Início Questões de Concursos SEE GO Resolva questões de SEE GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SEE GO Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q473069 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGONas abordagens críticas da Educação Física, está presente a ideia de que os conteúdos e a própria ação pedagógica provêm de uma construção histórica socialmente determinada. Fundamentando-se nessa concepção, a Educação Física deve formar sujeitos ✂️ a) habilidosos e tecnicamente aptos a responderem às exigências do desporto escolar. ✂️ b) competentes e ajustados fisicamente para atenderem aos interesses da sociedade do espetáculo. ✂️ c) dinâmicos e flexíveis corporalmente para se adaptarem ao modelo social fundado no mercado. ✂️ d) autônomos e criativos para lidarem com sua autoeducação corporal no contexto da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q795170 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOJürgen Habermas, na obra Direito e democracia (Faktizität und Geltung), menciona dois modelos de democracia os quais ele pretende superar, conciliando-os: o primeiro é o sugerido por I. Kant, mais próximo do liberalismo, centrado na autonomia do indivíduo; o segundo é o de J-J. Rousseau, mais próximo do republicanismo, centrado na comunidade ética. O terceiro modelo, proposto por Habermas, consiste ✂️ a) na síntese entre direito legítimo e opinião pública. ✂️ b) na constituição discursiva de uma vontade geral. ✂️ c) no modelo procedimental da política deliberativa. ✂️ d) na salvaguarda institucional do uso público da razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q352304 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGOA partir do século XIX, especialmente na Europa, aconteceram grandes mudanças que colaboraram para o surgimento da dança moderna. Dentre as modificações cita-se o rompimento com vários códigos presentes no balé clássico até então. A dança moderna tem como características: ✂️ a) pés descalços, movimentos de flexibilidade e agilidade das pernas, preocupações estéticas e arrojadas que retratam nas coreografias as linhas em equilíbrio. ✂️ b) pés descalços, movimentos agressivos centrados nos pés, coreografias políticas, questionando a ordem vigente e boa aceitação pelo público em geral. ✂️ c) pés descalços, movimentos flexíveis do tronco, descoberta do nível do solo, preocupações sociais, politicas e sentimentos humanos expressos nas coreografias. ✂️ d) pés descalços, movimentos flexíveis dos braços e descoberta do nível médio, preocupações morais e estéticas e sentimentos humanos ausentes nas coreografias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q351941 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGONo Brasil, a dança contemporânea desenvolveu-se com alta qualidade crítico-reflexiva, estética e propositiva. Alguns nomes são referências predominantes na história e na constituição da dança contemporânea brasileira. São eles: ✂️ a) Angel Vianna, Maria Duschenes, Tatiana Leskova e Márika Gidali. ✂️ b) Maurice Bejart, Ana Botaforgo, Fernando Bujones e Ivaldo Bertazzo. ✂️ c) Ismael Ivo, Angel Vianna, Décio Otero e Jorge de Lima. ✂️ d) Renée Gumiel, Klauss Vianna, Angel Vianna e Maria Duschenes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q795024 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOQual das seguintes teses é sustentada por Kant em sua Crítica da Razão Pura? ✂️ a) O homem comum não pode conhecer o que é a coisa em si, apenas o filósofo pode fazê-lo. ✂️ b) Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, dado que a verdade é sempre relativa à opinião particular de cada indivíduo. ✂️ c) Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de nós e de nossa mente. ✂️ d) não podemos conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de um sistema linguístico ou cultura particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q795156 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGONa obra Para a genealogia da moral, Friedrich Nietzsche sustenta que o indivíduo soberano é o fruto maduro do processo civilizatório, da moralidade do costume. Esse autor define o indivíduo soberano como aquele ✂️ a) a quem é lícito fazer promessas, por possuir uma memória da vontade. ✂️ b) que estabelece os padrões valorativos de uma dada comunidade. ✂️ c) que é capaz de viver em isolamento, independente de seus concidadãos. ✂️ d) a quem tudo é permitido, por possuir um padrão superior de valoração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q472096 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOO equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos: ✂️ a) a elevação do centro de gravidade e o aumento da base de apoio. ✂️ b) o abaixamento do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio. ✂️ c) o abaixamento do centro de gravidade e o aumento da base de apoio. ✂️ d) a elevação do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q352192 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGOSegundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter ✂️ a) objetivo ✂️ b) direto ✂️ c) dispersivo ✂️ d) subjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q808715 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGODe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, Título V, Capítulo I, Artigo 21, a educação escolar compõe-se de: ✂️ a) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e educação superior. ✂️ b) educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos e educação superior. ✂️ c) educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial e ensino superior. ✂️ d) educação infantil; educação básica; educação profissional e educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q472531 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOO desejo de possuir um corpo forte e saudável e em um menor tempo possível vem se tornando um sonho da grande maioria da população independente de raça, sexo e classe social. Esse modelo de corpo ocidentalizado, no qual predomina a aparência, o padrão estético corporal e a força de produção denomina-se ✂️ a) corpo-sujeito. ✂️ b) corpo-máquina. ✂️ c) corpo-sensível. ✂️ d) corpo-subjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q794544 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOEm sua Crítica da Razão Pura, Kant define o conhecimento a priori como aquele que ✂️ a) pode ser obtido exclusivamente mediante a experiência empírica. ✂️ b) pode ser obtido unicamente por meio da análise lógica dos conceitos. ✂️ c) diz respeito às coisas nelas mesmas. ✂️ d) pode ser obtido independentemente de qualquer acontecimento empírico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q473090 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOA pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam: ✂️ a) saber-fazer, saber-pensar e saber-sentir. ✂️ b) saber-organizar, saber-fazer e saber-comunicar. ✂️ c) saber-fazer, saber-pensar e saber-comunicar. ✂️ d) saber-organizar, saber-pensar e saber-sentir. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q794576 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOEm obras como Sobre a violência, Hannah Arendt compreende o poder político como ✂️ a) o monopólio do exercício legítimo da força. ✂️ b) o sucesso no alcance de metas próprias. ✂️ c) a habilidade para influenciar comportamentos. ✂️ d) a capacidade humana de agir em concerto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q382472 | Biologia, Botânica, Professor de Biologia, SEE GO, UFGOOs organismos vivos de uma comunidade não são capazes de viver isoladamente. Cada um interage com outros organismos e o ambiente físico. Há três principais tipos de interações: mutualismos, competição e interação plantaherbívoros (planta-patógenos). Sabe-se que, ✂️ a) nas plantas vasculares, sob condições naturais, são comumente encontradas bacteriorrizas. ✂️ b) no mutualismo, dois ou mais organismos vivem juntos numa associação vantajosa. Os parceiros, nessa interação, são capazes de viver separados um dos outros. ✂️ c) na alelopatia, muitas plantas produzem substâncias que inibem o crescimento de outras competidoras. ✂️ d) na interação alelopática entre duas ou mais plantas, todas se beneficiam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q382453 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor de Biologia, SEE GO, UFGOA energia luminosa é utilizada pelos seres vivos por intermédio de um processo químico denominado fotossíntese. Várias reações químicas ocorrem durante esse processo. No processo de fotossíntese, a ✂️ a) fixação do carbono depende essencialmente da ausência de luz. ✂️ b) energia luminosa é utilizada para formar moléculas de ATP e reduzir o NADP+ em NADPH, nas reações de transdução de energia. ✂️ c) absorção do monóxido de carbono é denominada fixação do carbono. ✂️ d) clorofila b, pigmento acessório universal, é encontrada nos seres fotossintetizantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q795045 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGONo início da obra Dialética do esclarecimento, T. W. Adorno e M. Horkheimer afirmam que nessa obra se propõem a compreender “por que a humanidade, em vez de ingressar em um estado verdadeiramente humano, atingiu um novo gênero de barbárie”. Com essa indicação, os autores se referem ✂️ a) ao moderno nivelamento da condição humana à animalidade. ✂️ b) ao malogro das promessas emancipatórias do Iluminismo. ✂️ c) à crescente generalização da violência nas relações humanas. ✂️ d) à tendência atual de organização política de modo primitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q795128 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOA fim de “estabelecer algo de firme e de constante nas ciências”, o próprio Descartes sustenta nas páginas de suas Meditações que o ponto final de sua argumentação deve consistir na prova de que ✂️ a) a proposição “Penso, logo existo” é necessariamente verdadeira. ✂️ b) o homem é essencialmente