Início

Questões de Concursos SEE AC

Resolva questões de SEE AC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q10124 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (...)” (Nova Escola.A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo.

II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q10105 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

“A prática da agricultura tem mais de 10 mil anos e é por causa dela que a humanidade chegou onde chegou (...). Já a agronomia foi organizada há apenas 200 anos, com a atribuição de estudar cientificamente a agricultura e também abastecer a sociedade cada vez mais urbanizada. Em menos de dois séculos, a agronomia contribuiu para uma profunda alteração nas formas de produção agrícola. De prática e saberes milenares que visavam sustentar a vida humana com produção de alimentos, a agricultura passou a ser um sistema intrincado de relações e negócios, que objetiva agora não apenas produzir alimento, mas mercadoria agrícola e lucro. Assim, um saber agrícola acumulado pela experiência vai se transformando na mão da agronomia, através de experimentos, em conhecimento científico – é o engenheiramento do mundo natural.” (...) (SILVA, Gislene. “Agrônomos, ser ou não ser.” In: Globo Rural, ano 16, n 188.Rio de Janeiro, EdGlobo, junho de 2001)

Além de uma defesa da profissão dos agrônomos, o texto salienta a evolução técnico científica dos espaços agrícolas. Tal evolução é a responsável pela seguinte transformação no campo brasileiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q10121 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar “como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos.” (Loch, 2003, p.131) Em outro extremo desta questão está a “avaliação formativa”. Esta segunda, em termos de representação social, “é muitas vezes percepcionada como uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares.” (Afonso, 2003, p.93). Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q45796 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
Del grupo que sigue, la palabra que está fuera del campo semántico demedio ambiente es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q45804 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Deve-se registrar como uma das principais qualidades profissionais do professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q45800 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
En los años 90, la conjuntura política y económica nos invitaba a un encuentro con el mundo hispánico. Pero la América Española todavía aparecía muy superficialmente en los libros didácticos para la ensenãnza de la lengua. Es que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q45797 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
De los pares de palabras, son antónimos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q45817 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Segundo o entendimento de que “cada aula é uma situação didática específica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimentos e habilidades pelos alunos."(LIBÂNEO, J.C. . São Paulo: Cortez,Didática , seria: 2009, p. 178) , 2009, p. 178) , a melhor definição de aula seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q10103 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

“O programa Saúde, Mitos e Verdades trata da tuberculose que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, é considerada uma doença de emergência mundial, ligada a questões sociais e de grande incidência nas regiões mais pobres, embora desde o aparecimento da AIDS, venha aumentando também nos países desenvolvidos. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente, vítimas da tuberculose e 9 milhões de casos são registrados todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Atinge todas as faixas etárias e é de extrema importância na área da saúde pública...” (Disponível em www.rtv.unicamp.br/saude)
Segundo o texto, as questões sociais estão relacionadas ao índice de tuberculose em regiões pobres.Tal fato é observado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q45805 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elas estabelecementre si.

I. Os agrupamentos produtivos nascem quando os estudantes têm habilidades próximas, mas diferentes. 
Assim,
II. eles têm a chance de complementar o que já sabem individualmente e avançar juntos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q45815 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Quanto ao planejamento, pode-se dizer que há três modalidades que são articuladas entre si. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q10109 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Um dos objetivos do ensino de Ciências, apresentado no Caderno 1, do 3º ano do Ensino Fundamental é “Caracterizar diferentes seres vivos conforme seus aspectos externos, sua alimentação e características dos ciclos de vida, considerando possíveis usos pelo ser humano.” Para atingir tal objetivo, o mesmo Caderno propõe algumas atividades. Entre as atividades citadas abaixo, uma está encaminhando o aluno para alcançar o objetivo proposto. Depois da análise feita, assinale a alternativa que contém tal atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q10112 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

Mesmo com toda expansão econômica, principalmente da agropecuária, o estado do Acre mantém 89% do seu território coberto por florestas, segundo Zoneamento Ecológico- Econômico de 2004.A paisagem típica da Floresta Amazônica, é composta por ecossistema com elevada biodiversidade, formada por vegetação densa e com árvores de grande porte. Contudo, existem biomas no Brasil com paisagens naturais semelhantes. O Bioma que possui a maior semelhança com a Amazônia em relação à paisagem natural da vegetação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q45816 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Sobre a organização e estruturação didática da aula, pode-se afirmar:

I. Aestruturação da aula é um processo que implica inflexibilidade e rigorosidade em relação aos conteúdos emateriais. 
II. O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.
III. A indicação de etapas do desenvolvimento da aula significa que todas as aulas devam seguir um esquema rígido e complexo. 

Somente está(ao) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q10123 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

O ainda não saber é fronteira, um entre-lugar (Bhabha, op. cit.), espaço/tempo intervalar, onde o novo se configura; revela a negociação entre o e o , anunciando conhecimentos em processo de construção e/ou conhecimentos que se mostram possíveis e/ou necessários.(...) Refletindo sobre este pensamento que, de acordo com Esteban, no texto de sua autoria: Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano , coloca em diálogo o e o tecendo novos conhecimentos e propondo o como alternativa ao antagonismo entre saber e não saber, podemos enxergar a avaliação como prática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q10104 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

“Ao mesmo tempo que os salários dos trabalhadores industriais tendema baixar, verifica- se, ainda que com menor ímpeto, uma imigração de gente pobre proveniente de áreas rurais modernas, de áreas rurais tradicionais e de outras áreas urbanas. As grandes cidades são propícias a receber e acolher gente pobre e lhes oferecer alguma espécie de ocupação (não propriamente empregos). Mas as grandes cidades também criam gente pobre: a extrema variedade de capitais nelas presentes, tanto fixos como variáveis, assegura a possibilidade de uma extrema variedade do trabalho.”(SANTOS, Milton & SILVEIRA, María Laura. Brasil: território e Sociedade no início do século XXI. Ed Record,RJ e SP, 2001, p. 286).
Segundo Milton Santos, podemos distinguir, nas grandes cidades, o seguinte modo de vida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q10118 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

Em 22 de dezembro de 2009, data que marcou o 21º ano de seu assassinato, Chico Mendes teria o triplo desse tempo mais dois anos de idade. O ano do seu nascimento foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q45806 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Em relação ao agrupamento produtivo, pode-se dizer que agrupar os alunos deve ser uma ação intencional e planejada, baseada emtrês aspectos. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q10108 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

O contexto de crise econômica e social no mundo moderno revelou uma dinâmica fundamental através dos problemas de degradação ambiental. Uma espécie de sensibilidade ecológica, na qual a ecologia é uma das principais expressões, passa a incorporar cada vez mais a ideia de que o problema está mais nas relações desiguais entre os homens do que propriamente nas relações entre sociedade e natureza.O estado do Acre emerge como território protagonista desta visão, através de territorialidades que proporcionaram a criação da primeira unidade de conservação denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q45801 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Sobre o Planejamento Escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos. 
II. A revisão e adequação dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino também fazemparte do planejamento.
III. O planejamento depende unicamente da dinâmica externa do processo de ensino e aprendizagem, isto é, das condições sociais e culturais da escola.

Está(ão) correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.