Início

Questões de Concursos SEE AL

Resolva questões de SEE AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q322592 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Planejamento e didática são elementos característicos da teoria tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️

222Q483630 | Geografia, Energia e Industria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Os ecossistemas interagem com outros ecossistemas, o solo, o clima, o relevo, a água e a ação humana. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A demanda por energia retirada da natureza e a não reposição desses recursos aumentam os problemas ambientais, como a degradação das coberturas vegetais no planeta.
  1. ✂️
  2. ✂️

223Q331841 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em uma escola do município X, há, no 7.º ano, 40 estudantes matriculados no turno matutino, 35, no vespertino e 30, no noturno. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Menos de 1/3 dos estudantes do 7.º ano dessa escola estudam no turno noturno.
  1. ✂️
  2. ✂️

224Q471934 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento do currículo desenvolvimentista de educação física do ensino fundamental, julgue os itens subsecutivos. As metas de planejamento do currículo desenvolvimentista incluem oferecer às crianças uma grande variedade de movimentos manipulativos, de locomoção e de equilíbrio.
  1. ✂️
  2. ✂️

225Q473015 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

Na situação descrita, propõe-se uma progressão gradual para as habilidades, como, por exemplo: drible, drible; passe/recepção, passe/recepção; arremesso, arremesso; e rebote, rebote.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q373187 | Português, Redação Oficial, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Nas comunicações que partem dos órgãos públicos e das entidades públicas federais, deve-se evitar o emprego de expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, uma vez que esses documentos devem ser compreendidos por todo e qualquer cidadão brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

227Q320779 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. A diferença fundamental entre a avaliação somativa e a formativa não está nos propósitos de cada uma delas, mas sim no momento da realização: a primeira ocorre ao final; e a segunda, ao longo do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

228Q323760 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. O PPP visa à eficácia dos processos educativos, sendo um instrumento de controle das ações da escola em todas as suas áreas.
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q320757 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.

Caso o professor encerre o problema e registre as notas no diário de classe sem dialogar com a turma, ele estará adotando uma postura correspondente à tendência liberal tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️

230Q557318 | Informática, Windows, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue os itens subsecutivos. No Windows, um meio de organização dos arquivos é salvá-los em subpastas criadas por categorias, como, por exemplo, as subpastas Aprovados e Reprovados na pasta Turma A.
  1. ✂️
  2. ✂️

231Q327797 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Classe social e subjetividade são fatores característicos da teoria pós-crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️

232Q384123 | Biologia, Biologia molecular, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do metabolismo energético celular e das estruturas relacionadas, julgue os seguintes itens. A energia luminosa é necessária para que ocorra a fotossíntese; contudo, o ciclo fotossintético pode se completar com reações que podem ocorrer na ausência da luz.
  1. ✂️
  2. ✂️

233Q591527 | Química, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação às substâncias encontradas na natureza e suas transformações, julgue os itens a seguir. Ligação iônica é a interação eletrostática entre cargas opostas presentes em espécies químicas ionizadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

234Q324347 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.

O professor, que propõe aos seus alunos uma pesquisa acerca da atualidade e do que é relevante para a juventude, estará estabelecendo um diálogo pedagógico capaz de promover a interação professor-aluno-realidade social dentro de uma perspectiva crítico-social dos conteúdos, no entanto, o professor errará ao escolher a pesquisa como metodologia para realização da atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q472167 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. No método em que o aluno é visto como sujeito ativo, o professor é um mediador entre os estudantes e a ação sobre a realidade, com o intuito de permitir que os alunos analisem os problemas em um contexto global, a partir da inserção de novas informações e da utilização de conhecimentos presentes nas suas experiências socioculturais.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q471426 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento do currículo desenvolvimentista de educação física do ensino fundamental, julgue os itens subsecutivos. No referido planejamento devem-se incluir fatores como resistência cardiovascular, força e resistência muscular, composição corporal, agilidade e equilíbrio, que constituem medidas comuns de aptidão relacionadas ao desempenho motor.
  1. ✂️
  2. ✂️

237Q324101 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

238Q323987 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da didática geral, julgue os itens a seguir. A formulação de diretrizes orientadoras do trabalho docente independe das teorias educacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

239Q794634 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Um dos mais importantes acontecimentos da filosofia contemporânea foi a chamada virada linguística (linguistic turn), que definiu como eixo fundamental da discussão filosófica questões ligadas à linguagem, considerada uma das mais importantes ferramentas do trabalho dos filósofos. A propósito das discussões sobre a filosofia da linguagem contemporânea, julgue os próximos itens. As relações entre poder e saber independem da linguagem. O conhecimento utiliza a linguagem como seu veículo de expressão, mas esta não se contamina pelas dinâmicas do poder e de suas relações com o saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

240Q328794 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. De acordo com o pensamento de Althusser, a educação é uma preparação para a vida, que ocorre por meio da transmissão de valores das gerações mais velhas para aquelas despreparadas para a vida social.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.