Questões de Concurso SEDUCSP

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11 Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Leia a descrição a seguir:

Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes.

(Capovilla e Raphael, 2005)

Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito.

12 Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”.

Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm

13 Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola.
Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de

14 Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas.
Os parâmetros da Libras são:

15 Q1014795 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Quadros e Karnopp (2004) destacam que há alguns mitos sobre a língua de sinais, sendo um deles: “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos”.
Tal concepção defende que

16 Q1014796 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Segundo Quadros e Karnopp (2004), a língua de sinais é denominada de modalidade gestual-visual, pois

17 Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá

18 Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que

19 Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso)


(Damazio, 2007. Adaptado)
Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o

20 Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em
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