Questões de Concursos: SEE AC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SEE AC. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q10115 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

Uma professora do Ensino Fundamental pediu aos seus alunos para escreverem em seus cadernos o número de habitantes do estado do Acre. O número que representa essa população é formado por 6 centenas de milhar, 5 dezenas de milhar, 5 unidades de milhar e 3 centenas. A representação correta desse número é:

22 Q10130 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

“Nos últimos anos, cresceu significativamente o número de publicações a respeito da cartografia escolar e do assim chamado letramento cartográfico, ou seja, de trabalhos que apresentam a seguinte questão: como desenvolver um processo, gradual e contínuo, de introdução ativa das crianças no campo dos procedimentos, conceitos, regras e simbologias da representação do mundo por meio de mapas? Isto pode ser feito, por exemplo, através da organização de uma sequência didática de desenhos de espaços de vivência e de objetos de uso cotidiano, em que se parte da representação d o mais próximo e concreto para , progressivamente, abarcar espaços mais distantes e cujo desenho exige maior grau de abstração e poder de representação simbólica.”(ANDRADE, Julia Pinheiro. Orientações curriculares para o ensino fundamental – caderno 1, 5º.Ano. Rio Branco, SEE do Acre, 2009, p. 95)
Com base na perspectiva apresentada, o primeiro passo no letramento cartográfico de crianças deve ser:

23 Q10100 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Os animais não vivem isolados, pelo contrário, mantêm relações entre si de forma permanente. Relacionam-se com outros membros da sua espécie ou com indivíduos de outras espécies a fim de obter alimento ou de defender-se de ataques. Um exemplo de relação ecológica entre os animais é o caso do peixe rêmora e do tubarão, na qual o peixe rêmora fica próximo ao tubarão e se aproveita dos seus restos alimentares para obter alimentação.
A relação ecológica descrita acima é do tipo:

24 Q10129 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Nos anos iniciais do ensino fundamental, as práticas de ensino e aprendizagem devem seguir certos cuidados que podem influenciar diretamente nos anos subsequentes da criança. A questão da avaliação é da maior importância e algumas considerações são necessárias, tal como:

25 Q45798 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
De las frases que siguen, la que presenta un tratamiento informal es:

26 Q10098 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Nordeste já sofre com epidemias causadas pela chuva.
“Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (...).”

“(...) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul.O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.”(O Estado de S.Paulo. 26/06/2010)

A reportagem acima, extraída do Jornal O Estado de São Paulo, relata uma situação que normalmente acontece em locais onde houve um grande volume de chuvas. A respeito do que foi citado na reportagem, assinale a alternativa que está correta.

27 Q45818 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

A melhor definição de incentivo à aprendizagem encontra-se em:

28 Q10126 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:

29 Q10106 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

“A tarefa de formação própria ao ensino da Geograf ia é a de cont r ibui r para o desenvolvimento de um modo de pensar geográfico, que compõe um modo de pensar sobre o mundo e a realidade que nos cerca. Para tanto, não basta apresentar os conteúdos geográficos para que os alunos o assimilem, é preciso trabalhar com esses conteúdos, realizando o tratamento didático, para que se transformem em ferramentas simbólicas do pensamento (...). Todo esse processo requer que a Geografia ensinada seja confrontada com a cultura geográfica do aluno, com a chamada geografiacotidiana , paraqueesse confronto/encontro possa resultar em processos de significações e ampliação da cultura do aluno.”(CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo, Ed Contexto, 2005. p. 72)

O conceito da Geografia que melhor possibilita o referido confronto/encontro é:

30 Q45807 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.