Início Questões de Concursos SEDUCCE Resolva questões de SEDUCCE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SEDUCCE Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1020271 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CESeñale la alternativa que completa adecuadamente las frases: Ésta es mi casa. Esta casa es ____. Ése es su inmueble. Ese inmueble es ____. Aquélla es tu construcción. Aquella construcción es ____. ✂️ a) I-mi; II-su; III- tuya ✂️ b) I-mía; II– su; III– tu ✂️ c) I-mi; II– suya; III– tu ✂️ d) I-mía; II– suyo; III– tuya ✂️ e) I-mi; II– su; III– tu Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1020272 | Espanhol, Artigos Artículos, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CELa única alternativa en que está utilizado correctamente los artículos: ✂️ a) Lo bonito es una vida sustentable. ✂️ b) Un casa confortable y sustentable era su sueño. ✂️ c) Él hombre adopta una vida ecológica. ✂️ d) No sabes la complicada que es esta situación. ✂️ e) No me di cuenta del rápido que se pasó esa construcción. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1016001 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente” (Quadros; Karnopp, 2004). Assinale a opção que apresenta exemplo desse processo. ✂️ a) ROUBAR – LADRÃO ✂️ b) CASA – ESCOLA ✂️ c) LÁPIS – APONTADOR ✂️ d) SENTAR – DEITAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1016000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Considerando os estudos morfológicos das línguas de sinais, é correto afirmar que ✂️ a) nas línguas de sinais ainda não é considerado correto dizer-se que os sinais pertençam a uma classe gramatical como nome, verbo, adjetivo. ✂️ b) a soletração manual é uma representação direta e ortográfica do português, envolvendo uma configuração de mão para cada uma das letras escritas do português. ✂️ c) no caso da Libras, não há registro de processos morfológicos de derivação. ✂️ d) os nomes não apresentam flexão de gênero e, para que a indicação de sexo seja feita, é necessária a posposição do sinal de homem/mulher. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que ✂️ a) os Estado Unidos foram o primeiro país a reconhecer legalmente a língua de sinais, em 1981, e a implantar a proposta de educação bilíngue para surdos nas escolas públicas. ✂️ b) em 1889, um ano após o Congresso de Milão, o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos – cria novo regulamento, estabelecendo o método oral puro para todas as disciplinas. ✂️ c) os surdos foram privados de todos os direitos, incluindo recebimento de herança e direito a se casar até o século XVI. ✂️ d) o código Justiniano, legislação criada no século VI, previa que, caso os surdos pudessem receber educação formal, teriam seus direitos legais preservados e poderiam herdar propriedades, dirigindo seus assuntos através da escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1016008 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Quadros e Karnopp (2004), na obra Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos fizeram um levantamento sobre a ordenação das orações e apontaram alguns resultados. Segundo as autoras, a ordem básica das palavras nessa língua é ✂️ a) SVO – sujeito, verbo, objeto. ✂️ b) SOV – sujeito, objeto, verbo. ✂️ c) OSV – objeto, sujeito, verbo. ✂️ d) OVS – objeto, verbo, sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1016002 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “O classificador é um tipo de morfema, utilizado através das configurações de mãos que podem ser afixado a um morfema lexical (sinal) para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal (semântico)” (Pizzio, Campello, Rezende e Quadros, 2009). No que concerne aos estudos dos classificadores, é correto afirmar que ✂️ a) os classificadores descritivos ocorrem em duas dimensões: dimensional e bidimensional, e são caracterizados pela representação de vários aspectos do referente e são subdivididos em especificadores de tamanho e forma estáticos. ✂️ b) o classificador de plural apresenta a incorporação de numeral para que a ideia de vários objetos seja compreendida. ✂️ c) os classificadores de instrumento são configurações de mãos que representam os referentes enquanto categorias semânticas. ✂️ d) o classificador de corpo descreve como uma ação acontece na realidade por meio da expressão corporal de seres animados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1015995 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à cultura e identidade surda, é correto afirmar que ✂️ a) de acordo com Strobel (2008), os gestos caseiros são considerados como parte do artefato cultural linguístico do povo surdo. ✂️ b) a identidade da pessoa surda é sempre múltipla e contraditória, mas se fixa e se estabelece definitivamente na adolescência. ✂️ c) surdos com identidades surdas híbridas e identidades surdas flutuantes não podem ser membros da comunidade surda. ✂️ d) na perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, a cultura é compreendida como modo de vida global de uma sociedade, destacando-se as grandes obras da produção artísticas e literária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1015998 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na língua de sinais podem-se listar pares mínimos em relação às configurações de mão, ou à locação, ou ao movimento em que apenas a mudança de um destes elementos, em contraste com os demais idênticos, vai identificar o seu valor distintivo na língua. Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras quanto à locação. ✂️ a) APRENDER – SABADO ✂️ b) MARRON – ROXO ✂️ c) QUEIJO – RIR ✂️ d) SABER – NÃO SABER Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1015999 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras que diferem apenas na configuração de mão. ✂️ a) IRMÃO – IGUAL ✂️ b) FAMÍLIA – REUNIÃO ✂️ c) TRABALHO – VÍDEO ✂️ d) AZAR – DESCULPA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A alfabetização da criança surda deve estar restrita à decifração do código escrito, uma vez que o próprio termo alfabetização já faz referência ao ensino do alfabeto. ✂️ b) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, só faz sentido se acontece na Libras, a língua que deve ser usada na escola para aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a língua. ✂️ c) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, deve, primeiramente, expor a criança à língua do seus país, e posteriormente, às situações comunicacionais das quais ela fará uso do português sinalizado, dos gestos e de qualquer outro tipo de comunicação que propicie a alfabetização. ✂️ d) A alfabetização da criança surda é um processo que só deve iniciar quando a criança completa 10 anos de idade, pois somente com esta idade a criança será capaz de compreender e utilizar a língua com eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1016005 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre os estudos dos verbos com e sem concordância na Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar que ✂️ a) argumentos nulos contendo verbos com concordância ocorrem em contextos sintáticos em oposição às sentenças contendo verbos sem concordância. ✂️ b) as marcas não manuais são opcionais nos verbos com concordância e obrigatórias nos verbos sem concordância. ✂️ c) em sentenças com e sem concordância, a distribuição da negação ocorre de forma similar. ✂️ d) sentenças contendo verbos sem concordância apresentam mais liberdade na sua ordenação do que aquelas contendo verbos com concordância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1016009 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o que se diz a seguir sobre as sentenças interrogativas na Língua Brasileira de Sinais: I. Elementos interrogativos podem mover-se para Spec de CP ou continuar na posição original. II. Nas construções interrogativas não existe presença de marcas não manuais. III. Há a presença de uma distribuição similar de CP em orações principais e orações subordinadas. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II apenas. ✂️ b) II e III apenas. ✂️ c) I e III apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1016014 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que concerne ao II Congresso Internacional de Educação do Surdo, acontecido em Milão no ano de 1880, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Resultou na retomada do uso da Língua de Sinais no âmbito educacional em todo o mundo, após anos do uso de método oral e da proibição da Língua de Sinais. ✂️ b) Apesar da existência de 49% de delegados defensores do uso de sinais no processo educacional de surdos nesse congresso, prevaleceu a vitória do método oralista. ✂️ c) Foi organizado, patrocinado e executado por especialistas defensores do método oralista de ensino e negou o discurso de surdos e seus representantes. ✂️ d) O uso da Língua de Sinais foi descontinuado a partir de tal Congresso, tanto nas escolas onde foi proibido, quanto fora dela e só foi recriada pela comunidade surda anos depois. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1016004 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Em seus estudos, Ferreira-Brito pesquisou, identificou e descreveu os classificadores mais produtivos na Língua Brasileira de Sinais. Para essa autora, os classificadores são constituídos por ✂️ a) configurações de mão e movimentos. ✂️ b) gestos espontâneos de ouvintes. ✂️ c) expressões faciais e corporais. ✂️ d) configurações de mão e orientações da mão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1015996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Para McDonald (1982), “o conteúdo semântico das Configurações de Mãos mostrou existirem duas classes básicas de significado: as formas dos objetos concretos e a maneira de seu envolvimento no evento”. A autora definiu essas classes como x-tipo de objeto e segurar x-tipo de objeto. Considerando essa definição, assinale a opção que descreve corretamente essas duas classes. ✂️ a) MALA e CARIMBAR ✂️ b) ANO e FUMAR ✂️ c) VOTAR e CHÁ ✂️ d) FAZENDA e CHURRASCO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) as marcas não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas e afirmativas. ✂️ b) o movimento de cabeça, a direção do olhar, o franzir da testa são expressões não manuais utilizadas gramaticalmente. ✂️ c) é possível que mais de uma marcação não manual ocorra numa mesma sentença e a sua ausência pode tornar uma sentença agramatical. ✂️ d) expressões não manuais marcam construções sintáticas, diferenciam itens lexicais e distinguem fonemas de morfemas. 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1Q1020271 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CESeñale la alternativa que completa adecuadamente las frases: Ésta es mi casa. Esta casa es ____. Ése es su inmueble. Ese inmueble es ____. Aquélla es tu construcción. Aquella construcción es ____. ✂️ a) I-mi; II-su; III- tuya ✂️ b) I-mía; II– su; III– tu ✂️ c) I-mi; II– suya; III– tu ✂️ d) I-mía; II– suyo; III– tuya ✂️ e) I-mi; II– su; III– tu Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1020272 | Espanhol, Artigos Artículos, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CELa única alternativa en que está utilizado correctamente los artículos: ✂️ a) Lo bonito es una vida sustentable. ✂️ b) Un casa confortable y sustentable era su sueño. ✂️ c) Él hombre adopta una vida ecológica. ✂️ d) No sabes la complicada que es esta situación. ✂️ e) No me di cuenta del rápido que se pasó esa construcción. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1016001 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente” (Quadros; Karnopp, 2004). Assinale a opção que apresenta exemplo desse processo. ✂️ a) ROUBAR – LADRÃO ✂️ b) CASA – ESCOLA ✂️ c) LÁPIS – APONTADOR ✂️ d) SENTAR – DEITAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1016000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Considerando os estudos morfológicos das línguas de sinais, é correto afirmar que ✂️ a) nas línguas de sinais ainda não é considerado correto dizer-se que os sinais pertençam a uma classe gramatical como nome, verbo, adjetivo. ✂️ b) a soletração manual é uma representação direta e ortográfica do português, envolvendo uma configuração de mão para cada uma das letras escritas do português. ✂️ c) no caso da Libras, não há registro de processos morfológicos de derivação. ✂️ d) os nomes não apresentam flexão de gênero e, para que a indicação de sexo seja feita, é necessária a posposição do sinal de homem/mulher. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que ✂️ a) os Estado Unidos foram o primeiro país a reconhecer legalmente a língua de sinais, em 1981, e a implantar a proposta de educação bilíngue para surdos nas escolas públicas. ✂️ b) em 1889, um ano após o Congresso de Milão, o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos – cria novo regulamento, estabelecendo o método oral puro para todas as disciplinas. ✂️ c) os surdos foram privados de todos os direitos, incluindo recebimento de herança e direito a se casar até o século XVI. ✂️ d) o código Justiniano, legislação criada no século VI, previa que, caso os surdos pudessem receber educação formal, teriam seus direitos legais preservados e poderiam herdar propriedades, dirigindo seus assuntos através da escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1016008 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Quadros e Karnopp (2004), na obra Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos fizeram um levantamento sobre a ordenação das orações e apontaram alguns resultados. Segundo as autoras, a ordem básica das palavras nessa língua é ✂️ a) SVO – sujeito, verbo, objeto. ✂️ b) SOV – sujeito, objeto, verbo. ✂️ c) OSV – objeto, sujeito, verbo. ✂️ d) OVS – objeto, verbo, sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1016002 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “O classificador é um tipo de morfema, utilizado através das configurações de mãos que podem ser afixado a um morfema lexical (sinal) para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal (semântico)” (Pizzio, Campello, Rezende e Quadros, 2009). No que concerne aos estudos dos classificadores, é correto afirmar que ✂️ a) os classificadores descritivos ocorrem em duas dimensões: dimensional e bidimensional, e são caracterizados pela representação de vários aspectos do referente e são subdivididos em especificadores de tamanho e forma estáticos. ✂️ b) o classificador de plural apresenta a incorporação de numeral para que a ideia de vários objetos seja compreendida. ✂️ c) os classificadores de instrumento são configurações de mãos que representam os referentes enquanto categorias semânticas. ✂️ d) o classificador de corpo descreve como uma ação acontece na realidade por meio da expressão corporal de seres animados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1015995 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à cultura e identidade surda, é correto afirmar que ✂️ a) de acordo com Strobel (2008), os gestos caseiros são considerados como parte do artefato cultural linguístico do povo surdo. ✂️ b) a identidade da pessoa surda é sempre múltipla e contraditória, mas se fixa e se estabelece definitivamente na adolescência. ✂️ c) surdos com identidades surdas híbridas e identidades surdas flutuantes não podem ser membros da comunidade surda. ✂️ d) na perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, a cultura é compreendida como modo de vida global de uma sociedade, destacando-se as grandes obras da produção artísticas e literária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1015998 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na língua de sinais podem-se listar pares mínimos em relação às configurações de mão, ou à locação, ou ao movimento em que apenas a mudança de um destes elementos, em contraste com os demais idênticos, vai identificar o seu valor distintivo na língua. Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras quanto à locação. ✂️ a) APRENDER – SABADO ✂️ b) MARRON – ROXO ✂️ c) QUEIJO – RIR ✂️ d) SABER – NÃO SABER Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1015999 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras que diferem apenas na configuração de mão. ✂️ a) IRMÃO – IGUAL ✂️ b) FAMÍLIA – REUNIÃO ✂️ c) TRABALHO – VÍDEO ✂️ d) AZAR – DESCULPA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A alfabetização da criança surda deve estar restrita à decifração do código escrito, uma vez que o próprio termo alfabetização já faz referência ao ensino do alfabeto. ✂️ b) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, só faz sentido se acontece na Libras, a língua que deve ser usada na escola para aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a língua. ✂️ c) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, deve, primeiramente, expor a criança à língua do seus país, e posteriormente, às situações comunicacionais das quais ela fará uso do português sinalizado, dos gestos e de qualquer outro tipo de comunicação que propicie a alfabetização. ✂️ d) A alfabetização da criança surda é um processo que só deve iniciar quando a criança completa 10 anos de idade, pois somente com esta idade a criança será capaz de compreender e utilizar a língua com eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1016005 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre os estudos dos verbos com e sem concordância na Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar que ✂️ a) argumentos nulos contendo verbos com concordância ocorrem em contextos sintáticos em oposição às sentenças contendo verbos sem concordância. ✂️ b) as marcas não manuais são opcionais nos verbos com concordância e obrigatórias nos verbos sem concordância. ✂️ c) em sentenças com e sem concordância, a distribuição da negação ocorre de forma similar. ✂️ d) sentenças contendo verbos sem concordância apresentam mais liberdade na sua ordenação do que aquelas contendo verbos com concordância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1016009 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o que se diz a seguir sobre as sentenças interrogativas na Língua Brasileira de Sinais: I. Elementos interrogativos podem mover-se para Spec de CP ou continuar na posição original. II. Nas construções interrogativas não existe presença de marcas não manuais. III. Há a presença de uma distribuição similar de CP em orações principais e orações subordinadas. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II apenas. ✂️ b) II e III apenas. ✂️ c) I e III apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1016014 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que concerne ao II Congresso Internacional de Educação do Surdo, acontecido em Milão no ano de 1880, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) Resultou na retomada do uso da Língua de Sinais no âmbito educacional em todo o mundo, após anos do uso de método oral e da proibição da Língua de Sinais. ✂️ b) Apesar da existência de 49% de delegados defensores do uso de sinais no processo educacional de surdos nesse congresso, prevaleceu a vitória do método oralista. ✂️ c) Foi organizado, patrocinado e executado por especialistas defensores do método oralista de ensino e negou o discurso de surdos e seus representantes. ✂️ d) O uso da Língua de Sinais foi descontinuado a partir de tal Congresso, tanto nas escolas onde foi proibido, quanto fora dela e só foi recriada pela comunidade surda anos depois. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1016004 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Em seus estudos, Ferreira-Brito pesquisou, identificou e descreveu os classificadores mais produtivos na Língua Brasileira de Sinais. Para essa autora, os classificadores são constituídos por ✂️ a) configurações de mão e movimentos. ✂️ b) gestos espontâneos de ouvintes. ✂️ c) expressões faciais e corporais. ✂️ d) configurações de mão e orientações da mão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1015996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Para McDonald (1982), “o conteúdo semântico das Configurações de Mãos mostrou existirem duas classes básicas de significado: as formas dos objetos concretos e a maneira de seu envolvimento no evento”. A autora definiu essas classes como x-tipo de objeto e segurar x-tipo de objeto. Considerando essa definição, assinale a opção que descreve corretamente essas duas classes. ✂️ a) MALA e CARIMBAR ✂️ b) ANO e FUMAR ✂️ c) VOTAR e CHÁ ✂️ d) FAZENDA e CHURRASCO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) as marcas não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas e afirmativas. ✂️ b) o movimento de cabeça, a direção do olhar, o franzir da testa são expressões não manuais utilizadas gramaticalmente. ✂️ c) é possível que mais de uma marcação não manual ocorra numa mesma sentença e a sua ausência pode tornar uma sentença agramatical. ✂️ d) expressões não manuais marcam construções sintáticas, diferenciam itens lexicais e distinguem fonemas de morfemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro