Questões de Concurso SEDUCSP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUCSP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 41 Q1014659 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), no capítulo de Maria Cecília de Moura, são explicitadas as relações entre linguagem e surdez e como se dá a aquisição da língua de sinais pelos surdos. Com base na autora, é correto afirmar que a) a aquisição da linguagem deve acontecer em contextos significativos e com muitas repetições para que a criança surda compreenda a língua e memorize os sinais com mais facilidade. b) é necessário, para que um bom desenvolvimento de linguagem aconteça, que a criança surda aprenda em ambientes estruturados e organizados para que ela possa responder. c) a língua de sinais deve ser experenciada em diferentes gêneros e modalidades, e a língua oral pode ser oferecida concomitantemente para favorecer a abordagem bilíngue. d) a língua de sinais não é ensinada, mas adquirida de forma natural e real somente se o interlocutor souber se comunicar com o surdo de forma fluida e interessada. e) é fundamental ensinar a língua de sinais para a criança surda o mais precocemente possível, pois a aquisição não se dá espontânea e naturalmente, e sim precisa ser instruída. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 42 Q1014660 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com relação à construção dos sinais e sua mobilidade específica, a autora Neiva de Aquino Albres (em Lacerda e Santos, Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) afirma que, na língua de sinais, existe um conceito que parte da propriedade dos sinais de tomar, como base para a sua criação, as características físicas do referente, parte deste com o todo ou mesmo a relação cultural que as pessoas têm com esse referente. Como exemplo desse conceito, tem-se, na Libras, o sinal de árvore, que tem o tronco, a copa e a base como motivação. Com base na autora, esse conceito é denominado de a) iconicidade. b) linearidade. c) arbitrariedade. d) sequencialidade. e) opacidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 43 Q1014661 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), a autora Neiva de Aquino Albres exemplifica que, na Libras, a frase “O menino subiu na árvore” pode ser expressa por /PESSOA-SUBIR-ÁRVORE/, pois o sinal /ÁRVORE/ é realizado com uma das mãos, e os sinais /MENINO-SUBIR/ são feitos com a outra mão; pela configuração da mão, expressam-se as pernas do menino agarrado ao tronco da árvore, enquanto o movimento para cima expressa a subida na árvore. Esse exemplo demonstra uma das peculiaridades no nível sintático das línguas de sinais, bastante comum em gêneros narrativos e descritivos, denominada de a) espaço mental real. b) simultaneidade. c) polissemia. d) arcadismo. e) campo de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 44 Q1014662 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), as línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases como as entonações na Língua Portuguesa, por isso é necessário estar atento às expressões facial e corporal feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase – por exemplo: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo, que pode ainda vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo. As expressões faciais exemplificadas referem-se às frases a) afirmativas. b) interrogativas. c) exclamativas. d) negativas. e) neutras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 45 Q1014663 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Considere a afirmação a seguir: Na Libras, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar estão relacionados às pessoas do discurso e representam, na perspectiva do emissor, o que está bem próximo, perto ou distante; a sinalização dos pronomes demonstrativos e dos advérbios de lugar mantém a configuração de mãos dos pronomes pessoais, mas os pontos de articulação e as orientações do olhar são diferentes. Além disso, os pronomes demonstrativos não possuem marca para gênero masculino e feminino. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) Com base na afirmação, é correto afirmar que a representação correta de ESS@/AÍ seria apontar para o lugar a) perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto sinalizado com relação à coisa/pessoa que está perto da segunda pessoa do discurso. b) mais distante, apontar o lugar da segunda pessoa e, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. c) mais distante e apontar o lugar da terceira pessoa, mas, diferentemente da representação do pronome pessoal, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. d) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, sem desviar o olhar. e) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, fixando o olhar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 46 Q1014664 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez, 2007) propõe dois momentos didáticos em Libras: o atendimento educacional especializado (AEE) em Libras e o atendimento educacional especializado (AEE) para o ensino de Libras, ambos na escola comum, que constituem momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos e devem ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas. Assinale a alternativa que corresponde ao AEE em Libras. a) É realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua de sinais em que o aluno se encontra. b) O instrutor de Libras organiza o trabalho do AEE, respeitando as especificidades dessa língua, para o estudo dos termos científicos introduzidos pelo conteúdo curricular. c) Fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum, o que favorece a compreensão desse conteúdo ao aluno com surdez. d) O objetivo é desenvolver as competências gramatical, linguística e textual, nas pessoas com surdez, para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas. e) Enfatiza o acervo textual em Língua Portuguesa, para oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos e a oportunidade de interação com os mais variados enunciados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 47 Q1014665 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Elidéa Bernardino (Absurdo ou lógica: os surdos e sua produção linguística, 2000), há um “recurso próprio dos sinais, que não existe em