Início

Questões de Concursos SEDUCMT

Resolva questões de SEDUCMT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1009422 | Linguística, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
A área da linguística que estuda os afixos é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1009452 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora de Química planeja uma aula introdutória sobre ligações químicas. Ela sabe, com base em sua experiência e na literatura da área, que muitos estudantes possuem concepções alternativas, como a ideia de que os átomos “desejam” ou “precisam” se ligar para “ficarem felizes”. O objetivo da professora, nesta aula, é identificar e lidar com essas concepções alternativas de forma produtiva para a aprendizagem.

Considerando esse objetivo, a professora deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1009465 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a três questão.

Transfobia na escola


Você assumiu a turma do nono ano após o afastamento do professor anterior, em decorrência de um incidente grave de transfobia. A circunstância referiu-se ao docente e a uma aluna trans, a qual foi reiteradamente designada pelo nome de registro durante os momentos em que o professor se dirigia a ela, como na chamada e na entrega de tarefas. A estudante havia requisitado ser abordada pelo nome social, em conformidade com a política de respeito à diversidade da escola. Em virtude da circunstância, a estudante e seus responsáveis registraram um boletim de ocorrência e comunicaram a situação à equipe pedagógica, que prontamente ofereceu acolhimento à aluna e se comprometeu a implementar ações de combate à transfobia e ao preconceito na comunidade escolar.

Dada a gravidade e a complexidade do assunto, pressupõe-se que o novo docente possua compreensão da legislação educacional que trata dos direitos dos estudantes e das obrigações do professor, o que se revelará essencial para o êxito das medidas de enfrentamento.
No âmbito das sugestões para o combate à transfobia apresentadas, após consultar a comunidade escolar, decidiu-se pintar um mural na entrada da instituição com a mensagem: “Você, independente do gênero, têm direito à educação, e nessa escola vamos assegurar igualdade de condições você chegar e ficar aqui, e você será respeitad@”. Considere as oito dimensões de conhecimento descrita na Base Nacional Comum Curricular e indique a alternativa que se refere a ideia quanto a importância de respeito às diferenças e no combate aos preconceitos de qualquer natureza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1009471 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Respeito e inclusão


O professor opta por incorporar ferramentas digitais às suas aulas sobre esportes de invasão. Utilizando plataformas de vídeos, aplicativos para análise tática e programas para monitoramento de desempenho. No decorrer de uma aula de futebol, o professor sugeriu que os estudantes utilizassem um aplicativo para registrar e examinar suas próprias jogadas, com o intuito de identificar suas virtudes e limitações. Um conjunto de estudantes, ao remixar gravações de partidas, inadvertidamente divulgou no grupo virtual da classe vídeos provenientes de diversas fontes, sem verificar a autoria ou a qualidade do material, além de publicar comentários que evidenciaram uma compreensão inadequada acerca dos direitos autorais e do respeito pelo trabalho alheio.
Tendo em vista a relevância da análise de dados na prática educacional, identifique a estratégia pedagógica mais apropriada que mantenha respeito e inclusão entre os envolvidos, bem como para promova a autonomia, a reflexão crítica e o uso consciente das ferramentas digitais pelos estudantes, com ênfase na produção e edição de vídeos pertinentes às atividades físicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1009480 | Filosofia, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

O futuro do planeta depende da nossa ação hoje! Essa afirmação feita por um professor durante uma aula sobre meio ambiente e sustentabilidade levou os estudantes a um debate sobre o comportamento do ser humano perante as mudanças climáticas que afetam nosso planeta, e que era preciso pensar antes de agir, garantido um futuro adequado para as próximas gerações. Durante o debate, um estudante lembrou da aula de ética quando estudou a filosofia moral de Immanuel Kant, com a máxima “Age de tal forma que a norma da tua ação possa ser tomada como Lei Universal”. Diante disso, o professor chamou a atenção para outra ética, mais próxima da discussão sobre o meio ambiente e nossas ações.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 2005, p. 59

O professor, ao trazer para a discussão outros princípios éticos, que tomavam por base a máxima kantiana, ele trouxe para o debate a ética
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1009488 | Filosofia, A Política, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

A democracia é, como o próprio nome indica, a forma de governo na qual o povo exerce o poder político. Ora, o povo, viu-se, tem como grau de conhecimento máximo o conhecimento que Platão designa de opinião [...]. Assim, a rigor, a democracia é precisamente a forma de governo na qual a opinião pública é livre para se realizar, por assim dizer.

COMPARINI, Julio de Souza; NUNES, Silvio Gabriel Serrano; TOMELIN, Georghio Alessandro. Democracia e opinião pública em Platão. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 40–54, 2º sem. 2023.

