Questões de Concurso SEDUCMT

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q1009401 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante uma revisão para prova, um estudante afirmou que a vacina de mRNA funciona de maneira semelhante às vacinas tradicionais, apresentando o genoma viral para as células humanas que os reconhecem e desenvolvem anticorpos contra aquele genoma específico. Para corrigir essa interpretação, o professor explicou que as vacinas de mRNAs

62 Q1009402 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

O Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do planeta, tem enfrentado desafios crescentes devido às mudanças climáticas. Estudos recentes indicam que o aumento da temperatura global e as alterações nos padrões de precipitação têm contribuído para eventos extremos, como secas prolongadas e enchentes. Esses fenômenos afetam diretamente a biodiversidade, os ciclos hidrológicos e a integridade dos ecossistemas locais. Com base nessas informações, é correto afirmar que uma consequência prevista das mudanças climáticas no Pantanal durante os meses de verão é:

63 Q1009404 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um dos problemas que a ciência busca enfrentar atualmente é a necessidade de novos compostos antibióticos que apresentem novos mecanismos de ação sobre os microrganismos, dado o número crescente de cepas resistentes e multirresistentes. Sobre esse mecanismo de resistência bacteriana, podemos identificar como causa correta:

64 Q1009405 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Analise as duas asserções a seguir:

Na espécie humana, existem diferentes fatores que participam da diferenciação sexual e a influenciam, como síndromes cromossômicas (Turner, XO; Klinnefelter, XXY; entre outras) e hermafroditismo (ocorrência de ambos os sexos funcionais no mesmo indivíduo)

PORQUE

A diferenciação sexual humana inicia-se a partir da sétima semana de gestação sob a influência do sexo cromossômico e da ativação de genes sexuais como o SRY (Sex-determining Region Y).

Assinale a alternativa que avalia corretamente as duas asserções.

65 Q1009407 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

O aquecimento global está alterando significativamente o equilíbrio dos ciclos biogeoquímicos do planeta. A elevação das temperaturas médias globais, as mudanças nos padrões de precipitação e o derretimento das geleiras impactam diretamente a dinâmica de nutrientes e gases essenciais para os ecossistemas. Segundo estudos recentes do IPCC Climate Change Report, 2023, as mudanças climáticas impactam ciclos biogeoquímicos e têm por consequências ambientais:

I. Aumento da acidificação dos oceanos, afetando corais e organismos marinhos calcificadores;
II. Intensificação da eutrofização em corpos d'água devido ao aumento do escoamento agrícola;
III. Maior liberação de metano pelo derretimento do permafrost em regiões árticas;
IV. Redução da capacidade de fixação de nutrientes em solos devido ao aumento de queimadas em florestas tropicais.

A correta associação entre cada consequência ambiental citada e o respectivo ciclo biogeoquímico impactado está em:

66 Q1009408 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante um projeto de compostagem comunitária em uma escola de Mato Grosso do Sul, os estudantes observaram que os restos orgânicos depositados em pilhas diferentes apresentavam taxas distintas de decomposição. Enquanto uma das pilhas se decompunha rapidamente, liberando calor e com coloração escura, a outra permanecia praticamente inalterada após semanas. O professor de Ciências explicou que diversos fatores ambientais e biológicos influenciam o processo de decomposição da matéria orgânica, destacando o papel de micro-organismos, umidade, temperatura e a presença de oxigênio.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença nas taxas de decomposição observadas pelos estudantes.

67 Q1009409 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Após um grande incêndio que devastou uma área de Cerrado em Mato Grosso do Sul, estudantes de Biologia participaram de um projeto de monitoramento ambiental para observar a regeneração do ecossistema. Eles notaram que, algumas semanas após o fogo, as primeiras espécies a surgirem foram gramíneas e pequenas herbáceas. Com o passar dos meses, arbustos começaram a aparecer, seguidos por mudas de árvores típicas do Cerrado. Durante uma discussão em sala de aula, o professor explicou que esse processo é conhecido como sucessão ecológica secundária, caracterizado pela sequência de mudanças estruturais e biológicas em um ecossistema após uma perturbação. Ele também destacou a importância dos mecanismos de resiliência do Cerrado, um bioma adaptado a incêndios periódicos.

Com base nesse cenário, é correto afirmar, a respeito das características do processo de sucessão ecológica observada:

68 Q1009411 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Pesquisas recentes realizadas pela Universidade de Harvard e publicadas na Nature Ecology & Evolution, em 2023, investigaram a evolução de populações de trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss) em rios da Califórnia, que enfrentam secas intensas devido às mudanças climáticas. Os pesquisadores observaram que, em regiões com menor disponibilidade de água, as populações de trutas desenvolveram maior resistência a períodos de estiagem, enquanto em áreas com fluxos constantes de água, essa característica não foi observada. Além disso, foi constatada uma redução no tamanho médio dos indivíduos em regiões de seca severa.

A mudança na resistência à estiagem e no tamanho dos indivíduos observados pelos pesquisadores é um fenômeno que pode ser corretamente explicado da seguinte forma:

69 Q1009415 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

A classificação biológica dos seres vivos passou por profundas transformações ao longo dos anos. Inicialmente, Lineu propôs um sistema baseado em dois grandes reinos: Animalia e Plantae. Posteriormente, avanços científicos levaram à expansão desse modelo para cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia), considerando características celulares e modos de nutrição. No entanto, com o advento da biologia molecular e das análises genéticas, Carl Woese, em 1977, propôs uma reorganização ainda mais abrangente, dividindo os seres vivos em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Um estudo publicado na Nature Microbiology em 2022 revelou novas evidências genéticas de micro-organismos arqueanos em ambientes extremos, reforçando diferenças fundamentais entre Archaea e Bacteria em aspectos como composição da membrana celular e mecanismos de replicação do DNA. Essas descobertas sustentam a separação em domínios, destacando as divergências evolutivas profundas entre esses grupos.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que representa corretamente a relação entre domínios e reinos na classificação biológica atual.

70 Q1009417 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Because the culture of any community has many facets and manifestations, it would be practically impossible to deal with all of them in the classroom and prepare students for the many situations that they might encounter in the course of their functioning in ESL/EFL environments. However, many important aspects of teaching the second culture can be brought forth and addressed via classroom instruction, and some of these are discussed here. The most important long-term benefits of teaching culture may be to provide learners with the awareness and the tools that will allow them to achieve their academic, professional, social, and personal goals and become successful in their daily functioning in L2 environments.


CELCE-MURCIA, M. et alii. Teaching English as a Second or Foreign Language. 4th ed. USA, Cengage Learning (2013). Adaptado.
In the part of the text “the awareness and the tools that will allow them to achieve their academic, professional, social, and personal goals” the bolded portion is
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.