Questões de Concursos: SEE AL

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31 Q10134 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Do ponto de vista metabólico, o cérebro humano é um órgão dispendioso, pois ele é o responsável por 20% do gasto total de energia, embora represente apenas 2% do peso total do corpo. A evolução para cérebros cada vez maiores é uma tendência marcante em toda a ordem dos primatas, o que culminou na espécie humana, cujo cérebro tem um volume desproporcional em relação ao tamanho do corpo.

F.M. Salzano. DNA: e eu com isso?
Oficina de textos, 2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o mecanismo evolutivo proposto por Darwin, é correto afirmar que o cérebro tornou-se cada vez maior para possibilitar a aquisição do raciocínio complexo e, assim, atender às pressões seletivas do ambiente que determinaram as mudanças necessárias à sobrevivência das espécies.

32 Q10188 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue o item a seguir.

O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.

33 Q10208 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próximo item.

A diferença fundamental entre a avaliação somativa e a formativa não está nos propósitos de cada uma delas, mas sim no momento da realização: a primeira ocorre ao final; e a segunda, ao longo do processo.

34 Q383753 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos. O cloroplasto, organela responsável pela fotossíntese, possui DNA e RNA próprios, que atuam na síntese de algumas proteínas estruturais e enzimáticas.

35 Q10162 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças metabólicas hereditárias (DMH) são causadas por erros inatos do metabolismo (EIM) e resultam da falta de atividade de enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Atualmente, são conhecidas mais de quinhentas doenças humanas causadas por EIM. As DMH são doenças genéticas raras que afetam diretamente o metabolismo e, frequentemente, prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e o desempenho normal de adultos de qualquer idade. Algumas delas têm tratamento efetivo por meio de terapia de reposição enzimática, terapia nutricional específica ou suplementação de vitaminas, portanto o diagnóstico deve ser precoce.

Internet: < www.unifesp.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens seguintes, acerca da transmissão de características hereditárias.
Uma doença autossômica recessiva só ocorre se ambos os genitores possuírem o alelo que a condiciona, portanto o cruzamento consanguíneo pode aumentar a probabilidade de ocorrência desse tipo de anomalia hereditária.

36 Q10140 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

< www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Os crustáceos, como lagostas e camarões, são animais invertebrados que apresentam segmentação corporal (metameria).

37 Q10171 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
A exemplo do caso descrito no texto, desenvolvimento econômico e preservação ambiental não têm, necessariamente, objetivos opostos. O uso racional da água e a substituição de agroflorestas por amplas monoculturas são objetivos comuns dos esforços ecológicos e econômicos.

38 Q386819 | Biologia, Evolução, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às adaptações evolutivas, julgue os próximos itens. O ovo amniótico surgiu, primeiramente, nos anfíbios, sendo uma adaptação que favoreceu a conquista do ambiente terrestre.

39 Q10161 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem.

As diferentes frequências de ondas eletromagnéticas que atingem os olhos são captadas e transformadas em cores nos bastonetes da retina.

40 Q10195 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.
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