uma criatura que pensa. ✂️ c) a ciência, e não Deus, é a fonte de todas as verdades. ✂️ d) Deus existe e não é enganador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q382393 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEE GO, UFGOA taxa normal de cálcio no sangue, em torno de 9mg a 11 mg por 100 ml de sangue, é regulada pela ação conjunta das glândulas tireoide e paratireoide, que atuam, respectivamente, ✂️ a) diminuindo a quantidade de cálcio no sangue pela produção de calcitonina e aumentando o nível de cálcio no sangue pela produção de paratormônio. ✂️ b) estimulando a secreção de calcitonina, aumentando a deposição de cálcio nos ossos e diminuindo a reabsorção de cálcio pelo paratormônio. ✂️ c) provocando, sobre os ossos, a liberação de cálcio pela produção de paratormônio e aumentando a reabsorção de cálcio pela calcitonina. ✂️ d) ativando a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais e diminuindo a reabsorção pelos rins de cálcio contido na urina inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q794603 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOPara Immanuel Kant, o indivíduo moral não visa à felicidade em suas ações, mas ao cumprimento do dever que o torna digno dela. Não obstante, na obra Fundamentação da metafísica dos costumes, ele sustenta que a busca por assegurar a própria felicidade seria um dever indireto, porque ✂️ a) atestaria que há uma ordem moral no mundo. ✂️ b) afastaria a tentação para a transgressão dos deveres decorrente do sofrimento. ✂️ c) faria coincidir liberdade e natureza na condição humana. ✂️ d) consistiria na realização do propósito da natureza para o homem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q352037 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGONo ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção ✂️ a) promover melhores oportunidades de desenvolvimento dos alunos e de reflexão crítica da ação pedagógica, mediante desafios intelectuais, artísticos e estéticos. ✂️ b) averiguar o desempenho artístico dos alunos, com base nos resultados estéticos e cognitivos obtidos por meio de avaliações críticas e pontuais. ✂️ c) aferir os processos cognitivos, estéticos e artísticos dos alunos, por meio da análise criteriosa e específica dos trabalhos artísticos e estéticos. ✂️ d) propiciar situações de acolhimento, afeto e diálogo entre alunos e professores, por meio de ações pedagógicas quantitativamente distribuídas em atividades artísticas e intelectuais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q473069 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGONas abordagens críticas da Educação Física, está presente a ideia de que os conteúdos e a própria ação pedagógica provêm de uma construção histórica socialmente determinada. Fundamentando-se nessa concepção, a Educação Física deve formar sujeitos ✂️ a) habilidosos e tecnicamente aptos a responderem às exigências do desporto escolar. ✂️ b) competentes e ajustados fisicamente para atenderem aos interesses da sociedade do espetáculo. ✂️ c) dinâmicos e flexíveis corporalmente para se adaptarem ao modelo social fundado no mercado. ✂️ d) autônomos e criativos para lidarem com sua autoeducação corporal no contexto da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q795170 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOJürgen Habermas, na obra Direito e democracia (Faktizität und Geltung), menciona dois modelos de democracia os quais ele pretende superar, conciliando-os: o primeiro é o sugerido por I. Kant, mais próximo do liberalismo, centrado na autonomia do indivíduo; o segundo é o de J-J. Rousseau, mais próximo do republicanismo, centrado na comunidade ética. O terceiro modelo, proposto por Habermas, consiste ✂️ a) na síntese entre direito legítimo e opinião pública. ✂️ b) na constituição discursiva de uma vontade geral. ✂️ c) no modelo procedimental da política deliberativa. ✂️ d) na salvaguarda institucional do uso público da razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q352304 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGOA partir do século XIX, especialmente na Europa, aconteceram grandes mudanças que colaboraram para o surgimento da dança moderna. Dentre as modificações cita-se o rompimento com vários códigos presentes no balé clássico até então. A dança moderna tem como características: ✂️ a) pés descalços, movimentos de flexibilidade e agilidade das pernas, preocupações estéticas e arrojadas que retratam nas coreografias as linhas em equilíbrio. ✂️ b) pés descalços, movimentos agressivos centrados nos pés, coreografias políticas, questionando a ordem vigente e boa aceitação pelo público em geral. ✂️ c) pés descalços, movimentos flexíveis do tronco, descoberta do nível do solo, preocupações sociais, politicas e sentimentos humanos expressos nas coreografias. ✂️ d) pés descalços, movimentos flexíveis dos braços e descoberta do nível médio, preocupações morais e estéticas e sentimentos humanos ausentes nas coreografias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q351941 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGONo Brasil, a dança contemporânea desenvolveu-se com alta qualidade crítico-reflexiva, estética e propositiva. Alguns nomes são referências predominantes na história e na constituição da dança contemporânea brasileira. São eles: ✂️ a) Angel Vianna, Maria Duschenes, Tatiana Leskova e Márika Gidali. ✂️ b) Maurice Bejart, Ana Botaforgo, Fernando Bujones e Ivaldo Bertazzo. ✂️ c) Ismael Ivo, Angel Vianna, Décio Otero e Jorge de Lima. ✂️ d) Renée Gumiel, Klauss Vianna, Angel Vianna e Maria Duschenes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q795024 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOQual das seguintes teses é sustentada por Kant em sua Crítica da Razão Pura? ✂️ a) O homem comum não pode conhecer o que é a coisa em si, apenas o filósofo pode fazê-lo. ✂️ b) Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, dado que a verdade é sempre relativa à opinião particular de cada indivíduo. ✂️ c) Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de nós e de nossa mente. ✂️ d) não podemos conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de um sistema linguístico ou cultura particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q795156 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGONa obra Para a genealogia da moral, Friedrich Nietzsche sustenta que o indivíduo soberano é o fruto maduro do processo civilizatório, da moralidade do costume. Esse autor define o indivíduo soberano como aquele ✂️ a) a quem é lícito fazer promessas, por possuir uma memória da vontade. ✂️ b) que estabelece os padrões valorativos de uma dada comunidade. ✂️ c) que é capaz de viver em isolamento, independente de seus concidadãos. ✂️ d) a quem tudo é permitido, por possuir um padrão superior de valoração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q472096 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOO equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos: ✂️ a) a elevação do centro de gravidade e o aumento da base de apoio. ✂️ b) o abaixamento do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio. ✂️ c) o abaixamento do centro de gravidade e o aumento da base de apoio. ✂️ d) a elevação do centro de gravidade e a diminuição da base de apoio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q352192 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGOSegundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter ✂️ a) objetivo ✂️ b) direto ✂️ c) dispersivo ✂️ d) subjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q808715 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGODe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, Título V, Capítulo I, Artigo 21, a educação escolar compõe-se de: ✂️ a) educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e educação superior. ✂️ b) educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos e educação superior. ✂️ c) educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial e ensino superior. ✂️ d) educação infantil; educação básica; educação profissional e educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q472531 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOO desejo de possuir um corpo forte e saudável e em um menor tempo possível vem se tornando um sonho da grande maioria da população independente de raça, sexo e classe social. Esse modelo de corpo ocidentalizado, no qual predomina a aparência, o padrão estético corporal e a força de produção denomina-se ✂️ a) corpo-sujeito. ✂️ b) corpo-máquina. ✂️ c) corpo-sensível. ✂️ d) corpo-subjetivo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q794544 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOEm sua Crítica da Razão Pura, Kant define o conhecimento a priori como aquele que ✂️ a) pode ser obtido exclusivamente mediante a experiência empírica. ✂️ b) pode ser obtido unicamente por meio da análise lógica dos conceitos. ✂️ c) diz respeito às coisas nelas mesmas. ✂️ d) pode ser obtido independentemente de qualquer acontecimento empírico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q473090 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOA pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam: ✂️ a) saber-fazer, saber-pensar e saber-sentir. ✂️ b) saber-organizar, saber-fazer e saber-comunicar. ✂️ c) saber-fazer, saber-pensar e saber-comunicar. ✂️ d) saber-organizar, saber-pensar e saber-sentir. