Questões de Concurso SEDUCSP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUCSP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. a) PEDIR b) RECUSAR c) QUERER d) GOSTAR e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm a) antes do adjunto adverbial. b) após o substantivo que qualifica. c) antes do verbo principal. d) após a locução adjetiva. e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q1014795 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) destacam que há alguns mitos sobre a língua de sinais, sendo um deles: “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos”. Tal concepção defende que a) as línguas de sinais são independentes das línguas faladas, pois carregam sentido único em cada gesto realizado. b) as línguas de sinais são ricas lexical e gramaticalmente, expressando os mais diferentes conceitos. c) os sinais não são símbolos arbitrários como as palavras, mas carregam uma relação icônica ou representacional de seus referentes. d) as línguas de sinais expressam conceitos básicos, podendo se discutir sobre quaisquer temas. e) as línguas de sinais não são as únicas e universais, havendo uma diversidade assim como as línguas faladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q1014796 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), a língua de sinais é denominada de modalidade gestual-visual, pois a) a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. b) é gesticulada nas interações de comunicação expressiva e receptiva. c) é formada pela articulação das mãos e pelas expressões faciais. d) a organização espacial das mãos e dos olhos estão em sincronia. e) a expressão e a recepção da linguagem são realizadas pelos movimentos das mãos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que a) aprenda a língua de sinais concomitantemente com a língua portuguesa na fase de alfabetização. b) seja incluído em comunidades de surdos oralizados para o contato com a Libras e a língua portuguesa. c) tenha contato com a língua de sinais em sala de recursos, desde a educação infantil e perpassando o ensino fundamental. d) esteja inserido em ambientes propícios à troca dialógica de experiências com outros falantes dessa língua. e) tenha acesso a aulas de Libras no contexto de escolas bilíngues para surdos, com professores ouvintes e fluentes na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão. O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso) (Damazio, 2007. Adaptado) Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o a) educador polivalente da sala comum. b) professor especialista em deficiência auditiva e surdez. c) professor do Atendimento Educacional Especializado. d) professor e/ou instrutor de Libras. e) tradutor e intérprete de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em a) condições elaboradas para a criança. b) circunstâncias artificiais. c) estruturas organizadas. d) oportunidades de expressão. e) situações espontâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. a) PEDIR b) RECUSAR c) QUERER d) GOSTAR e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm a) antes do adjunto adverbial. b) após o substantivo que qualifica. c) antes do verbo principal. d) após a locução adjetiva. e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q1014795 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) destacam que há alguns mitos sobre a língua de sinais, sendo um deles: “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos”. Tal concepção defende que a) as línguas de sinais são independentes das línguas faladas, pois carregam sentido único em cada gesto realizado. b) as línguas de sinais são ricas lexical e gramaticalmente, expressando os mais diferentes conceitos. c) os sinais não são símbolos arbitrários como as palavras, mas carregam uma relação icônica ou representacional de seus referentes. d) as línguas de sinais expressam conceitos básicos, podendo se discutir sobre quaisquer temas. e) as línguas de sinais não são as únicas e universais, havendo uma diversidade assim como as línguas faladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q1014796 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), a língua de sinais é denominada de modalidade gestual-visual, pois a) a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. b) é gesticulada nas interações de comunicação expressiva e receptiva. c) é formada pela articulação das mãos e pelas expressões faciais. d) a organização espacial das mãos e dos olhos estão em sincronia. e) a expressão e a recepção da linguagem são realizadas pelos movimentos das mãos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que a) aprenda a língua de sinais concomitantemente com a língua portuguesa na fase de alfabetização. b) seja incluído em comunidades de surdos oralizados para o contato com a Libras e a língua portuguesa. c) tenha contato com a língua de sinais em sala de recursos, desde a educação infantil e perpassando o ensino fundamental. d) esteja inserido em ambientes propícios à troca dialógica de experiências com outros falantes dessa língua. e) tenha acesso a aulas de Libras no contexto de escolas bilíngues para surdos, com professores ouvintes e fluentes na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão. O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso) (Damazio, 2007. Adaptado) Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o a) educador polivalente da sala comum. b) professor especialista em deficiência auditiva e surdez. c) professor do Atendimento Educacional Especializado. d) professor e/ou instrutor de Libras. e) tradutor e intérprete de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em a) condições elaboradas para a criança. b) circunstâncias artificiais. c) estruturas organizadas. d) oportunidades de expressão. e) situações espontâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro