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Questões de Concursos SEE AL

Resolva questões de SEE AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q10133 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Do ponto de vista metabólico, o cérebro humano é um órgão dispendioso, pois ele é o responsável por 20% do gasto total de energia, embora represente apenas 2% do peso total do corpo. A evolução para cérebros cada vez maiores é uma tendência marcante em toda a ordem dos primatas, o que culminou na espécie humana, cujo cérebro tem um volume desproporcional em relação ao tamanho do corpo.

F.M. Salzano. DNA: e eu com isso?
Oficina de textos, 2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Considerando-se o conceito de ancestralidade comum, que é um pressuposto da teoria darwinista, é correto afirmar que os seres humanos compartilham ancestrais com chimpanzés, gorilas e orangotangos.
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42Q342954 | Raciocínio Lógico, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Na reforma de uma escola, que foi feita em 12 semanas, a quantidade de pintores, carpinteiros e eletricistas mudou a cada semana. Os operários trabalharam de segunda-feira a sexta-feira, oito horas por dia.

Com base nas informações acima, julgue os itens a seguir, considerando que os operários que desempenham a mesma função possuem a mesma produtividade e eficiência.

Se 12 carpinteiros restauram todas as carteiras da escola em 30 dias úteis, então 15 carpinteiros restauram todas as carteiras em menos de 25 dias úteis.
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43Q10195 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.
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44Q10132 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Do ponto de vista metabólico, o cérebro humano é um órgão dispendioso, pois ele é o responsável por 20% do gasto total de energia, embora represente apenas 2% do peso total do corpo. A evolução para cérebros cada vez maiores é uma tendência marcante em toda a ordem dos primatas, o que culminou na espécie humana, cujo cérebro tem um volume desproporcional em relação ao tamanho do corpo.

F.M. Salzano. DNA: e eu com isso?
Oficina de textos, 2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

De acordo com as propostas de Darwin, o aumento do cérebro dos primatas se deve às alterações genéticas no DNA das espécies e à subsequente seleção das variáveis mais aptas à sobrevivência.
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45Q332289 | Matemática, Geometria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Para confeccionar os brigadeiros e os doces de coco para a festa de seu filho, Maria preparou uma lata de brigadeiro — cilíndrica, com medidas internas iguais a 12 cm de diâmetro e 10 cm de altura — e uma lata de docinho de coco — cilíndrica, com medidas internas iguais a 8 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Considerando que os brigadeiros e os docinhos de coco tenham sido enrolados sob a forma de uma pequena esfera de 1 cm de raio, julgue os itens a seguir. Maria preparou ingredientes suficientes para enrolar mais de 250 brigadeiros.
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46Q10154 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação às estruturas, processos e funções dos constituintes celulares, julgue os itens subsequentes.

A membrana plasmática e a membrana mitocondrial apresentam constituição bioquímica semelhante, sendo proteínas e lipídios as moléculas orgânicas predominantes.
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47Q10178 | Legislação Federal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Condições para acesso e permanência na escola pública ou privada, independentemente do local de residência do aluno, constitui um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
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48Q10202 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item.

Segundo Max Weber, a racionalidade burocrática permite aos sujeitos escolarizados não somente o entendimento dos mecanismos de funcionamento do sistema escolar, mas também o desvelamento da sua ideologia.
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49Q10213 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.
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50Q10198 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item.

Tanto as instituições quanto os indivíduos são imperfeitos segundo os valores básicos da democracia. Nesse sentido, para Bourdieu, a educação seria a responsável pela correção dessas imperfeições.
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51Q10161 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem.

As diferentes frequências de ondas eletromagnéticas que atingem os olhos são captadas e transformadas em cores nos bastonetes da retina.
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52Q821810 | Legislação Federal, Lei 9475 1997, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 9.475/1997, que alterou o artigo 33 da Lei n.º 9.394/1996, o ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui uma disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Segundo esse dispositivo legal, a prática pedagógica deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os itens seguintes, com base na legislação pertinente ao ensino religioso.

O Estado, no papel de administrador dos bens culturais, deve garantir educação integral ao educando, a qual não abrange a dimensão religiosa, responsabilidade unicamente familiar.
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53Q10157 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem.

Um neurônio em intérfase, antes da duplicação dos cromossomos, possui duas versões do gene da insulina, que podem ser iguais ou diferentes entre si.
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54Q10164 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças metabólicas hereditárias (DMH) são causadas por erros inatos do metabolismo (EIM) e resultam da falta de atividade de enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Atualmente, são conhecidas mais de quinhentas doenças humanas causadas por EIM. As DMH são doenças genéticas raras que afetam diretamente o metabolismo e, frequentemente, prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e o desempenho normal de adultos de qualquer idade. Algumas delas têm tratamento efetivo por meio de terapia de reposição enzimática, terapia nutricional específica ou suplementação de vitaminas, portanto o diagnóstico deve ser precoce.

Internet: < www.unifesp.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens seguintes, acerca da transmissão de características hereditárias.
O diagnóstico de doenças metabólicas humanas deve ser precoce, porém não pode ser feito no momento do teste do pezinho, pois o genoma do recém-nascido ainda não está completamente consolidado.
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55Q10182 | Legislação Federal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Quanto aos critérios de verificação do rendimento escolar no ensino fundamental e médio, a LDB disciplina a obrigatoriedade dos estudos de recuperação, preferencialmente desenvolvidos ao longo do período letivo, para estudantes com baixo desempenho escolar, conforme estabelecido no regimento das escolas.
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56Q10209 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

Na tendência progressista libertária, que privilegia a vivência grupal sob a forma de autogestão, a aprendizagem ocorre de maneira informal, por meio do grupo.
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57Q10159 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e do funcionamento do sistema nervoso humano, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista eletroquímico, o processamento de informações no sistema nervoso depende da ocorrência de potenciais de ação.
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58Q10205 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próximo item.

A avaliação não pode basear-se em dados secundários do ensino-aprendizagem, mas naqueles dados que tenham sido definidos nos planejamentos de ensino a partir de uma teoria pedagógica e traduzidos em práticas educativas nas aulas.
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59Q10196 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos componentes do processo de ensino — objetivos, conteúdos, métodos e técnicas —, julgue o item subsequente.

A modalidade conceitual dos conteúdos refere-se ao conhecimento de fatos, imagens, esquemas e princípios.
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60Q10206 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próximo item.

A LDB determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de provas finais na verificação do desempenho escolar.
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