Início

Questões de Concursos SEE AL

Resolva questões de SEE AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q471597 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos distintos papéis que o corpo exerceu ao longo da cultura ocidental, julgue os itens que se seguem. Na Idade Média, o corpo era alvo de penitências, visto, portanto, como meio de pagar os pecados e obter o perdão divino. Ou seja, era necessário mortificar o corpo para diminuir a índole pecaminosa do homem.
  1. ✂️
  2. ✂️

362Q820553 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue os itens que se seguem. A relação entre a dimensão prescritiva do currículo e aquela não explícita, ou seja, o currículo oculto, gera uma terceira dimensão, denominada dimensão real, e concretiza o currículo em ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

363Q325471 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. Uma avaliação com foco na promoção é um auxílio para que o professor saiba quais objetivos foram atingidos, quais ainda estão por ser alcançados e quais interferências do professor podem ajudar o aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

364Q794783 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem. A incompatibilidade entre paradigmas, quando da ocorrência de revoluções científicas, pode conduzir à incomensurabilidade de conceitos e as dificuldades de comunicação entre comunidades que adotam paradigmas diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

365Q319336 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. A elaboração e a execução do plano de atendimento educacional especializado constituem competência dos professores que atuam nesse programa, em articulação com os demais professores do ensino regular, as famílias e os demais serviços setoriais necessários a esse tipo de atendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

366Q794682 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos marcos legais do ensino de filosofia no ensino médio, julgue os itens que se seguem. Com a publicação da Lei Federal n.º 11.684/2008, a filosofia foi incluída como disciplina obrigatória em todas as séries do ensino médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

367Q327965 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico-crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

368Q794941 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação às discussões modernas da filosofia política, julgue os itens seguintes. Para Marx, o Estado busca, apesar da sua ideologia, promover o bem comum, incentivando a superação das contradições da sociedade civil, embora ele deva ser destruído para a destituição do poder da burguesia.
  1. ✂️
  2. ✂️

369Q324966 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue os próximos itens. Para os adeptos da pedagogia liberal progressivista — defensores do aprender fazendo, da ação do aluno na realização de experimentações — a relação pedagógica professor-aluno é de grande relevância, mesmo que o papel docente esteja associado a auxiliar o livre desenvolvimento do educando.
  1. ✂️
  2. ✂️

370Q805295 | Legislação e Decretos, Decreto Regulamenta Lei Educacao, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conforme disposto no Decreto Federal n.º 5.154/2004, a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio deve ser realizada de forma integrada, concomitante e subsequente.
  1. ✂️
  2. ✂️

371Q321772 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em relação aos compromissos sociais e éticos dos professores, julgue os itens a seguir. De acordo com Paulo Freire, o compromisso do profissional da educação termina quando este atende às expectativas do educando.
  1. ✂️
  2. ✂️

372Q473586 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento do currículo desenvolvimentista de educação física do ensino fundamental, julgue os itens subsecutivos. Os jogos, a dança e a ginástica são exemplos de conteúdos motores da educação física desenvolvimentista.
  1. ✂️
  2. ✂️

373Q321327 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à formulação dos objetivos educacionais, julgue os próximos itens. Os objetivos específicos devem se referir a conhecimentos de fatos específicos em detrimento dos processos mentais superiores.
  1. ✂️
  2. ✂️

374Q326911 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento e da didática, julgue os itens abaixo. O registro de novas experiências em sala de aula proporciona ao docente a recriação de sua ação didática.
  1. ✂️
  2. ✂️

375Q594349 | Química, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação às substâncias encontradas na natureza e suas transformações, julgue os itens a seguir. Em princípio, quanto maior o nível de energia potencial do elétron, mais facilmente ele pode ser removido do átomo, o que significa que o átomo em questão possui menor energia de ionização.
  1. ✂️
  2. ✂️

376Q322914 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento e da didática, julgue os itens abaixo. No planejamento são identificadas as opções político-pedagógicas do docente e da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

377Q373170 | Português, Redação Oficial, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

O secretário de Educação de um estado brasileiro pretende redigir um documento em que solicita ao ministro da Educação celeridade no repasse de recursos às escolas de seu estado.

Considerando essa situação hipotética e o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

O texto do documento deve ser arrematado com o fecho Respeitosamente, visto que seu destinatário é uma autoridade hierarquicamente superior. Após o fecho, deve constar apenas o cargo do secretário, sem seu nome, a fim de se garantir o respeito ao princípio da impessoalidade nas comunicações oficiais.
  1. ✂️
  2. ✂️

378Q822327 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Quanto aos critérios de verificação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, a LDB disciplina a obrigatoriedade dos estudos de recuperação, preferencialmente desenvolvidos ao longo do período letivo, para estudantes com baixo desempenho escolar, conforme estabelecido no regimento das escolas.
  1. ✂️
  2. ✂️

379Q794684 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação às discussões modernas da filosofia política, julgue os itens seguintes. Apesar de criticar as perspectivas liberais contratualistas, Hegel explica, com a utilização da dialética do senhor e do escravo, o trajeto histórico da consciência-de-si que, percorrendo a dominação e o reconhecimento, corresponderia ao estado de natureza teorizado pelos contratualistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

380Q321754 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue os itens a seguir. Para garantir um papel significativo, a didática deve ser embasada por um modo crítico de desenvolvimento da prática educativa realizada pelo professor conjuntamente com outros segmentos envolvidos no processo de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.