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Questões de Concursos SEE AL

Resolva questões de SEE AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q471852 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação em educação física escolar. Realizar as práticas da cultura corporal do movimento, valorizar a cultura corporal de movimento e relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida são critérios de avaliação em educação física, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.
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282Q483916 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. A escola geográfica brasileira baseia-se na teoria ratzeliana, o que influenciou diretamente o desenvolvimento da geografia crítica, movimento iniciado no final dos anos 1970.
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283Q473244 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia do ensino aberto no processo ensino-aprendizagem da educação física, julgue os itens subsequentes. O processo ensino-aprendizagem deve ser significativo e partilhado, em vez de o aluno ser motivado a encontrar respostas para um problema selecionado, deve ser adotada metodologia que o indique o que fazer, instruindo-o.
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284Q437943 | Direito Constitucional, Constituição Federal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

As constituições brasileiras expressam concepções de relação entre estado e religião que caracterizam a história do ensino religioso no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A Constituição do Império de 1824 foi a primeira constituição brasileira a reconhecer que no Brasil não havia religião oficial.
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285Q325348 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.

Considere que, após avaliar que a pesquisa não tenha sido desenvolvida por falta de motivação interna, o professor tenha sugerido à direção uma reunião com os pais a fim de tratar do assunto. Nesse caso, a interpretação do professor e a busca do diálogo com a mediação dos pais e da direção estão de acordo com a tendência liberal renovada progressivista.
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286Q440132 | Direito Constitucional, Constituição Federal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

As constituições brasileiras expressam concepções de relação entre estado e religião que caracterizam a história do ensino religioso no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A Constituição do Império garantia às religiões não católicas o culto doméstico ou particular em casas para esse fim destinadas.
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287Q325823 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à sequência didática, julgue os itens subsecutivos. As intenções educacionais na definição de conteúdos devem ser desconsideradas para a sequência didática.
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288Q484659 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. O ensino da geografia, diante dos avanços da globalização, somados às mudanças radicais do mercado de trabalho, exige uma escola que desenvolva inteligência, senso crítico, criatividade e iniciativa individual. Para tanto, o processo ensino-aprendizagem deve ser fragmentado e analisado perante os problemas locais.
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289Q319041 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento e da didática, julgue os itens abaixo. O planejamento, por si só, assegura o andamento do processo de ensino.
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290Q471709 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A prática variada possibilita o desenvolvimento de um esquema motor forte, ou seja, uma regra ou um conjunto de regras para auxiliar o aluno em tomadas de decisão diante de situações novas.
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291Q319391 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. O projeto político pedagógico, que assume forma de planejamento participativo, pode ser considerado uma evolução do planejamento curricular, cujas raízes estão localizadas na década de 60 do século passado.
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292Q373285 | Português, Redação Oficial, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. A mensagem, modalidade de comunicação oficial realizada entre os chefes dos poderes públicos, assim como os demais atos assinados pelo presidente da República, não traz a identificação de seu signatário.
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293Q322933 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento e da didática, julgue os itens abaixo. Atualizar o conteúdo e facilitar a preparação de aulas são funções do planejamento escolar.
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294Q472919 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. Integrada à proposta pedagógica dos estabelecimentos educacionais, a educação física é componente curricular obrigatório do ensino infantil, fundamental, médio e superior.
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295Q471421 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação física escolar e à educação física competitivista, vertente da educação física escolar, cujo auge ocorreu durante o governo militar (1964-1984), julgue os próximos itens. A educação física escolar é entendida como atividade que desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando.
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296Q820665 | Legislação Federal, Lei 11738 2008, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos instrumentos legais que tratam da valorização de profissionais da educação, julgue os itens que se seguem. A instituição do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme estipulado pela Lei n.º 11.738/2008, restringe sua aplicação aos profissionais que desempenham atividades de docência.
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297Q319538 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. Considere que, em determinada escola, o diretor tenha imposto restrição relativa à idade mínima para que os alunos participassem da elaboração do projeto pedagógico. Nessa situação, com base no que dispõe a legislação de caráter nacional sobre o tema, o diretor agiu corretamente.
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298Q385688 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos. Na fotossíntese, a quebra das moléculas de CO2 permite a liberação de átomos de oxigênio que, por meio de ligações covalentes, formam O2.
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299Q373241 | Português, Redação Oficial, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

A forma pela qual o ministro deve ser tratado no documento é Vossa Excelência, e o vocativo deve ser Senhor, seguido do cargo, ou seja, Senhor Ministro.
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300Q820145 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. A situação de vida dos estudantes trabalhadores do ensino médio noturno deve ser considerada para garantia do sucesso desses alunos na escola. Para tanto, pode-se ampliar a duração do curso para mais de três anos ou, ainda, reduzir a carga horária total de 2.400 horas.
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