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Questões de Concursos SEDUCMT

Resolva questões de SEDUCMT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1009462 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Esportes de combate

O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Levando em conta que o Professor João visa provocar nos estudantes a compreensão das distinções culturais, históricas e técnicas entre os esportes de combate, assinale a opção que representa a estratégia pedagógica apropriada ao conteúdo relacionado a esses esportes:
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82Q1009470 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Respeito e inclusão


O professor opta por incorporar ferramentas digitais às suas aulas sobre esportes de invasão. Utilizando plataformas de vídeos, aplicativos para análise tática e programas para monitoramento de desempenho. No decorrer de uma aula de futebol, o professor sugeriu que os estudantes utilizassem um aplicativo para registrar e examinar suas próprias jogadas, com o intuito de identificar suas virtudes e limitações. Um conjunto de estudantes, ao remixar gravações de partidas, inadvertidamente divulgou no grupo virtual da classe vídeos provenientes de diversas fontes, sem verificar a autoria ou a qualidade do material, além de publicar comentários que evidenciaram uma compreensão inadequada acerca dos direitos autorais e do respeito pelo trabalho alheio.
No decurso de um projeto de análise tática nas aulas de Educação Física, o docente constatou que determinados estudantes encontravam dificuldades na compreensão dos dados produzidos por aplicativos, enquanto outros demonstraram restrições de acessibilidade digital, comprometendo assim sua plena participação. Tendo em vista a relevância de uma metodologia educacional inclusiva e da utilização reflexiva de tecnologias, indique a prática mais apropriada para propiciar uma vivência educacional igualitária, que atenda às variadas necessidades da classe e estimule a autonomia e o pensamento crítico:
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83Q1009494 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
O contexto a seguir, será utilizado na questão.


O professor Antunes planejou uma abordagem envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA para tratar o tema sobre ondas eletromagnéticas para 30 estudantes do Ensino Médio. Dentre vários momentos propostos, distribuiu temas de pesquisa e seminários aos estudantes, promoveu apresentação teórica dialogada, visitas a laboratórios e centros de ciências e até mesmo a uma rádio local.
Outro seminário apresentado pelos estudantes tratava sobre a energia luminosa fornecida pelas lâmpadas, enfatizando vantagens e desvantagens do seu uso na sociedade. O professor observou três pontos apresentados pelos estudantes:

I. A eficiência energética de uma lâmpada fluorescente ser maior que a lâmpada incandescente, quando com a mesma potência elétrica.
II. A reciclagem das lâmpadas incandescentes exige um cuidado maior que das lâmpadas fluorescentes, pois elas são produzidas a partir de material tóxico para o ser humano.
III. A vida útil das lâmpadas incandescentes é menor que das lâmpadas fluorescentes.

Para que alguns conceitos sejam tratados de forma adequada, o professor, ao final do seminário, deve rediscutir o que foi apresentado em:
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84Q1009337 | História e Geografia de Estados e Municípios, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto.

“O ciclo da fronteira agrícola pode ser descrito em quatro fases interconectadas no tempo. Na primeira, a ocupação está sendo concebida por meio de programas e projetos de ____________. Na segunda, se inicia a organização ____________ com as cidades, serviços, estradas etc. Na terceira fase, dita de consolidação, a fronteira perde a ____________ no espaço e adquire uma dinâmica ____________ própria. Na última fase, a fronteira integra-se ao espaço ____________ e ____________.”

WEIHS, Marla; SAYAGO, Doris; TOURRAND, Jean-François. Dinâmica da fronteira agrícola do Mato Grosso e implicações para a saúde. Estudos Avançados, 31 (89), 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/DhyCPcX6j9ypfThszpyzcdb/. Acesso em: 17 abril 2025. Adaptado.

Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
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85Q1009358 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

A percepção da arte é fundamental para compreender e apreciar as obras visuais. Ao analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma e cor, somos capazes de mergulhar no universo artístico e interpretar as mensagens transmitidas pelos artistas.

Nesse contexto, para ajudar seus estudantes a desenvolverem uma observação atenta aos detalhes e a compreensão da linguagem visual, o professor deve
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86Q1009362 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

As atividades antrópicas e as mudanças climáticas fazem da água doce um recurso natural raro, cujo desperdício tem que ser combatido. Para tratar esse conteúdo com seus estudantes, o trabalho colaborativo pode favorecer a troca de ideias e questionamentos. Sobre isso, a professora Ana propôs uma atividade em pequenos grupos, em que os estudantes deveriam verificar se as seguintes afirmações são Verdadeiras (V) ou Falsas (F), para em seguida, socializarem com o grupo maior.

( ) No total das águas oceânicas, 25% são de água doce.
( ) A maior parte da água doce do planeta se encontra em geleiras e calotas polares (69%).
( ) Os aquíferos são reservatórios importantes de água doce.

Nessa atividade, a professora Ana, espera que seus estudantes considerem corretamente as afirmações como, respectivamente,
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87Q1009376 | Geografia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

Associe as duas colunas, relacionando os modos de implantação de objetos geográficos e as respectivas representações cartográficas.

1. Linear.

2. Pontual.

3. Zonal.

4. Linear e zonal.

( ) Representação cartográfica dos climas no mundo.

( ) Representação cartográfica da hidrografia e da cobertura vegetal.

( ) Representação cartográfica das redes de comunicação.

( ) Representação cartográfica de obras de arte presentes em um jardim.

A sequência correta dessa associação é:

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88Q1009398 | Pedagogia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Após o término de uma sequência de aulas práticas sobre tecidos e órgãos vegetais, um grupo de pesquisadores em ensino de Ciências da Natureza foi convidado a analisar diferentes formas de avaliação propostas por este professor. A sequência incluiu a dissecação de raízes e caules, colorações simples para visualização de tecidos de condução, além da medição da perda de água em folhas sob diferentes condições ambientais. Para avaliar a aprendizagem, o professor aplicou três instrumentos:

I. Um relatório descritivo com esquemas e legendas.
II. Um teste com análise de imagens histológicas de tecidos vegetais.
III. Um debate argumentativo sobre a eficiência de adaptações fisiológicas em diferentes tipos de habitat.

Considerando os objetivos pedagógicos das práticas laboratoriais e os critérios avaliativos da BNCC, é correto afirmar que:
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89Q1009409 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Após um grande incêndio que devastou uma área de Cerrado em Mato Grosso do Sul, estudantes de Biologia participaram de um projeto de monitoramento ambiental para observar a regeneração do ecossistema. Eles notaram que, algumas semanas após o fogo, as primeiras espécies a surgirem foram gramíneas e pequenas herbáceas. Com o passar dos meses, arbustos começaram a aparecer, seguidos por mudas de árvores típicas do Cerrado. Durante uma discussão em sala de aula, o professor explicou que esse processo é conhecido como sucessão ecológica secundária, caracterizado pela sequência de mudanças estruturais e biológicas em um ecossistema após uma perturbação. Ele também destacou a importância dos mecanismos de resiliência do Cerrado, um bioma adaptado a incêndios periódicos.

Com base nesse cenário, é correto afirmar, a respeito das características do processo de sucessão ecológica observada:
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90Q1009414 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em 2022, um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) analisou fósseis de Tiktaalik roseae, um vertebrado pré-histórico que representa um estágio intermediário entre peixes e anfíbios. A pesquisa revelou detalhes sobre as adaptações morfológicas que possibilitaram a transição para a vida terrestre, fornecendo mais evidências sobre a evolução gradual das espécies.

Considerando a perspectiva histórica sobre o fixismo e sobre o transformismo das espécies, e sobre o fóssil descrito no excerto, pode-se afirmar corretamente que:
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91Q1009419 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

A student who does not know the meaning of the acronym A.D. would correctly ask for clarification from the teacher using the question
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92Q1009430 | Pedagogia, Habilitação Matemática, SEDUCMT, FGV, 2025

A professora Lígia deseja desenvolver com os estudantes de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental o conceito de grandezas inversamente proporcionais por meio da seguinte situação:

Cinco homens constroem o telhado de uma casa com 120 metros quadrados de área construída em 20 dias. Qual o tempo necessário para que um grupo de oito homens realize esse mesmo serviço? Considere que todos os trabalhadores possuem a mesma capacidade de trabalho.

A sentença que melhor representa uma abordagem pedagógica centrada no estudante como protagonista da aprendizagem é:
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93Q1009456 | Química, Habilitação Química, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Um professor realiza um experimento, no qual adiciona ácido nítrico (HNO3) concentrado a uma moeda de cobre. Os estudantes verificam a formação de um gás castanho e a coloração azul da solução. Nesse momento, um estudante questiona:


"Professor, aprendemos que o metal cobre é um metal nobre, sendo menos reativo do que o hidrogênio e, portanto, não é oxidado pelos ácidos. Por que nesse experimento ocorreu uma reação?"
Após o questionamento do estudante, o professor decide aproveitar a dúvida para aprofundar o conteúdo com a turma. Qual das estratégias abaixo seria a mais adequada para ajudar os estudantes a compreender o fenômeno observado?
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94Q1009459 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Práticas de aventura e esportes sobre rodas


Em uma aula de práticas corporais voltadas para a aventura, o docente notou que numerosos discentes estavam concentrados unicamente na execução técnica das atividades, sem entender as distinções entre modalidades como o skate, o parkour ou o mountain bike. Com o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais relevante, o docente optou por destinar tempo à análise das origens culturais, dos propósitos e das particularidades técnicas de cada prática, empregando vídeos, narrativas e discussões. Além disso, procurou integrar à rotina as aulas de contextualização cultural, técnica e histórica de cada prática; empregar recursos audiovisuais e iniciativas de debate para ampliar a compreensão dos estudantes; criar atividades que vinculem as modalidades às suas raízes culturais e valores sociais; e fomentar rodas de conversa nas quais os estudantes compartilhem suas vivências e conheçam as diversidades entre as modalidades.
Considerando as vivências do educador, indique a opção que mais adequadamente reflete um possível direcionamento que reconhece a compreensão contextualizada das atividades de aventura e dos esportes sobre rodas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
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95Q1009468 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Violência na escola e Diversidade racial


Texto 1: A matéria de Christina Queiroz, veiculada na Revista Pesquisa FAPESP (3/4/2025), aponta que o Brasil vivencia um novo panorama de violência nas instituições de ensino, caracterizado por um aumento nos episódios de agressões dentro da comunidade escolar ao longo da última década. O Ministério da Educação (MEC) reconhece diversas modalidades de violência que impactam a comunidade escolar; entre estas, ressalta-se a violência institucional, que se caracteriza por práticas excludentes adotadas pela instituição de ensino. Essa modalidade de violência está associada a cenários em que os materiais didáticos, o conteúdo ou as abordagens empregadas nas aulas ignoram questões referentes à diversidade racial e de gênero.


Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/violencia-escolar-
aumenta-nos-ultimos-10-anos-no-brasil/


Texto 2: Caso diversidade racial e Educação Física - Com o propósito de aprofundar a valorização das culturas afro-brasileira e indígena na prática de danças folclóricas, o educador observa que numerosos estudantes manifestaram escasso interesse em compreender as origens e o significado das expressões culturais apresentadas, restringindo-se à execução superficial dos movimentos. Adicionalmente, notou que determinados estudantes afirmaram desconhecer a relevância de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena, na medida em que vincularam essas expressões unicamente ao entretenimento, sem reconhecer sua importância na história e na identidade do povo brasileiro.
Visando reforçar a função da instituição de ensino na promoção da diversidade étnico-racial e observando a legislação atual, o educador reconhece que sua postura deve enaltecer e incorporar as expressões culturais na programação escolar. Indique a alternativa que melhor reflete a ação pedagógica em consonância com as diretrizes contemporâneas relacionadas à Educação Física escolar e à promoção da diversidade étnico-racial:
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96Q1009501 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Numa colisão sofrida por um corpo que se comporta como uma partícula e aplicando a Segunda Lei de Newton, comprova-se que a variação de sua quantidade de movimento é igual ao
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97Q1009333 | História, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

De acordo com a historiografia mato-grossense e sul-matogrossense, qual foi a importância do término da Guerra do Paraguai (1864-1870) para a região?
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98Q1009341 | Português, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

“Quando há a prevalência das atividades metalinguísticas no ensino de língua, é alto o risco de que elas sejam apenas voltadas para um conteúdo de avaliação escolar não sendo efetivamente incorporado para ler e escrever melhor nas diferentes situações comunicativas, objetivos últimos do ensino de Português.
Alcançar níveis mais amplos de compreensão leitora e produção textual demanda propor situações de fala, escuta, leitura e escrita em interações e a análise das relações que nelas se dão.
A metalinguagem tem o seu lugar no ensino, porém não há sentido em aprender Língua Portuguesa por meio das nomenclaturas e classificações, sem espaço para as reflexões acerca do uso dos diferentes recursos expressivos e seus possíveis efeitos”.

GARCIA, Mariana Guerato e SISLA, Heloisa Chalmers. Atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25 [citado 2025-05-03], e204904. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 39932020000100301&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4904.

Partindo das ideias presentes no texto, uma professora de português concluiu que, no planejamento das aulas voltadas para a compreensão leitora e produção textual, será necessário

I. desenvolver atividades que permitam a reflexão sobre a língua em situações reais de comunicação.
II. priorizar o ensino da gramática normativa para garantir o domínio das regras linguísticas.
III. criar sequências didáticas que incluam o preenchimento de lacunas e a escrita de frases incorretas na lousa para que os estudantes as corrijam.

As atividades que se adequam ao que propõe o texto estão em:
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99Q1009379 | Geografia, Projeções e Representações, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

“Operação geométrica que permite representar a superfície curva da Terra (tridimensional) numa superfície plana (bidimensional). Representar a Terra esférica num plano é uma tarefa geométrica necessária e incontornável para que o mapa exista.”

RIO FERNANDES, José Alberto; LOPÉZ TRIGAL, Lorenzo; SPOSITO, Eliseu Savério. Dicionário de Geografia Aplicada. Porto: Porto Editora, 2016.

A definição apresentada se refere a qual operação aplicada aos mapas?
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100Q1009415 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

A classificação biológica dos seres vivos passou por profundas transformações ao longo dos anos. Inicialmente, Lineu propôs um sistema baseado em dois grandes reinos: Animalia e Plantae. Posteriormente, avanços científicos levaram à expansão desse modelo para cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia), considerando características celulares e modos de nutrição. No entanto, com o advento da biologia molecular e das análises genéticas, Carl Woese, em 1977, propôs uma reorganização ainda mais abrangente, dividindo os seres vivos em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Um estudo publicado na Nature Microbiology em 2022 revelou novas evidências genéticas de micro-organismos arqueanos em ambientes extremos, reforçando diferenças fundamentais entre Archaea e Bacteria em aspectos como composição da membrana celular e mecanismos de replicação do DNA. Essas descobertas sustentam a separação em domínios, destacando as divergências evolutivas profundas entre esses grupos.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que representa corretamente a relação entre domínios e reinos na classificação biológica atual.
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