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q794576 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOEm obras como Sobre a violência, Hannah Arendt compreende o poder político como ✂️ a) o monopólio do exercício legítimo da força. ✂️ b) o sucesso no alcance de metas próprias. ✂️ c) a habilidade para influenciar comportamentos. ✂️ d) a capacidade humana de agir em concerto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q382472 | Biologia, Botânica, Professor de Biologia, SEE GO, UFGOOs organismos vivos de uma comunidade não são capazes de viver isoladamente. Cada um interage com outros organismos e o ambiente físico. Há três principais tipos de interações: mutualismos, competição e interação plantaherbívoros (planta-patógenos). Sabe-se que, ✂️ a) nas plantas vasculares, sob condições naturais, são comumente encontradas bacteriorrizas. ✂️ b) no mutualismo, dois ou mais organismos vivem juntos numa associação vantajosa. Os parceiros, nessa interação, são capazes de viver separados um dos outros. ✂️ c) na alelopatia, muitas plantas produzem substâncias que inibem o crescimento de outras competidoras. ✂️ d) na interação alelopática entre duas ou mais plantas, todas se beneficiam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q382453 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor de Biologia, SEE GO, UFGOA energia luminosa é utilizada pelos seres vivos por intermédio de um processo químico denominado fotossíntese. Várias reações químicas ocorrem durante esse processo. No processo de fotossíntese, a ✂️ a) fixação do carbono depende essencialmente da ausência de luz. ✂️ b) energia luminosa é utilizada para formar moléculas de ATP e reduzir o NADP+ em NADPH, nas reações de transdução de energia. ✂️ c) absorção do monóxido de carbono é denominada fixação do carbono. ✂️ d) clorofila b, pigmento acessório universal, é encontrada nos seres fotossintetizantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q795045 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGONo início da obra Dialética do esclarecimento, T. W. Adorno e M. Horkheimer afirmam que nessa obra se propõem a compreender “por que a humanidade, em vez de ingressar em um estado verdadeiramente humano, atingiu um novo gênero de barbárie”. Com essa indicação, os autores se referem ✂️ a) ao moderno nivelamento da condição humana à animalidade. ✂️ b) ao malogro das promessas emancipatórias do Iluminismo. ✂️ c) à crescente generalização da violência nas relações humanas. ✂️ d) à tendência atual de organização política de modo primitivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q795128 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOA fim de “estabelecer algo de firme e de constante nas ciências”, o próprio Descartes sustenta nas páginas de suas Meditações que o ponto final de sua argumentação deve consistir na prova de que ✂️ a) a proposição “Penso, logo existo” é necessariamente verdadeira. ✂️ b) o homem é essencialmente uma criatura que pensa. ✂️ c) a ciência, e não Deus, é a fonte de todas as verdades. ✂️ d) Deus existe e não é enganador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q382393 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEE GO, UFGOA taxa normal de cálcio no sangue, em torno de 9mg a 11 mg por 100 ml de sangue, é regulada pela ação conjunta das glândulas tireoide e paratireoide, que atuam, respectivamente, ✂️ a) diminuindo a quantidade de cálcio no sangue pela produção de calcitonina e aumentando o nível de cálcio no sangue pela produção de paratormônio. ✂️ b) estimulando a secreção de calcitonina, aumentando a deposição de cálcio nos ossos e diminuindo a reabsorção de cálcio pelo paratormônio. ✂️ c) provocando, sobre os ossos, a liberação de cálcio pela produção de paratormônio e aumentando a reabsorção de cálcio pela calcitonina. ✂️ d) ativando a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais e diminuindo a reabsorção pelos rins de cálcio contido na urina inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q794603 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGOPara Immanuel Kant, o indivíduo moral não visa à felicidade em suas ações, mas ao cumprimento do dever que o torna digno dela. Não obstante, na obra Fundamentação da metafísica dos costumes, ele sustenta que a busca por assegurar a própria felicidade seria um dever indireto, porque ✂️ a) atestaria que há uma ordem moral no mundo. ✂️ b) afastaria a tentação para a transgressão dos deveres decorrente do sofrimento. ✂️ c) faria coincidir liberdade e natureza na condição humana. ✂️ d) consistiria na realização do propósito da natureza para o homem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q352037 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGONo ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção ✂️ a) promover melhores oportunidades de desenvolvimento dos alunos e de reflexão crítica da ação pedagógica, mediante desafios intelectuais, artísticos e estéticos. ✂️ b) averiguar o desempenho artístico dos alunos, com base nos resultados estéticos e cognitivos obtidos por meio de avaliações críticas e pontuais. ✂️ c) aferir os processos cognitivos, estéticos e artísticos dos alunos, por meio da análise criteriosa e específica dos trabalhos artísticos e estéticos. ✂️ d) propiciar situações de acolhimento, afeto e diálogo entre alunos e professores, por meio de ações pedagógicas quantitativamente distribuídas em atividades artísticas e intelectuais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro