Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q688712 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa em que há emprego de palavra ou expressão em sentido figurado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q228152 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

A partir da metade do século XIX, o crescimento exponencial da população humana se correlaciona com o crescimento, também exponencial, da produção e consumo de petróleo no mundo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.
II. O uso de derivados de petróleo na produção de alimentos não é uma estratégia sustentável, o que estabelece um limite ao crescimento da população humana.
III. Fertilizantes nitrogenados e a maioria dos pesticidas utilizados na agroindústria são derivados da indústria petroquímica.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q221020 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Segundo Flavio Desgranges, o teatro infantil costuma ser alvo de críticas: há muitos espetáculos, mas poucos são de boa qualidade. Inúmeros são os fatores para essa má reputação.
As afirmativas a seguir referem.se a esses fatores, à exceção de uma. Assinale.a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q223215 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A respeito do ensino de dança nas escolas, de acordo com o PCN, analise as afirmativas a seguir:

I. O aprendizado da dança se faz pela imitação do gesto dançante e pelo aprendizado de uma forma específica de dança.
II. Faz.se necessário diagnosticar os conhecimentos que circulam na região em que a escola está localizada.
III. Os conteúdos, enquanto produção específica da dança, não devem ser abordados a partir de vínculos com os contextos vividos pelos alunos.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q222567 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Pensar a disciplina Arte em um processo de formação continuada de professores pressupõe estabelecer uma articulação com os três eixos norteadores estabelecidos pelos PCNN?s:

produzir, apreciar e contextualizar.

Assinale a alternativa que descreve corretamente as orientações curriculares da disciplina Arte em seus eixos norteadores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q42687 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

                                Calor verbal

Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, onde é notória a agressividade da oposição parlamentar ao governo de Barack Obama, o debate ideológico brasileiro tem se destacado por uma singular dualidade de estilos.

No reino virtual da intenet, blogueiros e comentaristas amiúde adotam uma linguagem de extrema virulência. No mundo político real, entretanto, o ambiente vinha se caracterizando há tempos por um relativo marasmo.

As semanas sufocantes deste verão acumulam, todavia – não tanto pela impaciência com as condições meteorológicas, e bem mais pelo avançar do calendário eleitoral –, claros sinais de que se passa a apostar em novos tons de beligerância política.

                                                                                              (Folha de S.Paulo, 13.02.2013. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de pronomes e à colocação pronominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q228159 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A dança, como fator cultural, permite que o aluno tome conhecimento dos vários ritmos de danças populares e folclóricas, tais como a lambada, o forró, o break, o Rap, a capoeira, a dança do Boi.Bumbá, entre outras.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato criativo de troca de vocabulário é importante para conhecer, produzir, analisar e ampliar o repertório de danças já estabelecido.
II. O tratamento da dança popular como mercadoria cria uma possibilidade de acomodação em um universo de resistência ao folclorismo.
III. A dança, como um dos lugares de memória, encontra em cada gesto esquecido outras lembranças a serem procuradas provocando uma mudança de valores e uma reinvenção de lugares.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q694297 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

