Questões de Concurso SEDUCMT

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q1009479 | Filosofia, Ética e Liberdade, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante uma aula sobre discursos partidários e polarização política, um estudante afirmou que é impossível dialogar com pessoas que possuem opiniões políticas divergentes, o que, segundo ele, torna inviável qualquer acordo sobre problemas sociais. Diante dessa colocação, o professor decidiu introduzir a teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas, para mostrar uma possível solução para o problema levantado.
Após a explicação, alguns estudantes continuaram céticos e argumentaram que, na prática, o diálogo racional entre opiniões opostas é inviável, especialmente em contextos polarizados.
Ao buscar em Habermas a resolução do problema, o professor estava atento

42 Q1009482 | Filosofia, A Política, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula de Filosofia, o professor propõe aos estudantes a análise da afirmação de Jean-Jacques Rousseau: “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Para ilustrar essa ideia, utiliza a obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell, destacando que os animais, ao assumirem o poder na granja, passaram a modificar os mandamentos criados inicialmente para reger a igualdade entre todos. A cada novo episódio, as regras eram alteradas em benefício dos que ocupavam o comando, revelando um processo progressivo de distorção ética e política.

Por que a trama apresentada na obra utilizada pelo docente permite ilustrar a frase de Rousseau discutida na atividade?

43 Q1009485 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um docente está planejando uma aula na qual irá trabalhar com seus estudantes o tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, e estabelece como objetivo de aprendizagem promover uma compreensão crítica do dilema entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Como provocação aos estudantes ele apresenta o seguinte excerto:

"Tendo em vista o grande desafio em garantir a manutenção do meio ambiente, com o constante avanço e desenvolvimento da humanidade e o uso ilimitado dos recursos naturais, nos perguntamos: como é possível manter o desenvolvimento social de forma ilimitada, com o uso de recursos naturais limitados? Não seria isso um paradoxo?"

Girotti, Marcio Tadeu. A insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. Gestão, Inovação e Empreendedorismo, v. 1, n. 1, p. 46-58, ago. 2018. Disponível em: http://ojs.faculdademetropolitana.edu.br/index.php/revista-gestao- inovacao/article/view/13/6. Acesso em: 6 abr. 2025.

Qual das seguintes estratégias pedagógicas seria a mais adequada para alcançar esse objetivo?

44 Q1009486 | Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos séculos. Trata-se de uma indagação radical e de uma nova articulação sobre o pensar e fazer política [...]. A ordem, produto necessário da política, [...] tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho em negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita”.

SADEK, Maria Tereza. “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù”. In: WEFFORT, Francisco Correia (org.). Os clássicos
da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1.

A ruptura promovida por Maquiavel, mencionada no excerto, põe fim à ideia de que

45 Q1009491 | Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Os ‘positivistas lógicos’ [...] eram chamados assim porque [...] eram vistos como parte de uma linha de comentários da ciência que enfatizava o conhecimento científico como o supremo [...], a mais autêntica forma de conhecimento, obtido por meio do apoio positivo dado às teorias pelas observações através do método científico”.

FRENCH, Steven. Ciência: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

O grupo mencionado no excerto tinha por objetivo o desenvolvimento de uma filosofia que

46 Q1009495 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma preocupação atual para a construção civil é o planejamento de prédios em que o uso de equipamentos para manter um conforto térmico, com uma temperatura mais adequada, requeira menor consumo de energia elétrica. Conceitos de Física ligados aos processos de transmissão de calor são um recurso teórico básico nesta discussão. Um professor solicitou que seus estudantes apresentassem projetos em que a conservação da energia térmica de uma casa fosse preservada por mais tempo possível, tanto na manutenção do aquecimento em dias frios, quanto na manutenção da casa mais fresca em dias muito quentes. Alguns pontos abordados, nos três projetos apresentados, são descritos a seguir:

Projeto I- A partir do uso de isolantes térmicos, no telhado, na pintura da casa, nas janelas, cortinas e tapetes, a casa pode se manter aquecida naturalmente, mesmo no inverno.
Projeto II- A partir do uso de isolantes térmicos, a casa pode ser mantida mais fresca, por mais tempo, mesmo no verão.
Projeto III- A partir do uso de plantio de árvores, jardins e espelhos de água, será possível que a casa se mantenha aquecida naturalmente, mesmo no inverno.

Após a apresentação dos projetos, o professor concluiu que precisava retomar conceitos e fazer correções no(s) seguinte(s) projeto(s):

47 Q1009500 | Física, MCU, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

O Movimento Circular Uniforme (MCU) corresponde ao movimento de uma partícula cuja trajetória é circular e o módulo de sua velocidade é constante.
Considere uma partícula em MCU, e para o movimento dessa partícula, avalie as afirmações em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) O vetor velocidade é constante.
( ) A aceleração é nula.
( ) O vetor velocidade é tangente à trajetória.

As afirmativas são, respectivamente,

48 Q1009502 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Considere um disco girando em torno de um eixo fixo passando perpendicularmente ao plano do disco em seu centro, descrevendo um Movimento Circular Uniforme, e seja v a velocidade linear de um ponto do disco situado a uma distância r do centro.

Qual a velocidade linear de um ponto do disco a uma distância 2r do centro?

49 Q1009356 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“A Sequência Didática é uma forma de planejamento pedagógico que possui inúmeras vantagens para a promoção da aprendizagem ativa. No que diz respeito às escolhas metodológicas realizadas pelo professor, é possível incluir diferentes abordagens para o trabalho pedagógico.”

Adaptado de Cadernos Pedagógicos: Ensino Fundamental Anos Iniciais. SEDUC MT-2018.p.8.

Ao iniciar uma proposta teatral para a Mostra Cultural, cabe ao professor desenvolver uma sequência didática com a finalidade de encorajar os estudantes a sentir prazer, adquirir conhecimento e se desenvolver gradativamente no processo.
Ordene as propostas que o professor deve seguir.

1.Fazer uma montagem teatral a partir de textos literários.
2.Trabalhar o aquecimento, desinibição, interação entre os estudantes.
3.Sugerir jogos teatrais com improvisação.

A sequência didática correta é.

50 Q1009360 | Pedagogia, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

A professora Júlia apresentou teoricamente aos estudantes do 5º ano os elementos constitutivos da música. Porém, seus estudantes não demonstraram interesse na aula, prejudicando o desenvolvimento com conversas paralelas.
Considerando que o objetivo do professor fora de introduzir os conceitos de melodia, harmonia e ritmo, podemos afirmar que o problema da falta de interesse dos estudantes foi por
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.