Início

Questões de Concursos SEDUCMT

Resolva questões de SEDUCMT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1009486 | Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos séculos. Trata-se de uma indagação radical e de uma nova articulação sobre o pensar e fazer política [...]. A ordem, produto necessário da política, [...] tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho em negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita”.

SADEK, Maria Tereza. “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù”. In: WEFFORT, Francisco Correia (org.). Os clássicos
da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1.

A ruptura promovida por Maquiavel, mencionada no excerto, põe fim à ideia de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1009491 | Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Os ‘positivistas lógicos’ [...] eram chamados assim porque [...] eram vistos como parte de uma linha de comentários da ciência que enfatizava o conhecimento científico como o supremo [...], a mais autêntica forma de conhecimento, obtido por meio do apoio positivo dado às teorias pelas observações através do método científico”.

FRENCH, Steven. Ciência: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

O grupo mencionado no excerto tinha por objetivo o desenvolvimento de uma filosofia que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1015524 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023

Ao longo de algumas décadas, estudiosos têm conduzido investigações acerca do processo de aprendizado de língua de sinais por crianças com surdez. Uma das etapas desse processo de aquisição é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q1009401 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante uma revisão para prova, um estudante afirmou que a vacina de mRNA funciona de maneira semelhante às vacinas tradicionais, apresentando o genoma viral para as células humanas que os reconhecem e desenvolvem anticorpos contra aquele genoma específico. Para corrigir essa interpretação, o professor explicou que as vacinas de mRNAs
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1013841 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023

Em relação ao “espaço de enunciação”, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1009492 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

“A filosofia não é como a física. Na física, há um amplo corpo de verdades estabelecidas que os iniciantes têm de dominar. Na filosofia, em contraste, tudo é controverso. Algumas das questões fundamentais ainda estão em disputa. A filosofia é do início ao fim um exercício de razão. Nós devemos abraçar as ideias que são mais bem apoiadas pelos argumentos”.

RACHELS, James; RACHELS, Stuart. Os elementos da filosofia moral. Porto Alegre: AMGH, 2013. Adaptado.

Com base no excerto, a natureza do filosofar está relacionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1009361 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto.

“Os sistemas de movimentação do território representam o conjunto indissociável de sistemas de engenharia, os fixos, e os sistemas de fluxos materiais e imateriais.”

CONTEL, Fábio Betioli. Os sistemas de movimento do território brasileiro. In: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil Território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001.

Para o autor, os sistemas de engenharia correspondem aos meios de transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário. Os sistemas de fluxos materiais equivalem ao meio de transporte dutoviário. Fazendo um paralelo com os smartphones e a 4G, o professor Walter pede aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental que expliquem o que são os fluxos imateriais. A resposta correta esperada é a transmissão de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1009386 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Quais foram as principais características das relações comerciais entre a Europa e o Norte da África na Antiguidade, especialmente durante o período do Império Romano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1015531 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

As línguas de sinais têm como principal diferença em relação às línguas orais, a modalidade produtiva. Isto é, as línguas de sinais são gestuais-visuais e as línguas orais são orais-auditivas. A Língua Brasileira de Sinais é uma língua gestual-visual e a ordem mais básica dos sinais em uma frase é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q1009388 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Robert Darnton, em seu livro O grande massacre de gatos, discute o papel dos gatos na história cultural francesa do século XVIII. A relação entre os humanos e os gatos estava entrelaçada com as crenças sobre a natureza e as forças sobrenaturais. Segundo o historiador, qual era a percepção social dos gatos na França do século XVIII, e como isso se relacionava com a cultura popular da época?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1009397 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

A escravização de povos africanos para trabalhar nas colônias portuguesas desempenhou papel relevante na economia mercantil dos séculos XV ao XIX e não somente pela utilização dessa mão de obra nas lavouras, mas pelo fato de que o tráfico de africanos no circuito do Atlântico Sul era fonte de alta lucratividade.

Com relação ao empreendimento português de tráfico de escravos para o Brasil é correto dizer que entre os principais pontos de abastecimento, na África, está o território que corresponde ao seguinte país:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1009473 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi alterada pelas leis nº 10.639/03 e 11.645/2008, que abordam a inserção do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Adicionalmente, a Base Nacional Comum Curricular, no componente curricular Educação Física, reconhece “brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana” como objetos de conhecimento. A alternativa correta referente ao principal propósito da inserção desses conteúdos na Educação Física é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1009483 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de Filosofia está planejando uma aula sobre ética ambiental e propõe como objetivo analisar criticamente o conceito de contrato natural, de Michel Serres. Para isso, considera revisar a aplicabilidade, na atualidade, da proposta do autor, que aponta para uma nova relação entre a humanidade e a natureza, baseada no reconhecimento de que os seres humanos não podem continuar explorando o meio ambiente como se fossem seus donos absolutos. Para ilustrar essa ideia, ele mostra a pintura “Duelo com porretes” (1820), de Francisco de Goya (1746-1828), no qual dois homens lutam com porretes enquanto afundam em areia movediça.

Qual das seguintes estratégias pedagógicas é a mais adequada para atingir o objetivo de aprendizagem planejado pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1013854 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

Diferente do atendimento ao surdo, o atendimento ao surdo-cego exige do tradutor-intérprete não apenas o domínio das diferentes formas de comunicação possíveis, mas também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1009360 | Pedagogia, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

A professora Júlia apresentou teoricamente aos estudantes do 5º ano os elementos constitutivos da música. Porém, seus estudantes não demonstraram interesse na aula, prejudicando o desenvolvimento com conversas paralelas.
Considerando que o objetivo do professor fora de introduzir os conceitos de melodia, harmonia e ritmo, podemos afirmar que o problema da falta de interesse dos estudantes foi por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1019349 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Língua Espanhola, SEDUCMT, SELECON, 2023

Texto associado.
TEXTO 3


Preámbulo a las instrucciones para dar cuerda al reloj

Piensa en esto: cuando te regalan un reloj te regalan un pequeño infierno florido, una cadena de rosas, un calabozo de aire. No te dan solamente el reloj, que los cumplas muy felices y esperamos que te dure porque es de buena marca, suizo con áncora de rubíes; no te regalan solamente ese menudo picapedrero que te atarás a la muñeca y pasearás contigo. Te regalan –no lo saben, lo terrible es que no lo saben–, te regalan un nuevo pedazo frágil y precario de ti mismo, algo que es tuyo pero no es tu cuerpo, que hay que atar a tu cuerpo con su correa como un bracito desesperado colgándose de tu muñeca. Te regalan la necesidad de darle cuerda todos los días, la obligación de darle cuerda para que siga siendo un reloj; te regalan la obsesión de atender a la hora exacta en las vitrinas de las joyerías, en el anuncio por la radio, en el servicio telefónico. Te regalan el miedo de perderlo, de que te lo roben, de que se te caiga al suelo y se rompa. Te regalan su marca, y la seguridad de que es una marca mejor que las otras, te regalan la tendencia a comparar tu reloj con los demás relojes. No te regalan un reloj, tú eres el regalado, a ti te ofrecen para el cumpleaños del reloj.


CORTÁZAR, Julio. Preámbulo a las instrucciones para dar cuerda al reloj. IN: Cuentos completos 2. Buenos Aires: Punto de Lectura, 2007, p.29.
En el texto 3, el enunciador marca más enfáticamente su punto de vista sobre el reloj por medio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q1015525 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

Durante um longo período de tempo foi reforçada a ideia de que a Libras é uma língua semelhante ao português, mas com a particularidade de ser feita com as mãos. Nesse sentido, pensava-se que os sinais supriam cada palavra, mantendo a mesma estrutura da fala em português. Contudo, hoje, se sabe que a Libras possui uma estrutura gramatical própria. Sobre os aspectos linguísticos da língua de sinais, pode-se considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q1015528 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

O profissional que atua junto aos alunos com surdez que utiliza diferentes modelos de atuação como: o modelo cognitivo, modelo interativo, modelo interpretativo, o modelo comunicativo, modelo sociolinguístico, modelo do processo da interpretação e modelo bilíngue e bicultural é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q1009385 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de Geografia e outro de História propõem à sua turma um trabalho. O professor de Geografia pede que os estudantes identifiquem e descrevam as condições de moradia das pessoas mais pobres em sua cidade. Feito o levantamento, o professor de História propõe a leitura de dois documentos:

1. “Eram casebres baixos, cheios de frestas, caindo aos pedaços, que deixavam transparecer, pelos buracos usados como janelas e pelas fissuras dos muros, a mais triste miséria; no interior, poucos cômodos imundos, aos quais se chega por escadas flácidas e que desmontam sob o peso do corpo, [...]os únicos móveis são um leito ou dois sobre cavaletes, um baú e os utensílios indispensáveis para a cozinha (...) cada quarto serve a três ou quatro pessoas [...]. Fonte: “Atas da junta para a melhoria agrícola e sobre a situação dos agricultores” 1882.

Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil; de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997, pp 63-64.

2. A sua Excia. Cônsul da Itália em São Paulo Há três anos trabalho na fazenda na qual o administrador tem o vício infame de maltratar os pobres filhos do trabalhador, em especial o italiano. [...] Caí doente há 3 meses e não pude trabalhar por 30 dias, sendo, desde então, objeto de escárnio e maus tratos por parte dos empregados da fazenda. (...) não podendo mais suportar as humilhações, resolvi abandonar a fazenda há 15 dias e não receber o que tinha direito. Parti deixando meus familiares (...), mas até hoje não os vi, o que me fez acreditar que estão proibidos de sair da fazenda”.

Fonte: jornal La Battaglia, São Paulo, 23/7/1911. Apud DEL PRIORI, M.; NEVES, M de F. das; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil; de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997, pp. 64-65.

O professor de História, com essas leituras, pretendia que os estudantes estabelecessem relações entre o passado e o presente, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1009400 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um estudo publicado na revista Molecular Psychiatry em 2014 investigou os impactos do uso de metanfetaminas em adolescentes. Os pesquisadores observaram que adolescentes usuários de metanfetamina apresentaram alterações significativas na estrutura cerebral, especialmente no sistema frontoestriatal, responsável por funções como controle de impulsos e tomada de decisões. Essas alterações foram mais pronunciadas em adolescentes do que em adultos, sugerindo uma maior vulnerabilidade do cérebro em desenvolvimento aos efeitos neurotóxicos da droga.

Com base nas descobertas apresentadas e nos conhecimentos sobre o papel dos neurotransmissores no sistema nervoso, assinale a alternativa que explica como as metanfetaminas são capazes de gerar estados eufóricos e, ao mesmo tempo, provocar um colapso emocional em usuários crônicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.