Questões de Concurso SEDUCSP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUCSP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q1014786 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com base em Damázio (2007), assinale a alternativa que expressa o que é essencial e indispensável para o respeito à estrutura da Libras e da língua portuguesa. a) A escola comum inclusiva. b) A formação do professor em Libras. c) Os espaços com materiais em Libras. d) O ambiente educacional bilíngue. e) A Escola Especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 22 Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q1014788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Conforme afirmam Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são a) as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas posições. b) os movimentos corporais, que se articulam com as expressões faciais e os movimentos das mãos no espaço. c) as expressões faciais, que indicam o contexto e a intencionalidade do sinal produzido durante a comunicação. d) as configurações manuais associadas às expressões das mãos, que se complementam para produzir uma informação. e) as configurações de mãos, movimentos corporais e expressões faciais em contexto de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 24 Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 25 Q1014795 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) destacam que há alguns mitos sobre a língua de sinais, sendo um deles: “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos”. Tal concepção defende que a) as línguas de sinais são independentes das línguas faladas, pois carregam sentido único em cada gesto realizado. b) as línguas de sinais são ricas lexical e gramaticalmente, expressando os mais diferentes conceitos. c) os sinais não são símbolos arbitrários como as palavras, mas carregam uma relação icônica ou representacional de seus referentes. d) as línguas de sinais expressam conceitos básicos, podendo se discutir sobre quaisquer temas. e) as línguas de sinais não são as únicas e universais, havendo uma diversidade assim como as línguas faladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 26 Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que a) aprenda a língua de sinais concomitantemente com a língua portuguesa na fase de alfabetização. b) seja incluído em comunidades de surdos oralizados para o contato com a Libras e a língua portuguesa. c) tenha contato com a língua de sinais em sala de recursos, desde a educação infantil e perpassando o ensino fundamental. d) esteja inserido em ambientes propícios à troca dialógica de experiências com outros falantes dessa língua. e) tenha acesso a aulas de Libras no contexto de escolas bilíngues para surdos, com professores ouvintes e fluentes na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em a) condições elaboradas para a criança. b) circunstâncias artificiais. c) estruturas organizadas. d) oportunidades de expressão. e) situações espontâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 29 Q1014802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A imposição das regras de normalização representou uma grande tensão entre surdos devido à violência contra a cultura surda, marcada até hoje na história da educação de surdos” (Campos in Lacerda e Santos, 2014). Segundo a autora, são formas de agressões aos surdos: a) a eliminação da diferença, a ridicularização da Libras, imposição da língua oral, a inclusão dos surdos entre os com deficiência e a inclusão do surdo entre ouvintes. b) a falta de acesso adequado à informação, o tratamento da Libras como mímica e gestos aleatórios e a consideração da Libras como língua natural pelos ouvintes. c) os recursos escolares sem acessibilidade, o uso da língua oral nos espaços públicos, a não comunicação em Libras nos diferentes espaços sociais e oferta de guias-intérpretes na escola. d) o tratamento diferenciado, a inclusão na escola comum, a definição da surdez como deficiência, as barreiras atitudinais e de comunicação. e) o sistema escolar bilíngue, a matrícula na escola comum, o respeito às diferenças linguísticas, a organização dos tempos e espaços escolares que visem à alfabetização dos ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q1014803 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (in Lacerda e Santos, 2014) explicam que a língua de sinais, assim como acontece com as línguas orais, não é a) traduzida. b) linguística. c) universal. d) interpretada. e) organizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
21 Q1014786 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com base em Damázio (2007), assinale a alternativa que expressa o que é essencial e indispensável para o respeito à estrutura da Libras e da língua portuguesa. a) A escola comum inclusiva. b) A formação do professor em Libras. c) Os espaços com materiais em Libras. d) O ambiente educacional bilíngue. e) A Escola Especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
22 Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q1014788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Conforme afirmam Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são a) as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas posições. b) os movimentos corporais, que se articulam com as expressões faciais e os movimentos das mãos no espaço. c) as expressões faciais, que indicam o contexto e a intencionalidade do sinal produzido durante a comunicação. d) as configurações manuais associadas às expressões das mãos, que se complementam para produzir uma informação. e) as configurações de mãos, movimentos corporais e expressões faciais em contexto de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
24 Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
25 Q1014795 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) destacam que há alguns mitos sobre a língua de sinais, sendo um deles: “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos”. Tal concepção defende que a) as línguas de sinais são independentes das línguas faladas, pois carregam sentido único em cada gesto realizado. b) as línguas de sinais são ricas lexical e gramaticalmente, expressando os mais diferentes conceitos. c) os sinais não são símbolos arbitrários como as palavras, mas carregam uma relação icônica ou representacional de seus referentes. d) as línguas de sinais expressam conceitos básicos, podendo se discutir sobre quaisquer temas. e) as línguas de sinais não são as únicas e universais, havendo uma diversidade assim como as línguas faladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
26 Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que a) aprenda a língua de sinais concomitantemente com a língua portuguesa na fase de alfabetização. b) seja incluído em comunidades de surdos oralizados para o contato com a Libras e a língua portuguesa. c) tenha contato com a língua de sinais em sala de recursos, desde a educação infantil e perpassando o ensino fundamental. d) esteja inserido em ambientes propícios à troca dialógica de experiências com outros falantes dessa língua. e) tenha acesso a aulas de Libras no contexto de escolas bilíngues para surdos, com professores ouvintes e fluentes na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em a) condições elaboradas para a criança. b) circunstâncias artificiais. c) estruturas organizadas. d) oportunidades de expressão. e) situações espontâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
29 Q1014802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A imposição das regras de normalização representou uma grande tensão entre surdos devido à violência contra a cultura surda, marcada até hoje na história da educação de surdos” (Campos in Lacerda e Santos, 2014). Segundo a autora, são formas de agressões aos surdos: a) a eliminação da diferença, a ridicularização da Libras, imposição da língua oral, a inclusão dos surdos entre os com deficiência e a inclusão do surdo entre ouvintes. b) a falta de acesso adequado à informação, o tratamento da Libras como mímica e gestos aleatórios e a consideração da Libras como língua natural pelos ouvintes. c) os recursos escolares sem acessibilidade, o uso da língua oral nos espaços públicos, a não comunicação em Libras nos diferentes espaços sociais e oferta de guias-intérpretes na escola. d) o tratamento diferenciado, a inclusão na escola comum, a definição da surdez como deficiência, as barreiras atitudinais e de comunicação. e) o sistema escolar bilíngue, a matrícula na escola comum, o respeito às diferenças linguísticas, a organização dos tempos e espaços escolares que visem à alfabetização dos ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q1014803 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (in Lacerda e Santos, 2014) explicam que a língua de sinais, assim como acontece com as línguas orais, não é a) traduzida. b) linguística. c) universal. d) interpretada. e) organizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro