Questões de Concurso SEDUCMT

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1009476 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora de Filosofia, em aula no 3º ano do Ensino Médio está trabalhando com seus estudantes o desenvolvimento argumentativo. Como atividade, propõe a seguinte pergunta: “O ChatGPT pensa?” Após apresentar respostas geradas pela própria ferramenta, os estudantes se dividem: alguns afirmam que a inteligência artificial apenas simula pensamento; outros acreditam que, com o tempo, poderá desenvolver consciência. A professora então propõe que os estudantes analisem os argumentos por trás dessas opiniões à luz de teorias da filosofia da mente, como o dualismo cartesiano, o funcionalismo e a ideia de inteligência artificial fraca e forte.
Considerando a atividade já realizada pela professora, qual das seguintes estratégias de aprendizagem é a mais adequada para fomentar o pensamento crítico dos estudantes e aprofundar esse aprendizado?

12 Q1009478 | Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, a professora de Filosofia apresenta a canção “Triste, louca ou má”, da banda Francisco, el Hombre:

Triste, louca ou má / Será qualificada / Ela quem recusar / Seguir receita tal
A receita cultural / Do marido, da família/ Cuida, cuida da rotina [...]
Que um homem não te define / Sua casa não te define / Sua carne não te define / Você é seu próprio lar

A música constitui ponto de partida para uma aula em que propõe aos estudantes refletirem sobre os papéis sociais atribuídos às mulheres. Ao executar essa atividade, a professora tem o seguinte objetivo formativo:

13 Q1009482 | Filosofia, A Política, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula de Filosofia, o professor propõe aos estudantes a análise da afirmação de Jean-Jacques Rousseau: “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Para ilustrar essa ideia, utiliza a obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell, destacando que os animais, ao assumirem o poder na granja, passaram a modificar os mandamentos criados inicialmente para reger a igualdade entre todos. A cada novo episódio, as regras eram alteradas em benefício dos que ocupavam o comando, revelando um processo progressivo de distorção ética e política.

Por que a trama apresentada na obra utilizada pelo docente permite ilustrar a frase de Rousseau discutida na atividade?

14 Q1009485 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um docente está planejando uma aula na qual irá trabalhar com seus estudantes o tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, e estabelece como objetivo de aprendizagem promover uma compreensão crítica do dilema entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Como provocação aos estudantes ele apresenta o seguinte excerto:

"Tendo em vista o grande desafio em garantir a manutenção do meio ambiente, com o constante avanço e desenvolvimento da humanidade e o uso ilimitado dos recursos naturais, nos perguntamos: como é possível manter o desenvolvimento social de forma ilimitada, com o uso de recursos naturais limitados? Não seria isso um paradoxo?"

Girotti, Marcio Tadeu. A insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. Gestão, Inovação e Empreendedorismo, v. 1, n. 1, p. 46-58, ago. 2018. Disponível em: http://ojs.faculdademetropolitana.edu.br/index.php/revista-gestao- inovacao/article/view/13/6. Acesso em: 6 abr. 2025.

Qual das seguintes estratégias pedagógicas seria a mais adequada para alcançar esse objetivo?

15 Q1009350 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma escola de Ensino Fundamental do sexto ano, para a unidade de aprendizagem "Figura Humana na História da Arte", um professor decidiu realizar uma atividade de avaliação que lhe permitirá identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a representação da figura humana.

Qual das seguintes atividades é apropriada para o professor diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes sobre a aprendizagem que ele deseja abordar?

16 Q1009351 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada.

Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante?

17 Q1009382 | Pedagogia, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Questionados sobre a condição de pertencimento a uma nacionalidade, estudantes podem ser desafiados a revelar como essa condição é processada historicamente. Para isso, devem ser subsidiados com reflexões sobre

18 Q1009384 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

“Mandei que Sexta-Feira apanhasse todos os crânios, ossos, restos de carne e o que mais fosse, juntasse tudo numa grande pilha e acendesse uma fogueira para reduzir tudo a cinzas; percebi nele grande vontade de comer daquela carne, nele persistia sua natureza canibal; demonstrei porém tanto asco pela simples referência à ideia ou por seu eventual interesse que ele não se atreveu a manifestá-lo; porque arranjei um jeito de fazê-lo entender, além do mais, que o mataria se ele cedesse a seus impulsos.”

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. SP: Ubu Editora, 2021. Trad. Leonardo Fróes

Esse excerto de texto tão clássico como popular, escrito no século XVII, poderia ensejar uma representação dramatizada (enriquecida pela pesquisa em outras fontes) das relações entre europeus em expansão e povos americanos, africanos, orientais que foram acessados pelo ímpeto mercantilista dos séculos XVI e seguintes e, mais tarde, pela avidez imperialista das sociedades cuja produção já exigia abertura de novos mercados.

Um professor, ao solicitar uma representação dramatizada desse excerto, pretende que seus estudantes reflitam e percebam que o que nele se destaca é a

19 Q1009395 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

A origem da polis grega, situada entre os séculos VIII e VII (a.C.), é decisiva na história do pensamento grego, alega o historiador Jean-Pierre Vernant”. [...] Por ela, a vida social e as relações de poder tomam uma forma nova. [...] Tanto no plano intelectual como no domínio das instituições. [...] O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária premência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder”.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Bertrand Brasil. RJ. 1998.

Sobre o fenômeno apresentado pelo autor, é correto afirmar que

20 Q1009410 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um dos temas que trazem desafios ao ensino de Biologia e mais especificamente sobre a evolução é a adaptação biológica. Frequentemente o termo adaptação é usado para se referir à adaptação fisiológica, à plasticidade comportamental, mas confundido como se estivesse se referindo à adaptação evolutiva. É o que ocorre, por exemplo, em textos que tratam da versatilidade das pessoas que se adaptam, ao longo de sua vida, a diferentes situações.

No contexto evolutivo, é correto afirmar que, no processo de adaptação, a entidade que se adapta é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.