Questões de Concursos SEDUC SP

Resolva questões de SEDUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

821Q1083348 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Monlevade (2012), a educação escolar no Brasil pode ser oferecida de maneira pública ou privada.

Sobre as escolas públicas, o autor esclarece que elas devem ser sempre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

822Q1083350 | Legislação Federal, Lei N 9 394 de 1996, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Monlevade (2012) esclarece que a educação brasileira é regida e regulamentada por diferentes leis. Além da Constituição Federal (1988), o autor cita também a Lei nº 9394/1996, que, entre outros aspectos, regula as diversas etapas e as modalidades do ensino.

Essa lei é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q1046514 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É direito dos alunos surdos a aprendizagem do português escrito, uma vez que as mediações simbólicas que regem as relações do homem com os conhecimentos adquiridos historicamente são efetivadas, em grande parte, pelo registro escrito.
(Almeida, Santos e Lacerda, 2015)
Partindo dessa reflexão, os autores destacam que o ensino de português para alunos surdos deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q1070068 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, aborda uma das principais teses da filosofia aristotélica: “a virtude está no meio (meson); por exemplo, o corajoso não é aquele que nada teme, nem o que tudo teme, mas sim o que tem uma dose certa de temor que é a cautela, sem contudo perder a iniciativa, e evitando o excesso que seria a temeridade”.
A tese aristotélica mencionada por Danilo Marcondes, no excerto, implica que a conduta ética deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q1070070 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “Elementos da cultura digital para o ensino de Filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas?”, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote definem cultura digital como se segue: “A cultura digital é um conceito que se refere ao conjunto de práticas, valores, comportamentos e representações que emergem da interação das pessoas com as tecnologias digitais”.
Com base no texto, é correto afirmar que a cultura digital refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q1070071 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes ressalta o projeto iluminista de criação da Enciclopédia:
A Enciclopédia consiste fundamentalmente em uma súmula das grandes descobertas científicas e técnicas da época, bem como dos grandes desenvolvimentos filosóficos e artísticos que marcaram o progresso da humanidade no período moderno. Seus idealizadores pretendiam com isso tornar o saber acessível.
(Danilo Marcondes, Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Adaptado)

Segundo Marcondes, a proposta iluminista da Enciclopédia visava a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q1070074 | Filosofia, A Política, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, analisa a raiz do liberalismo moderno e da noção de Estado. A partir da filosofia de Locke, o autor afirma: “A sociedade resulta de uma reunião de indivíduos, visando garantir suas vidas, (...) e sua propriedade, ou seja, aquilo que pertence a cada um. É em nome dos direitos naturais do homem que o contrato social entre os indivíduos que cria a sociedade é realizado, e o governo deve portanto comprometer-se com a preservação destes direitos”.
Segundo Marcondes, os direitos naturais humanos, para Locke, consistem em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q1070077 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Ética prática, Peter Singer formula a seguinte crítica aos experimentos com animais: “Os cientistas revelam-se tendenciosos em favor da sua própria espécie sempre que efetuam as suas experiências em animais não humanos com objetivos que eles próprios pensam que não justificariam o uso de seres humanos com um grau igual ou inferior de senciência”.
A crítica de Peter Singer, apresentada no excerto, está fundamentada na discussão sobre o especismo, que consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q1022765 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão:

A language function is a purpose you wish to achieve when you say or write something. If you say ‘I invite you’, you are performing the function of inviting. Of course you could also say ‘D’you want to come to the cinema?’ to make an invitation. There are many ways of inviting, apologising, agreeing, giving advice, asking for information etc.

If our students want to express themselves in speaking or writing, they need to know to perform these functions – in other words, how to use grammar and vocabulary to express certain meanings/ purposes.

(Jeremy Harmer. How to teach English, 1998. Adaptado)

Language functions are an important component of foreign language courses which follow
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q905518 | Pedagogia, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Os princípios que orientam o Currículo Paulista – etapa Ensino Médio tem como função principal orientar as propostas pedagógicas das escolas. A respeito dos pressupostos que orientam o Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira ou (F) para a falsa.


( ) É fundamental considerar o contexto em que a escola está inserida com foco em promover sentido ao que se aprende e favorecer o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.


( ) O Currículo Paulista apresenta possibilidades de fomentar a busca por soluções metodológicas que mantenham a fragmentação curricular, promovendo formas nas quais os objetos de conhecimento não se relacionem, impedindo assim que se integrem e interajam nas áreas e entre as áreas do conhecimento.


( ) As práticas educativas devem promover o aprendizado em torno da realidade vivenciada pelo estudante, por meio dos conhecimentos teoricamente sistematizados, de preferência sobre questões problematizadas a partir do cotidiano em que o jovem está inserido, mobilizando diferentes saberes.


( ) A aprendizagem passa a ter maior significado, a partir do momento em que organiza propostas que possibilitam a integração entre os componentes curriculares, para que os conhecimentos sejam desenvolvidos de forma integrada, e, assim tenham mais sentido para o jovem.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q1070386 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua obra O outro, Franklin Leopoldo e Silva afirma: “Articular significa: preservando aquilo que faz com que algo seja ele mesmo, encontrar, todavia, o modo de apreendê-lo como outro, de maneira que o lugar da diferença não faça desaparecer a identidade”.
Segundo Franklin Leopoldo e Silva, a articulação entre o mesmo e o outro é necessária para que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q905525 | Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

A rotina de operação de um empreendimento hoteleiro envolve várias atividades e setores, estando todos eles plenamente vinculados. O objetivo é sempre oferecer a melhor experiência ao cliente, contudo, nem sempre isso significa atender todas as suas solicitações. Isso posto, tanto os pedidos de ____________ quanto de ______________ precisam passar por autorização do setor de hospedagem em função do impacto que podem causar no cronograma de limpeza e abastecimento da Unidade Habitacional (UH).


Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q1070391 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, na obra Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein afirma: “Se, como diz Descartes no início do Discurso do método, o bom- -senso, i.e., a racionalidade, é natural ao homem, sendo compartilhada por todos, o que explica a possibilidade e a ocorrência do erro, do engano, da falsidade? O erro resulta na realidade de um mau uso da razão, de sua aplicação incorreta em nosso conhecimento do mundo”.
Segundo Danilo Marcondes, a importância do método na filosofia de Descartes está vinculada à necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q1022777 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão:


Sounds (phonemes) are represented by phonetic symbols, for example /bi:t/ for ‘beat’. In English, however, there is no one-to-one correspondence between written letters and spoken sounds. Thus the ‘c’ of ‘cat’ is pronounced differently from the ‘c’ in ‘cease’. ‘Though’, ‘through’ and ‘rough’ all have the ‘-ou-’ spelling, but it is pronounced differently in each case. Different spellings can have the same sound too: ‘plane’ and ‘gain’ both have the same vowel sound, but they are spelt differently.


(Jeremy Harmer. How to teach English, 1998. Adaptado)
Dental fricatives are consonants with the characteristic that air escapes through a narrow passage between the tongue and the teeth. There is a distinction in pronunciation between unvoiced fricatives as in “think”, and voiced fricatives, as in “that”. The initial th is an unvoiced fricative in
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q1070397 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto “Bioética e Pesquisas em Seres Humanos”, Paulo Henrique de Oliveira e Roberio Nunes dos Anjos Filho argumentam que: “A prática de inúmeras violações ao ser humano, sob o álibi do interesse científico, levadas a cabo no período da Segunda Guerra, [...] trouxeram à tona a questão da ética na pesquisa, evidenciando a necessidade de priorizar a dignidade humana e de refletir acerca da regulamentação e dos limites da pesquisa em seres humanos”.
O cenário descrito no excerto impulsionou o surgimento da Bioética, que, segundo Paulo Oliveira e Roberio Filho, contempla três elementos centrais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q1074265 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chaui, na obra Boas-vindas à filosofia, argumenta que: “As indagações fundamentais da atitude filosófica e da reflexão filosófica não se realizam ao acaso, segundo preferências e opiniões de cada um de nós. A Filosofia não é um ‘eu acho que’ ou um ‘eu gosto de’. [...] As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático”.
De acordo com Marilena Chaui, o modo sistemático da atividade filosófica diz respeito à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q1070176 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica, também conhecidos como físicos, foi buscar uma explicação do mundo natural, o que constitui o assim chamado naturalismo da escola. A chave da explicação do mundo da experiência estaria, então, para esses pensadores, no próprio mundo, e não fora dele, em alguma realidade misteriosa e inacessível. O mundo se abre, assim, ao conhecimento, à possibilidade total de explicação (ao menos em princípio), à ciência. (Marcondes, 2010. Adaptado)
Segundo Danilo Marcondes, para os filósofos jônicos, seria necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q1073760 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua Ética a Nicômaco, Aristóteles diz: “Em tudo que é contínuo e divisível pode-se tomar mais, menos ou uma quantidade igual, e isso quer em termos da própria coisa, quer relativamente a nós; e o igual é um meio-termo entre o excesso e a falta. (…) por meio-termo relativamente a nós, [entendo] o que não é nem demasiado nem demasiadamente pouco — e este não é um só e o mesmo para todos”.
No excerto, o conceito aristotélico abordado corresponde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q1046373 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

João é um estudante com deficiência intelectual que tem dificuldades significativas em entender conceitos abstratos. Sua professora quer utilizar algumas estratégias do texto de Rodrigues (2020) para ajudá-lo.

Nesse caso, qual estratégia melhor auxiliaria João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q1070183 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Para Maquiavel, a moral política distingue-se da moral privada, uma vez que a ação política deve ser julgada a partir das circunstâncias vividas e tendo em vista os resultados alcançados na busca do bem comum. Com isso, Maquiavel distancia-se da política normativa dos gregos e medievais, porque não busca as normas que definem o bom regime, nem explicita quais devem ser as virtudes do bom governante” (Aranha e Martins, 2009).
Segundo as autoras, a teoria política de Maquiavel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.