Segundo o texto, o fundamento da crítica de Platão à democracia está na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1009347 | Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora que planeja uma aula para a turma do 7º ano estabelece como objetivo de aprendizagem que seus estudantes executem uma coreografia baseada no carimbó. Há um estudante na turma que usa cadeira de rodas, então o professor decide propor uma adaptação para ele. Que atividade poderia ajudar esse estudante a atingir o objetivo da aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1009356 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“A Sequência Didática é uma forma de planejamento pedagógico que possui inúmeras vantagens para a promoção da aprendizagem ativa. No que diz respeito às escolhas metodológicas realizadas pelo professor, é possível incluir diferentes abordagens para o trabalho pedagógico.”

Adaptado de Cadernos Pedagógicos: Ensino Fundamental Anos Iniciais. SEDUC MT-2018.p.8.

Ao iniciar uma proposta teatral para a Mostra Cultural, cabe ao professor desenvolver uma sequência didática com a finalidade de encorajar os estudantes a sentir prazer, adquirir conhecimento e se desenvolver gradativamente no processo.
Ordene as propostas que o professor deve seguir.

1.Fazer uma montagem teatral a partir de textos literários.
2.Trabalhar o aquecimento, desinibição, interação entre os estudantes.
3.Sugerir jogos teatrais com improvisação.

A sequência didática correta é.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1009363 | Geografia, Agricultura brasileira, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Com o objetivo de relacionar temas como o espaço agrícola e os problemas ambientais para os estudantes do Ensino Médio, a professora Sílvia apresentou o texto a seguir:

“A análise de 150 modelos sobre o desmatamento de florestas tropicais define o desmatamento como a remoção completa e no longo prazo da cobertura de árvores. O estudo das causas do desmatamento aponta que ele está associado com os usos do solo e afeta diretamente o ambiente e a cobertura vegetal. Suas causas diretas se enquadram em três categorias: expansão das pastagens e áreas agrícolas, extração de madeira e expansão da infraestrutura.”

RIVERO, Sérgio; ALMEIDA, Oriana; ÁVILA, Saulo; OLIVEIRA, Wesley. Pecuária e desmatamento: uma análise das principais causas diretas do desmatamento na Amazônia. Nova Economia, 2009 (adaptado).Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/jZHjd9B8ZghY7 tG9G7qchTk/?lang=pt. Acessoem: 14 abril 2025.

No caso brasileiro, os autores afirmam que as causas do desmatamento estão ligadas a expansão das pastagens e áreas agrícolas. Solicitando aos estudantes uma correlação correta entre causa do desmatamento no Brasil e produção agrícola, espera-se que os estudantes respondam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1009384 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

“Mandei que Sexta-Feira apanhasse todos os crânios, ossos, restos de carne e o que mais fosse, juntasse tudo numa grande pilha e acendesse uma fogueira para reduzir tudo a cinzas; percebi nele grande vontade de comer daquela carne, nele persistia sua natureza canibal; demonstrei porém tanto asco pela simples referência à ideia ou por seu eventual interesse que ele não se atreveu a manifestá-lo; porque arranjei um jeito de fazê-lo entender, além do mais, que o mataria se ele cedesse a seus impulsos.”

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. SP: Ubu Editora, 2021. Trad. Leonardo Fróes

Esse excerto de texto tão clássico como popular, escrito no século XVII, poderia ensejar uma representação dramatizada (enriquecida pela pesquisa em outras fontes) das relações entre europeus em expansão e povos americanos, africanos, orientais que foram acessados pelo ímpeto mercantilista dos séculos XVI e seguintes e, mais tarde, pela avidez imperialista das sociedades cuja produção já exigia abertura de novos mercados.

Um professor, ao solicitar uma representação dramatizada desse excerto, pretende que seus estudantes reflitam e percebam que o que nele se destaca é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1009395 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025

A origem da polis grega, situada entre os séculos VIII e VII (a.C.), é decisiva na história do pensamento grego, alega o historiador Jean-Pierre Vernant”. [...] Por ela, a vida social e as relações de poder tomam uma forma nova. [...] Tanto no plano intelectual como no domínio das instituições. [...] O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária premência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder”.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Bertrand Brasil. RJ. 1998.

Sobre o fenômeno apresentado pelo autor, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1009450 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora de Química está desenvolvendo uma sequência de aulas sobre os fatores que influenciam a velocidade das reações químicas. Seu objetivo é promover a capacidade dos estudantes de formular hipóteses científicas, usando como exemplo um experimento que investiga a influência da temperatura na velocidade de reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre.

Considerando esse objetivo, a professora deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1009479 | Filosofia, Ética e Liberdade, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante uma aula sobre discursos partidários e polarização política, um estudante afirmou que é impossível dialogar com pessoas que possuem opiniões políticas divergentes, o que, segundo ele, torna inviável qualquer acordo sobre problemas sociais. Diante dessa colocação, o professor decidiu introduzir a teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas, para mostrar uma possível solução para o problema levantado.
Após a explicação, alguns estudantes continuaram céticos e argumentaram que, na prática, o diálogo racional entre opiniões opostas é inviável, especialmente em contextos polarizados.
Ao buscar em Habermas a resolução do problema, o professor estava atento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1009484 | Filosofia, Ética e Liberdade, Habilitação Filosofia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula de Filosofia, um professor aborda com seus estudantes a perspectiva filosófica de Sartre, aprofundando-se especificamente em como o pensamento existencialista rompe com as visões essencialistas e deterministas do ser humano, abrindo espaço para reflexões a partir de diversas disciplinas éticas, sociais e subjetivas sobre a liberdade, a identidade e a responsabilidade individual. Diante disso, uma estudante pergunta: o que Sartre afirma sobre a liberdade humana que torna seu pensamento interdisciplinar?

Qual das seguintes afirmações do professor permite responder com precisão conceitual à dúvida da estudante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1009495 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma preocupação atual para a construção civil é o planejamento de prédios em que o uso de equipamentos para manter um conforto térmico, com uma temperatura mais adequada, requeira menor consumo de energia elétrica. Conceitos de Física ligados aos processos de transmissão de calor são um recurso teórico básico nesta discussão. Um professor solicitou que seus estudantes apresentassem projetos em que a conservação da energia térmica de uma casa fosse preservada por mais tempo possível, tanto na manutenção do aquecimento em dias frios, quanto na manutenção da casa mais fresca em dias muito quentes. Alguns pontos abordados, nos três projetos apresentados, são descritos a seguir:

Projeto I- A partir do uso de isolantes térmicos, no telhado, na pintura da casa, nas janelas, cortinas e tapetes, a casa pode se manter aquecida naturalmente, mesmo no inverno.
Projeto II- A partir do uso de isolantes térmicos, a casa pode ser mantida mais fresca, por mais tempo, mesmo no verão.
Projeto III- A partir do uso de plantio de árvores, jardins e espelhos de água, será possível que a casa se mantenha aquecida naturalmente, mesmo no inverno.

Após a apresentação dos projetos, o professor concluiu que precisava retomar conceitos e fazer correções no(s) seguinte(s) projeto(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1018967 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Estrangeira Espanhol, SEDUCMT, IBFC, 2017

Concordância, como o próprio nome já diz, é o que concorda, a combinação perfeita entre elementos de uma frase, de acordo com suas flexões. No caso que nos compete, a concordância verbal, o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Entre os casos especiais de concordância, são frases de pluralidade gramatical e sentido unitário : I. Una multitud vino a la festa II. Solamente una docena de personas comparecieron a la reunión mensual III. El alza y baja del dólar preocupa a toda la equipe gubernamental IV. El amor, la generosidad y la compasión son parte de algo complejo V. No me agrada ni la casa ni su ubicación
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1009497 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Considerando as letras L, T e M como representativas das grandezas comprimento, tempo e massa, respectivamente, qual deve ser a unidade da grandeza força, em função dessas letras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1009502 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Considere um disco girando em torno de um eixo fixo passando perpendicularmente ao plano do disco em seu centro, descrevendo um Movimento Circular Uniforme, e seja v a velocidade linear de um ponto do disco situado a uma distância r do centro.

Qual a velocidade linear de um ponto do disco a uma distância 2r do centro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1009372 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto sobre o aquecimento global.

“Segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2022, um aquecimento de 1,5ºC exporia cerca de 350 milhões de pessoas à escassez de água devido a secas severas. Se o aquecimento chegasse a 2ºC, esse número subiria para 420 milhões. No primeiro cenário, a ocorrência de chuvas torrenciais e furacões poderia aumentar em cerca de 7%; no segundo, esse percentual chegaria a 15%. Em um cenário mais extremo, de 3ºC a 4ºC, países como Itália, Espanha e Grécia passariam a ter clima desértico. Com aquecimento de 5ºC a 6ºC, a frequência e a intensidade de furacões aumentariam em 37%, e a cobertura de gelo se reduziria em 75%.”

IPEA - CTS. Aquecimento global à beira do limite crítico de 1,5°C (adaptado). Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-deconteudo/noticias/noticias/460-aquecimento-global-a-beira-do-limitecritico-de-1-5-c. Acesso em: 04 abril 2025.

O aquecimento global vivenciado atualmente é provocado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1009420 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
Os verbos regulares a seguir foram retirados do texto e estão no tempo presente. Marque a alternativa em que os dois verbos têm seu sufixo -ed do passado e particípio passado pronunciado com /d/.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.