Questões de Concurso SEDUCSP

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q1014670 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o excerto a seguir para responder à questão.
Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas.


(Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado)
O parâmetro de orientação pode ser uma concordância número-pessoal, por exemplo:

52 Q1014740 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Almeida et al. (2015), o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita da língua majoritária para surdos é tema de reflexão por parte de muitos pesquisadores.
Diversos estudos apontam que dificuldades

53 Q1014741 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Almeida et al (2015), grande parte dos surdos circula pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), muitas vezes adquirem o diploma de ensino médio, mas não podem dar continuidade aos seus estudos.
Assinale a alternativa que representa a justificativa das autoras para tal fato.

54 Q1014742 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Almeida et al. (2015) citam que o objetivo da proposta ____________ é de garantir ao aluno surdo um desenvolvimento cognitivo-linguístico _____________ desenvolvimento de ouvintes da mesma ____________________, a partir ____________________ e em convivência com seus pares surdos para a construção e a valorização da identidade surda e assegurar a aprendizagem da língua majoritária como segunda língua, na companhia harmoniosa dos ouvintes.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

55 Q1014743 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Almeida et al. (2015) consideram que a libras é a língua passível de aquisição dos conteúdos ministrados na escola e que, por utilizar o canal visogestual, é a única modalidade de linguagem plenamente acessível ao surdo.
De acordo com elas,

56 Q1014744 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

O seguinte texto foi criado por um aluno surdo de uma escola oralista: “Eu quero muito aprende para com professora da Maria. Eu conversa muito. Maria é legal. Eu não aprendeu de Andreia. Eu gosto mais brincar de você. Eu sou triste porque Amanhã embora está Maria. Eu sou muito chora, chora... Eu ir muito sempre um gool de Cruzeiro. Um abraço, um beijo.”
De acordo com Bernardino (2000), o aluno demonstra gostar da professora que usa língua de sinais nas aulas e que, às vezes, é convidada a traduzir a fala oral para língua de sinais em alguns eventos festivos.
A autora afirma que

57 Q1014745 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Quadros e Karnopp, in Bernardino (2000), são encontradas várias concepções incorretas no que se refere às línguas de sinais (LS).
Assinale a alternativa que representa uma concepção correta quanto às LS.

58 Q1014746 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

A sintaxe é o estudo das inter-relações dos elementos estruturais da frase e das regras que regem a combinação das sentenças. Segundo Fernandes (in Bernardino, 2000), pode-se afirmar que esta combinação de sinais apresenta regras próprias e básicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta quanto à libras.

59 Q1014747 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Damázio (2007), considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e linguística dos alunos com surdez, a escola comum deve viabilizar a escolarização e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Assinale a alternativa que apresenta a prerrogativa correta.

60 Q1014748 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

O ensino de libras no AEE constitui um momento didático-pedagógico para os alunos com surdez incluídos na escola comum.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o responsável pela realização desse trabalho, de acordo com Damázio (2007).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.