Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

781Q1070389 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto “Hans Jonas: Porque a técnica moderna é um objeto para a ética”, Oswaldo Giacoia Filho explica que: “O ponto relevante aqui é que a ingerência de dimensões remotas, futuras e globais em nossas decisões cotidianas, prático-mundanas é uma novidade ética; e a categoria ética que é principalmente chamada ao primeiro plano por esse novo fato se chama responsabilidade. Inaugura um novo capítulo na história da ética” (Adaptado).
Diante do cenário descrito no excerto, Hans Jonas propõe o “princípio responsabilidade”, que consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q1070394 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra O outro, Franklin Leopoldo e Silva afirma: “O sujeito é uma contínua construção que depende, sempre e ao mesmo tempo, dele e dos outros; por isso ele é sempre outro, puro processo, e nunca algo consolidado. [...] O sujeito nunca se constituirá totalmente como realidade fechada em si mesma, porque a subjetividade não é mais do que a ação de tornar-se sujeito, constantemente reiterada”.
A partir da análise de Franklin Leopoldo e Silva, o sujeito deve ser compreendido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q1070396 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em “Do que se tem pensado sobre o trabalho”, Suzana Albornoz argumenta que: “Para Marx, o trabalho é pressuposto em uma forma que o caracteriza como exclusivamente humano. O trabalho do homem tem uma qualidade específica, distinta de um mero labor animal. [...] ‘O que distingue o pior arquiteto da melhor das abelhas é que o arquiteto ergue a construção em sua mente antes de a erguer na realidade.’ [...] No entanto, isso que torna o trabalho do homem propriamente humano, o projeto e a visão antecipada do produto, não está sendo possível na produção industrial mecanizada e em série”.

De acordo com Suzana Albornoz, a perda da capacidade de antecipação mental do produto pelo trabalhador conduz à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q1074267 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Jean-Paul Sartre, em seu livro O existencialismo é um humanismo, analisa a liberdade humana como se segue: “Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre”.
No pensamento sartreano, a liberdade é acompanhada da ideia de “condenação” porque a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q1074268 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Juvenal Savian Filho, em seu livro Argumentação: a ferramenta do filosofar, afirma que: “um filósofo, quando consegue concatenar melhor suas ideias, para defender sua interpretação da experiência humana, aproxima-se mais de um conhecimento adequado à realidade. Todos esses dados podem ser revistos, mas a melhor correlação estabelecida entre eles, em conjunto com o teste da realidade, leva a falar de conhecimento”. (Adaptado).

Para Juvenal Savian Filho, a especificidade do trabalho filosófico reside na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q1024607 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text to answer question:


CLIL (Content and Language Integrated Learning) is an approach which is neither language learning nor subject learning, but an amalgam of both and is linked to the processes of convergence – the fusion of elements which may have been previously fragmented, such as subjects in the curriculum. This is where CLIL is groundbreaking.


To give a parallel example common in recent times, we can take studies on the environment. A seminal publication on the subject in the 1960s later led to a need to educate young people in schools so as to both inform and, perhaps more crucially, influence behavior. Topics relating to the environment could already be found in chemistry, economics, geography, physics, and even psychology. Yet, as climate change became increasingly worrying, education responded with the introduction of a new subject: “Environmental studies”.


In order to structure this new subject, teachers of different disciplines would have needed to climb out of their respective mindsets grounded in physics, chemistry, geography, psychology and so on, to explore ways of building an integrated curriculum, and to develop alternative methodologies by which to implement it. Climate change is a global and local phenomenon, so the increasing availability in some countries of information and communication technologies during the 1990s provided tools by which to make some of these methodologies operational.


If we return to languages and CLIL, we have a similar situation. The late 1990s meant that educational insight was firmly set on achieving a high degree of language awareness. Appropriate methodologies were to be used to attain the best possible results in a way which accommodated diverse learning styles.


(D. Coyle, P. Hood, D. Marsh. CLIL: content language integrated learning. Cambridge: Cambridge University, 2010.)
According to the first and second paragraphs, CLIL
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q1070177 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conta a lenda que o primeiro filósofo, Tales de Mileto, se interessava pelo estudo das estrelas e que um dia, olhando para o céu, tropeçou numa pedra, caindo numa vala. Uma serviçal que o acompanhava exclamou: “Como pretendes, ó Tales, tu, que não consegues sequer ver o que está à tua frente, conhecer tudo sobre o céu?”. (Chaui, 2010)
Em uma perspectiva contemporânea, essa anedota poderia ser interpretada como uma concepção de filosofia que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q1073761 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, em seu livro Boas-vindas à filosofia, explica sobre a invenção da palavra “filosofia” a partir da história de Pitágoras nos Jogos Olímpicos. Pitágoras observou três tipos de pessoas: “as que iam para comerciar durante os jogos (…); as que iam para competir (…); e as que iam para assistir aos jogos e torneios”.
No contexto da explicação de Chauí, o filósofo é identificado por Pitágoras como aquele que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q1070182 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Guilherme de Ockham (c.1300-50) foi talvez o filósofo mais influente do séc. XIV e teve inúmeros seguidores, assim como adversários, nesse período devido a suas posições originais e, sob certos aspectos, revolucionárias. A influência de Ockham está relacionada, sobretudo, à sua obra lógica e metafísica, na qual assume uma posição nominalista frente à célebre questão dos universais, uma discussão que percorreu praticamente toda a filosofia medieval, constituindo-se em uma das questões mais centrais da ontologia na tradição filosófica (Marcondes, 2010. Adaptado).
A questão filosófica mencionada no excerto diz respeito à natureza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q1046382 | Pedagogia, Avaliação Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010), a deficiência não deve ser a identidade do sujeito.

