Questões de Concursos SEDUCTO

Resolva questões de SEDUCTO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1019299 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

Teniendo en cuenta la propuesta de letramento y multialfabetizaciones para la enseñanza de Lenguas Extranjeras de las OCEM son válidas las siguientes afirmaciones a la excepción de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1013760 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Carmem, professora surda, inscreveu-se para o curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa em universidade de sua cidade.
Sobre as medidas a serem adotadas pelo processo seletivo para ingresso no curso oferecido, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1013764 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

“A demanda legal para o ensino da LIBRAS em escolas é imensa e crescente, pois quanto mais espaço o surdo ocupa na sociedade, maior a necessidade de circulação da LIBRAS. Isso requer, cada vez mais, professores de Libras nos mais diferentes espaços, disseminando o conhecimento da cultura surda, assumindo postos de trabalhos no estado e municípios e criando metodologias para diminuir a diferença entre surdos e ouvintes.” afirma Bruno Gonçalves Carneiro, professor do curso de Letras/Libras da UFT.
Fonte: Universidade Federal oferta 30 vagas para curso superior de Letras/Libras no Tocantins. AF Notícias - 25/06/2021.
Assinale a opção que apresenta os cursos de formação que devem incluir o ensino da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1019297 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

Respecto al abordaje de los objetivos de enseñanza de Lenguas Extranjeras en la Ed. Básica en las Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), de 2006, es correcto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1019300 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

Los ejemplos presentados a continuación son argumentos de las OCEM para defender la inviabilidad del abordaje de las llamadas “cuatro habilidades” a la excepción de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1019286 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

La Base NacionalComum Curricular (BNCC) propone el abordaje de Multialfabetizaciones para la enseñanza en el área de Lenguajes.
A continuación, leerá algunas afirmaciones respecto a ese abordaje.
I. El término fue creado por el New London Group en la década de 90.
II. Los académicos estaban empeñados en desarrollar una nueva pedagogía de alfabetización.
III. Una de las acepciones del término dice respecto a la multimodalidad que es resultado de las características de los nuevos medios de información y comunicación.
Señale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1015463 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

“Tocantins destaca-se ao ser o único estado do Brasil a iniciar o projeto de implantação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como componente curricular na rede estadual de ensino.(...) A inserção da disciplina LIBRAS no currículo das escolas regulares do Tocantins é uma oportunidade para os alunos aprenderem uma segunda língua, além de ser uma ferramenta educacional inclusiva...”
Fonte: TO destaca-se ao ser o primeiro estado a implantar disciplina de Libras na rede estadual de ensino. O Girassol. Palmas-TO, 17/04/2023.
Em relação aos princípios norteadores para o ensino de Libras como L2, analise as afirmativas a seguir.
I. Incentive seus alunos a participarem de atividades socioculturais realizadas nas comunidades surdas para que possam se comunicar em Libras.
II. Solicite aos alunos que demonstram ter compreendido melhor a atividade, quando for realizar uma atividade individual.
III. Desperte em seus alunos a segurança em si mesmos, evitando ao máximo as correções, quando estiverem tentando se comunicar.
IV. Estimule sempre a produção dos alunos, incentivando o uso da Libras em todas as situações mesmo fora de sala de aula.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1019283 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

Texto associado.
Ramón Bataller (Hepatólogo): “Tomar una copa de vino puede
ser bueno, pero lo difícil es quedarse en una sola

Para este médico que ha dedicado su carrera a tratar los estragos del alcohol, el sempiterno debate sobre si hay una cantidad de bebida admisible desde el punto de vista de la salud no tiene una respuesta maniquea. Ramón Bataller, jefe de Hepatología del Clínic, de Barcelona, prefiere moverse en las escalas de los grises, en la matización y en la valoración individual. Recuerda que “la hepatopatía asociada al alcohol es la primera causa, de largo, de mortalidad por cirrosis en el mundo”, pero también afirma que sería “cínico” promover una ley seca. Tras poner el acento en los riesgos del alcohol, aporta unas coordenadas: “Moderación, consumo ocasional y evitar los atracones de bebida”.
Bataller considera que si bien es “biológicamente plausible” que una copa de vino con la comida sea saludable - dependiendo de la edad, genética, comorbilidades y tipo de alimentación, entre otros factores -, lo realmente difícil es quedarse solo en una. “Y lo digo porque he hecho el estudio conmigo como sujeto de investigación”, bromea sobre uno de sus recientes tuits: “Intenté beber una sola copa en una cena, pero al final bebí dos”. En cambio, se muestra tajante con el consumo en menores: “La ley de los menores tiene que cumplirse. Detrás de cada niño que consume alcohol hay un adulto que lo ha hecho posible”.

Sonia Moreno.
Disponível em: https://www.elmundo.es/. Acesso em: 20 de março 2023.
Dicha noticia, además de cumplir su función informativa, cumple el papel de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1015464 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

A maioria das pessoas tem uma ideia equivocada das Línguas de Sinais, que não correspondem à realidade, porque a Libras é uma língua com o mesmo estatuto e com qualidades iguais às das línguas orais, mas apresenta somente uma modalidade muito diferente de expressão e recepção.
As opções a seguir apresentam estereótipos ligados à Língua de Sinais, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1013765 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Qual o legado que as Surdolimpíadas podem deixar para a população de Caxias do Sul? O principal legado será de igualdade e superação do ser humano. Provar para toda a cidade que qualquer pessoa pode disputar um campeonato, praticar esporte sem preconceito e que podemos conviver tranquilamente com os surdos. Esperamos que a população comprove a qualidade dos espaços públicos para o esporte e, o mais importante, o respeito e a igualdade com a interação social.
Hendriks, M. Maior legado para Caxias do Sul com Surdolimpíadas será humano. Agência de Notícias CEUB- esportes. 01/05/2022.
No que se refere ao dever do poder público quanto à participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Assegurar acessibilidade nos locais de evento e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades.
( ) Incentivar recursos para instrução e treinamento adequados, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
( ) Assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades esportivas, recreativas, de lazer, culturais e artísticas, assim como no sistema de ensino em igualdade de condições com as demais pessoas.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1015459 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os depoimentos de alunos surdos que passaram pelo ensino regular sem uma metodologia específica mostram como eles se sentem estrangeiros e marginalizados nessa situação (...)
STROBEL, Karin. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. 2008.
Aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, os sistemas de ensino devem assegurar, em uma educação bilíngue para surdos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1015460 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Assinale a opção que indica o educador surdo, que chegou ao Brasil com a intenção de abrir uma escola para pessoas surdas com apoio do Imperador D. Pedro II.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1015467 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Analise o depoimento de uma professora que se tornou surda, com diagnóstico de surdez acentuada bilateral neurossensorial, após a gravidez da sua segunda filha.
“Desde que me tornei surda, há seis anos, vivo a duplicidade de culturas bem como a condição de “estrangeira” nas duas situações. Para os surdos, ao mesmo tempo que sou surda, sou uma ex-ouvinte; para os ouvintes, ao mesmo tempo que sou surda, causo “estranhamento” por ser uma ex-ouvinte, e ter domínio total da Língua Portuguesa oral e escrita e de ambas as culturas, de ouvinte e surda. (...) Eu assumo minha (...) identidade surda e recuso o rótulo de deficiente.”
GUILHERME, Paulo. Surdos são tratados como incapazes, diz professora-doutora. G1 de São Paulo. 2011.
Assinale a opção que apresenta o tipo de identidade surda dessa professora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1013766 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Relacione as colunas, considerando a importância dos artefatos culturais, que, ao longo do tempo, os surdos foram desenvolvendo como cultura própria, por meio do contato linguístico com os seus pares.
1. Artefato cultural desenvolvimento linguístico
2. Artefato cultural familiar 3. Artefato cultural material
( ) Seu uso está relacionado ao comportamento cultural dos povos surdos, que auxilia e facilita a acessibilidade à vida cotidiana desses sujeitos.
( ) Gera debates em torno dos entraves existentes sobre a influência da visão clínica para a escolha de qual língua a criança surda será exposta inicialmente.
( ) Promove uma forma de comunicação que capta as experiências visuais dos sujeitos surdos, levando-os a transmitir e buscar a aquisição de conhecimento universal.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1013767 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Gabriela, professora surda de uma classe bilíngue de alunos surdos, apresentou a contação de uma história em sequência lógica, utilizando expressões corporais e faciais, assim como de classificadores, que auxiliaram na incorporação dos personagens da história narrada.
O discurso em Libras é construído fundamentado em espaços mentais, porém há distinção entre: espaço mental, espaço mental token e espaço mental sub-rogado.
De acordo com a observação do uso do próprio corpo para expressar a “voz” do personagem, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1019295 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

A continuación, leerá algunas afirmaciones respecto al Enfoque Audiolingual.
I. El alumno sólo debería ser expuesto a la lengua escrita cuando los patrones de la lengua oral ya estuvieran automatizados.
II. La forma preferida de presentación era el diálogo.
III. No se aprendía com el equívoco.
IV. Las estructuras básicas de la lengua debían practicarse hasta la automatización.
Señale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1013761 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

No sentido das investigações linguísticas, os estudos das línguas de sinais apresentam evidências que, com as mesmas restrições, se aplicam as línguas faladas. No Brasil, a Língua de Sinais começou a ser investigada nas décadas de 1980 e 1990 e, sua aquisição, nos anos 1990.
Relacione os estágios de aquisição da Língua de Sinais pelas crianças surdas às suas respectivas caracterizações.
1. Período pré-linguístico 2. Estágio de um sinal 3. Estágio das primeiras combinações 4. Estágio de múltiplas combinações
( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal, mas de forma indecisa, mesmo sendo evidente o ato de apontar que representa os pronomes na língua de sinais.
( ) As crianças surdas, por volta dos 3 anos e 6 meses, utilizam a concordância verbal com referentes presentes, mas com referentes não presentes podem apresentar inconsistências, por não identificarem o estabelecimento do ponto espacial de forma substancial.
( ) As vocalizações são interrompidas nos bebês surdos, assim como as produções manuais nos bebês ouvintes, pois a língua que os bebês estão tendo acesso favorece o desenvolvimento de um dos modos de balbuciar.
( ) Nesse período as crianças surdas usam gestos como as crianças ouvintes. Essa ação é típica de produção gestual e, para elas, o uso dos movimentos é comum; a partir deles, as crianças surdas começam a utilizar sinais da Língua de Sinais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1019298 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

Respecto a la contribución del aprendizaje de Lenguas Extranjeras, teniendo en cuenta los supuestos de las OCEM, son válidas las siguientes afirmaciones, a la excepción de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1019282 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, SEDUCTO, FGV, 2023

Encharcamiento de los pulmones en la Roma imperial
En estos momentos la insuficiencia cardiaca congestiva - lo que popularmente se conoce como “encharcamiento pulmonar”- es un problema sanitario de primera magnitud, siendo la causa más frecuente de hospitalización en adultos en nuestro país. Su prevalencia aumenta con la edad y su mortalidad oscila entre el 10%, para las formas leves, y el 50% para las formas graves.
Ahora disponemos de un amplio arsenal terapéutico que, a buen seguro, habría podido aumentar la supervivencia y, quizás lo más importante, la calidad de vida del emperador Adriano, uno de los personajes históricos que sufrió esta enfermedad.

Pedro Gargantilla. Disponível em: https://www.muyinteresante.es/. Acesso em: 20 de março 2023.
El objetivo del texto es
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1013762 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

A rede municipal do ensino de Belém planejou a semana da Jornada Pedagógica com a comunidade escolar para avaliar e planejar as ações para o ano letivo, considerando sua realidade.
Leia a reflexão da Secretária Municipal de Educação:
“A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, explica que a Semec criou diversas coordenadorias que não existiam na rede, uma delas voltada às Relações Étnico-Raciais. ‘É importante tratar isso desde a infância? Como é que a gente faz política antirracista? E a inclusão, que tem uma luta histórica de 30 anos? Mas, quantas de nós educadoras conseguimos aprender Libras, a Língua de Sinas?’, instigou a secretária, sobre como acolher um aluno surdo, cego ou com outras deficiências.”
Fonte: Belém Alfabetizada: escola debate a ressignificação e humanização da Educação Infantil. Agência Belém. 20/01/2022.
Assinale a opção em que o projeto pedagógico de uma escola de Ensino Regular poderá atender, por meio do Atendimento Educacional Especializado, os alunos surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.