português e não é usado em português sinalizado”. Tal recurso funciona como um pronome especial que substitui o nome e traz consigo gênero e número, ideia de tamanho, volume e quantidade, sendo muito utilizado para descrever ideias para as quais não há sinais específicos. Trata-se do uso de a) dupla articulação. b) classificadores. c) gestos naturais. d) pantomima. e) gestos contextuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 48 Q1014666 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) mencionam diversos autores para descrever parâmetros fonológicos da Libras. Com base nessas autoras, assinale a alternativa que corresponde corretamente à descrição de locação (L) como um dos parâmetros fonológicos da Libras. a) Área do corpo, ou no espaço de articulação definida pelo corpo, na qual ou perto da qual o sinal é articulado. b) Parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, como movimentos internos das mãos e dos pulsos e direção no espaço. c) Mudanças do movimento da mão que estão relacionadas com a direcionalidade de verbos e que também distinguem nomes de verbos. d) Tem função sintática, para marcar sentenças interrogativas, orações relativas, topicalizações e concordância. e) Categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento, por meio da frequência, como número de repetições do movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 49 Q1014667 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Autores como Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) relatam mitos, sobre a língua de sinais, que refletem desconhecimento e não correspondem a uma verdade cientificamente comprovada. Um dos mitos refere-se à crença de que haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. Nesse mito, relacionado à visão de universalidade, a) no aspecto linguístico, as línguas de sinais são completas, complexas e possuem uma abstrata estruturação diferente para cada país. b) há uma riqueza de expressividade na língua de sinais, que é visuoespacial, portanto diferente das línguas orais. c) as línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estão representadas no hemisfério direito do cérebro. d) está implícito que fatores geográficos e culturais não são influentes na determinação e na mudança histórica do sinal. e) as línguas de sinais não são um apanhado de gestos sem princípio organizacional, mas consistem em uma configuração de uma nova língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 50 Q1014668 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na Libras, segundo Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), a configuração de mão é uma marca de concordância de gênero com pessoa, animal, coisa ou veículo, e existem verbos que possuem concordância de gênero porque concordam com o sujeito ou o objeto da frase; por exemplo, o verbo “cair”, dependendo do sujeito da frase, terá uma configuração para concordar com a pessoa, a coisa, o animal ou o veículo. Tais verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbos a) classificadores. b) de locomoção. c) descritivos. d) de concordância número-pessoal. e) de concordância de localização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
41 Q1014659 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), no capítulo de Maria Cecília de Moura, são explicitadas as relações entre linguagem e surdez e como se dá a aquisição da língua de sinais pelos surdos. Com base na autora, é correto afirmar que a) a aquisição da linguagem deve acontecer em contextos significativos e com muitas repetições para que a criança surda compreenda a língua e memorize os sinais com mais facilidade. b) é necessário, para que um bom desenvolvimento de linguagem aconteça, que a criança surda aprenda em ambientes estruturados e organizados para que ela possa responder. c) a língua de sinais deve ser experenciada em diferentes gêneros e modalidades, e a língua oral pode ser oferecida concomitantemente para favorecer a abordagem bilíngue. d) a língua de sinais não é ensinada, mas adquirida de forma natural e real somente se o interlocutor souber se comunicar com o surdo de forma fluida e interessada. e) é fundamental ensinar a língua de sinais para a criança surda o mais precocemente possível, pois a aquisição não se dá espontânea e naturalmente, e sim precisa ser instruída. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
42 Q1014660 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com relação à construção dos sinais e sua mobilidade específica, a autora Neiva de Aquino Albres (em Lacerda e Santos, Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) afirma que, na língua de sinais, existe um conceito que parte da propriedade dos sinais de tomar, como base para a sua criação, as características físicas do referente, parte deste com o todo ou mesmo a relação cultural que as pessoas têm com esse referente. Como exemplo desse conceito, tem-se, na Libras, o sinal de árvore, que tem o tronco, a copa e a base como motivação. Com base na autora, esse conceito é denominado de a) iconicidade. b) linearidade. c) arbitrariedade. d) sequencialidade. e) opacidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
43 Q1014661 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), a autora Neiva de Aquino Albres exemplifica que, na Libras, a frase “O menino subiu na árvore” pode ser expressa por /PESSOA-SUBIR-ÁRVORE/, pois o sinal /ÁRVORE/ é realizado com uma das mãos, e os sinais /MENINO-SUBIR/ são feitos com a outra mão; pela configuração da mão, expressam-se as pernas do menino agarrado ao tronco da árvore, enquanto o movimento para cima expressa a subida na árvore. Esse exemplo demonstra uma das peculiaridades no nível sintático das línguas de sinais, bastante comum em gêneros narrativos e descritivos, denominada de a) espaço mental real. b) simultaneidade. c) polissemia. d) arcadismo. e) campo de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
44 Q1014662 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), as línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases como as entonações na Língua Portuguesa, por isso é necessário estar atento às expressões facial e corporal feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase – por exemplo: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo, que pode ainda vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo. As expressões faciais exemplificadas referem-se às frases a) afirmativas. b) interrogativas. c) exclamativas. d) negativas. e) neutras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
45 Q1014663 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Considere a afirmação a seguir: Na Libras, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar estão relacionados às pessoas do discurso e representam, na perspectiva do emissor, o que está bem próximo, perto ou distante; a sinalização dos pronomes demonstrativos e dos advérbios de lugar mantém a configuração de mãos dos pronomes pessoais, mas os pontos de articulação e as orientações do olhar são diferentes. Além disso, os pronomes demonstrativos não possuem marca para gênero masculino e feminino. (Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado) Com base na afirmação, é correto afirmar que a representação correta de ESS@/AÍ seria apontar para o lugar a) perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto sinalizado com relação à coisa/pessoa que está perto da segunda pessoa do discurso. b) mais distante, apontar o lugar da segunda pessoa e, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. c) mais distante e apontar o lugar da terceira pessoa, mas, diferentemente da representação do pronome pessoal, ao apontar para este ponto, há um olhar direcionado para a coisa/pessoa ou lugar. d) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, sem desviar o olhar. e) perto e em frente do emissor, acompanhado de um olhar para este ponto, fixando o olhar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
46 Q1014664 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez, 2007) propõe dois momentos didáticos em Libras: o atendimento educacional especializado (AEE) em Libras e o atendimento educacional especializado (AEE) para o ensino de Libras, ambos na escola comum, que constituem momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos e devem ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas. Assinale a alternativa que corresponde ao AEE em Libras. a) É realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua de sinais em que o aluno se encontra. b) O instrutor de Libras organiza o trabalho do AEE, respeitando as especificidades dessa língua, para o estudo dos termos científicos introduzidos pelo conteúdo curricular. c) Fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum, o que favorece a compreensão desse conteúdo ao aluno com surdez. d) O objetivo é desenvolver as competências gramatical, linguística e textual, nas pessoas com surdez, para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas. e) Enfatiza o acervo textual em Língua Portuguesa, para oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos e a oportunidade de interação com os mais variados enunciados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
47 Q1014665 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Elidéa Bernardino (Absurdo ou lógica: os surdos e sua produção linguística, 2000), há um “recurso próprio dos sinais, que não existe em português e não é usado em português sinalizado”. Tal recurso funciona como um pronome especial que substitui o nome e traz consigo gênero e número, ideia de tamanho, volume e quantidade, sendo muito utilizado para descrever ideias para as quais não há sinais específicos. Trata-se do uso de a) dupla articulação. b) classificadores. c) gestos naturais. d) pantomima. e) gestos contextuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
48 Q1014666 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) mencionam diversos autores para descrever parâmetros fonológicos da Libras. Com base nessas autoras, assinale a alternativa que corresponde corretamente à descrição de locação (L) como um dos parâmetros fonológicos da Libras. a) Área do corpo, ou no espaço de articulação definida pelo corpo, na qual ou perto da qual o sinal é articulado. b) Parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, como movimentos internos das mãos e dos pulsos e direção no espaço. c) Mudanças do movimento da mão que estão relacionadas com a direcionalidade de verbos e que também distinguem nomes de verbos. d) Tem função sintática, para marcar sentenças interrogativas, orações relativas, topicalizações e concordância. e) Categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento, por meio da frequência, como número de repetições do movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
49 Q1014667 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Autores como Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) relatam mitos, sobre a língua de sinais, que refletem desconhecimento e não correspondem a uma verdade cientificamente comprovada. Um dos mitos refere-se à crença de que haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. Nesse mito, relacionado à visão de universalidade, a) no aspecto linguístico, as línguas de sinais são completas, complexas e possuem uma abstrata estruturação diferente para cada país. b) há uma riqueza de expressividade na língua de sinais, que é visuoespacial, portanto diferente das línguas orais. c) as línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estão representadas no hemisfério direito do cérebro. d) está implícito que fatores geográficos e culturais não são influentes na determinação e na mudança histórica do sinal. e) as línguas de sinais não são um apanhado de gestos sem princípio organizacional, mas consistem em uma configuração de uma nova língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
50 Q1014668 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025Na Libras, segundo Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), a configuração de mão é uma marca de concordância de gênero com pessoa, animal, coisa ou veículo, e existem verbos que possuem concordância de gênero porque concordam com o sujeito ou o objeto da frase; por exemplo, o verbo “cair”, dependendo do sujeito da frase, terá uma configuração para concordar com a pessoa, a coisa, o animal ou o veículo. Tais verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbos a) classificadores. b) de locomoção. c) descritivos. d) de concordância número-pessoal. e) de concordância de localização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro