Início

Questões de Concursos SEE AL

Resolva questões de SEE AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q326456 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. Para evitar prejuízo à autonomia escolar, não deve haver articulação do projeto político pedagógico das escolas com o sistema nacional de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q822727 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considerando que a gestão democrática de políticas públicas constitui preceito constitucional ratificado pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), julgue os itens a seguir. A participação da comunidade em conselhos escolares e a escolha democrática dos dirigentes escolares são diretrizes da LDB.
  1. ✂️
  2. ✂️

163Q336624 | Matemática, Geometria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Para confeccionar os brigadeiros e os doces de coco para a festa de seu filho, Maria preparou uma lata de brigadeiro — cilíndrica, com medidas internas iguais a 12 cm de diâmetro e 10 cm de altura — e uma lata de docinho de coco — cilíndrica, com medidas internas iguais a 8 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Considerando que os brigadeiros e os docinhos de coco tenham sido enrolados sob a forma de uma pequena esfera de 1 cm de raio, julgue os itens a seguir. Se os brigadeiros e os docinhos de coco forem enrolados para formarem esferas de 2 cm de raio, os ingredientes serão suficientes para produzir metade da quantidade que seria produzida se fossem esferas de 1 cm de raio.
  1. ✂️
  2. ✂️

164Q555772 | Informática, Aplicativos, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue os itens subsecutivos. É importante salvar o arquivo periodicamente durante a sua edição e, após a sua conclusão, armazená-lo em mídia distinta da original, a fim de criar um becape das informações e evitar a perda do conteúdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

165Q484940 | Geografia, Energia e Industria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Os ecossistemas interagem com outros ecossistemas, o solo, o clima, o relevo, a água e a ação humana. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Para seu funcionamento, os sistemas vegetais requerem matéria e energia provenientes do solo, da atmosfera e do sol.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q337277 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Na reforma de uma escola, que foi feita em 12 semanas, a quantidade de pintores, carpinteiros e eletricistas mudou a cada semana. Os operários trabalharam de segunda-feira a sexta-feira, oito horas por dia.

Com base nas informações acima, julgue os itens a seguir, considerando que os operários que desempenham a mesma função possuem a mesma produtividade e eficiência.

Considerando-se que em cada semana, a quantidade de operários que trabalharam na reforma seja expressa por Q(x) = -x2 + 16x, em que x = 1, 2, 3, ..., 12 indica o número da semana, é correto afirmar que em alguma semana, mais de 63 operários trabalharam na reforma.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q473372 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. A promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas não formais são exemplos de diretrizes da educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q322364 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à formulação dos objetivos educacionais, julgue os próximos itens. O objetivo geral deve ser adaptado e adequado ao nível educacional dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

169Q322281 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ao apresentarem o conteúdo sobre ética, buscam garantir um direcionamento do certo e errado e de bem e mal para a escola e, consequentemente, para a sociedade brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

170Q327240 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. O foco do Programa Ensino Médio Inovador é o estabelecimento de mudanças nas escolas públicas de ensino médio nacionais, excetuando-se aquelas cujo ensino seja profissionalizante.
  1. ✂️
  2. ✂️

171Q323752 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à distinção entre planejamento e plano escolar, julgue os itens subsequentes. No plano escolar deve ser registrada a síntese entre o projeto pedagógico e os planos de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q472860 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A competência motora em situações novas é gerada tanto por meio da prática variada quanto da randômica.
  1. ✂️
  2. ✂️

173Q384054 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao fluxo de matéria e energia nos ecossistemas, julgue os próximos itens. A transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar ocorre, em condições ambientais favoráveis, de maneira integral e acumulativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

174Q333951 | Matemática, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Na reforma de uma escola, que foi feita em 12 semanas, a quantidade de pintores, carpinteiros e eletricistas mudou a cada semana. Os operários trabalharam de segunda-feira a sexta-feira, oito horas por dia.

Com base nas informações acima, julgue os itens a seguir, considerando que os operários que desempenham a mesma função possuem a mesma produtividade e eficiência.

Considere que 48 operários tenham trabalhado na 12.a semana da reforma e que a quantidade destes com menos de 40 anos de idade seja o dobro da quantidade daqueles com idade maior ou igual a 40 anos. Nessa situação, menos de 30 operários que trabalharam na obra nessa semana tinham menos de 40 anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q563055 | Informática, Windows, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue os itens subsecutivos. Em um computador no qual esteja instalado o sistema Windows, é obrigatório que o usuário utilize o Internet Explorer como navegador de Internet.
  1. ✂️
  2. ✂️

176Q483738 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao MERCOSUL, julgue os itens seguintes. O centro econômico do MERCOSUL localiza-se na Bacia Platina, estando, portanto, excluídos desse bloco os países andinos, cujas terras não se encontram no Cone Sul.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q321988 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Para Adorno, a extensão da escola básica às classes trabalhadoras não significou a concessão a elas do direito de integração plena na sociedade, mas apenas uma falsa conscientização.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q472551 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A combinação da prática variada e da randômica permite que as experiências de aprendizagem se aproximem de situações da vivência do aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

179Q546603 | Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Na natureza tudo está em constante movimento, o que resulta das forças não balanceadas que atuam sobre as partículas existentes. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. A força normal que atua, por exemplo, em um livro que está sobre uma mesa é resultante da compressão das moléculas do material da mesa em contato com o livro. Considerando essa situação, o novo equilíbrio estático estabelecido provoca o aumento da força de repulsão entre as moléculas e estabiliza a deformação imposta pelo livro.
  1. ✂️
  2. ✂️

180Q319567 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. Para a tendência pedagógica liberal renovada não diretiva, é relevante que, na relação pedagógica, o professor seja um facilitador da aprendizagem capaz de aceitar o aluno em sua totalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.