades. Para essa simplificação é definida uma ordem de precedência das operações lógicas, de maneira a permitir identificar o conectivo principal de uma proposição, de modo a poder nomeá-la.
De acordo com a ordem estabelecida no livro, dadas as proposições simples, p, q, r e s, a proposição

∼∼pq → r ∧ (s ↔ ∼q ∨ ∼p)

é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q1070078 | Filosofia, O que É a Filosofia, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra Boas-vindas à Filosofia, Marilena Chauí destaca a seguinte postura do fazer filosófico: “A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia a dia (...). Por isso começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber. Esse foi o principal ensinamento do patrono da Filosofia, Sócrates, quando afirmou que começamos a buscar o conhecimento verdadeiro apenas quando somos capazes de dizer: ‘Só sei que nada sei’”.
A máxima socrática referida no excerto é considerada fundamental para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q1070079 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, ao explicar a Filosofia da Tecnologia de Mario Bunge, afirma: “Ele (Bunge) considera particularmente nefasta a noção, tão difundida, de que a tecnologia seja axiologicamente neutra. Para combatê-la, Bunge defende uma ética que aponte as responsabilidades naturais e sociais da inovação tecnológica”.
De acordo com Alberto Cupani, a medida adotada por Bunge também envolve a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q905515 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, a nova estrutura proposta para o Ensino Médio valoriza o ____________ juvenil, uma vez que prevê a oferta de variados itinerários formativos para atender à ____________ de interesses dos estudantes: o ____________ acadêmico e a formação técnica profissional.


Os termos que, em sequência, completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q1022768 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Inside the classroom, some learners seem to take advantage of what is going on more than others. Aware of this, teachers will frequently say that successful students possess some or all of the following characteristics.


1. A willingness to listen: good learners listen to what is going on – not just in the sense of paying attention, but also in terms of really listening to the English that is being used, soaking it up with eagerness and intelligence.

2. A willingness to try new things: many good learners are not afraid to ‘have a go’. They are prepared to try things out and see how it works. Of course, not all successful language learners are extroverts, but the urge to use the language (loudly or quietly) is an important one.

3. A willingness to think about how to learn: good learners bring or invent their own study skills when they come to a lesson. They think about the best way to memorize vocabulary, the best way to read a text (slowly, translating every word? Or quickly, trying to get a general understanding?), the best method of drafting and re-drafting a piece of writing.

4. A willingness to ask questions: although some teachers can become irritated by students who are constantly asking difficult (and sometimes irrelevant) questions, the urge to find out why is part of a successful learner’s equipment.

5. A willingness to accept correction: good learners are prepared to accept corrections if it helps them. They are keen to get feedback from the teacher and act upon what they are told. But this only works where teachers are able to offer constructive criticism. It involves teachers in judging their students’ responses to correction so that they can act accordingly.


(Jeremy Harmer. How to teach English, 1998. Adaptado)
Reading a text “quickly, trying to get a general understanding”, as mentioned in subitem 3, “A willingness to think about how to learn”, describes the reading strategy named
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q1070388 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, na obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, afirma: “A filosofia contemporânea pode ser vista como resultado da crise do pensamento moderno no séc. XIX. O projeto moderno se define pela busca da fundamentação da possibilidade do conhecimento e das teorias científicas na análise da subjetividade, bem como por uma capacidade de ter experiências empíricas sobre o real, tal como encontramos no racionalismo e no empirismo. Esse projeto entra em crise a partir das críticas de Hegel e de Marx”.
De acordo com Danilo Marcondes, na filosofia contemporânea, a concepção moderna de sujeito passa a ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q905550 | Programação, Tecnologia da Informação, SEDUC SP, FGV, 2024

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma que organiza o desenvolvimento de códigos em torno de "objetos" que possuem atributos (dados) e métodos (ações). Tal abordagem facilita a criação de sistemas complexos, modularizados e mais facilmente reutilizáveis. Quais são as principais características desse paradigma?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q1024604 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


Language learning styles and strategies are among the main factors that help determine how – and how well – our students learn a second or foreign language. The term L2 is used in this text to refer to either a second or a foreign language, following the tradition in our field.


Learning styles are the general approaches – global or analytic, auditory or visual – that students use in acquiring a new language or in learning any other subject. These styles are “the overall patterns that give general direction to learning behavior” (Cornett 1983, p. 9). Of great relevance is this statement: “Learning style is the biologically and developmentally imposed set of characteristics that make the same teaching method wonderful for some and terrible for others” (Dunn and Griggs 1988, p. 3).


Learning strategies are defined as “specific actions, behaviors, steps, or techniques – such as seeking out conversation partners, or giving oneself encouragement to tackle a difficult language task – used by students to enhance their own learning” (Scarcella and Oxford 1992, p. 63). When the learner consciously chooses strategies that fit his or her learning style and the L2 task at hand, these strategies become a useful tool-kit for active, conscious, and purposeful self-regulation of learning. Learning strategies can be classified into six types: cognitive, metacognitive, memoryrelated, compensatory, affective, and social.


(M. Celce-Murcia, 2001. Adaptado)
In the second paragraph, the information within dashes “– global or analytic, auditory or visual –” is intended to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q1046368 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Zerbato e Mendes (2018), o primeiro princípio do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) que deve embasar uma atividade acessível é o princípio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q1070179 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na escola Jônica ou de Mileto, os dois principais seguidores de Tales, Anaxímenes e Anaximandro, não aceitaram a ideia do mestre de que a água seria o elemento primordial, postulando outros elementos, respectivamente, o ar e o apeiron, como tendo esta função (Marcondes, 2010. Adaptado).
Tal mudança de concepção sobre qual poderia ser o elemento primordial da realidade observável pode ser tomado como sinal de que nessa escola filosófica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q1046372 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Rodrigues (2020) aponta como essencial para novas possibilidades de comunicação eficaz no ensino de alunos com deficiência intelectual a estratégia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.