Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

761Q1024969 | Inglês, Sinônimos Synonyms, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Read the text by Brown to answer question.

The question of whether or not to distinguish between native and nonnative speakers in the teaching profession has grown into a common and productive topic of research in the last decade. For many decades the English language teaching profession assumed that native English-speaking teachers, by virtue of their superior model of oral production, comprised the ideal English language teacher. Then, Medgyes (1994), among others, showed in his research that nonnative English speaking teachers offered as many if not more inherent advantages. Other authors concur by noting not only that multiple varieties of English are now considered legitimate and acceptable, but also that teachers who have actually gone through the process of learning English possess distinct advantages over native speakers.


As we move into a new paradigm in which the concepts of native and nonnative “speaker” become less relevant, it is perhaps more appropriate to think in terms of the proficiency level of a user of a language. Speaking is one of four skills and may not deserve in all contexts to be elevated to the sole criterion for proficiency. So, the profession is better served by considering a person’s communicative proficiency across the four skills. Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly, and in turn, their pedagogical training and experience can occupy focal attention.


(Brown, 2006. Adaptado)

In the fragment from the text’s final sentence “Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly”, the terms in bold can be replaced, without meaning change, by
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q1024972 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Brown (2006) mentions that language, culture, and context are very influential in effective communication. Read the account by a foreigner of his experience in another country to answer question.

At first, things in the cities look pretty much alike. There are taxis, hotels with hot and cold running water, theaters, neon lights, even tall buildings with elevators and a few people who can speak English. But pretty soon the American discovers that underneath the familiar...exterior there are vast differences. When someone says “yes” it often doesn’t mean yes at all, and when people smile it doesn’t always mean they are pleased. When the American visitor makes a helpful gesture, he may be rebuffed, when he tries to be friendly nothing happens. People tell him that they will do things and don’t. The longer he stays, the more enigmatic the new country looks.
From the reading of this account by a traveler it is possible to understand that
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q1070286 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao estudas questões relacionadas à argumentação filosófica, Juvenal Savian Filho alerta que é preciso considerar que: “nem todos os textos filosóficos contêm uma argumentação explícita. Alguns deles são propositalmente escritos na forma de aforismos, ou seja, de afirmações sucintas e diretas sobre o pensamento de um autor (2010. Adaptado).

Segundo Juvenal Savian Filho, para compreender adequadamente aforismos filosóficos, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q1083345 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme Camargo (2009), uma das características do bullying é a intencionalidade, a qual é descrita como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q1083349 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria do Carmo é agente de serviços escolares em uma escola pública de Ensino Fundamental. Nessa escola, periodicamente, ocorrem reuniões em que os profissionais e demais envolvidos no processo educativo são convidados a participar de discussões e decisões importantes sobre a organização escolar, tanto no âmbito pedagógico quanto no administrativo e no financeiro. Essas decisões são registradas em um documento que a Lei de Diretrizes e Bases denominou PPE.

A sigla PPE, conforme Monlevade (2012), significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q1046238 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao ler o artigo de Santos (2012), um professor compreende que o currículo e o planejamento propostos ao aluno com deficiência intelectual devem gerar experiências em um ambiente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q1045983 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordar a temática do protagonismo juvenil, Costa e Vieira (2000) expõem sua definição de adolescência, considerando o contexto contemporâneo. Conforme a perspectiva defendida pelos autores, a autotelia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q1046499 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordar os conceitos de Bernstein, Miranda (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) afirma que as atividades desenvolvidas pelos professores terão um ou outro efeito educativo em função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q1072102 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O livro Boas-vindas à Filosofia, de autoria de Marilena Chauí, começa com a seguinte indagação: Para que serve a filosofia? Depois de ressaltar a peculiaridade da questão, que não é dirigida a outras áreas da ciência e da cultura, Marilena Chauí argumenta que, em se tratando da filosofia, a indagação até pode fazer sentido a partir de certa perspectiva contemporânea.

Qual perspectiva seria essa, segundo Marilena Chauí?

A perspectiva a que Marilena Chauí se refere em seu livro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q1046251 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Anache (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010) afirma que a subjetividade é um aspecto importante do processo de aprendizagem, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q1088748 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Promoção do QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O artigo 227 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar direitos à criança, ao adolescente e ao jovem. Em seu parágrafo 3º , inciso V, o artigo determina que qualquer medida privativa de liberdade voltada a esses sujeitos deve, além de respeitar a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, obedecer aos princípios de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q1070066 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, em seu texto “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, define a Filosofia da Tecnologia enquanto disciplina filosófica da seguinte forma: “A Filosofia da Tecnologia é (...) um campo de estudos mais heterogêneo do que sua denominação faria supor, pois a própria definição do seu objeto não é unânime. (...) Apesar dessa heterogeneidade, a disciplina encontra a sua unidade na preocupação por um aspecto ou dimensão da vida humana impossível de ignorar e particularmente marcado na sociedade contemporânea: a atividade eficiente, racionalmente regrada”.
A noção de homo faber é caracterizada por Alberto Cupani como a capacidade humana de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q1070067 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer, em seu livro Ética prática, apresenta sua abordagem ética, que envolve o que ele denomina de princípio da igualdade: “A essência do princípio da igualdade na consideração de interesses exige que se atribua o mesmo peso, nas nossas deliberações morais, aos interesses semelhantes de todos os afetados pelas nossas ações”.
Com base no excerto, é correto afirmar que Peter Singer argumenta que o princípio da igualdade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q1046259 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Celma Domingues et al., em A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira (2010), afirmam que o desempenho visual de uma pessoa com baixa visão pode ser desenvolvido e ampliado de forma gradativa e constante, pois a eficiência da visão melhora na medida do seu uso.
As autoras evidenciam a avaliação funcional do uso da visão como uma medida qualitativa eficiente que se refere, entre outras maneiras, ao uso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q1070073 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Um dos tópicos discutidos por Peter Singer, em seu livro Ética prática, é a eutanásia. Segundo o autor, “a força da argumentação em favor da eutanásia voluntária reside na combinação entre o respeito pelas preferências e decisões pessoais daqueles que escolhem e na clareza lógica e inequívoca da própria decisão” (adaptado).
No excerto, Peter Singer fundamenta sua justificativa moral para a prática mencionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q1046026 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Amorim e Alves (2008) escrevem que a ausência da visão, por si só, não impõe limitações à possibilidade de estabelecer relações socias e interagir com o mundo, bem como não impossibilita responder aos estímulos do ambiente.

No entanto, na perspectiva das autoras, a falta da visão traz consequências para a criança cega, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q905514 | Pedagogia, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

A Resolução CNE/CP Nº 1 de 2021, que estabelece as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, determina que o itinerário formativo deve contemplar a articulação de cursos e programas, configurando trajetória educacional consistente e programada, a partir de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q905516 | Pedagogia, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

A Lei n.º 13.415/2017, que reformou o Ensino Médio, trouxe várias mudanças significativas para a estrutura e o conteúdo do currículo. Em relação a essas mudanças, é correto afirmar que a lei
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q1022766 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão:

A language function is a purpose you wish to achieve when you say or write something. If you say ‘I invite you’, you are performing the function of inviting. Of course you could also say ‘D’you want to come to the cinema?’ to make an invitation. There are many ways of inviting, apologising, agreeing, giving advice, asking for information etc.

If our students want to express themselves in speaking or writing, they need to know to perform these functions – in other words, how to use grammar and vocabulary to express certain meanings/ purposes.

(Jeremy Harmer. How to teach English, 1998. Adaptado)

The same function can be performed at different levels of formality, depending on the situation and the intimacy between speakers. There is an adequate choice of grammar and vocabulary in the function ‘making a recommendation’ in the situation illustrated in:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q1022770 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Inside the classroom, some learners seem to take advantage of what is going on more than others. Aware of this, teachers will frequently say that successful students possess some or all of the following characteristics.


1. A willingness to listen: good learners listen to what is going on – not just in the sense of paying attention, but also in terms of really listening to the English that is being used, soaking it up with eagerness and intelligence.

2. A willingness to try new things: many good learners are not afraid to ‘have a go’. They are prepared to try things out and see how it works. Of course, not all successful language learners are extroverts, but the urge to use the language (loudly or quietly) is an important one.

3. A willingness to think about how to learn: good learners bring or invent their own study skills when they come to a lesson. They think about the best way to memorize vocabulary, the best way to read a text (slowly, translating every word? Or quickly, trying to get a general understanding?), the best method of drafting and re-drafting a piece of writing.

4. A willingness to ask questions: although some teachers can become irritated by students who are constantly asking difficult (and sometimes irrelevant) questions, the urge to find out why is part of a successful learner’s equipment.

5. A willingness to accept correction: good learners are prepared to accept corrections if it helps them. They are keen to get feedback from the teacher and act upon what they are told. But this only works where teachers are able to offer constructive criticism. It involves teachers in judging their students’ responses to correction so that they can act accordingly.


(Jeremy Harmer. How to teach English, 1998. Adaptado)
Subitem “5. A willingness to accept correction” focuses on students’ errors and the role of teachers’ corrections. Communicative language teaching states that errors
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.