Questões de Concursos: SEE AL

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SEE AL. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

91 Q10167 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças metabólicas hereditárias (DMH) são causadas por erros inatos do metabolismo (EIM) e resultam da falta de atividade de enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Atualmente, são conhecidas mais de quinhentas doenças humanas causadas por EIM. As DMH são doenças genéticas raras que afetam diretamente o metabolismo e, frequentemente, prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e o desempenho normal de adultos de qualquer idade. Algumas delas têm tratamento efetivo por meio de terapia de reposição enzimática, terapia nutricional específica ou suplementação de vitaminas, portanto o diagnóstico deve ser precoce.

Internet: < www.unifesp.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens seguintes, acerca da transmissão de características hereditárias.
Devido à universalidade do código genético, a reposição enzimática em humanos pode ser feita a partir de enzimas produzidas por bactérias geneticamente modificadas.

92 Q10191 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue o item a seguir.

Para garantir um papel significativo, a didática deve ser embasada por um modo crítico de desenvolvimento da prática educativa realizada pelo professor conjuntamente com outros segmentos envolvidos no processo de aprendizagem.

93 Q10193 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

O plano de aula, chamado também de plano de unidades didáticas, possui diversos componentes.

94 Q10204 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próximo item.

Uma avaliação com foco na promoção é um auxílio para que o professor saiba quais objetivos foram atingidos, quais ainda estão por ser alcançados e quais interferências do professor podem ajudar o aluno.

95 Q10174 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
A poluição constitui ameaça à biodiversidade por comprometer a capacidade de sobrevivência ou de reprodução de determinada espécie em seu hábitat. O aumento, com causas antrópicas, da temperatura da água de um rio é, portanto, um exemplo de poluição.

96 Q10190 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue o item a seguir.

A principal responsabilidade da mediação didática é assegurar condições favoráveis para a concretização do processo de aprendizagem por meio da transformação das relações do aprendiz com o saber.

97 Q382603 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em setembro de 2013, o Senado Federal aprovou o projeto que prevê o parto humanizado pelo SUS. Esse modelo privilegia o parto natural e o atendimento humanizado à gestante e ao bebê. No parto natural, o rompimento da “bolsa d’água” é um dos indícios de que a hora do parto se aproxima.

Acerca do texto apresentado e do conteúdo a ele relacionado, julgue os itens que se seguem.

O hormônio gonadotrofina coriônica humana, produzido pela placenta, estimula a produção de estrógeno e progesterona.

98 Q10135 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Em 1977, o cientista norte-americano Carl Woese revolucionou a árvore da vida, diagrama que representa a relação evolutiva entre as espécies, ao propor um novo domínio, os Archaea. Pensava-se que esse conjunto de espécies eram bactérias, mas C. Woese mostrou que é um grupo independente e, a nível evolutivo, tão próximo da bactéria Escherichia coli como de um cogumelo ou de um pinguim. C. Woese considerou, em seus estudos, o sequenciamento do RNA ribossomal dos seres vivos.

Internet: < www.publico.pt > (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

Archaea e bactérias não possuem carioteca e organelas membranosas, portanto são classificadas como seres procariontes.

99 Q10145 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A alfarroba é uma vagem da qual se extrai uma polpa que, depois de torrada e moída, pode ser usada como substituto do cacau. Com sabor de chocolate, os produtos feitos com alfarroba possuem o benefício de serem isentos de lactose, glúten e açúcar, embora, em termos calóricos, não apresentem muita diferença do cacau. A alfarrobeira (Ceratonia siliqua) também é designada pelo nome popular de figueira-do-egito.

Internet: < www.senado.gov.br/ > (com adaptações).

Com base nas informações apresentadas no texto e nos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O gametófito masculino da alfarrobeira é representado pelo tubo polínico, estrutura que garante a independência de água para a fecundação nas plantas fanerógamas.

100 Q10194 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

As bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa e o desdobramento das unidades a serem desenvolvidas pelos professores na sala de aula são premissas do plano de escola.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.