A Constituição do Estado de São Paulo assegura ao servidor o direito de remoção para igual cargo ou função, no lugar de residência do cônjuge
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q693141 | Português, Sintaxe, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa em que o termo ou a expressão em destaque identifica corretamente o sujeito da oração. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q220590 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A educação na escola muitas vezes é artificial com relação à liberdade e à formação de corpos "não dóceis ". Com isso, o corpo vai se tornando um produto da sociedade.
A respeito da educação corporal na escola, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q682501 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Nos termos da Lei Complementar n° 1.080, de 17.12.2008, se o período de substituição for igual ou superior a _________ , o servidor fará jus à diferença entre o valor do padrão ou da referência em que estiver enquadrado o cargo de que é titular ou a função-atividade de que é ocupante.
Assinale a alternativa que corretamente completa o enunciado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q687084 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Irmãos em livros
 Outro dia, num táxi, o motorista me disse que “gostava de ler” e comprava “muitos livros”. Dei-lhe parabéns e perguntei qual era sua livraria favorita. Respondeu que “gostava de todas”, mas, de há alguns anos, só comprava livros pela internet. Ah, sim? Comentei que também gostava de todos os táxis, mas, a partir dali, passaria a usar apenas o serviço de aplicativos. Ele diminuiu a marcha, como se processasse a informação. Virou-se para mim e disse: “Entendi. O senhor tem razão”. Tenho amigos que não leem e não frequentam livrarias. Não são pessoas primitivas ou despreparadas – apenas não têm a bênção de conviver com as palavras. Posso muito bem entendê-las porque também não tenho o menor interesse por automóveis, pela alta cozinha ou pelo mundo digital – nunca dirigi um carro, acho que qualquer prato melhora com um ovo frito por cima e, quando me mostram alguma coisa num smartphone, vou de dedão sem querer e mando a imagem para o espaço. Nada disso me faz falta, assim como o livro e a livraria a eles. No entanto, quando entro numa livraria, pergunto-me que outro lugar pode ser tão fascinante. São milhares de livros à vista, cada qual com um título, um design, uma personalidade. São romances, biografias, ensaios, poesia, livros de história, de fotos, de autoajuda, infantis,o que você quiser. O que se despendeu de esforço intelectual para produzi-los e em tal variedade é impossível de quantificar. Cada livro, bom ou mau, medíocre ou brilhante, exigiu o melhor que cada autor conseguiu dar. Uma livraria é um lugar de congraçamento*. Todos ali somos irmãos na busca de algum tipo de conhecimento. E, como este é infinito, não nos faltarão irmãos para congraçar. Aliás, quanto mais se aprende, mais se vai às livrarias. Lá dentro, ninguém nos obriga a comprar um livro. Mas os livros parecem saber quem somos e, inevitavelmente, um deles salta da pilha para as nossas mãos. (Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 07.12.2018. Adaptado) * Congraçamento: ato ou efeito de congraçar(-se); conciliação, reconciliação.
Conforme o autor do texto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q222527 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

"Se a atividade não for de livre escolha e seu desenvolvimento não depender da própria criança, não se terá jogo, mas trabalho". (KISHIMOTO, 2010)
A partir do fragmento, sobre as características dos jogos infantis, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q692600 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, para a organização da administração pública direta e indireta, inclusive as fundações instituídas ou mantidas por qualquer dos Poderes do Estado, é obrigatório o cumprimento, entre outras, da seguinte norma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q223052 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Assinale a alternativa que indica os três principais sistemas de produção de energia para a ação do músculo esquelético.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q227441 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

O repertório musical brasileiro, seja ele folclórico, popular ou erudito, oferece um rico manancial de possibilidades e de escolhas que podem contribuir para o desenvolvimento de propostas de apreciação, sensibilização, interpretação ou mesmo de criação.
Encontramos neste repertório vários gêneros, infantis ou não, que são bastante adequados para uma atividade musical ao mesmo tempo pedagógica e de entretenimento, tais como os Acalantos, os Brincos, as Parlendas, a Canção Popular e as Cantigas de Roda, entre outros.
Assinale a alternativa que identifica, dentre os gêneros acima citados, as brincadeiras rítmicas que mais se assemelham ao RAP moderno, principalmente por apresentarem um texto rimado, desacompanhado de melodia (sem música).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q227707 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos se movimentarem em contextos concretos e faz uso da expressão "Se Movimentar".
O "Se", que segundo o texto foi colocado propositalmente antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências externas, como as técnicas desportivas.
Analise:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q683021 | Legislação Estadual, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa correta nos termos da Lei n° 10.177, de 30.12.1998 (regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q694348 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Os termos em destaque nas frases – “Ele diminuiu a marcha, como se processasse a informação.” / “Não são pessoas primitivas ou despreparadas…” – apresentam sinônimos adequados ao contexto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q228187 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

O professor, ao se deparar com um aluno em sua turma que faz uso de medicamentos para controle da pressão arterial, deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.