Início

Questões de Concursos SEE AL

Resolva questões de SEE AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q794836 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação às discussões modernas da filosofia política, julgue os itens seguintes. Com referência ao ideário liberal, representado por Locke e Rousseau, Hegel defende a ideia de que o Estado tem precedência sobre o indivíduo e que este é parte de um todo, de modo que o indivíduo só adquire sua própria individualidade em função do coletivo do Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

302Q320044 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Os fatores característicos da teoria pós-crítica incluem o multiculturalismo e a alteridade.
  1. ✂️
  2. ✂️

303Q822401 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Condições para acesso e permanência na escola pública ou privada, independentemente do local de residência do aluno, constitui um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️

304Q340872 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considere que, para classificar as escolas de uma cidade, segundo as notas médias em matemática e português, tenha sido obtida uma amostra das notas de cinquenta alunos de cada uma das dez escolas do município. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. Sabendo-se que, na escola 3, existem 200 alunos e que o plano amostral aplicado para retirar os 50 alunos foi o aleatório simples sem reposição, então o fator de correção para populações finitas é superior a 80%.
  1. ✂️
  2. ✂️

305Q383113 | Biologia, Anatomia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem. Em humanos, o ponto cego corresponde anatomicamente à área da fóvea, que se localiza na retina.
  1. ✂️
  2. ✂️

306Q328631 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à formulação dos objetivos educacionais, julgue os próximos itens. Os objetivos educacionais gerais são amplos e devem ser alcançados a longo prazo, ao final do processo educativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

307Q794631 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens. O ensino de filosofia deve deter-se exclusivamente na leitura de textos filosóficos, que trazem todos os elementos necessários à discussão filosófica.
  1. ✂️
  2. ✂️

308Q473468 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à linguagem e expressões corporais, como gestos e posturas, julgue os próximos itens. Devido à existência de diferentes culturas, o ser humano apresenta formas diferenciadas de comunicação corporal.
  1. ✂️
  2. ✂️

309Q334586 | Matemática, Geometria, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em uma escola do município X, há, no 7.º ano, 40 estudantes matriculados no turno matutino, 35, no vespertino e 30, no noturno. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. Considere que o cálculo do espaço ideal de uma sala de aula seja feito com base na quantidade máxima de alunos que ocupará esse espaço e que o espaço ideal para cada aluno seja estimado em 2,5 m2. Nessa situação, se as aulas de todas as turmas do 7.º ano, cada uma em seu respectivo período, forem ministradas em uma mesma sala, então, uma sala retangular medindo 9 m × 10 m tem o espaço ideal para essas turmas.
  1. ✂️
  2. ✂️

310Q544528 | Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Na natureza tudo está em constante movimento, o que resulta das forças não balanceadas que atuam sobre as partículas existentes. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Uma força resultante de 10 N causará a mesma aceleração que outra de 5 N, desde que a razão entre as massas dos corpos sobre as quais atuam seja diretamente proporcional à razão entre as forças.
  1. ✂️
  2. ✂️

311Q821796 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com a LDB, as atribuições dos docentes incluem a participação na elaboração da proposta pedagógica da escola e a colaboração nas atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

312Q319036 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. De acordo com o princípio da gestão democrática da escola pública, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, na elaboração do projeto pedagógico, é opcional.
  1. ✂️
  2. ✂️

313Q822635 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. O objetivo da ação pedagógica nas escolas de ensino médio é a superação da forma fragmentada e estanque de abordagem da tríplice intencionalidade expressa na legislação.
  1. ✂️
  2. ✂️

314Q320648 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à sequência didática, julgue os itens subsecutivos. A sequência didática consiste em uma ordenação articulada de atividades educacionais que define a prática docente.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q342154 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Considere que, para classificar as escolas de uma cidade, segundo as notas médias em matemática e português, tenha sido obtida uma amostra das notas de cinquenta alunos de cada uma das dez escolas do município. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. Sabendo-se que o plano amostral é o aleatório simples e que na escola 3 existem 200 alunos matriculados, então a probabilidade de um aluno qualquer da escola 3 pertencer à amostra é inferior a 10%.
  1. ✂️
  2. ✂️

316Q326117 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue os itens a seguir. As proposições curriculares do Programa Ensino Médio Inovador incluem a possibilidade de cumprimento de, no mínimo, 50% da carga horária total do curso em atividades optativas a serem escolhidas pelas próprias escolas.
  1. ✂️
  2. ✂️

317Q334839 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue os itens seguintes acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas. Um número é irracional se, e somente se pode ser representado por uma dízima não periódica.
  1. ✂️
  2. ✂️

318Q321271 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Para Parsons, as personalidades individuais, na sala de aula, devem ser preparadas tecnicamente para o desempenho de papéis adultos.
  1. ✂️
  2. ✂️

319Q472132 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Um grande avanço do campo social da educação física escolar refere-se à inclusão, na qual o apoio mútuo e a consideração das diferenças de todos os alunos são fundamentais. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A inclusão social, como direito à prática do esporte, está relacionada ao direito do cidadão e deve ser entendida no mesmo contexto dos direitos à saúde e à educação.
  1. ✂️
  2. ✂️

320Q442201 | Direito Constitucional, Educação, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

As constituições brasileiras expressam concepções de relação entre estado e religião que caracterizam a história do ensino religioso no Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. De acordo com a Constituição Federal da República dos Estados Unidos do Brasil de 16/7/1934, o ensino religioso, de frequência obrigatória, deveria ser ministrado conforme os princípios da confissão religiosa do aluno, manifestada pelos pais ou responsáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.