Assim, o processo de avaliação precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q1070196 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Para compreender as relações que se estabelecem entre as proposições, foram definidos os primeiros princípios da lógica, assim chamados por serem anteriores a qualquer raciocínio e servirem de base a todos os argumentos. Por serem princípios, são de conhecimento imediato e, portanto, indemonstráveis” (Aranha; Martins, 2009).
Dentre os princípios da lógica a que se referem as autoras, encontra-se o princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q1073786 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marques (2018) informa que o conceito e a prática da arte se alteraram. Na área da dança, essa reviravolta teve início nos anos 1960. Em 1962, um grupo de jovens coreógrafos resolveu apresentar seus trabalhos desenvolvidos nos workshops de Robert Dunn, músico que trabalhava com John Cage no estúdio de Merce Cunningham.
Segundo a autora, essas ações iniciam a classificação da produção em dança como pós-moderna e têm como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q1069948 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Locke critica a doutrina das ideias inatas de Descartes, afirmando que a alma é como uma tabula rasa – tábua sem inscrições –, como um pedaço de cera em que não há qualquer impressão, um papel em branco. Por isso o conhecimento começa apenas a partir da experiência sensível. Se houvesse ideias inatas, as crianças já as teriam, além de que a ideia de Deus não se encontra em toda parte, pois há povos sem essa representação ou, pelo menos, sem a representação de Deus como ser perfeito.

(Aranha e Martins, 2009)

Segundo as autoras, ao investigar a origem das ideias, ao contrário dos filósofos racionalistas, Locke preferiu priorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q1083262 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em uma sala de aula, 30% do número total de alunos participaram de uma atividade esportiva, e 3 deles receberam medalha.

Sabendo que esses 3 alunos que receberam medalha correspondem a 7,5% do número total de alunos dessa sala, é correto afirmar que o número de alunos dessa sala que participaram da atividade esportiva foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q1083263 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Participaram de uma atividade cultural 126 alunos e30 professores. Essas pessoas foram divididas em grupos, cada grupo com o mesmo número de participantes, sendo esse número o maior possível.

Sabendo que não podia haver alunos e professores no mesmo grupo e que ninguém ficou fora dos grupos, é correto afirmar que o número total de grupos formados foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q1069955 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É no nível dos pressupostos e premissas que podemos ter os melhores debates filosóficos, pois, nesse nível, podemos concordar ou discordar sobre a maneira como se exprime a experiência do mundo, as vivências cotidianas, as crenças e opiniões, entre outras.

(Savian Filho, 2010. Adaptado)

Segundo esclarece o autor, o debate filosófico ocorre, principalmente, em torno às premissas porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q1046660 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mariana, uma criança com surdez congênita, foi matriculada em uma escola de educação infantil e terá direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com a Política Nacional e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008), do nascimento aos três anos, o AEE se expressa por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q1083269 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Agente de Organização Escolar, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra, Abramovay et al. (2012) destaca que, na dinâmica da escola, estabelecem-se relações que produzem a violência simbólica como forma de dominação. Alguns exemplos dessa violência são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q1073799 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A noção de subtexto, segundo Reverbel, é definida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q1070217 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins afirmam que “Na Grécia Antiga não havia a ideia de artista no sentido que hoje empregamos, uma vez que a arte estava integrada à vida. As obras de arte dessa época eram utensílios (vasos, ânforas, copos), edificações (templos) ou instrumentos educacionais. O artífice que os produzia era considerado um trabalhador manual, do mesmo nível do agricultor ou do ferramenteiro. Ele era um artesão, tinha domínio da tekhné, numa sociedade que considerava o trabalho manual indigno”. Aranha e Martins destacam uma voz que ecoava o coro dessa sociedade: “Platão (…) recusa-se a dar valor autônomo ao que chamamos de arte”.
O conceito a partir do qual Platão fundamenta sua crítica ao retratado no excerto é o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.